GDM ATUALIZADO!

Queridos amigos GDMistas, estamos realizando uma atualização no GDM e talvez alguns pequenos bugs ocorram até o final.
Por favor, reportem erros sempre que ocorrerem, para que possamos corrigí-los o mais rápido possível.

Dúvidas geraisCortar chapa em curva

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Avatar do usuário
fauzi
GDMista
Mensagens: 1121
Registrado em: 08 Fev 2007, 23:12
Cidade: Pederneiras SP
Gênero:
Idade: 61

Cortar chapa em curva

Mensagem por fauzi » 16 Fev 2008, 18:10

Pessoal, acabei de fazer minhas dornas pra cachaça (fiz duas). Não aconselho ninguém a fazer, porque o trabalho que deu foi demais. É coisa de louco. E depois de pronta, com certeza vai vazar (kkkkkkkkkkkkkkkk)
Olha uma delas ai:

Imagem

Agora, no final da história, apareceu um problema: não tô achando aquela cinta de ferro que "amarra" a dorna. Isso porque ela acompanha o grau de inclinação. Para dar certo ela tem que ser cortada (ou serrada) fazendo uma curvatura.

Arrumei uma chapa de inox de 1 mm, porém não sei como cortar em curva. Alguém pode ajudar???

A peça precisa ser mais ou menos assim:

Imagem

Agradeço a colaboração e quando a cachaça estiver envelhecida (demora uns 8 anos), convido todo mundo pra provar! Isso se o corote não vazar (rsrsrsrs). A não ser que alguém queira beber nova mesmo ...

Abs.

[/img]
Avatar do usuário
pitu
Colaborador
Mensagens: 3700
Registrado em: 11 Ago 2006, 19:21
Cidade: arraial d'ajuda (BA)
Gênero:
Idade: 48

Cortar chapa em curva

Mensagem por pitu » 16 Fev 2008, 18:16

Opa Fauzi! :D

To na fila para sperimentar!!! :lol:

Para cortar a chapa com uma tico tico não da? E acabamento com uma lima?

Um abraço,
Pitu
Avatar do usuário
fauzi
GDMista
Mensagens: 1121
Registrado em: 08 Fev 2007, 23:12
Cidade: Pederneiras SP
Gênero:
Idade: 61

Cortar chapa em curva

Mensagem por fauzi » 16 Fev 2008, 19:02

Pitu,
Você tá em primeiro lugar na fila da cachaça (rs)!!
Viu, eu tenho tico-tico manual e de bancada, mas não sei não. Precisaria achar uma serra com os dentes bem pequenos ...
Vamos ver outras dicas primeiro ...
Avatar do usuário
Cacró
GDMista
Mensagens: 1050
Registrado em: 01 Mar 2007, 19:36
Cidade: São Bernardo do Campo - SP
Gênero:
Idade: 66

Cortar chapa em curva

Mensagem por Cacró » 16 Fev 2008, 20:12

Olá Fauzi, na Casa das Serras, tem serra de tico-tico de bancada para cortar metal. Não sei se dara certo.

Abraço
http://decroracao.blogspot.com.br/

O amor não faz sofrer.
Quem ama cuida, não magoa!
Renato Russo.
Avatar do usuário
José Alberto
GDMista
Mensagens: 418
Registrado em: 19 Jul 2006, 22:32
Cidade: Itajubá - Minas Gerais
Idade: 53

Cortar chapa em curva

Mensagem por José Alberto » 16 Fev 2008, 21:37

Fauzi,

Tenho algumas dívidas:

a) Em que condições vc fotografou a dorna? Ou era a dorna que estava se movimentando?:bebado:

b) 8 anos ????????????
Avatar do usuário
fauzi
GDMista
Mensagens: 1121
Registrado em: 08 Fev 2007, 23:12
Cidade: Pederneiras SP
Gênero:
Idade: 61

Cortar chapa em curva

Mensagem por fauzi » 16 Fev 2008, 21:47

Oh, Zé Alberto!!!
Se fosse o tempo em que eu bebia, pode ter certeza que era o efeito da marvada. :lol: Mas parei com a bebida já faz tempo ... Mantive apenas o gosto de envelhecer as cachaças. Aproveito e tenho a convicção de que não era um alcoólatra, pois "mexo" com as pingas 2 vezes por semana e não tenho mais vontade de beber. Digo para os amigos que enjoei de beber.
Quanto aos 8 anos, esse o tempo mínimo ideal para envelhecimento de destilados, para se ter uma bebida de excelente qualidade. O mínimo, mínimo dos mínimos é 18 meses. Aqui tenho cachaça já com 8 anos.
A madeira que usei foi a cabriúva (bálsamo), a mesma que o Anísio Santiago (cachaça Havana) usa em seus tonéis.
Abs.
Avatar do usuário
reinaldo_barba
GDMista
Mensagens: 460
Registrado em: 15 Mar 2006, 18:59
Cidade: Guarulhos/SP
Gênero:
Idade: 67

Cortar chapa em curva

Mensagem por reinaldo_barba » 16 Fev 2008, 23:11

Olá pessoal. Blz?

É. ... A marvada tá dando na cabeça hehehe.

Fauzi. Acredito que vc tá indo no caminho certo quanto ao desenvolvimento das tiras de chapas.

Na verdade, e pelo que me lembro de um livro que tenho do meu velho que era serralheiro e fazia algumas coisas em caldeiraria.

Essa tira nada mais é do que o segmento de um cone.

Como se calcula isso que é o x do p t ó. Não sei não.

Vou ver se encontro esse livro e, se achar , coloco aqui como é o cálculo. Mas acredito que com a dica ai em cima que vc chega lá.

Ah! A dorna ficou legal. Cachaça nela hehehe.

Um fraterno abraço
Barba
“E o Homem é o que é, porque sabe, mais do que os outros animais, corrigir-se." (Pontes de Miranda)
Avatar do usuário
fauzi
GDMista
Mensagens: 1121
Registrado em: 08 Fev 2007, 23:12
Cidade: Pederneiras SP
Gênero:
Idade: 61

Cortar chapa em curva

Mensagem por fauzi » 16 Fev 2008, 23:30

Oi Barba!
O molde da cinta eu já fiz. Usei uma especie de cartolina grossa. Também já reproduzi o desenho da cinta na chapa de inox. Tá prontinha pra cortar ... mas com quê???
Tentei colocar um pedaço de serra Starret (dessas comuns, de arco manual) na tico-tico de bancada, mas não foi.
Vamos aguardar.
desilva
Membro
Mensagens: 146
Registrado em: 17 Set 2006, 18:57
Cidade: Rio de Janeiro
Gênero:
Idade: 73

Cortar chapa em curva

Mensagem por desilva » 16 Fev 2008, 23:45

Grande Fauzi
Corte em chapa deste tipo poderia ser feito com uma tesoura para chapas ou com uma tico-tico manual (400 watts ou mais) equipada com serra para metais. A tico-tico de bancada em geral é fraca para esta operação. Outra saida seria uma tesoura eletrica tipo Makita mas o uso não justificaria o investimento.
Entretanto, cortar inox de 1mm é tarefa pesada e o melhor mesmo seria levar a chapa em uma seralheria ou funilaria e ver como eles resolveriam o problema.
Boa sorte
Desilva
alemão
Membro
Mensagens: 73
Registrado em: 25 Abr 2006, 22:44
Cidade: Canoas - RS
UF: RS
Gênero:
Idade: 46

Cortar chapa em curva

Mensagem por alemão » 17 Fev 2008, 11:06

Olá, Fauzi...
Há algum tempo atrás eu serrei uma chapa de aço de 5 mm com a tico-tico manual, com a serrinha da Bosch para metais. Não deu muito certo, não.
Mas depois tentei com uma serrinha modificada, dessas comuns de cortar ferro com arco manual. Esmerilhei uma ponta da mesma (já que era quebrada mesmo) e coloquei na tico-tico. Demorou um pouco, mas foi bem mais rápido o corte do que com a Bosch. No final, me agradou o serviço. Estava montando minha serra de bancada com uma serra circular manual, por isso coloquei a mesma parafusada de cabeça para baixo nesta chapa de aço.

Espero ter ajudado.

Alemão. :D
"Vou tentar mais 115 vezes, depois desisto!"
Avatar do usuário
evangelista
Colaborador
Mensagens: 975
Registrado em: 21 Set 2006, 13:05
Cidade: São Paulo
Gênero:
Idade: 63

Cortar chapa em curva

Mensagem por evangelista » 17 Fev 2008, 11:46

Olá Fauzi.

Parabéns, a dorna ficou legal, daqui 8 anos vamos experimentar a marvada para ver como ficou.

Abraços

Evangelista
O segredo da saúde mental e corporal está em não lamentar o passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e seriamente o presente.

Logue-se para ver os links
Avatar do usuário
pitu
Colaborador
Mensagens: 3700
Registrado em: 11 Ago 2006, 19:21
Cidade: arraial d'ajuda (BA)
Gênero:
Idade: 48

Cortar chapa em curva

Mensagem por pitu » 17 Fev 2008, 13:05

Opa Fauzi...agora tenho uma curiosidade :-D

Se como calcula o grau da curva??

Um abraço,
Pitu
Avatar do usuário
fauzi
GDMista
Mensagens: 1121
Registrado em: 08 Fev 2007, 23:12
Cidade: Pederneiras SP
Gênero:
Idade: 61

Cortar chapa em curva

Mensagem por fauzi » 17 Fev 2008, 13:16

Pitu,
Na verdade fiz pelo metodo lusitano (rs).
"Embrulhei" a dorna com uma tira de cartolina grossa e depois fui galgando com um "graminho" que fiz na hora, com uma ponta de grafite, e fui riscando em volta.
Ai, fiz um compasso grandão, acertei a abertura e fiz a curva definitiva na cartolina. Depois foi transferir para a chapa de aço.
Avatar do usuário
(Pantanal)
GDMista
Mensagens: 1485
Registrado em: 06 Ago 2005, 00:09
Cidade: Campo Grande - MS
Gênero:
Idade: 57

Cortar chapa em curva

Mensagem por (Pantanal) » 17 Fev 2008, 13:29

Fauze! Num sei se ocê tem um ferreiro chegado ai perto docê, maize...
Os ferreiro, ansim cuma os bão marceneiro, percisam ser prestigiado na arte e no ofício queles abraçaro, que nem nóis. A coisa hojendia, tá muito maize difice pra eles, dispois da "éra dazindústria". Acho que um ferreiro ia fazê um arco forte, firme, e certim na curvatura da sua barrica (ói, eu disse barrica cum "C")!! :wink:
Fico inté maginano os arco em ferro fundido cá quele efeito "martelê" (diferente do craquelê..hhi)
abraço de sempre,
(Pantanal)

PS: Deixa um golim ai no fundo da barrica reservado por um 8 ano pra eu, vai que resorvo moiá a garganta porai, né?
Marcenaria: a mais artesanal das ciências ou o mais científico dos artesanatos?
Avatar do usuário
fauzi
GDMista
Mensagens: 1121
Registrado em: 08 Fev 2007, 23:12
Cidade: Pederneiras SP
Gênero:
Idade: 61

Cortar chapa em curva

Mensagem por fauzi » 17 Fev 2008, 13:37

Grande Panta,
Já fui num ferreiro e ele falou: Ói seo Fauzi, já ferrei muita roda de carroça, isso há mais de quarenta anos ... isso até que é fácil de fazer. A conversa tava quase finalizando quando chegou seu irmão mais novo, que é o dono da oficina e falou, curto e grosso: "isso dá muito trabalho, sinto muito mas não dá pra fazer ..."
Já me falaram também pra pegar uma fita de metal mais mole e ir batendo na bigorna só de um lado dela, até ela ir pegando a curva certa ... mas o acabamento fica uma m ...
Agora uma coisa eu garanto: não é por falta dessa cinta que os amigos vão ficar sem chumbo, ou melhor, sem cachaça. Tenho mais 3 cartolas cheias até na boca ... e óia que já tão velhinhas ...
Amando
GDMista
Mensagens: 337
Registrado em: 26 Mai 2006, 14:17
Cidade: Palmas - Tocantins
Gênero:
Idade: 69

Cortar chapa em curva

Mensagem por Amando » 17 Fev 2008, 16:56

Oi Fauzi,
Eu esticaria a chapa, riscaria o molde e ia cortando devagar com uma talhadeira bem temperada e afiadinha.
Depois, passaria uma lima redonda, lixaria e tchan, tchan, tchan, tchan....
Mas veja o detalhe que o Reinaldo Barba falou...: Segmento de um cone...captou a mensagem ?
Um abraço ,
Amando José
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina - Cora Coralina _
Pedro luis
Membro
Mensagens: 20
Registrado em: 09 Mar 2007, 23:13
Cidade: Vacaria/RS
Gênero:
Idade: 58

Cortar chapa em curva

Mensagem por Pedro luis » 17 Fev 2008, 22:13

Ola Fauzi


Eu corto chapa de inox todos os dias, e tem varias maneiras de cortar,uma delas(eu uso) uma esmerilhadeira(lixadeira) com disco de corte, tem uns discos bem finos no mercado, especialmente pra cortar inox e tambem ja cortei com tico-tico de pastilha(como se fosse uma tesoura eletrica), no teu caso pra cortar essa fita eu usaria uma lixadeira pequena com disco de 3".

Se me mandar o raio da curva o comprimento e a espessura da chapa ( eu tenho chapa de inox 304 com 1.5 mm) terei o maior prazer de cortar pra você.

Sem interesse nenhum na cachaça :lol:

Espero ter ajudado

Abraço

Pedro Luis
Editado pela última vez por Pedro luis em 17 Fev 2008, 22:24, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
PicaPau
Membro
Mensagens: 141
Registrado em: 09 Mar 2006, 12:39
Cidade: Rio de Janeiro
Gênero:
Idade: 48

Cortar chapa em curva

Mensagem por PicaPau » 17 Fev 2008, 22:22

Ôôôôôôô Fauzi,

Inté eu quiria prová dessas marelinhas veínha dos barrí...

Mas esse "graminho" pegou mal hein... Encomenda logo um do GDM (olha o jabá aí Sidney)

Acho que o método da talhadeira vai dar certo, desde que aplicado com paciência oriental... :roll: :roll: :roll:

[]'s
Se complicar, faço no BICO!!!
jattuy
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 07 Fev 2008, 22:58
Cidade: Itapecerica da Serra / SP
Gênero:
Idade: 45

Cortar chapa em curva

Mensagem por jattuy » 18 Mar 2008, 00:52

Olá Fauzi, tudo bem?

Não sou nenhum especialista no assunto, mas vou dar meus pitacos....

1) Desmanchei alguns tonéis de chopp antigos e entre uma madeira e outra para não vazar tinha um tipo de caule de capim não sei te falar qual capim... mas era um capim muito parecido com esses de esteira de praia... desses que depois de secos, se pegar umidade incham e não deixam vazar...

2) essas cintas são feitas de ferro mesmo desses de serralheiro ferro chato... corte e dobra são normais... o segredo deve estar na forja para amolecer o ferro e na begônia... sabe aquele lado cônico da bigorna é exatamente para isso para ir batendo e deixando o anel de ferro cônico também...

não sei se ajudei ou piorei as coisas pra vc... rsss

abs
Eduardo Attuy
Avatar do usuário
fabiocaldas
Colaborador
Mensagens: 38
Registrado em: 22 Abr 2008, 22:18
Cidade: Bauru / SP
Gênero:
Idade: 43

Cortar chapa em curva

Mensagem por fabiocaldas » 02 Mai 2008, 08:58

Oi Fauzi, acho que posso te ajudar com a chapa.
você citou que a chapa é de 1mm, se estiver correto a chapa é muito grossa, você pode usar uma chapa mais fina, e esta chapa fina você corta com tesoura, existe tesoura para cortar em curva (direita e esquerda) e a tradicional (reta). Depois de cortada mais cumprida as emendas devem ser sobrepostas---==--- e soldadas com uma ponteadeira, qualquer metalurgico pode fazer este bico para você sem custos, caso você vier até o interior de SP, na cidade de Bauru, eu mesmo terei prazer em faze-lo.
Avatar do usuário
fauzi
GDMista
Mensagens: 1121
Registrado em: 08 Fev 2007, 23:12
Cidade: Pederneiras SP
Gênero:
Idade: 61

Cortar chapa em curva

Mensagem por fauzi » 02 Mai 2008, 10:17

Fábio,
Somos vizinhos quase: moro em Pederneiras!
Então, já me virei com a chapa. Comprei as fitas de inox e improvisei uma calandra. Fiz uma leve curvatura e deu certo. Meu cunhado tem a ponteadeira e fiz a solda lá.
Porém, uma das duas dornas que fiz não teve jeito: vazou. A outra, já tá cheia de cana. Tá com um foquinho de umidade, que acho que vai parar, mas é coisa mínima.
Você trabalha em que, ai em Bauru??
Agradeço sua boa-vontade e estou a disposição aqui.
Abs
Fauzi
Toni Augusto
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Mai 2008, 15:13
Cidade: Cambé - Paraná
Gênero:
Idade: 43

Cortar chapa em curva

Mensagem por Toni Augusto » 03 Mai 2008, 17:10

Oi Fauzi.
O melhor mesmo é cortar essa chapa com tesoura para metal, é barata e eficiente, vai demorar um pouco, mas fica bom e use luvas de couro pra não calejar as mãos e também porque a chapa de inox é quase uma navalha.
Sou metalurgico, mas tenho uma marcenaria em casa para uns bicos.
Um abraço e vai devagar com a marvada, Toni Augusto.
As coisas da vida se tornam fáceis, quando aprendemos a dominá-las.
SilvioSBC
Banido
Mensagens: 259
Registrado em: 15 Abr 2008, 08:47
Cidade: SBC/SP
Gênero:
Idade: 50

Cortar chapa em curva

Mensagem por SilvioSBC » 05 Mai 2008, 16:37

Olá pessoal essa é minha primeira participação.

Fauzi, meu finado tio Lázaro (esse nome infelizmente não o ajudou muito... por que ele permaneceu finado) fabricava tonéis e esse tipo de coisa. Eu o vi fazendo e vou tentar descrever:

Primeiro ele fazia a montagem usando um gabarito de madeira que mantinha tudo preso pelo centro e já com as tampas no lugar.

As peças eram montadas bem molhadas. (agora eu não lembro se ele molhava antes ou depois!?)

Depois ele colocava um anel de ferro de uns 2mm de espessura tirado de um brazeiro numa dos lados e com outro anel mais grosso (uns 10mm) ele martelava. Conforme ia batendo o anel mais fino ia se formando a curva do tonel.

Sei que o bicho fumaçava e estralava muito! :lol:

Bom, era mais ou menos isso. :D
Avatar do usuário
fabiocaldas
Colaborador
Mensagens: 38
Registrado em: 22 Abr 2008, 22:18
Cidade: Bauru / SP
Gênero:
Idade: 43

Cortar chapa em curva

Mensagem por fabiocaldas » 05 Mai 2008, 20:56

Olá Fauzi.
Legal saber que somos vizinhos, respondendo sua pergunta, eu sou policial militar, trabalho no águia da PM na base de Bauru, quando você vir pra cá venha me fazer uma visita, nossa base é atras da policia federal da Av Getulio Vargas, vai ser um prazer recebe-lo.
Um abraço.
Avatar do usuário
fauzi
GDMista
Mensagens: 1121
Registrado em: 08 Fev 2007, 23:12
Cidade: Pederneiras SP
Gênero:
Idade: 61

Cortar chapa em curva

Mensagem por fauzi » 05 Mai 2008, 22:35

Olá Fábio,
Obrigado pelo convite. Estou sempre em Bauru. Qualquer dia desses passo ai pra tomar um café com você.
Estamos a disposição aqui em Pederneiras!
Abs
Fauzi
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem