Dúvidas geraisLayout - Marcenaria

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Avatar do usuário
fernandafusco
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 01 Mar 2007, 19:14
Cidade: Piracicaba/SP
Idade: 44

Layout - Marcenaria

Mensagem por fernandafusco » 05 Mar 2007, 11:17

Olá!!

Estou montando uma marcenaria para trabalhar com MDF e tenho feito algumas pesquisas sobre qual seria o layout ideal para uma marcenaria de MDF e tenho encontrado que na maioria dos casos os marceneiros não se preocuapm muito com isso, ou seja o layout é aleatório. Será que existe um layout ideal?? se alguem puder me passar alguma experiencia pessoal sobre isso vai me ajudar muito na definição da minha marcenaria.

Obrigada
Maria Fernanda
Pinamaral
GDMista
GDMista
Mensagens: 980
Registrado em: 07 Mar 2005, 15:14
Cidade: Santa Bárbara d´Oeste, SP
Idade: 54

Layout - Marcenaria

Mensagem por Pinamaral » 05 Mar 2007, 11:32

Fernanda:

O usuário Edumen aqui do fórum tem uma marcenaria extremamente bem montada... veja aqui:

viewtopic.php?t=2245&highlight=

Ele é modesto quanto a estrutura dele... sugiro que entre em contato e peça mais detalhes.

Existem livros (importados) que falam sobre isso. Veja aqui:

http://www.taunton.com/finewoodworking/ ... 070887.asp

Do mais, aguarde resposta dos mestres do fórum..

Boa sorte!
Meu Blog: http://artsandcrafts.blog.terra.com.br

Descanso ao pé da Serra, bebendo vinho Madeira, me Lixando para os problemas.
Spock
GDMista
GDMista
Mensagens: 268
Registrado em: 07 Jun 2006, 20:10
Cidade: Goiânia
UF: GO
Idade: 54

Layout - Marcenaria

Mensagem por Spock » 05 Mar 2007, 13:06

Fernanda,

Além das sugestões do nosso colega Pinamaral, eu recomendaria que você,
caso já não tenha feito, assita aos vídeos do programa The New Yankee Workshop.
É um programa de TV americano sobre marcenaria.

Talvez o layout utilizado no programa pode não ser o ideal para uma
marcenaria comercial, mas muitos detalhes podem ser aproveitados.

No site do programa existem várias fotos da "oficina":

http://www.newyankee.com/index.shtml

Talvez esse programa faça parte da programação de alguma TV por
assinatura aqui no Brasil, não sei dizer.
Infelizmente os vídeos que tive acesso foram obtidos
de forma...her...digamos, não oficiais, ehehe, mas são bastante instrutivos.

Nos vídeos você também poderá se familiarizar com várias técnicas
de marcenaria que por acaso não conheça.

[]s
"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende". (Leonardo da Vinci)
Avatar do usuário
Rey-ctba
GDMista
GDMista
Mensagens: 235
Registrado em: 22 Mar 2006, 21:26
Cidade: Curitiba
Idade: 52

Layout - Marcenaria

Mensagem por Rey-ctba » 05 Mar 2007, 14:19

Olá Fernanda!

Um dia, assim que terminar meu curso, também serei um designer de móveis!

Com relação à sua pergunta, achei numa revista um layout para a marcenaria.

Tô te mandando por e-mail.

Um abraço

Rey
Avatar do usuário
Emilio
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1038
Registrado em: 26 Set 2005, 00:22
Cidade: São José dos Campos - SP
Idade: 72

Layout - Marcenaria

Mensagem por Emilio » 05 Mar 2007, 14:54

Olá Fernanda,

Deixe-me dar um pitaco também no planejamento (que é uma parte muito importante) da sua futura marcenaria.

Devemos ter em mente na elaboração de um layout que devemos sempre minimizar o deslocamento de pessoas e de produtos.
Como numa linha de montagem, devemos ter a seqüência das seguintes áreas:
Recebimento de material -> estoque -> preparação do material -> corte -> montagem -> acabamento -> estoque de produtos prontos -> expedição. Também devemos prever uma futura ampliação em função do aumento da demanda; que todos nós do GDM estamos torcendo que seja para logo esta ampliação.

Aproveitando meus últimos dias de férias e caso vc tenha interesse, posso fazer um layout para servir de ponto de partida do planejamento do layout. Para isto, precisaria saber as dimensões do seu galpão, tipos de produtos e máquinas que vc pretende adquirir.

Abraços
Emílio
Avatar do usuário
fernandafusco
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 01 Mar 2007, 19:14
Cidade: Piracicaba/SP
Idade: 44

Layout - Marcenaria

Mensagem por fernandafusco » 05 Mar 2007, 17:30

Olá Emilio.


Obrigada por dar um apoio no meu planejamento. Aproveitando que você se dispos a ajudar vou abusar um pouquinho e mandar as dimensões do meu barracão.
Bom o barrcão que estou comprando tem 12 m x 20 m, possui uma porta de entrada com 3,5m de largura por 4m de altura bem colada na lateral esquerda, e uma porta na parte de trás na mesma direção da porta princiapl com as mesmas dimensões. Internamnete eu tenho um escritório colado na lateral direita do barracão com 6m de largura por 3,5m de profundidade. (os 6 m do escritório estão no sentido dos 12 m de largura do barracão).
O meu objetivo é trabalhar com MDF, fazer armários, gabinetes, cozinhas, rack....ainda não sei todas as máquinas que vou comprar mas com certeza uma esquadrejadeira (especial para MDF), uma furadeira de coluna, uma furadeira multipla, um compresor de ar, inicialmente tô querendo trabalhar mais com máquinas manuais pq já tenho algumas e pq quero ter certeza das máquinas que vou utilizar mais antes de comprar para não comprar máquinas desnecessária, inclusive alguns colegas aqui do GDM estão me ajudando na escolha das máquinas.
No fundo desse barracão eu ainda tenho 6 m e quero deixar par uma segunda etapa (ampliação) onde quero utilizar para a parte de pintura acho que é melhor deixar separada da marcenaria por causa do pó.
Muito Obrigada pela sua ajuda..... :D
Maria Fernanda
Avatar do usuário
fernandafusco
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 01 Mar 2007, 19:14
Cidade: Piracicaba/SP
Idade: 44

Layout - Marcenaria

Mensagem por fernandafusco » 05 Mar 2007, 17:36

Olá Rey

Você está cursando design de móveis aonde??? achei uma pós graduação em SP em DESIGN DE MOVELARIA mas nunca consigo vagas.... Eu estou trabalhando com Design tem uns 2 anos sou Formada em Engenharia Agronômica mas acabei me apaixonando por móveis depois de fazer um para minha casa, ai desenhei e montei uma despensa par meu pai, um quarto para meu irmão....e assim resolvi montar a ALFERA uma empresa de design de móveis, que atualmente trabalha em parceria com alguns marceneiros da região, mas estaou querendo muito montar minha propria marcenaria, primeiro para fabricar os móveis que minha empresa desenha e segundo que é para por a mão na massa, trabalhar com aquelas máquinas pra mim é terapia..... Vou esperar ansiosa o e-mail da revista com o layout. Obrigada
Maria Fernanda
Avatar do usuário
Edilson
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1394
Registrado em: 09 Jan 2004, 10:49
Cidade: Umuarama/PR
Idade: 62

Layout - Marcenaria

Mensagem por Edilson » 05 Mar 2007, 23:03

Olá Maria Fernanda,

Complementando as sugestões dos amigos, indico o site abaixo que tem vários layouts de oficinas:

home.comcast.net/~hchute/woodshop_shopl ... ayouts.htm

Com relação à sugestão do Pinamaral, ele está coberto de razão. O Edumen não tem uma marcenaria, tem uma sala de cirurgia para madeira! :lol:

Um abraço,

Edilson Tiradentes
Só há duas maneiras de fazer as coisas: a certa e a errada!
Avatar do usuário
Rey-ctba
GDMista
GDMista
Mensagens: 235
Registrado em: 22 Mar 2006, 21:26
Cidade: Curitiba
Idade: 52

Layout - Marcenaria

Mensagem por Rey-ctba » 05 Mar 2007, 23:09

Olá Fernanda!

Eu estudo na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, antigo CEFET-PR), em Curitiba.
O curso é muito bom, pena que o MEC resolveu cortar alguns cursos de tecnologia, e o meu curso foi o "contemplado".
Por lá vi que tem um curso de especialização em design de móveis, é bem interessante, pena que seja bem longe de onde você mora e também bem caro.

Com relação ao layout, tentei enviar para o e-mail que vi no seu site, porém recebi uma mensagem de erro. Por isso preciso de um e-mail onde possa enviar para você o layout.

Um abraço

Rey
Avatar do usuário
Emilio
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1038
Registrado em: 26 Set 2005, 00:22
Cidade: São José dos Campos - SP
Idade: 72

Layout - Marcenaria

Mensagem por Emilio » 06 Mar 2007, 10:23

Bom dia Fernanda,

Eu comecei a fazer o layout e gostaria de saber se eu entendi direito as dimensões da sua futura marcenaria. Veja as figuras abaixo.
Imagem Imagem

Clique em cima das imagens para visualizá-las melhor
Abraços
Emílio
Avatar do usuário
fernandafusco
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 01 Mar 2007, 19:14
Cidade: Piracicaba/SP
Idade: 44

Layout - Marcenaria

Mensagem por fernandafusco » 06 Mar 2007, 10:31

Bom Dia Emilio!!

Tudo bem??
Que demais essas imagens!!! é exatamente isso...Você montou no INVENTOR???

Desculpa mas tem um detalhe que tá invertido no desenho..... não reparei na hora!!
O escritório fica do outro lado, na mesma posição que ele está só que ao lado da porta principal, da forma que vc desenhou ele está ao lado da porta dos fundos...
Valeu Emilio!

Olá Edilson.

Valeu pelo link do site, é muito bacana esses sites de fora são D+, tem muitas informações úteis, eles ajudam de verdade não conheço muitos alguns colegas aqui estão passando mais links pra mim e eu estou cada vez mais apaixonada pela marcenaria, não vejo a hora de ter a minha.

Obrigada
Maria Fernanda
Maria Fernanda
adecir
Membro
Membro
Mensagens: 90
Registrado em: 30 Jan 2006, 20:59
Cidade: CACHOEIRINHA
Idade: 54

Layout - Marcenaria

Mensagem por adecir » 06 Mar 2007, 13:04

Eu tenho um colega que tem uma marcenaria de mdf, ele trabalha mais com peças para artesanato ( caixas, quadros, porta trecos, lixeira, etc.)

Como já falaram antes, o importante é você ter as máquinas colocadas de maneira racional. No caso dele a esquadrejadeira, fica bem na ponta da marcenaria, logo em seguida a linha de montagem (pinadores, bancadas, para colagem), seguido as lixadeiras e por último o setor de embalagem e uma peça destinada a armazenar os produtos prontos para se entregues. Acho que o lay out depende muito do tipo de produção que você irá trabalhar, este é só um exemplo.

um abraço

Adecir
CARLOS SANTOS
Membro
Membro
Mensagens: 74
Registrado em: 20 Mai 2005, 10:40
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 58

Layout - Marcenaria

Mensagem por CARLOS SANTOS » 06 Mar 2007, 16:16

Boa tarde Fernanda, verifiquei que todos estão lhe dando ótimas dicas de como montar uma marcenaria. Uma dica importante é saber se o seu sistema elétrico suportará os seus equipamentos, o seu sistema é trifásico ou monofásico? a fiação suportará todos os equipamentos?
Abraço
Carlos
Avatar do usuário
fernandafusco
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 01 Mar 2007, 19:14
Cidade: Piracicaba/SP
Idade: 44

Layout - Marcenaria

Mensagem por fernandafusco » 06 Mar 2007, 18:55

Olá


Carlos....tá sim todo mundo me ajudando com várias dicas o Pantanal me deu uma dicas de eletricidade num outro tópico que abri "máquinas estacionárias". Eu ainda não comprei o barracão, mas o que estou comprando tem sim sistema trifásico e segundo o atual proprietário ele foi todo dimensionado para ser um galpão industrial então ele suportará, mas isso só saberei depois que ele aceitar a minha proposta. Se vc souber de alguma coisa essencial sobre eletricidade ou outra coisa qualquer no barracão que eu deva saber antes de comprar me avise por favor.....as vezes a gente se empolga quer comprar logo e acaba esquecendo algum item importante.

Obrigada pela Dica
Abraço
Maria Fernanda
Maria Fernanda
desilva
Membro
Membro
Mensagens: 146
Registrado em: 17 Set 2006, 18:57
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 79

Layout - Marcenaria

Mensagem por desilva » 06 Mar 2007, 20:15

Cara Fernanda
Apenas reforçando um ponto que pode passar batido mas que pesa no orçamento da instalação, cuide muito bem do sistema de exaustão de pó pois o MDF é um aglomerado de pó de madeira com resina base aldeído fórmico, na maioria dos casos e o pó gerado é fino como talco e caso acumulado, pode transformar-se em material explosivo.
Assim, todas as máquinas deverão ter sistema de captação de pó e a oficina deverá ter idealmente uma central de coleta de pó tipo centrífuga. É fácil executar aos poucos desde que tenha sido planejada antes, junto com o lay-out das máquinas. Depois da oficina montada, fica um verdadeiro pesadelo e muiiito mais caro.
É impressionante a quantidade de pó que uma tupia ou uma serra podem gerar com MDF e mais impressionante é ver aonde este pó consegue chegar.
De resto, o lay-out é o já sugerido, com as maquinas em linha com as operações. Se for pintar as peças, novamente pense em uma estufa pressurizada porque o pó.....
Ah.- Cuidado com a insalubridade em relação ao passivo trabalhista dos empregados.
SDS
Desilva
SDS
Desilva
Avatar do usuário
Cavenaghi
Membro
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 10 Abr 2006, 13:35
Cidade: Americana
Idade: 52

Layout - Marcenaria

Mensagem por Cavenaghi » 07 Mar 2007, 13:33

[quote="fernandafusco"]Olá Rey

Você está cursando design de móveis aonde??? achei uma pós graduação em SP em DESIGN DE MOVELARIA mas nunca consigo vagas.... [/quote]


Prezada Srta. Fernanda Fusco

Com relação ao curso de "design de móveis" próximo de Piracicaba há no SENAI de Itatiba, segue dados para acessar página:

Escola SENAI Luiz Scavone
Rua Alfredo Massaretti, 191 - Itatiba/SP - Cep: 13250-000
Tel: (11) 4538-2546
Fax: (11) 4538-2546
e-mail: senaiitatiba@sp.senai.br
site: www.sp.senai.br/itatiba

Abraços
Nilton César Cavenaghi
http://cavenaghimarchetaria.artelista.com
http://cavenaghi.artelista.com
Skype: nilton_cavenaghi

Seja Justo, independente da situação.
Soyez Juste, indépendamment de la situation.
Avatar do usuário
fernandafusco
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 01 Mar 2007, 19:14
Cidade: Piracicaba/SP
Idade: 44

Layout - Marcenaria

Mensagem por fernandafusco » 07 Mar 2007, 14:36

Valeu Nilton pela dica do Senai!!

Vou verificar certinho os horários e cursos disponíveis tomara que eu consiga fazer, faz tempo que tô tentando me aprofundar mais nesse assunto de design de movelaria....

Obrigada
Maria Fernanda
Maria Fernanda
Avatar do usuário
Emilio
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1038
Registrado em: 26 Set 2005, 00:22
Cidade: São José dos Campos - SP
Idade: 72

Layout - Marcenaria

Mensagem por Emilio » 09 Mar 2007, 01:47

Olá Fernanda,

Desculpe-me pela demora em responder.
Eu usei o sketchup da Google para fazer este layout. Caso vc se interesse, poderá fazer o download do programa “free” em: http://www.sketchup.com/
Ele é muito fácil de aprender e de usar. Vem com alguns vídeos que ensinam o básico.

Quanto ao layout, eu procurei colocar todas as dicas dos amigos.
As máquinas são: Esquadrejadeira, desempenadeira (ou plaina), tupia, serra de meia esquadria, coletor de pó, compressor de ar e furadeira de bancada.
Caso você vá usar madeira maciça em seus móveis, creio que seria interessante começar a pensar também na compra de uma desengrossadeira (ou desengrosso). Esta máquina serve para deixar paralelas as duas faces opostas da madeira.
Hoje é obrigatório o uso de coletor de pó nas máquinas das marcenarias. Para que as mangueiras de 4” ou 6” não fiquem pelo meio da marcenaria, atrapalhando o trabalho, seria interessante você pensar em embutir estas mangueiras no piso e colocar tampas de inspeção a cada 2 ou 3 metros.
Segue abaixo o layout para servir de ponto de partida.

Imagem

Como não tenho o seu e-mail, eu coloquei o arquivo do layout no link abaixo para que você possa visualizá-lo melhor com o Sketchup e também para que caso algum amigo queira colaborar.
http://www.4shared.com/file/11948922/fff56e99

Abraços
Emílio
PS: Não se esqueça de deixar um cantinho para a churrasqueira. Talvez possamos fazer um encontro do GDM na futura marcenária. rsrsrs
Avatar do usuário
fernandafusco
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 01 Mar 2007, 19:14
Cidade: Piracicaba/SP
Idade: 44

Layout - Marcenaria

Mensagem por fernandafusco » 10 Mar 2007, 10:09

OI Emilio!

Muito Obrigada pelo Layout ficou muito legal, achei bem bacana o programa já baixei ele e já tô tentando desenhar algumas coisa. Acho que não vou ter problema com espaço nesse baracão, pelo menos não no começo, aparentemente está tudo em seu lugar....muito bacana mesmo. Valeu!!
Com relação a churrasqueira eu esqueci de te dizer mas a parte de trás inicialmente será destinada a ela com certeza...rsrsrsrrs
Obrigada
Maria Fernanda
Maria Fernanda
Amando
GDMista
GDMista
Mensagens: 361
Registrado em: 26 Mai 2006, 14:17
Cidade: Palmas - Tocantins
Idade: 75

Layout - Marcenaria

Mensagem por Amando » 10 Mar 2007, 15:33

Oi Emilio, saudações.
Formidável esta sua orientação sobre SketchUP, mas não estou conseguindo fazer download dos tutoriais, tem como me ensinar o caminho das pedras ?
Senão toda hora que quiser aprender tenho que estar on-line...é assim mesmo ?
Um fraterno abraço,
Amando José
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina - Cora Coralina _
Avatar do usuário
Emilio
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1038
Registrado em: 26 Set 2005, 00:22
Cidade: São José dos Campos - SP
Idade: 72

Layout - Marcenaria

Mensagem por Emilio » 10 Mar 2007, 19:52

Olá Fernanda,

Fiquei contente de vc ter gostado do layout "inicial". Digo inicial porque é importante que você teste outras opções até que tenha certeza do que quer.
Boa sorte com o Sketchup, você verá que é um programa muito bom e descomplicado para o nosso tipo de uso.

Armando,
Para baixar os vídeos de treinamento, basta vc ir em Help -> Self-Paced Tutorials -> Get more Tutorials.
Você pode também baixar os vídeos no seguinte link: http://sketchup.google.com/sptutorials.html .
Uma procura por tutorials e sketchup no Google, vai aparecer muita informação.

Abraços
Emílio
Amando
GDMista
GDMista
Mensagens: 361
Registrado em: 26 Mai 2006, 14:17
Cidade: Palmas - Tocantins
Idade: 75

Layout - Marcenaria

Mensagem por Amando » 11 Mar 2007, 06:52

Valeu amigo Emílio, obrigado.
Eu havia estado neste endereço para baixar os tutoriais, mas a opção download á direita não estava habilitada e não permitia. Após sua orientação, elas ficaram em destaque e pude completar o que queria, sua intervenção foi providencial, acredito é lógico numa estranha coincidência, mas que valeu, valeu.
Um abraço agradecido.
Amando José
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina - Cora Coralina _
Avatar do usuário
Emilio
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1038
Registrado em: 26 Set 2005, 00:22
Cidade: São José dos Campos - SP
Idade: 72

Layout - Marcenaria

Mensagem por Emilio » 11 Mar 2007, 13:14

Armando,

Qulquer coisa tamo aí...

Abraços
Avatar do usuário
Cavenaghi
Membro
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 10 Abr 2006, 13:35
Cidade: Americana
Idade: 52

Layout - Marcenaria

Mensagem por Cavenaghi » 15 Mar 2007, 18:38

Prezada Maria Fernanda

Outro local para curso é no Senai em Americana:

ESCOLA SENAI PROF. JOÃO BAPTISTA SALLES DA SILVA
Endereço: AVENIDA BRASIL, 2801
Bairro: PARQUE RESIDENCIAL NARDINI Cidade: AMERICANA
Estado: SP CEP: 13465-000
DDD: 19 FAX: 3461-7471 Telefone: 3461-9811
E-mail: senaiamericana@sp.senai.br

Cursos oferecidos:
Construção de móveis - Complementar
Construtor de móveis - Básico
Marcenaria - Hobby
Projeto e execução de móveis sob encomenda


Outra opção é a Traço Bizarro que possui o curso de "Desenho de Mobiliário", eis o escopo do curso da Bizarro:
"Aprenda a ilustrar projetos em axonometria e perspectiva de quartos planejados, cozinhas planejadas e móveis em geral. Utilize técnicas artísticas obtendo o máximo em qualidade de acabamento, para a apresentação do seu projeto ao cliente e elaboração da planta para a marcenaria. Duração aproximada de seis meses, com aulas semanais de três horas."

Estudo na Bizarro no curso de "Desenho de automóveis e de produtos".

Segue dados da escola:
19 3462 6815
Rua Alvaro Ribeiro 331
www.tracobizarro.com.br

Tenha um bom dia
Nilton César Cavenaghi
http://cavenaghimarchetaria.artelista.com
http://cavenaghi.artelista.com
Skype: nilton_cavenaghi

Seja Justo, independente da situação.
Soyez Juste, indépendamment de la situation.
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Layout - Marcenaria

Mensagem por Ari » 17 Mar 2007, 17:38

Amigos!

Eu não sei se ainda há tempo mas encontrei esta ilustração com um bom layout de marcenaria.

Imagem

Clique para ampliar!!

Bração

Ari
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Iniciando na marcenaria
    por Brunocosta93 » 16 Abr 2023, 11:00 » em Dúvidas gerais
    14 Respostas
    4415 Exibições
    Última mensagem por pontini
    30 Mai 2023, 09:03
  • Vendo marcenaria completa
    por Guido Filho » 01 Mar 2023, 13:49 » em Vendas e Compras
    0 Respostas
    4414 Exibições
    Última mensagem por Guido Filho
    01 Mar 2023, 13:49
  • WORKSHOP RJ - Vivência em Marcenaria
    por Hmniteroi » 12 Abr 2022, 17:22 » em Dúvidas gerais
    1 Respostas
    1358 Exibições
    Última mensagem por Marluce
    26 Abr 2022, 18:57