Dúvidas geraisCortar pedra mármore de pia de cozinha

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Avatar do usuário
Adão
GDMista
GDMista
Mensagens: 1012
Registrado em: 26 Fev 2011, 16:49
Cidade: Curitiba/PR
Idade: 53

Cortar pedra mármore de pia de cozinha

Mensagem por Adão » 18 Mai 2013, 19:42

Pessoal, numa recente "caçambada" consegui umas pedras de mármore grandes, dessas que se fazem pias de cozinha... quero cortá-las em peças menores pra mesinhas de churrasco... possuo uma serra mármore Makita NH2Z que adquiri na JNakao e nunca cortei mármore propriamente dito com ela... ultimamente tenho cortado apenas pisos e porcelanatos...

fico na dúvida se o disco usado pra esse serviço será compatível com o mármore mais duro, pois a espessura é grande, cerca de 5cm...

Qual disco vocês recomendariam pra cortar essas pedras grossas?

Obrigado. :D
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Cortar pedra mármore de pia de cozinha

Mensagem por rocco » 18 Mai 2013, 20:44

Adão, tem leis pra num fazer o corte a seco, e na refrigeração num basta só agua no disco, o ideal é fazer o corte bem molhado, a gente costuma
ou faiz a olho ignorando, ou leva no marmorista que presta serviços e tem maquinario apropiado, vai no buteco e toma umas enquanto ele faiz
o mais ruim, evitando ficar ao alcance da poeira, que pode mandar teus pulmões pra cucuias e morre com a grana necessaria, nesta espessura
o disco e potencia apropiada, pra fazer um serviço decente, num sei se compensa, ja começamos a falar em maquinas de bancada as razoaveis começam
em 5.000 reais.

to pra assentar um porcelanato, e o custo que eles cobram, pra cortar, to quase comprando uma tt 200 em da norton, sou meio obcecado
com perfeição e num aceito o corte das manuais, a menos que fiquem escondidos debaixo do rodapé e tambem num aceito o rodapé
mal cortado, igual o mdf, que se vai por a fita de bordo e aparece as lasquinhas da lamina de serra ruim.



rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Avatar do usuário
marcos leitao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7749
Registrado em: 26 Set 2011, 21:13
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 59

Cortar pedra mármore de pia de cozinha

Mensagem por marcos leitao » 18 Mai 2013, 20:51

Adão,

Para cortar pedra, você está com uma boa máquina, pode relaxar.

Compre discos de qualidade, neste seu caso específico, dê preferência a discos com refrigeração líquida (áqua), pois além de refrigerar ele não faz poeira.

Cortar mármore com makita, o segredo é cortar aos poucos, não tente fazer cortes fundos, pois pode travar o disco e causar acidentes.

Faça um corte de 0,5 mm por vez usando um gabarito ou régua para te ajudar. Use sempre EPI, preferencialmente com a pedra em uma bancada e não no chão, como muitos fazem.

Lembre-se, é uma máquina perigosa se não a respeitar.
"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay."

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"

http://www.tapelink.com.br
Avatar do usuário
pingabobrao
Membro
Membro
Mensagens: 41
Registrado em: 17 Mar 2013, 11:44
Cidade: Ribeirão Preto
Idade: 43

Cortar pedra mármore de pia de cozinha

Mensagem por pingabobrao » 19 Mai 2013, 16:11

Concordo com o marcos.

Eu costumo instalar pias e corto com a minha makitinha ou a da black&Decker, ambas me servem muito bem, quando é no caso soleiras essas que vão nas portas eu corto a seco mesmo, pois é pequeno o vão, mas nas pias quando preciso retirar algum pedaço maior, utilizo disco à humido, alem de evitar poeira, é mais dificil lascar o marmore.

Tome muito mas muito cuidado com trancos, segure com ambas as mãos a serra.

Quanto ao porcelanato, uso o disco a seco e lasca mesmo, mas para isso eu uso o riscador bem de leve no piso e após passo a serra fora do risco, só na parte que não vou usar, não lasca e o corte fica perfeito.

Para rodapé, corto na riscadora, não lasca em hipotese alguma, a não ser que for um porcelanato de má qualidade, ou o riscador está ruim, o segredo não é forçar para riscar e tem que passar somente uma vez.

Caso o cliente não goste que corte, tem ródapés prontos já com as quinas arredondadas em lojas como leroy.


abraço e boa sorte.
Avatar do usuário
Adão
GDMista
GDMista
Mensagens: 1012
Registrado em: 26 Fev 2011, 16:49
Cidade: Curitiba/PR
Idade: 53

Cortar pedra mármore de pia de cozinha

Mensagem por Adão » 19 Mai 2013, 19:42

Amigos,
obrigado pelas dicas... principalmente quanto aos EPI, que a gente vive "esquecendo pendurado" né :nao: :nao:

Realmente eu nunca cortei nada molhando... mas não achei o kit de refrigeração da Makita... alguém sabe onde encontrar?
Avatar do usuário
pingabobrao
Membro
Membro
Mensagens: 41
Registrado em: 17 Mar 2013, 11:44
Cidade: Ribeirão Preto
Idade: 43

Cortar pedra mármore de pia de cozinha

Mensagem por pingabobrao » 19 Mai 2013, 20:37

Caro, veja primeiramente no seu manual se esta makita pode ter este kit de corte umido.

Abaixo o kit para ela caso possa.

Código: Selecionar todos

http://produto.mercado livre.com.br/MLB-478763587-kit-de-refrigeraco-corte-umido-p-serra-marmore-makita-_JM
OBS: Tire o espaço entre o mercado e livre e cole o link em seu navegador


Caso não possa permitir corte úmido, utilize o Disco Diamantado Turbo igual o modelo abaixo, sempre use marcas boas.

Imagem

Este eu sempre o utilizo para cortar as soleiras como disse acima, a seco ou úmido e é muito bom (utilizo o modelo da foto - Disco Diamantado Básico Turbo Tyrolit)

Caso ao começar o corte o disco dê um pulinhos, passe ele em algum bloco de cimento ou em algum chão com concreto para poder afia-lo.

Abraço
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Cortar pedra mármore de pia de cozinha

Mensagem por rocco » 19 Mai 2013, 20:45

Pingabrobao, tai mais hum da california brasileira.


rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Avatar do usuário
pingabobrao
Membro
Membro
Mensagens: 41
Registrado em: 17 Mar 2013, 11:44
Cidade: Ribeirão Preto
Idade: 43

Cortar pedra mármore de pia de cozinha

Mensagem por pingabobrao » 19 Mai 2013, 20:59

ehehhe verdade rocco tinha visto vários comentários seus mas não havia visto o local eheh

Bom mesmo conhecer alguem da nossa região.

abraço
Avatar do usuário
Adão
GDMista
GDMista
Mensagens: 1012
Registrado em: 26 Fev 2011, 16:49
Cidade: Curitiba/PR
Idade: 53

Cortar pedra mármore de pia de cozinha

Mensagem por Adão » 20 Mai 2013, 11:09

pingabobrao escreveu:Caro, veja primeiramente no seu manual se esta makita pode ter este kit de corte umido.

Abaixo o kit para ela caso possa.

Código: Selecionar todos

http://produto.mercado livre.com.br/MLB-478763587-kit-de-refrigeraco-corte-umido-p-serra-marmore-makita-_JM
OBS: Tire o espaço entre o mercado e livre e cole o link em seu navegador


Caso não possa permitir corte úmido, utilize o Disco Diamantado Turbo igual o modelo abaixo, sempre use marcas boas.

http://www.lidertintas.com.br/image/cac ... 00x500.jpg

Este eu sempre o utilizo para cortar as soleiras como disse acima, a seco ou úmido e é muito bom (utilizo o modelo da foto - Disco Diamantado Básico Turbo Tyrolit)

Caso ao começar o corte o disco dê um pulinhos, passe ele em algum bloco de cimento ou em algum chão com concreto para poder afia-lo.

Abraço
Prezado, obrigado pelas dicas...
Eu tenho esse disco aqui:

Imagem

Informações da JNakao:
Descrição:
Disco Diamantado Turbo;
Diâmetro: 110 mm (4.1/2”);
Utilização: Mármore / Granito - Úmido / Seco;
Aplicação: 4100NS e Todas Serras Mármores.



Será que aguenta cortar um mármore de 5cm de espessura sem kit de refrigeração?

A minha serra mármore não tem o kit de refrigeração e não acho em lugar nenhum pra ela... já estou pensando em fazer um eu mesmo, mas agora estou sem tempo...

Abraço.
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Cortar pedra mármore de pia de cozinha

Mensagem por rocco » 20 Mai 2013, 12:22

Adão, reiterando, cuidado com o pò, minha nova maquina num tem refrigeração, uso uma garrafa pet, furada na tampa, o ruim é que tem de ser em
dois, meu pedreiro teima em usar sózinho, mas no meu serviço num deixo.

nesta espessura, num aconselho, a menos que se tenha experiencia e costume com a maquina, o que se tivesse num estaria perguntando.

o pó segundo o ministério da saude causa doença irreverssivel nos pulmões.


rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Avatar do usuário
pingabobrao
Membro
Membro
Mensagens: 41
Registrado em: 17 Mar 2013, 11:44
Cidade: Ribeirão Preto
Idade: 43

Cortar pedra mármore de pia de cozinha

Mensagem por pingabobrao » 20 Mai 2013, 13:40

Como o rocco disse, não é aconselhavel nesta espessura, mas dá para cortar, desde que vá tirando um pouco de cada vez, e tome cuidado com trancos, se você passar ela em uma linha bem reta, dificilmente dará um tranco, a menos que entorte a mão na hora do corte, vá devagar e sempre, para se fazer um kit, arrume essas mangueirinhas de aquario e conecte na torneira, deixando a torneira semi aberta para sair muito pouca água, agora arrume um arame duro e faça uma pequena curvatura no mesmo, e um encaixe para se preender na makita, agora pegue a mangueirinha e prenda ela neste arame em direção ao corte do disco e pronto ou se quiser peça à alguém segurar a mangueira para você pois quem for cortar tem que estar com as 2 mão na máquina para se evitar acidentes.

abraço
Responder