Dúvidas geraisPainel de MDF fixar sem parafuso aparent

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
jangada
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Mar 2010, 21:44
Cidade: Curitiba/PR
Idade: 71

Painel de MDF fixar sem parafuso aparent

Mensagem por jangada » 07 Mar 2010, 13:31

Preciso fixar um panel de mdf na parede do chao ao teto, mas nao quero os parafusos aparente.
Alguma dica?
Avatar do usuário
zarthur
GDMista
GDMista
Mensagens: 769
Registrado em: 03 Set 2007, 18:43
Cidade: Bhte. MG
Idade: 79

Painel de MDF fixar sem parafuso aparent

Mensagem por zarthur » 07 Mar 2010, 14:17

A escolha do sistema vai depender do tipo de acabamento deste painel.
Tradicionalmente usa-se uma fresa, a qual alarga o furo inicial feito com a broca, o suficiente para esconder a cabeça do parafuso; e em seguida usamos a massa de madeira, lixamos e damos o acabamento planejado.
Outro sistema inclui o uso de botoes, na cor da madeira do painel, que se encaixam sob pressão na cabeça do parafuso e conferem um efeito interessante, quebrando a monotonia da superficie.
Estes são métodos simples e práticos, mas existem sistemas que possibilitam "encaixar ou pendurar" o painel, com segurança, na parede.
abraços
Arthur
É mais fácil amparar o que geme, que esclarecer o revoltado.
Avatar do usuário
strada
GDMista
GDMista
Mensagens: 2723
Registrado em: 12 Out 2006, 09:54
Cidade: sao paulo
Idade: 69

Painel de MDF fixar sem parafuso aparent

Mensagem por strada » 07 Mar 2010, 15:00

Caso realmente queira nada aparente

se a chapa for de 15mm no minimo pode -se usar cavilhas
tem de "chumbar" um pedaço de madeira na parede , fazer um gabarito para furar certo do outro lado e é só encaixar

Solução dois - muito usado é uso de cola , muito usado por "profissionais" , na troca arranca-se tudo
solução tres - um gancho com bucha na parede e no mdf um furo onde se apoia o gancho

solução 4- esta vai afastar da parede 12mm ,: tipo macho e femea com mdf de 6mm como os apois de prateleiras invisiveis feitas com sarrafos a 45 graus

Solução 5 - as melhores , mais praticas , sem encheção de saco = A sugestao do Arthur
devido a mesmo os "profissionais " acabam passando cola por ser mais pratico e com o tempo sempre da problemas pois a cola é boa , o reboque as vezes nao está bem feito , etc...
Quando possivel tambem se usa aquelas ferragens de cama para montar
Deve existir algum tipo de ferragem mas desconheço , talvez quem sabe aparece alguem que tenha conhecimento
Strada
Avatar do usuário
terere
GDMista
GDMista
Mensagens: 661
Registrado em: 27 Dez 2009, 23:44
Cidade: osasco/são paulo
Idade: 70

Painel de MDF fixar sem parafuso aparent

Mensagem por terere » 07 Mar 2010, 17:36

Oi Jangada! Precisei fixar um painel de MDF 18 mm acabamento tabaco para instalar a minha LCD, do chão ao teto, largura total! O painel é bem pesado! O que eu fiz foi como o Strada disse na solução 1, só que ao invés de usar cavilhas e chumbar madeira, eu rebaixei o reboco até dar o nível da espessura de 1/4", e nesses rebaixos (4), eu parafusei 4 chapas de ferro com 50 x 50 x 1/4" com 2 furos para prende-las nos rebaixos com buchas S8, e um furo com rosca de 8 mm no centro para parafusos allen de 8 mm x 25 mm! O IMPORTANTE é, depois de fixadas as chapas na parede, é voce gabaritar esses furos roscados das chapas e transporta-los para o painel! Fiz os furos no painel, usei um escariador com o diâmetro da cabeça do parafuso conforme disse o Artur, até que ele se nivelasse com o painel, e usei os tapa furos com o mesmo acabamento do painel! Parece tudo invisível! Espero ter ajudado! :-D
Um abraço! :D
Quem corre atrás sempre alcança!
Responder