Metais e SoldasDisco Irwin diamantado para ferro e metais

Fórum destinado à assuntos relacionados com trabalhos em metais e soldagem.
Avatar do usuário
Marcelo Amorim
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3440
Registrado em: 25 Mai 2006, 16:14
Cidade: Nova Iguaçu
UF: RJ
Idade: 57

Disco Irwin diamantado para ferro e metais

Mensagem por Marcelo Amorim » 27 Jul 2017, 15:22

A Irwin está lançando (Jul/2017) no Brasil o disco Diamantado para ferro e metais MetalMax , com a expectativa de fazer mais cortes , gerar menos pó , mais seguro pois não quebra e não diminui o tamanho ...



Pessoal , ajude a manter o GDM. Seja um colaborador...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
http://www.guiadomarceneiro.com/forum/v ... 12&t=42254

Saudações,Marcelo Amorim
Avatar do usuário
Andrade Mendes
GDMista
GDMista
Mensagens: 2879
Registrado em: 16 Dez 2013, 11:10
Cidade: São Paulo
UF: SP
Idade: 79

Re: Disco Irwin diamantado para ferro e metais

Mensagem por Andrade Mendes » 27 Jul 2017, 15:55

Caro Marcelo Amorim,

Até que enfim, leio um boa notícia.

Muito obrigado, abração
dt200r
GDMista
GDMista
Mensagens: 176
Registrado em: 08 Dez 2011, 20:44
Cidade: RIO DE JANEIRO
Idade: 62

Re: Disco Irwin diamantado para ferro e metais

Mensagem por dt200r » 27 Jul 2017, 20:28

Muito Legal Marcelo. Valeu por compartilhar.

O disco é o bicho. O problema é que digitei no google para ver o preço e achei. Não vi nem no site da Irwin.

Vamos ver quando vai ter anuncio de venda deles.

Abraço.

Ricardo
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Disco Irwin diamantado para ferro e metais

Mensagem por Gerald » 27 Jul 2017, 21:22

Grande novidade, Marcelo! :D
Fiz uma pesquisa rápida. Algumas coisas que descobri sobre o Irwin Metalmax:
  • 1) Esse tipo de disco foi desenvolvido, na verdade, pela Lenox, EUA, que assim como a Irwin, é uma empresa do grupo Stanley-Black & Decker.
    2) A Lenox denomina o disco de MetalMax. A Irwin, também :lol:
    3) O Lenox MetalMax foi lançado há pouco mais de um ano nos EUA
    4) Custa nos EUA o equivalente a uns 10 discos abrasivos. Estimo que vai custar aqui entre R$50 e R$100 reais, provavelmente mais perto de R$100.
    5) A Lenox fabrica discos 2" até 14"
    6) Alguns usuários disseram que o disco MetalMax exige mais da esmerilhadeira que um disco abrasivo
Sobre a segurança, fiquei com a impressão que num certo sentido, o MetalMax é mais perigoso que um disco abrasivo. Se o disco MetalMax tocar em algum parte do corpo do operador, não vai mutilar, mas vai machucar mais que um disco abrasivo pois os diamantes incrustados são mais grossos que os grãos do disco abrasivo. Por outro lado, o risco de um disco MetalMax quebrar é muito menor que o de um disco abrasivo.

Lenox Metalmax na Amazon:
https://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_noss ... x+metalmax
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Avatar do usuário
WilliamCarvalho
GDMista
GDMista
Mensagens: 198
Registrado em: 04 Jul 2013, 08:44
Cidade: Salvador - Bahia
Idade: 51

Re: Disco Irwin diamantado para ferro e metais

Mensagem por WilliamCarvalho » 27 Jul 2017, 22:11

Olha os preços deles aí! Mas não se assustem. :lol:

http://www.tatuifer.com.br/resultadopes ... ax&smart=0
Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade. - Raul Seixas.
Avatar do usuário
Marcelo Amorim
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3440
Registrado em: 25 Mai 2006, 16:14
Cidade: Nova Iguaçu
UF: RJ
Idade: 57

Re: Disco Irwin diamantado para ferro e metais

Mensagem por Marcelo Amorim » 28 Jul 2017, 10:07

Sim o preço deve ser BEM mais que o abrasivo comum , mas se ele cortar 20x mais ... ele se paga .
Um disco abrasivo low cost a R$3 esse a R$65 são 22x ... e um top da Klingspor A960TZ Special a R$7,00 dá 9x ...

Mas acho que só pela questão de não diminuir o diâmetro , faz com que pela velocidade periférica , a eficiência mantenha-se sempre no topo . O que dará a possibilidade de fazer muitos mais cortes .
Gerald escreveu: Sobre a segurança, fiquei com a impressão que num certo sentido, o MetalMax é mais perigoso que um disco abrasivo. Se o disco MetalMax tocar em algum parte do corpo do operador, não vai mutilar, mas vai machucar mais que um disco abrasivo pois os diamantes incrustados são mais grossos que os grãos do disco abrasivo. Por outro lado, o risco de um disco MetalMax quebrar é muito menor que o de um disco abrasivo.
Gerald , não creio que o MetalMax seja menos seguro que o abrasivo comum , já que o principal risco desses discos é a quebra dos mesmos e consequente fragmentação de pedaços projetáveis . Mas todo o cuidado é necessário até consolidar o modus operandi...
Quanto a espessura , medi aqui e o disco de 4"1/2 ( 115mm) que tenho de amostra tem nos "diamantes" entre 1,6mm a 1,7mm , não muito fora das especificações comerciais ... :D
Pessoal , ajude a manter o GDM. Seja um colaborador...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
http://www.guiadomarceneiro.com/forum/v ... 12&t=42254

Saudações,Marcelo Amorim
Avatar do usuário
sandrozc
GDMista
GDMista
Mensagens: 283
Registrado em: 08 Abr 2015, 11:47
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim - ES
Idade: 53

Re: Disco Irwin diamantado para ferro e metais

Mensagem por sandrozc » 29 Jul 2017, 16:42

Aqui, mais preços:http://www.webferramentas.com.br/acesso ... eis-s2512/


Estava matutando...

Estes discos são para esmerilhadeira (velocidade alta)... Um de 7" sendo usado em uma serra meia esquadria para discos de 7" barata, deve servir bem como um meio termo entre as policortes de disco abrasivo e as serras de vídea para metais... quiça um substituto real.

O que acham ?
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Re: Disco Irwin diamantado para ferro e metais

Mensagem por rocco » 29 Jul 2017, 18:44

sandrozc

a hora que der um tempinho, posso até experimentar,,.


rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Disco Irwin diamantado para ferro e metais

Mensagem por Gerald » 29 Jul 2017, 18:56

sandrozc escreveu:Estes discos são para esmerilhadeira (velocidade alta)... Um de 7" sendo usado em uma serra meia esquadria para discos de 7" barata, deve servir bem como um meio termo entre as policortes de disco abrasivo e as serras de vídea para metais... quiça um substituto real.
Pelo que entendo, esses discos MetalMax são produzidos pela Lenox, que é "prima" da Irwin:

http://www.lenoxtools.com/pages/lenox-metalmax.aspx

Repare que os discos maiores que 6" são recomendados para uso com em serras circulares e serras de corte rápido (chop saw) para metais. Os discos menores que 4" são para uso em retificadeiras. A tabela também fornece as rotações máximas para cada diâmetro de serra.
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Re: Disco Irwin diamantado para ferro e metais

Mensagem por rocco » 29 Jul 2017, 20:37

Gerald

no anuncio de compra, num achei rotação pro disco de 7,,,

é um detalhe importante que levantaste.


rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Disco Irwin diamantado para ferro e metais

Mensagem por Gerald » 29 Jul 2017, 21:51

rocco,
Aqui é Brasil, os fabricantes devem achar que ninguém por aqui sabe o que é RPM :bebado:
Olhe só os "dados técnicos" publicados no anúncio da loja Web Ferramentas:

http://www.webferramentas.com.br/disco- ... win-p2004/

DADOS TÉCNICOS
Peso: 288,03 g
Largura: 182,12 mm
Altura: 9,40 mm
Comprimento: 183,64 mm


Peso com precisão de centésimos de grama?! Dimensões com precisão de centésimos de milímetro?!
E desde quando um disco tem "largura", "altura" e "comprimento"? Um disco deve ser especificado em termos de diâmetro externo, diâmetro do furo e espessura.

Bem, sobre a pergunta sobra a rotação máxima, o site da Lenox diz que o disco MetalMax de 7" não deve ser usado em rotação acima de 8400 RPM, ou seja, pode usar perfeitamente numa serra circular de mão, numa serra de esquadria ou numa serra de corte rápido (policorte). Confira aqui:

http://www.lenoxtools.com/pages/lenox-metalmax.aspx

Para máquinas de bancada, o disco de 9" talvez seja uma opção mais interessante. É preciso apenas verificar se o diâmetro do furo de 7/8" é compatível com o eixo dessas máquinas.
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Avatar do usuário
Zzéff
GDMista
GDMista
Mensagens: 3113
Registrado em: 14 Out 2014, 20:59
Cidade: Sao Jose dos Campos
Idade: 74

Re: Disco Irwin diamantado para ferro e metais

Mensagem por Zzéff » 29 Jul 2017, 22:10

Estimado Sandrozc,

Já discutimos aqui no GDM sobre o uso de discos abrasivos em serras de meia esquadria e pelo que me recordo o problema é do tipo de material com que elas são construídas ou seja, muitas partes de plástico. A geração de faíscas certamente irá danificar a serra de meia esquadria.

abraços

zzeff
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Disco Irwin diamantado para ferro e metais

Mensagem por Gerald » 29 Jul 2017, 22:43

Creio que é possível usar o disco MetalMax em serras de esquadria se forem tomados alguns cuidados. O insert deve ser substituído por um de aço e a guarda móvel de plástico deve ser removida.

Em geral, a remoção da guarda de discos com dentes de widea não é recomendada, mas no caso do disco Metalmax, a remoção da guarda móvel não compromete demasiadamente a segurança, que é rebaixada ao nível de uma esmerilhadeira, cuja guarda recobre apenas metade do disco abrasivo.

Um problema da serra de esquadria é que não tem um morsa muito apropriada para prender metal. Fazendo um balanço, a melhor solução parece ser a de usar um disco MetalMax de 9" numa serra de corte rápido.
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Editado pela última vez por Gerald em 30 Jul 2017, 10:11, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Re: Disco Irwin diamantado para ferro e metais

Mensagem por rocco » 30 Jul 2017, 09:37

Gerald, esclarecedor, obrigado.

como tenho uma esmerilhadeira de 7, sempre ha uso pra variedade de discos, só ia testar
na meia esquadria, uso pouco mesmo, eu acredito que o que estraga são as micro batidas no
eixo, pois a serra denteada serra por remoção de material e o disco abrasivo, por abrasão e
pra corte de metalon to usando a sabre.


rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Avatar do usuário
sandrozc
GDMista
GDMista
Mensagens: 283
Registrado em: 08 Abr 2015, 11:47
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim - ES
Idade: 53

Re: Disco Irwin diamantado para ferro e metais

Mensagem por sandrozc » 30 Jul 2017, 10:52

Citei a serra meia esquadria por que ela tem a opção de corte em ângulos, o que uma de serra de corte rápido não possui, fixando sempre em 90 graus.

Até agora não vimos nestes anúncios, os discos maiores que 9". Espero que a Irwin traga para cá os de 14", o que poderia ser usado sem problema de perda de profundidade numa policorte.

Zzeff, imaginei uma serra de meia esquadria na oficia especialmente separada para o uso destes discos, sem misturar com a de corte de madeira, ou seja algo que possa ser detonado com o tempo

No ML achei estas meia esquadrias de 7-1/4" por R$ 460,00 sem cobrança de frete... o que eu achei um bom investimento para o uso exclusivo para estes disco, quando comparado com uma policorte (cujo preço é um pouco superior, mas com a limitação dos cortes em ângulos).

O uso que futuramente pretendo dar para corte em metais é apenas de metalon, e não barras de ferro mais parrudas.

Já estava me preparando para desembolsar uma grana na Makita com vídea para metais, agora vou esperar mais, para ver esta nova tecnologia se consolidar por aqui no país, e decidir no futuro qual serra escolher... de repente a de vídea ainda pode ter mais vantagens que estão passando despercebidas por hora (como, ainda, a questão das fagulhas).


O importante, na MHO , é que a evolução está ocorrendo neste campo de ferramentas, e elas estão chegando até nós, consumidores brasileiros.
Avatar do usuário
Nephilim
GDMista
GDMista
Mensagens: 1892
Registrado em: 29 Out 2010, 21:03
Cidade: Lisboa - Portugal
Idade: 54

Re: Disco Irwin diamantado para ferro e metais

Mensagem por Nephilim » 30 Jul 2017, 20:54

Este disco parece muito bom, já vi outros discos de diamante de outras marcas e tambem bons, mas no meu caso não me compensa pois todos são muito caros e tenho comprado abrasivos finos de inox e baratos, é certo que se gasta mas ainda demora um pouco a gastar de for com tubos de 1,5mm e a troca permite a maquina arrefecer o motor.

Mas quero experimentar este.
"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena." Fernando Pessoa
Avatar do usuário
Zzéff
GDMista
GDMista
Mensagens: 3113
Registrado em: 14 Out 2014, 20:59
Cidade: Sao Jose dos Campos
Idade: 74

Re: Disco Irwin diamantado para ferro e metais

Mensagem por Zzéff » 30 Jul 2017, 21:50

Estimados amigos,

Esse nosso amigo não gostou do disco Lennox (aparentemente igual ao Irwin):



abraços

zzeff
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Disco Irwin diamantado para ferro e metais

Mensagem por Gerald » 30 Jul 2017, 22:46

Imagem

Prezado Zzéff,
Os comentários no YouTube corroboram as observações do autor do vídeo. Ééé... :( :[triste :[triste
Reparei na rotação da esmerilhadeira; ela trabalha bem mais forçada com o disco diamantado.
A menos que o vídeo seja uma fraude, o que não parece ser, as opções reais continuam a ser o disco abrasivo, a serra com dentes de widea, a serra de fita e o arco de serra.
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Re: Disco Irwin diamantado para ferro e metais

Mensagem por rocco » 31 Jul 2017, 10:58

Gerald

pode acrescentar a serra sabre, juntamente com um jig, pra cortes em series e em angulos
na sualista de melhores opções, garanto. em metalon.


rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Avatar do usuário
Zzéff
GDMista
GDMista
Mensagens: 3113
Registrado em: 14 Out 2014, 20:59
Cidade: Sao Jose dos Campos
Idade: 74

Re: Disco Irwin diamantado para ferro e metais

Mensagem por Zzéff » 31 Jul 2017, 12:23

Estimados amigos,

A maior vantagem que vi nesse disco é a geração menor de poeiras e faíscas. Isso me agradou e comprei um deles para testar na esmeriladeira de 4 1/2. Um de meus maiores receios com esmeriladeiras é o estilhaçamento do disco de corte e também nesse item me parece que o Metalmax é mais seguro.

abraços

zzeff
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Disco Irwin diamantado para ferro e metais

Mensagem por Gerald » 31 Jul 2017, 22:35

rocco escreveu:Gerald

pode acrescentar a serra sabre, juntamente com um jig, pra cortes em series e em angulos
na sualista de melhores opções, garanto. em metalon.


rocco
Você tem razão, rocco. Esqueci da serra sabre, que é uma espécie de "tico-tico de Itu", pau pra toda obra, inclusive para cortar metalon e metais em geral. É uma das ferramentas que não tenho, mas já cheguei a pensar em comprar uma. Para cortes de metalon e barras de ferro doce, eu uso a Makita LC1230, mas para cortar chapas, um tico-tico bem balanceada e com controle de velocidade é uma opção interessante.
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Avatar do usuário
AdminGDM
Administrador
Administrador
Mensagens: 2795
Registrado em: 24 Ago 2003, 21:56
Cidade: Belo Horizonte
UF: MG
Idade: 58

Re: Disco Irwin diamantado para ferro e metais

Mensagem por AdminGDM » 31 Jul 2017, 22:59

Oi pessoal :D
Gerald escreveu:...eu uso a Makita LC1230...
Gerald, seu metido :huhu
Sonho de consumo :D
Eu costumo cortar chapa até 1/8" com uma tico tico Makita 4300BV que comprei em 1994, que ainda tenho.
Passo um pouco de graxa ou sebo por baixo da chapa e vou cortando bem devagar.

Abração
Sidney
DICAS PARA INICIANTES | MANUAIS DIVERSOS | ARTIGOS SOBRE MADEIRAS
Colabore com o GDM, Clique AQUI e saiba como.
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Disco Irwin diamantado para ferro e metais

Mensagem por Gerald » 31 Jul 2017, 23:09

Sidney,

Que coincidência, minha serra tico-tico é também uma 4300BV! Acho que somos os únicos aqui no GDM que têm uma maravilha dessas! :lol:

Sobre a LC1230, comprei por "precisão" há uns 10 anos atrás. Eu precisava cortar muito metalon e as serras com disco abrasivo davam um acabamento péssimo, com excesso de rebarbas. A LC1230 é um pouco cara, mas para certos serviços é imprescindível.

Abraços
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Avatar do usuário
AdminGDM
Administrador
Administrador
Mensagens: 2795
Registrado em: 24 Ago 2003, 21:56
Cidade: Belo Horizonte
UF: MG
Idade: 58

Re: Disco Irwin diamantado para ferro e metais

Mensagem por AdminGDM » 31 Jul 2017, 23:22

Gerald, se não me engano, o Marcao tinha ou tem uma também :D
Eu tenho uma 2414NBEX, foi o que deu pra comprar na época :cry: mas quebra o galho.

Ops! Em tempo:
A minha velhinha esta bem surrada, precisando de manutenção, tadinha kkk
4300bv.jpg
Abração
Sidney
DICAS PARA INICIANTES | MANUAIS DIVERSOS | ARTIGOS SOBRE MADEIRAS
Colabore com o GDM, Clique AQUI e saiba como.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Nephilim
GDMista
GDMista
Mensagens: 1892
Registrado em: 29 Out 2010, 21:03
Cidade: Lisboa - Portugal
Idade: 54

Re: Disco Irwin diamantado para ferro e metais

Mensagem por Nephilim » 15 Set 2017, 10:32

Eu por acaso para cortar chapa uso um disco abrasivo para inox, rapido e eficaz mas tem de ter cuidado e uma mão firme para ir cortando direito, coisas muito pequenas tico tico.
"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena." Fernando Pessoa
Responder