Dúvidas geraisDiferença entre compensado naval e...

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Avatar do usuário
Negrallu
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 15 Mai 2013, 23:40
Cidade: SOROCABA/SP
Idade: 53

Diferença entre compensado naval e...

Mensagem por Negrallu » 22 Mai 2013, 22:25

Perguntinha: Qual a diferença entre compensado naval e virola? Fiquei com essa duvida pq na execução do meu primeiro projeto, comprei a chapa e contratei serviço de corte, mas fiquei decepcionada com a qualidade do material (a madeira que recobria a chapa era muito clara e mole), bem diferente do que havia imaginado. Questionado, o vendedor me disse que existem muitas variedades de "virola", mas não me explicou as diferenças. Li a respeito no site mas a duvida continua. Agradeço desde já pela ajuda.

Grata,
QUEROMUITOVIRAROJOGO
Avatar do usuário
igao
GDMista
GDMista
Mensagens: 442
Registrado em: 18 Jan 2013, 15:43
Cidade: ituiutaba mg
Idade: 43

Diferença entre compensado naval e...

Mensagem por igao » 23 Mai 2013, 10:25

negralu,meu pai mexe com caminhão e sempre se usa compensado naval,e te digo que a colagem dele entre uma lamina e outra e muito resistente,mas o virola e o tal de sumaúma eu acho muito fraco,usei deles esses dias e qualquer coisa eles soltam,a lamina de cima e o virola tem um acabamento pessimo.

um melhor que tenho visto aqui para moveis e um tal de curupixá,tem um belo acabamento

agora sobre colagem qualidade das laminas entre uma camada e outra o naval e o melhor
o saber não ocupa espaço...
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Diferença entre compensado naval e...

Mensagem por Ari » 23 Mai 2013, 10:37

Lú, como vai?? Bem vinda ao GDM e como sempre, estamos lamentando por sua carteira.... Logo você vai ver por que...


Como o nosso Igao falou, o compensado naval é bastante mais resistente que os convencionais. A madeira usada nas folhas prensadas e o adesivo que une as folhas fazendo a placa são muito melhores.

Isso faz do compensado naval a madeira ideal para os trabalhos que exijam mais durabilidade e que mais resistentes a ação da água como móveis para cozinha, banheiro etc. O que não quer dizer que ele sirva somente pra isso. É um pouco mais caro mas serve para qualquer aplicação. Tá vendo por que lamentamos por sua carteira??? :D :D :D :D

Um abração, seja bem vinda e usufrua de nossa hospitalidade!!!

Ari
Avatar do usuário
Marcelo Aranega
GDMista
GDMista
Mensagens: 199
Registrado em: 25 Dez 2012, 19:29
Cidade: SÃO PAULO
Idade: 56

Diferença entre compensado naval e...

Mensagem por Marcelo Aranega » 23 Mai 2013, 11:17

Bom dia Negrallu , tudo bem contigo...?

Segundo o que eu aprendi, o proprio nome " Compensado Naval" é derivado da época do império e era para designar

chapas de compostos amadeirados de resistencia mais forte que o normal para uso em embarcações (Pesqueiros em geral)

Estes são muito mais resistentes tanto na colagem, quanto na prensagem e são fabricados visando resistir a pressão excessiva e a umidade...

Virola é um tipo de aglomerado que só seve para trabalhos leves, e que não precisem de acabamento mais fino... geralmente indicados para caixas de transporte de peças leves... fundos de armários entre outros...

são péssimos para determinadas coisas pois não tem muita resistencia a quase nada...

Abração :D :D :D
Sucesso sempre... Sorte Sempre... Trabalho Sempre... o resto principalmente erros so de vez em quando para aprender ... Enfrentando a vida e brincando com a morte... to aprendendo... Abraços a todos
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Diferença entre compensado naval e...

Mensagem por rocco » 23 Mai 2013, 11:44

compenssado naval e ou maritimo, deve haver alguma diferença, pois são vendidos com essa separação, agora deve tar havendo alguma confusão
pois o sumauma é da classe do comum, o virolinha naval, tem um versão melhor e mais cara, que é de cedrinho, entre no sit da Léo, va na seção
de compenssados e veja os naval, nas versões e preços, e como sempre de uma olhada na pagina oficial de entrada do GDM, la tambem tem
uteis e necessarias explicações, sobre compenssados.

mas que os danados ja num são mais fabricados com a mesma qualidade de outrora, isto garanto que num são.

rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Diferença entre compensado naval e...

Mensagem por Marcao » 23 Mai 2013, 17:50

Mais um detalhe, geralmente compensado "normal", 15 mm, tipo sumauma/virola/paricá etc, eles tem entre 7 a 9 camadas ja os navais de 11 a 13 camadas.


Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
marciocrm
Banido
Banido
Mensagens: 2644
Registrado em: 24 Out 2010, 02:18
Cidade: Brasília/DF
Idade: 48

Diferença entre compensado naval e...

Mensagem por marciocrm » 23 Mai 2013, 18:17

igao escreveu:o tal de sumaúma eu acho muito fraco,usei deles esses dias e qualquer coisa eles soltam,a lamina de cima e o virola tem um acabamento pessimo.
Percebi a "fraqueza" da cola entre chapas do sumaúma.
Então não era coisa da minha cabeça. Valeu!
Usuário banido por transgredir os itens 1, 2, 9 e 10 das Condições de Uso desta comunidade.
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Diferença entre compensado naval e...

Mensagem por Marcao » 23 Mai 2013, 18:32

marciocrm escreveu:
igao escreveu:o tal de sumaúma eu acho muito fraco,usei deles esses dias e qualquer coisa eles soltam,a lamina de cima e o virola tem um acabamento pessimo.
Percebi a "fraqueza" da cola entre chapas do sumaúma.
Então não era coisa da minha cabeça. Valeu!
Há controversa, depende da regiao que esse compensado foi fabricado, isso é muito importante, nao sao todos :D


Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Gasparotto
GDMista
GDMista
Mensagens: 773
Registrado em: 13 Jun 2010, 17:28
Cidade: Brasília (DF)
Idade: 71

Diferença entre compensado naval e...

Mensagem por Gasparotto » 23 Mai 2013, 21:19

Negrallu,

Você já viu que os marmanjos estão todos assanhados para se amostrar :P
Todos esses nomes mencionados são das madeiras das quais as placas são feitas. Como nas ferramentas existem fabricantes sérios e os picaretas. Então não adianta dizer que tal compensado é o melhor se não estiver disponível na sua região. Agora se o Marcão, o rei do compensado, disser que o compensado da madeira tal, do fabricante tal é bom, aí até o Rio Sorocaba para. :rindo: :rindo:

O tal de compensado naval é apenas um tipo de fabricação que deveria ser melhor e já utilizam a palavra com segundas intenções justamente para dar uma impressão de mais resistente. Se o fabricante for vagabundo, o compensado dele também vai ser vagabundo.

Aqui no Brasil fazem bons compensados, para exportação. Para nós sobra o rebotalho vendido com preços de primeira. :>:

[]
Imagem
Avatar do usuário
igao
GDMista
GDMista
Mensagens: 442
Registrado em: 18 Jan 2013, 15:43
Cidade: ituiutaba mg
Idade: 43

Diferença entre compensado naval e...

Mensagem por igao » 24 Mai 2013, 10:32

na verdade como disse o marcão

o marcio mora em brasilia ,e pelo jeito os que vendem por la sao ruins a colagem muito mal feita,como os daqui

ja o marcao mora em sao paulo ,as vezes os que chegam por la sao melhores,na verdade aqui em minas gerais
eles compram de uma distribuidora que tem na cidade de uberaba,outra hora compram do paraná ou santa catarina

mas o melhor que vem por aqui mesmo o tal de curupixá,tem boa colagem e um acabamento otimo

ja vi por aqui tambem em carpintarias de carroceria,um compensado muito bom da empresa celplac la de guarapuava no paraná,ele nao e o naval mas e bem parecido,dizem que é usado nele uma cola fenolica,os cara aqui o chamam de (compensado cola fenaz) te digo por experiencia propia desse aqui

temos um caminhao com grade de puxar soja,e essa grade era revestida com o cola fenaz esse que to dizendo,e ele durou aproximadamente 15 anos e de vez em quando meu pai esquecia de colocar a lona e ele levava chuva,tiramos ele agora em fevereiro,e ainda tem algumas partes que da pra aproveitar ele e muito bem colado e prenssado

agora em resistencia... hunnnnnn o naval e show de bola
o saber não ocupa espaço...
msmith1701
Banido
Banido
Mensagens: 1503
Registrado em: 15 Out 2007, 23:03
Cidade: São Paulo
UF: SP
Idade: 50

Diferença entre compensado naval e...

Mensagem por msmith1701 » 24 Mai 2013, 12:48

Acabei de fazer uma cozinha de compensado naval de virola, por especificação do arquiteto a parte interna do móvel ficou aparente somente com seladora aplicada.

Comprei oito chapas e vieram do estoque da Leo e miolo com qualidade meia boca, apesar do preço e com a capa clara, havia esquecido de umas peças e pedi mais duas chapas, veio da loja, uma qualidade um pouco melhor do miolo e capa muito escura, precisei fazer uma modificação, pois o cliente mudou a geladeira do projeto inicial, as novas chapas vieram com uma qualidade do miolo intermediaria e uma capa com a cor tb intermediária, sorte é que essa leva foi revestida com formica.

Uma coisa era comum em todas todos os miolos apresentavam falhas, eram três fabricantes diferentes e os três de qualidade ruim, o preço alto só posso atribuir a cola, pois já usei compensado de virola comum melhores. Sobraram pedaços dos três vou fotografar e postar aqui e vou coloca-los na agua junto com uns normais pra ver o que acontece.

A coisa só melhora mesmo se vc partir pro naval de cedrinho, mas mesmo assim não temos nada comparado aos compensados americanos.

Minha prancheta, feita pelo meu pai e por mim há uns 15 anos é de compensado Edaí, quando resolvi cair de cara na marcenaria essa era minha referencia de compensado, qdo fui procurar o vendedores nem sabiam do que eu estava falando.

Já vi compensado gringo de embalagem melhor que os nossos para moveis.

Mauricio
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Diferença entre compensado naval e...

Mensagem por Marcao » 24 Mai 2013, 17:49

havia esquecido de umas peças e pedi mais duas chapas, veio da loja, uma qualidade um pouco melhor do miolo e capa muito escura
Tai uma coisa que eu ficou muito pdavida, nao tem jeito mesmo dessas empresas fazerem um compensado que fiquem igual, ta certo que madeira é madeira, mas muito tempo atras usei muito "refugo" de Eidai comprado na Coama, praticamente era impossivel de vir alguma chapa que nao fosse da mesma qualidade e tonalidade, hoje a Eidai faliu o mudou do Brasil, sinto falta desse compensado... :( :(


Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Diferença entre compensado naval e...

Mensagem por rocco » 24 Mai 2013, 18:36

Mauricio, ja falei por aqui, mas num custa repetir ja possui barco de compenssado maritimo, isto ha uns 30 anos atraz, ficava dentro dagua, no sol,
quando o guardava a no inverno, ficava no quintal, sol e chuva, chegava a primavera ia pro rio, depois de uns 5 anos nesta vida, e olha que o
comprei de segunda mão, vendi em perfeitas condições, ai comprei uma carretinha, pra levar o novo barco de fibra, e no fundo desta carreta,
forrei com compenssado maritimo e com a sobra tampo de mesa, tão bom até hoje.


ha uns 2 anos comprei o dito naval de virola, pua bela porcaria
tudo de hoje em dia é pior, só melhorou os filmes.


rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Avatar do usuário
Negrallu
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 15 Mai 2013, 23:40
Cidade: SOROCABA/SP
Idade: 53

Diferença entre compensado naval e...

Mensagem por Negrallu » 24 Mai 2013, 23:10

Amigos, obrigada pelas explicações. De agora em diante nada da tal virola daquele forncedor (não digo o nome pra não ser processada) e da próxima vez vou eu mesma escolher as chapas.

Bom final de semana a todos.
QUEROMUITOVIRAROJOGO
msmith1701
Banido
Banido
Mensagens: 1503
Registrado em: 15 Out 2007, 23:03
Cidade: São Paulo
UF: SP
Idade: 50

Diferença entre compensado naval e...

Mensagem por msmith1701 » 24 Mai 2013, 23:43

Aqui estão os três compensados de virola naval da Leo,

Imagem
Imagem

Ainda não coloquei-os na agua, pra semana que vem que vou estar lá a semana toda pra acompanhar o processo.

Abs,
Mauricio

Obs. de certo modo ainda bem que não encontramos mais os Eidai, procurando o que aconteceu com a empresa encontrei isso

http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Not ... -abandona/

Ou seja a madeireira usava em sua maioria madeiras ilegais para a produção dos seu compensados e quando se comprometeu a parar com isso o negócio deve ter se tornado inviável, melhor compensado porcaria que arvores derrubadas indiscriminadamente.

Manejo sustentável existe, mas custa caro, já vi mapas de derrubadas de arvore e conheci pessoas responsáveis por esse trabalho, mas é uma minoria, mas não me incomodaria de pagar mais caro por algo melhor e de origem certificada.
neptuno
GDMista
GDMista
Mensagens: 2962
Registrado em: 12 Out 2008, 18:11
Cidade: Embu/SP
Idade: 79

Diferença entre compensado naval e...

Mensagem por neptuno » 25 Mai 2013, 08:33

Mauricio, isso daí não me parece verdadeiro compensado naval, pois tem poucas camadas. Parece que hoje chamam de "Naval" qualquer coisa que é colado com cola a prova de humidade.

Quando fiz a minha casa, ha 35 anos atrás, usei nos armários somente um compensado naval de pinho do Paraná, ele tem muitas camadas finas, é super estável. Nunca mais vi para comprar aquele material, ainda tenho uns pedaços aqui, que eram prateleiras de uma despensa que reformei.

Pedro
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Diferença entre compensado naval e...

Mensagem por Marcao » 25 Mai 2013, 17:47

Realmente esses nao parecem serem os compensados navais, pelo que sei e na epoca que usava eles tinham 11 capas, e esses dai tem 9... as laminas eram mais finas...


Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
hmorettin
Membro
Membro
Mensagens: 39
Registrado em: 17 Ago 2009, 13:11
Cidade: Sumaré
UF: SP
Idade: 40

Diferença entre compensado naval e...

Mensagem por hmorettin » 29 Mai 2013, 10:24

Pessoal.
Aproveitando o tópico (ao ler as respostas dos mestres, me surgiu uma dúvida e fui pesquisar nos tópicos antigos sobre a diferença entre o naval e o sarrafeado.

Encontrei este aqui: virola-x-sarafeado-x-naval-t18916.html e um trecho da mensagem do Carlão (primeira resposta do tópico) ficou na minha cabeça ao ler onde ele diz "...agora se corre o risco de receber umidade, vá de naval. não precisa ser sarrafeado não."

A dúvida é a seguinte:
Para áreas úmidas é melhor o sarrafeado ou o naval?

Abraços.
Heitor
Avatar do usuário
carlão jacarei
GDMista
GDMista
Mensagens: 566
Registrado em: 21 Ago 2011, 22:31
Cidade: jacarei / sp
Idade: 60

Diferença entre compensado naval e...

Mensagem por carlão jacarei » 29 Mai 2013, 10:56

Heitor, sarrafeado é um tipo de compensado que utiliza sarrafos colados entre sí e revestidos por capas de laminas de madeira. esse é mais caro.
já o naval, utiliza varias laminas de madeira, com sentido de veios alternados, colados e prensados com resina naval.
Há quem diga que o sarrafeado é um pouco mais resistente e não empene, por isso é mais usado em grandes portas de armários por exemplo.
O Marcão gosta muito de utilizar o compensado sarrafeado, quem sabe ele de mais detalhes pra você.
Eu já gosto de trabalhar com o compensado naval em ares sujeitas a umidade, como gabinetes inferiores de cozinhas, armários de banheiro e lavanderias.
abração pro ce!
Avatar do usuário
hmorettin
Membro
Membro
Mensagens: 39
Registrado em: 17 Ago 2009, 13:11
Cidade: Sumaré
UF: SP
Idade: 40

Diferença entre compensado naval e...

Mensagem por hmorettin » 29 Mai 2013, 14:32

Obrigado pela resposta.
Mas encontrei aqui o sarrafeado 1 real mais caro do que o naval.
Heitor
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Diferença entre compensado naval e...

Mensagem por Marcao » 29 Mai 2013, 17:48

hmorettin escreveu:Obrigado pela resposta.
Mas encontrei aqui o sarrafeado 1 real mais caro do que o naval.
Heitor
Eu so uso compensado sarrafedo de 18 mm para fazer portas, a estrutura compensado de 15 mm laminado, esse que voce encontrou com diferença de 1 real seria o de 15 mm nao é?

Detalhe, eu nao sei porque, alguns clientes que ja visitei, notei que os moveis um tanto antigo, tipo 15 anos ou mais , confeccionados totalmente com compesando de 15 mm sarrafeado, 60% deles, tinham cupim, devo acreditar que esse tipo de compensado nao foram imunizados, tá certo que esse papo de ser imunizado dever so ser no carimbo mesmo, talvez nem isso ele estao fazendo mais.


Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Diferença entre compensado naval e...

Mensagem por rocco » 29 Mai 2013, 19:08

paizão se falou 15 anos ou mais, me parece que a garantia é de 10 anos, então exedeu e os cupins tambem precisam viver, senão num vais ter serviço,
pois se todo mundo fosse igual eu, que uso as coisas até acabar e sempre dou um geitinho de prolongar.....


rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
msmith1701
Banido
Banido
Mensagens: 1503
Registrado em: 15 Out 2007, 23:03
Cidade: São Paulo
UF: SP
Idade: 50

Diferença entre compensado naval e...

Mensagem por msmith1701 » 29 Mai 2013, 19:37

Marcão e Pedro,

Realmente o que estão chamando de naval é o compensado com cola resistente a umidade, não existe mais ou pelo menos nunca mais vi compensado com mais camadas os últimos que vi assim tem pelo menos uns 15 a 20 anos e o que se especifica é esse aí mesmo.

Acabamos com parte das florestas indiscriminadamente e agora temos de nos contentar com o que aparece

Um colega até brincou de juntarmos uma turma e importar compensado de qualidade dos EUA, tb tem a possibilidade de pegar uma Lano da vida especificar um compensado e mandar vir um caminhão de Rondônia. A marcenaria do pai de uma amiga comprava direto deles, carreta fechada.

Abs,
Mauricio
Responder