Dúvidas geraisPeças de museu?

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
AlemaoDois
Membro
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 09 Out 2013, 19:36
Cidade: Parana
Idade: 55

Peças de museu?

Mensagem por AlemaoDois » 12 Out 2013, 21:14

Pessoal, sou novo aqui no forum. Minha experiência na área é muito pequena, mas sou muito curioso. Herdei do meu pai uma marcenaria com máquinas antigas de ferro sólido e muitas ferramentas. Mexendo nas máquinas já fabriquei algumas portas, mesa de bilhar grande, mesas, camas, cadeiras e armários. Atualmente um amigo me encomendou fazer 10 caixas de abelha (tipo Emil Schenk) em madeira grevilea. Tem uma infinidade de plainas manuais, galopas, plainas de moldura, Schweifsägen (näo sei dizer em portugues), até transadores do tempo do desdobramento manual de mato no Brasil. Recentemente ressucitei uma motoserra dos anos 70 (Dolmar CC), que esta até trabalhando no sitio. Esse equipamento pode ser considerado museu? Minha idéia é dentro de breve construir uma casa no sítio e fazer uma sala de estar muito rústica com madeira de demolição e embutindo essas peças.

Obrigado por ideias e sugestões.
Alemao
Avatar do usuário
marcos leitao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7749
Registrado em: 26 Set 2011, 21:13
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 59

Peças de museu?

Mensagem por marcos leitao » 12 Out 2013, 21:18

Alemão2

Que tal matar a curiosidade da galera aqui, postando umas fotinhas das máquinas???

Te garanto, que as fotos vão atrair mais comentários sobre sua questão.

Grande abraço.
"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay."

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"

http://www.tapelink.com.br
Avatar do usuário
eseck
GDMista
GDMista
Mensagens: 2907
Registrado em: 24 Jul 2010, 14:30
Cidade: Porto Alegre / RS
Idade: 77

Peças de museu?

Mensagem por eseck » 12 Out 2013, 21:30

Alemão seja muito bem vindo, sinta-se em casa.
Se vc pesquisar ferramentas de marcenaria, tirando as maquinas sofisticadas de hoje CNC e outras, as ferramentas não mudaram muito não e as antigas são muito melhores que a de hoje e como vc disse que herdou do pai, acho que de uso dele, devem ser ferramentas muito boa.
Como disse o Leitão, poste algumas fotos delas.
Abraços
Everaldo
Meu blog: Ah! E se falando em madeira... projetos gratuitos em:
http://eseck1.blogspot.com.br/
”Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.”
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"
"Não lamento envelhecer .... é um privilégio negado à muitos ...!"
Avatar do usuário
strada
GDMista
GDMista
Mensagens: 2723
Registrado em: 12 Out 2006, 09:54
Cidade: sao paulo
Idade: 69

Peças de museu?

Mensagem por strada » 13 Out 2013, 08:25

Em se tratando de maquinas de marcenaria , nao é igual um trator
um trator ano 1950 é de museu e raro alguem ter um pois a manutençao , peças ,orodutividade muito baixa
acabam sendo desmontados
Maquinas antigas de marcenaria , por incrivel que pareça . nao evoluiu, as antigas ainda sao melhores e portanto vai encontrar maquinas raimmam antiquissimas em uso
As maquinas bem antigas tinham proteção , dos anos 70 ,oir ai nao tinham , as modernas tem mas nao sao mais em ferro fundido pelo custo
O mesmo em ferramentas manuais ,mas hoje temos tupia e plaina, formoes eletricos
<uito importante as peças , possibilidade de adaptação, interesse da assistenciaou da fabrica em manter o prodto
por isso a invicta , raimamm,sao preferidas a uma ruas , famac, e outrasA sua motoserra se ainda encontra peças esta no batente , tem valor e uso no mercado , se nao tem peças como certas marcas ainda no mercado ja é peça de museu
Avatar do usuário
Mario Gribel
GDMista
GDMista
Mensagens: 1111
Registrado em: 26 Abr 2006, 18:21
Cidade: Maricá/RJ
UF: RJ
Idade: 63

Peças de museu?

Mensagem por Mario Gribel » 14 Out 2013, 17:51

AlemaoDois escreveu:Pessoal, sou novo aqui no forum. Minha experiência na área é muito pequena, mas sou muito curioso. Herdei do meu pai uma marcenaria com máquinas antigas de ferro sólido e muitas ferramentas. Mexendo nas máquinas já fabriquei algumas portas, mesa de bilhar grande, mesas, camas, cadeiras e armários. Atualmente um amigo me encomendou fazer 10 caixas de abelha (tipo Emil Schenk) em madeira grevilea. Tem uma infinidade de plainas manuais, galopas, plainas de moldura, Schweifsägen (näo sei dizer em portugues), até transadores do tempo do desdobramento manual de mato no Brasil. Recentemente ressucitei uma motoserra dos anos 70 (Dolmar CC), que esta até trabalhando no sitio. Esse equipamento pode ser considerado museu? Minha idéia é dentro de breve construir uma casa no sítio e fazer uma sala de estar muito rústica com madeira de demolição e embutindo essas peças.

Obrigado por ideias e sugestões.
Alemao
Ajudando o novo amigo Deutsch e os antigos amigos que como eu ficaram "boiando" :

Schweifsägen = serra de recortes ou serra tico-tico

Imagem

transadores (não pensem bobagens, rsrsrsr) :

Imagem

Dolmar CC:

Imagem
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
"Acidentes não acontecem por acaso. Acontecem por descaso."
Avatar do usuário
marcos leitao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7749
Registrado em: 26 Set 2011, 21:13
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 59

Peças de museu?

Mensagem por marcos leitao » 14 Out 2013, 18:33

Agora sim...

Agora sei do que vocês estão falando... valeu Gribel!

Então concordo com o que disse o Strada.

Se a ferramenta está boa para uso, não é museu. Se não está é museu.

A Motoserra, tá em uso... bota em uso, quando parar vai para o museu.

O transador antigo (Achei que era uma cabra, bem velha...ihihihihi), afia a lâmina e bota no trampo.

O Schsoeuowruiwurwiwwtwuiurwtiwuwujmjgën, (tico-tico), lubrifica, compra lâminas novas, e vai pra lida.

O que não quiser mais, manda pra mim...HEHEHEHEHEHEHHEH

Bração.
"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay."

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"

http://www.tapelink.com.br
Avatar do usuário
Mario Gribel
GDMista
GDMista
Mensagens: 1111
Registrado em: 26 Abr 2006, 18:21
Cidade: Maricá/RJ
UF: RJ
Idade: 63

Peças de museu?

Mensagem por Mario Gribel » 14 Out 2013, 21:45

Alemão,

Uma observação:
Portar ou utilizar motosserra sem licença ou registro é crime, punível com multa e pena de três meses a um ano de detenção (Lei Federal 9605/1998 - Decreto 3179/1999).
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
"Acidentes não acontecem por acaso. Acontecem por descaso."
Avatar do usuário
Edilson
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1394
Registrado em: 09 Jan 2004, 10:49
Cidade: Umuarama/PR
Idade: 62

Peças de museu?

Mensagem por Edilson » 15 Out 2013, 01:24

Olá pessoal,

Salvo engano, acho que nosso amigo alemão queria dizer "traçador", quando se referiu à ferramenta para desdobrar mato, ou seja, toras. Como a imagem abaixo:

http://img1.mlstatic.com/s_MLB_v_V_f_205545889_5370.jpg

Minha avó e tios tiveram duas lenhadoras em Cambé e Rolândia, no norte do Paraná. O que mais tinha lá eram traçadores e cunhas, para rachar lenha. Acho que ninguém da família guardou um deles como recordação, quando as lenhadoras fecharam, na época em que o gás de cozinha chegou na região.

Caro alemão, se você não for utilizar tais peças, aconselho a colocar na sua sala mesmo. Não se desfaça delas. Além do valor histórico, também são muito bonitas como decoração.

Um abraço a todos,

Edilson Tiradentes
Só há duas maneiras de fazer as coisas: a certa e a errada!
Rey Stan
Banido
Banido
Mensagens: 2656
Registrado em: 01 Out 2008, 08:01
Cidade: Peruibe/SP
Idade: 73

Peças de museu?

Mensagem por Rey Stan » 15 Out 2013, 01:42

Não há engano, Edilson .... é isso mesmo .... esses são traçadores!

No Sul "traçar a tora ou a madeira" era o mesmo que troçar, cortar em troços ...
Português antigo com influencia castelhana ... em Espanhol diz-se ... vamos trazar la madera ...

Alemão, concordo com o Edilson, não se desfaça dessas raridades ...
São importantes como História e bonitas como Decoração.

Abraço;
Renato
.
Usuário desabilitado por desrespeito aos itens 2 e 9 das Condições de Uso.
AlemaoDois
Membro
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 09 Out 2013, 19:36
Cidade: Parana
Idade: 55

Peças de museu?

Mensagem por AlemaoDois » 15 Out 2013, 07:17

Bom dia e obrigado pelas respostas e descrições. Quando tiver tempo, vou postar aqui umas fotos do nosso museu hehe. Ao nosso amigo Griebel e Edilson, Edilson postou corretamente o nome da serra, aqui o povo antigo falava errado e acabei asumindo o nome errado para essa serra. O correto de fato é traçador. Griebel, Schweifsaege a qual eu me referia é a segunda foto que vc postou. Pode outra vez assumir a função de traçador para 2 pessoas, se o quadro fosse do lado de fora e a lamina por dentro. Meu pai era um verdadeiro mestre em usar essas serras de mão para recortar as madeiras. Só de pensar nos trabalhos do meu pai, já me da cansaço de ver subir e descer essa serra na mão dele. A primeira vez que fui tentar fazer igual, eu quebrei a lâmina, pois são laminas finas e sensíveis. Mesmo assim ainda tenho umas 3, 4 aqui e com laminas de reposição. Quanto aos trançadores, nós tínhamos uns 15 deles, do mais pequeno ao maior, na partilha meu irmão ficou com eles para pendurar na parede da casa.
abracos
Alemao
Avatar do usuário
strada
GDMista
GDMista
Mensagens: 2723
Registrado em: 12 Out 2006, 09:54
Cidade: sao paulo
Idade: 69

Peças de museu?

Mensagem por strada » 15 Out 2013, 10:43

Portar ou utilizar motosserra sem licença ou registro é crime, punível com multa e pena de três meses a um ano de detenção (Lei Federal 9605/1998 - Decreto 3179/1999).

Pior , tem de pagar uma taxa anual todo ano , senao continua irregular .
Interessante nao?
Para vender /comprar , arrecadr impostos nao é obrigatorio um curso minimo para opera-la mas para apreender a sua ferramenta .......
Será que estas empresas que alugam motoserras possuem registroe pagam a taxa anual?
ou sera que nós ainda seremos responsaveis pelo prejuiso?
A informação apesar de tudo é bem lembrada
E Eletroserra ?
AlemaoDois
Membro
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 09 Out 2013, 19:36
Cidade: Parana
Idade: 55

Peças de museu?

Mensagem por AlemaoDois » 15 Out 2013, 19:06

Strada,

e por ai vai. Uma motoserra pode ser uma "arma" contra o meio ambiente igual uma arma de fogo contra um cidadäo de bem pode ser sendo utilizado por alguém mal-intencionado. Por que uma motoserra tem que ter registro se por exemplo aqueles tratores de esteira com correntões levam derrubando logo 50 metros de cerrado de uma só vez? Ou pensar no estrago que uma escavadora, uma pa-carregadeira um simples trator com lamina pode provocar? No sítio tenho 2 motoserras para cortar lenha. Uma é uma Dolmar cc, que consegui consertar, depois que encontrei outra igual no ferro velho e troquei a ignição; a outra é uma Stihl nova que recentemente comprei no concessionário, sem documentação! Mas voltando ao tema museu. Vcs despertaram meu interesse em restaurar algumas peças dessas. Atualmente estou fazendo uma combinação de painel conjugado com rack integrado com peroba de demolição. Vou restaurar essas peças e fixa-las no painel da TV. Vamos ver no que vai dar. Vou tentar colocar algumas fotos aqui de algumas peças antigas.

Imagem
Armário de ferramentas com plainas
Imagem
Imagem
Não sei o nome correto, talvez um formão de fundo?
Imagem
a famosa Schweifsäge
Imagem
vários graminhos
Imagem
näo sei o nome
Imagem
compasso de madeira
Imagem
densengrosso danckaert

Um abraço
alemao
Avatar do usuário
marcos leitao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7749
Registrado em: 26 Set 2011, 21:13
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 59

Peças de museu?

Mensagem por marcos leitao » 15 Out 2013, 20:01

Alemão2,

Bela coleção de ferramentas.

Nas Plainas, a 4ª plaina da esquerda para a direita, qual a marca dela??? a de fundo verde.

Belíssimos serrotes de costa baixa e alta, estes valem uma boa restauração, afiação e travamento. Podem até voltar para a lida.

Este que chama de formão de fundo, é exatamente isso. Serve para abrir canaletas. São chamadas de Router Plane. O Evandro, chegou a fazer um destes.

Veja no tópico: construindo-uma-router-plane-t19888.html

E esta que não sabe o nome, é um Raspador Stanley nº 80. Muito útil para dar acabamento após usar a plaina manual. Chamados de Scraper.
A lâmina tem que ser afiada reto, não em ângulo e usado um brunidor para virar o fio. Funciona muito bem.

Este desengrosso Danckaert está funcional???

Ví que maquinário não é seu problema, esta sua oficina, com uma boa limpeza, uma modernização, um bom sistema de aspiração e filtragem, pode vir a ser um bom passa-tempo para você e seus irmãos, desestressando na marcenaria, ou vir a produzir comercialmente.

Parabéns pelo acervo.
"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay."

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"

http://www.tapelink.com.br
AlemaoDois
Membro
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 09 Out 2013, 19:36
Cidade: Parana
Idade: 55

Peças de museu?

Mensagem por AlemaoDois » 15 Out 2013, 21:05

Obrigado Marcos pela tua explanação sobre as peças! Amanha vou dar uma olhada na plaina para ver a marca e te passo. Notei que uma esta faltando, mas deve estar por ai... É verdade marcos, minha oficina sempre ta com muita maravalha, e quando o cachorro dorme encima ainda fica com muitas pulgas. Essa oficina ainda foi meu pai que montou e montou as máquinas muito próximas uma das outras, além dos pés-direitos do barração. Dependendo da peça de madeira, não passa. Como vc disse, essa oficina pra mim é um passatempo. Até hoje eu só vendi 2 espreguiçadeiras pra um fazendeiro aqui na região. Bem atualmente estou fazendo outro trabalho remunerado pra um amigo meu que cria abelhas e não conseguiu encontrar as colmeias do padrão que ele queria, então assumi em fazer. Do outro lado a casa esta sem lugar para colocar móveis. Havendo interesse, posso postar umas fotos do meu trabalho. O desengrosso funciona muito bem e nunca deu problemas. Só a correia plana vai pro pau de vez em quando e faz muito barulho. Uma máquina que estou procurando é uma tupia de mesa em ferro fundido. Minha tupia tem a armação em madeira (cabreuva) e mecanismo de ferro, näo consigo trabalhar com precisäo nela.

Valeu, um abraço
AlemaoDois
Membro
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 09 Out 2013, 19:36
Cidade: Parana
Idade: 55

Peças de museu?

Mensagem por AlemaoDois » 16 Out 2013, 10:10

Marcos,

a marca da plaina é Hellstedt Eskilbtuna, pelo nome deve ser algo escandinavo.

Um abraco, alemao
Responder