GDM ATUALIZADO!

Queridos amigos GDMistas, estamos realizando uma atualização no GDM e talvez alguns pequenos bugs ocorram até o final.
Por favor, reportem erros sempre que ocorrerem, para que possamos corrigí-los o mais rápido possível.

Dúvidas geraisGabarito para amolar formão

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Turian
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 23 Out 2008, 22:48
Cidade: Florianópolis - SC
Gênero:
Idade: 55

Gabarito para amolar formão

Mensagem por Turian » 05 Jun 2009, 14:55

Amigos preciso amolar formão alguem sabe se existe algum gabarito para manter o
formão a 36°
Avatar do usuário
festersen
GDMista
Mensagens: 453
Registrado em: 29 Nov 2008, 21:30
Cidade: Diadema SP
Gênero:
Idade: 53

Gabarito para amolar formão

Mensagem por festersen » 06 Jun 2009, 20:01

Caro amigo antigamente existia um rebolo com baixa rotaçao que girava com a metade da pedra submerça em agua com um apoio ja nos 36 graus , essa ferramenta eu vi a 30 anos atraz, nunca mais a vi mais tai uma ideia vc pode fabricar a sua propria ferramenta abçs !!!
amo tudo em marcenaria
Avatar do usuário
Jayme Baccari
GDMista
Mensagens: 331
Registrado em: 15 Mar 2006, 17:43
Cidade: S.Paulo
Idade: 65

Gabarito para amolar formão

Mensagem por Jayme Baccari » 06 Jun 2009, 22:20

Ola Turian:

Segue um modelo de um gabarito para afiação de lãmina de plaina
Imagem


Imagem

Abração

Jayme Baccari
Avatar do usuário
Gerson Bonani
GDMista
Mensagens: 346
Registrado em: 03 Jul 2006, 14:56
Cidade: Brasilia
Gênero:
Idade: 63

Gabarito para amolar formão

Mensagem por Gerson Bonani » 07 Jun 2009, 04:58

Turian


Aqui um gabarito bem simples.

Imagem


abrs


GB
"- A proposta era fazer o “Sangalão” de madeira para ficar mais leve. Aí eu disse pra Ivete “Quer de madeira? chama um marceneiro!”. Frase de Niemeyer.
Avatar do usuário
hcsm
GDMista
Mensagens: 170
Registrado em: 21 Mar 2007, 11:11
Cidade: Rio de Janeiro
Gênero:
Idade: 60

Gabarito para amolar formão

Mensagem por hcsm » 08 Jun 2009, 08:39

Bom dia Turian,

Veja este gabarito, seria mais uma dica.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Abraço.


Humberto
O tempo aprimora a tolerância e nos ensina a discordar com gentileza

HUMBERTO
Turian
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 23 Out 2008, 22:48
Cidade: Florianópolis - SC
Gênero:
Idade: 55

Gabarito para amolar formão

Mensagem por Turian » 09 Jun 2009, 09:52

Caros amigos Festersen, Gerson , Jayme e HCSM muito agradecido pelas dicas fornecidas. Devo colocar em pratica as idéias aqui fornecidas.
Jayme eu ainda não inaugurei o saca pregos que comprei do amigo.

Um grande abraço.
Avatar do usuário
Alask
GDMista
Mensagens: 1012
Registrado em: 26 Fev 2009, 21:35
Cidade: Serra
UF: ES
Gênero:
Idade: 48

Gabarito para amolar formão

Mensagem por Alask » 13 Jun 2009, 15:43

Querido Turian,eu tenho um gabarito para ferro de plaina e formão que foi comprado na Woodcraft.

Logue-se para ver os links
Logue-se para ver os links

Além das excelentes dicas passadas pelos demais colegas,você poderia tentar fazer uma em casa utilizando um rodízio (menor que esse que vou mostrar,sendo que não tenho um menor aqui comigo para fazer uma ilustração melhor) ou esses rolamentos pequenos de máquinas e um eixo torneado no diâmetro interno do rolamento (bem justo) .

Dessa forma você pode utilizar uma madeira com um batente,ou pode usar direto no corpo do rodízio e prender da maneira que for melhor para você.

Use as medidas descitas abaixo (nas fotos) como referência e terá a seguinte relação.

Se o formão se projetar 25 mm à partir da parte reta terá 35°.
Se o formão se projetar 30 mm à partir da parte reta terá 30°.
Se o formão se projetar 40 mm à partir da parte reta terá 25°.

Rodízio não giratório
Imagem
Batente de madeira para melhor precisão
Imagem
Vista lateral
Imagem
Vista superior
Imagem


Por ser muito alto esse rodízio tive que levar o formão muito à frente para o ângulo certo
Imagem
A distância entre meu polegar e o indicador é de 30 mm (3 cm)nesse "gabarito de loja".Essa tem que ser a altura máxima do seu gabarito
Imagem
Distância entre o centro do rolamento e a face reta (esquerda) é de 20 mm totalizando 40 mm na base superior.Onde o corpo do formão vai ser apoiado.Isso significa que seu rodízio tem que ter no máximo 40 mm de comprimento da base.
Imagem
Formão pode ser preso pelos furos abaixo.É só usar dois parafusos com porca borboleta e uma peça em diagonal (metálica fininha é melhor)
Imagem

Volto à lembrar que essas medidas são apenas para que seja mantida as relações de distância e ângulo descrita no início,se isso mudar, os cálculos terão que ser refeitos.

Grande abraço.
Mael
Membro
Mensagens: 91
Registrado em: 03 Fev 2008, 20:53
Cidade: belo horizonte mg
Gênero:
Idade: 53

Gabarito para amolar formão

Mensagem por Mael » 13 Jun 2009, 20:44

Ola Alask,

Esta Voce se superou, isto que é criatividade, parabens!

abração!

Mael
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Gênero:
Idade: 55

Gabarito para amolar formão

Mensagem por Danherito » 15 Jun 2009, 15:31

Por que não estou surpreso? Porque Alask tem o dom da criatividade!

Turian,

Eu tenho o da Veritas. É muito bom para formões e plainas.
Se decidir comprar vai direto à RMA, patrocinador do GDM.
Logue-se para ver os links
Tomazelli tem um tópico com um gabarito simples e útil. Depois dou uma pesquisada.

Abcs.
Daniel
Avatar do usuário
Alask
GDMista
Mensagens: 1012
Registrado em: 26 Fev 2009, 21:35
Cidade: Serra
UF: ES
Gênero:
Idade: 48

Gabarito para amolar formão

Mensagem por Alask » 17 Jun 2009, 00:09

Queridos Dan e Mael,obrigado pelas palavras elogiosas de vocês.Na verdade nós brasileiros temos esse dom do improviso,da criatividade e etc.

Por não termos as ferramentas na loja da esquina acabamos tentando criar à nossa maneira uma que nos possa atender.

Grande abraço e mais uma vez obrigado.
Turian
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 23 Out 2008, 22:48
Cidade: Florianópolis - SC
Gênero:
Idade: 55

Gabarito para amolar formão

Mensagem por Turian » 30 Jun 2009, 18:30

Alask e Dan,

Amigos eu agradeço as dicas fornecidas
É muito legal esta forma de troca de ajuda.
Eu estava de ferias e só agora pude ler estas dicas.

Um grande abraço
Avatar do usuário
Marcelo Amorim
GDMista
Mensagens: 2868
Registrado em: 25 Mai 2006, 16:14
Cidade: Nova Iguaçu - RJ
Gênero:
Idade: 50

Gabarito para amolar formão

Mensagem por Marcelo Amorim » 01 Jul 2009, 14:22

Turian escreveu:Amigos preciso amolar formão alguem sabe se existe algum gabarito para manter o
formão a 36°


Turian ,
só uma observação ...
Pode ser que o seu formão seja diferente , ou para algum uso mais específico...
Mas o ângulo de 36° não é muito comum .

Os mais usados são o de 25° e o de 30° para o microbevel.
Tanto para formões quanto para ferros de plaina ...

Mas outros ângulos podem ser usados .
O jig da Veritas do Danherito consegue ir de 10° a 40° :D

Ahh , mais um detalhe ... Alask tu tá demais heimm!
Realmente isso é um dom . Parabéns...
Saudações,
Marcelo Amorim
www.amorimferragens.com.br
Turian
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 23 Out 2008, 22:48
Cidade: Florianópolis - SC
Gênero:
Idade: 55

Gabarito para amolar formão

Mensagem por Turian » 01 Jul 2009, 15:05

Grande Marcelo,

Este ângulo de 36º sai da primeira conversa entre eu e um amigo a respeito de qual era
a ferramenta adequada para amolar o formão como ambos são marinheiros de primeira
viagem surgio este ângulo de 36º mais agora tiramos o ângulo de um formão novo da marca hut steel com um transferidor e o ângulo encontrado foi de 17º agora fico com duvida qual é o ângulo melhor a ser seguido?

Um abraço



Turian escreveu:
Amigos preciso amolar formão alguem sabe se existe algum gabarito para manter o
formão a 36°


Turian ,
só uma observação ...
Pode ser que o seu formão seja diferente , ou para algum uso mais específico...
Mas o ângulo de 36° não é muito comum .

Os mais usados são o de 25° e o de 30° para o microbevel.
Tanto para formões quanto para ferros de plaina ...

Mas outros ângulos podem ser usados .
O jig da Veritas do Danherito consegue ir de 10° a 40°

Ahh , mais um detalhe ... Alask tu tá demais heimm!
Realmente isso é um dom . Parabéns...
Avatar do usuário
Marcelo Amorim
GDMista
Mensagens: 2868
Registrado em: 25 Mai 2006, 16:14
Cidade: Nova Iguaçu - RJ
Gênero:
Idade: 50

Gabarito para amolar formão

Mensagem por Marcelo Amorim » 01 Jul 2009, 15:58

Turian ... o seu formão está com 17° , mas provavelmente foi amolado na mão e com o tempo acabou perdendo o ângulo correto.

O ângulo mais usado e quase um padrão , é o de 25°.

Existem algumas variações no segundo ângulo , o microbevel , que pode ser 30° ou 35º ...
o mais usado é 30º ...

No meu caso de hobbysta , vou lhe ser sincero . Eu nem faço o segundo ângulo , o microbevel :D
Os 25° já são mais que suficientes ... no meu caso tá!

Pra quem gosta de afiação , tem esse livro ... The Complete Guide to Sharpening do Leonard Lee da Taunton Press que tá no Google Books

Publicado por Taunton Press. Páginas apresentadas com permissão. Direitos autorais.
http://www.google.com.br/books?id=CtkWa ... frontcover
Saudações,
Marcelo Amorim
www.amorimferragens.com.br
Turian
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 23 Out 2008, 22:48
Cidade: Florianópolis - SC
Gênero:
Idade: 55

Gabarito para amolar formão

Mensagem por Turian » 01 Jul 2009, 16:35

Grande Marcelo,

Irei amolar com 25º como sugere o amigo (padrão)
Um grande abraço e muito agradecido pela atenção.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem