Segurança no TrabalhoMeu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Fórum exclusivo para assuntos que tratam sobre Segurança no Trabalho.
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por rocco » 30 Jul 2017, 20:39

é sempre assusta o pessoal, mas o acidente é descuido na maior parte das vezes
o bom é por um letreiro no local, em letras garrafais, pra lembrar de ter atenção,
sofri dois na semana, tudo por descuido.


rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Avatar do usuário
Alolme(Aluisio)
Membro
Membro
Mensagens: 55
Registrado em: 15 Dez 2012, 02:12
Cidade: Rio de janeiro
UF: RJ
Idade: 50

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por Alolme(Aluisio) » 31 Jul 2017, 10:16

Amigos, hoje pela manhã falei com o sr. Rodrigues e ele me disse que o dedo reimplantado infelizmente esta necrosando e terá de ser removido. A cirurgia Será hoje as 19h.

As palavras, as dicas e até as broncas são algo que devemos nos lembrar quando estamos frente à frente às ferramentas elétricas de uma marcenaria, amadoras ou profissionais.
A cerca de uma década não existia essa cultura de woodworking, diy etc, difundida principalmente pelo YouTube. Segurança era algo como um protocolo de boas intenções. Já ouvi coisas do tipo: a experiência do marceneiro são os ferimentos nas máquinas.
Graças ao acesso à informação, hoje fica mais fácil se proteger seja você um profissional ou um amador.

O sr. Rodrigues é uma das pessoas mais prestativas e caridosas que conheço. Nos últimos meses ele me estendeu a mão em diversas ocasiões. Na verdade nos últimos tempos, marcenaria era algo que ele fazia pontualmente. Grande parte das ferramentas dele estavam todas paradas ou emprestadas. Daí o quanto me senti mal com tudo isso. Mas não pretendo parar e nem abrir mão de buscar o melhor conhecimento em marcenaria e sobretudo segurança. Também pretendo ser mais ativo aqui no GDM, tenho alguns pequenos trabalhos que fiz e ainda nem mostrei.

Agradeço a cada palavra, dica, e reflexão exposta aqui sobre o acontecido.
Avatar do usuário
Zzéff
GDMista
GDMista
Mensagens: 3113
Registrado em: 14 Out 2014, 20:59
Cidade: Sao Jose dos Campos
Idade: 74

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por Zzéff » 31 Jul 2017, 12:17

Estimado Aluisio,

Lamento o ocorrido e as consequências ruins para o sr. Rodrigues. Tenho muito receio em trabalhar com serra circular de bancada e até hoje utilizo a minha apenas com sled pois nunca tive coragem em fazer esses cortes longitudinais (utilizo para isso a serra manual).

abraços

zzeff
Avatar do usuário
tunico
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 625
Registrado em: 09 Jul 2007, 00:25
Cidade: Maricá
UF: RJ
Idade: 68

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por tunico » 31 Jul 2017, 21:45

Ola a Todos

por rocco » Domingo, 30 Jul 2017 20:39 PM
é sempre assusta o pessoal, mas o acidente é descuido na maior parte das vezes
o bom é por um letreiro no local, em letras garrafais, pra lembrar de ter atenção,
sofri dois na semana, tudo por descuido.

Caramba Rocco, como foi isso, pelo jeito , ta legal, mas como foi isso

Cuidado

Abraços

Tunico - Maricá
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por Gerald » 31 Jul 2017, 21:47

É uma pena que o reimplante do dedo do Sr. Rodrigues não tenha funcionado. Pode parecer que estou minimizando o acidente, mas as consequências poderiam ter sido muito piores. A serra poderia, por exemplo, ter cortado mais de um dedo. Poderia ter atingido o indicador e o polegar, que são os dedos mais importantes da mão. Poderia ser a mão direita (imagino que o Sr. Rodrigues seja destro). Aconteceu o que ninguém gostaria que tivesse acontecido, agora só resta desejar que o Sr. Rodrigues se recupere e volte a fazer as coisas que ele gosta ou precisa fazer.

Aqueles que acompanharam o drama do Sr. Rodrigues e do colega Aluisio certamente estão muito chateados, mas nessa hora é importante manter a racionalidade. As máquinas são perigosas somente quando não entendemos as suas "manhas" ou somos negligentes. Ter medo das máquinas não é uma atitude racional, é emocional. Como alguém disse, o medo é o pior sentimento que podemos ter porque o medo rouba o nosso presente.

O melhor remédio para combater o medo é o conhecimento. É natural ter medo do desconhecido, portanto a maneira de controlar o medo de máquinas é entender o seu comportamento.

Bola pra frente!


Uma sugestão, sempre use protetor auricular quando trabalhar com uma serra circular. A função básica do protetor é, obviamente, proteger o seu ouvido do ruído forte, mas uma função talvez ainda mais importante é aumentar a sus concentração. Quando você trabalha com a serra circular, o vizinho pode até ficar nervoso com o barulho, mas você não. Você tem que manter a calma e a concentração, justamente para evitar acidentes.
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Avatar do usuário
alisondrefahl
GDMista
GDMista
Mensagens: 1549
Registrado em: 09 Dez 2013, 10:35
Cidade: Mafra - SC
Idade: 33

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por alisondrefahl » 01 Ago 2017, 09:30

grandes verdades Gerald.
Temos que lembrar diariamente de respeitar as maquinas com que trabalhamos, e tambem temos que lembrar que a preguiça é um vilão, as vezes arriscamos nossa segurança por causa de pura preguiça.

Desejo melhoras ao Sr Rodrigues.
scardoso1966
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Jun 2017, 14:05
Cidade: Porto Alegre
UF: RS
Idade: 58

Re: Meu pesadelo, Grave acidente com mlt100

Mensagem por scardoso1966 » 08 Ago 2017, 15:09

Meu sogro perdeu quase 3 dedos da mão esquerda em uma tupia. Tinha quase 70 anos. Sempre extremamente cuidadoso. Sempre usando alguma ferramenta pra não passar perto das lâminas. Um descuido é suficiente pra acontecer alguma coisa. Descuido, pressa ou preocupações são ingrediente muito perigosos quando se lida com algumas máquinas
Responder