Fórum:   
Esqueceu?
Guia do Marceneiro
ESPAÇO MAKITA DO BRASIL
  INICIALNOVIDADESREVIEWSSHOW CASESOBRE A MAKITA
 

REVIEWS DE PRODUTOS MAKITA
Publicado por: AdminGDM
Útima revisão: 06/12/2011
SERRA TICO-TICO DE BANCADA SJ401
Tupia SSP
 A SJ401, Serra Tico-tico de bancada da Makita, é sem dúvida uma excelente ferramenta. Capaz de executar cortes de muita precisão, sem dificuldades ou excesso de vibração.
Apesar de leve, a SJ401 é bem estável nas rotações mais baixas, no entanto, é necessário que ela seja fixada na bancada para rotações maiores, quando a vibração pode ser percebida e aumenta consideravelmente, conforme o aumento da velocidade de rotação do motor.


Controle de velocidade
Seu controle de velocidade é muito eficiente e, realmente nos possibilita executar cortes bem precisos em diversos tipos e espessuras de materiais.
Quanto mais necessária for a precisão, menor deve ser a velocidade da maquina, afim de não perder a linha de corte.
Devemos também levar em conta os tipos de lâminas para cada tipo de trabalho (no futuro criaremos um artigo sobre isso).

Alavanca de esticar lâmina

A alavanca de esticamento da lâmina facilita muito a fixação da lâmina.

Infelizmente esta maquina não conta com um engate rápido para lâminas.
A troca da lâmina deve ser feita através de um sistema de pressão, fixado por parafusos allen (a chave acompanha a maquina), no entanto, a troca da lâmina não demora mais que dois minutos.

A maquina também conta com um soprador que limpa a linha de corte enquanto trabalha. Isso é bastante útil, principalmente quando se faz cortes precisos e o risco não pode ficar coberto por poeira nem serragem.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Considero a SJ401 uma excelente opção de serra Tico-tico de bancada, por ela ser muito precisa, fácil de usar e conter controlador de velocidade, além bastante força para trabalhar.
Sua qualidade superou minhas expectativas iniciais e, me surpreendi com a precisão de corte em vários materiais, de várias espessuras diferentes como o MDF, o compensado, o aglomerado, a imbúia, a muricatiara, o curupixá, entre outras.
Acredito que com apenas algumas semanas de treino, o operador irá conseguir executar cortes de muita precisão e melhorar a qualidade de seus trabalhos. 
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:
Corte chanfrado em até 45º para a direita e 15º para a esquerda.
Adapta lâminas de encaixe liso (simples) ou rápido (pinado), ajusta rapidamente a tensão da lâmina por meio de alavanca de tensão.
Robusta base de ferro fundido para estabilizar e diminuir a vibração e o ruido durante o corte.
Botão seletor de velocidade.
Tubo para expirar ar sobre a peça, limpando-a durante o corte.

Potência 130 Watts
Golpes por min. 400 a 1.600 gpm
Comprimento da Lâmina 125 mm
Comprimento da mesa 406 mm (16")
Espessura de corte 50mm (2")
Massa (peso) 14.1kg

Vídeo demonstrativo:



 
1999/2017 Guia do Marceneiro ®  -  Criado e mantido por Sidney G. Cury