CarpintariaPrancha para Vão livre

Fórum exclusivo para assuntos relacionados a trabalhos de Carpintaria.
rodson
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 02 Ago 2011, 09:50
Cidade: sumare
Idade: 42

Prancha para Vão livre

Mensagem por rodson » 07 Jun 2013, 20:39

Boa noite a todos,
Acompanho o fórum a um bom tempo e já aprendi muito aqui. Gostaria de pedir a opinião dos mais experientes em carpintaria. Tenho que construir um edicula no fundo de casa e seria da seguinte forma: um telhado de uma água de 3 m de profundidade por 7,5m de largura. nestes 7,5m eu iria utilizar uma prancha de garapeira de 30x8. Ai que esta a dúvida sera que esta prancha aguenta o tranco sem flambar.
Qualquer ajuda será muito útil.
Obrigado.
Avatar do usuário
Cid Lessa
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3101
Registrado em: 05 Mai 2008, 18:27
Cidade: Florianopolis/SC
Idade: 50

Prancha para Vão livre

Mensagem por Cid Lessa » 07 Jun 2013, 20:48

Opa! :D

A construção é de alvenaria ou madeira?
Se for alvenaria, pq não faz uma viga na frete e atrás na altura já para dar queda e "senta" os caibros de 5 x 10 nesses 3 metros?
Ou a queda é de 7,5 metros?
rodson
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 02 Ago 2011, 09:50
Cidade: sumare
Idade: 42

Prancha para Vão livre

Mensagem por rodson » 08 Jun 2013, 04:04

A construção é de madeira, no muro dos fundos vai uma viga parafusada que é a parte alta do telhado, então na frente eu tenho dois pilares de alvenaria com a distancia de 7,5m. É ai que esta meu medo, colocar uma viga de 30cm x 8cm neste vão de 7,5m, será que aguenta sem problemas?
Avatar do usuário
igao
GDMista
GDMista
Mensagens: 442
Registrado em: 18 Jan 2013, 15:43
Cidade: ituiutaba mg
Idade: 43

Prancha para Vão livre

Mensagem por igao » 08 Jun 2013, 10:10

ja fizemos varanda com viga de 7,5 mt de garapa so que o vao livre mesmo era de 6,70 m,usamos uma de garapeira como voce disse aqui chamamos de garapa na medida de 8x30 e usamos outra de peroba e montamos todo telhado em cima e colocamos a telha antes de colocar a madeira em cima e as telhas, medimos a altura dela do chão,e depois de pronto medimos de novo e posso te dizer que ela tinha uma curva que colocamos pra cima,e com todas as telhas em cima ela abaixou uns 9mm e a peroba abaixou uns 14 mm,mas isso ja faz um ano e esta lá numa boa e nao empenou,seu vao e um pouco maior mas na minha opiniao aguenta sim

suas vigas que irao sobre ela e curta apenas 3m essa que montamos as vigas sao de 8mm por isso tivemos que colocar duas longarinas pra dividir no comprimento

por exemplo voce usará umas 11 vigas de 3m se for usar ripão e se for usar ripa usará umas 13 ou 14
e muito pouco peso para a longarina

acredito que aguenta sim...

vamos esperar o que a turma aqui diz

o rocco logo aparece ai e mais alguns da carpintaria e construção
o saber não ocupa espaço...
Avatar do usuário
Probst
GDMista
GDMista
Mensagens: 438
Registrado em: 19 Mar 2013, 01:58
Cidade: Curitiba/Pr
Idade: 67

Prancha para Vão livre

Mensagem por Probst » 08 Jun 2013, 18:41

Não esquecer de levar em consideração o tipo de telha a ser usada, telhas de barro não esmaltadas, tendem a ficar mais pesadas com chuva, se for telhas de fibrocimento, são mais leves e vai menos madeira


abs
José Roberto
Avatar do usuário
pingabobrao
Membro
Membro
Mensagens: 41
Registrado em: 17 Mar 2013, 11:44
Cidade: Ribeirão Preto
Idade: 43

Prancha para Vão livre

Mensagem por pingabobrao » 08 Jun 2013, 19:07

Peguei um serviço esta semana e com ele um telhado de uma agua, sendo o vão de 6 metros e a agua do telhado de 7.50 metros, como a emenda iria ficar em cima da vigota, o que ela iria empenar pois é muito dificil achar madeira seca, decidimos fazer de concreto, não vai ficar mais bonita do que se fosse madeira, mas vai ficar firme sem ter o problema de selar no futuro.

Caso opte por madeira, pode fazer um suporte em baixo de ferro, tipo uma mao francesa detalhada dos 2 lados unidos pelo meio, fica muito bonito e funcional e ainda nao deixa a madeira empenar.

Pode-se usar tambem uma barra de ferro em H igual a imagem abaixo ou mesmo todo fechado

Imagem

Mas acho tambem esperar os experts no assunto.

abraço
rodson
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 02 Ago 2011, 09:50
Cidade: sumare
Idade: 42

Prancha para Vão livre

Mensagem por rodson » 09 Jun 2013, 00:16

Eu vou utilizar a telha de barro portuguesa, estou pendendo a utilizar a madeira, como o pessoal falou apesar do vão ser de 7.5m a profundidade do telhado é de 3m, as vigas serão de 3,4m aproximadamente devido a queda.
Avatar do usuário
pingabobrao
Membro
Membro
Mensagens: 41
Registrado em: 17 Mar 2013, 11:44
Cidade: Ribeirão Preto
Idade: 43

Prancha para Vão livre

Mensagem por pingabobrao » 09 Jun 2013, 10:08

Em minha cidade não há vigas maiores do que 6mts, pelo menos eu nao sei onde tem delas.

abraço
Avatar do usuário
donga
GDMista
GDMista
Mensagens: 1056
Registrado em: 05 Ago 2009, 19:01
Cidade: Maricá/RJ
Idade: 50

Prancha para Vão livre

Mensagem por donga » 09 Jun 2013, 10:56

Nunca fiz nada com garapeira, aqui no Rio agente usa muito maçaranduba e se você colocar uma viga no meio desses 3 metros não cela, mas se não quiser colocar vai ter que fazer uma coluna no meio dos 7,5 pra dar mais segurança!
Na minha casa a varanda da frente ficou com 10m X 3,5m, coloquei 3 colunas de alvenaria (a da esquerda não aprece na foto) e apoiei 2 peças de 8X30 (na frente) e mais 2 peças de 8X20 no meio dos 3,5m.
Ficou assim:
Imagem
Marcelo Donga - Maricá-RJ

"A vida só é dura pra quem é mole"

Pau na serra!!
rodson
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 02 Ago 2011, 09:50
Cidade: sumare
Idade: 42

Prancha para Vão livre

Mensagem por rodson » 11 Jun 2013, 19:28

É pessoal, acho que vou fazer do jeito que o donga falou, vou colocar 3 colunas de alvenaria na prancha de 7.5m, pelo menos vou ter a certeza que vai ficar seguro, a coluna do meio vai me encher o saco, pois a área já esta pronta ( é uma reforma para substituição de um pergolado por esta cobertura), mas se for para não ter mais dor de cabeça, vai valer a pena.
Pessoal, obrigado pelas opiniões. Este fórum é realmente nota 10!!
Avatar do usuário
aditiro
Membro
Membro
Mensagens: 43
Registrado em: 29 Jan 2013, 13:29
Cidade: Blumenau/SC
Idade: 48

Prancha para Vão livre

Mensagem por aditiro » 12 Jun 2013, 10:18

O que vc quer é algo parecido com esta imagem?

https://docs.google.com/file/d/0BxaJX8j ... sp=sharing
Adilson Tironi
Zé Alexandre
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 01 Ago 2013, 04:51
Cidade: Brasília
Idade: 59

Prancha para Vão livre

Mensagem por Zé Alexandre » 15 Ago 2013, 21:43

Meu caro, cada madeira tem capacidade distinta.
Uma viga de 30x8 de vão livre 7,5m não é fraca.
Determinadas madeira não vão sofrer empenos, outras vão.
Se está na dúvida, e sua área está pronta, faça o seguinte:
Antes de colocar a coluna no meio de alvenaria, ela poderia ser de madeira ?
Se sim, vc pode montar o telhado sem ela, na prática se empenar, aí vc coloca a coluna. Levanta o meio com um macaco hidráulico e coloca a coluna do meiio.
Para isto é simples, e não precisa fazer buracos no piso.
Basta fazer um furo com furadeira de porte, com broca para um vergalhão de 2,00 cm de diâmetro. Faça o furo, coloca o ferro, ficando uma ponta pra fora do piso acabado em uns 3,0 cm.
Faça o furo na base da viga, levanta o telhado e desça o esteio sobre o furo. corte este esteio de modo a ficar rente na parte de baixo dessa viga de 30x8.
Pronto, esta coluna não sofrerá torção, ela nao sairá do lugar. Seu carpinteiro saberá fazer isso.

Mas será desnecessário. Uma viga de 30x8 de boa madeira suporta o peso.
Os caibros de 15x5 de metro em metro serão suficentes. Use ripão 3x5 e durma sossegado.

Montei um telhado com caibros para vão livre de piso de 4,00m madeira 15x5, não empenou nada. Os espigões ficaram com 7,0m usei 20x7 não empenou nada, telha de cimento.
Madeira: Tuturubá.

Boa sorte.

Abraço.

Zé Alexandre
Responder