GDM chegando ao fim!
Prezados amigos GDMistas e visitantes,
dentro de alguns dias, o GDM será tirado do ar por um período indeterminado.
Infelizmente não será possível manter o GDM no ar por mais tempo. Não temos tido recursos para tal.
Deixamos aqui nossos agradecimentos a todos que colaboraram conosco e nos prestigiaram durante estes quase 25 anos do Guia do Marceneiro, principalmente a esta comunidade que sempre nos deu inspiração.
Aqui fizemos grandes amigos, os quais jamais esqueceremos.
Em nossa memória ficarão os grandes momentos que compartilhamos.
Um grande abraço e sucesso a todos!
AdminGDM
Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
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guerton
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- Registrado em: 29 Nov 2011, 13:41
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- Idade: 45
Ola pessoal,
Tenho que fazer uma porta de madeira maciça com encaixe macho e femea procurei aqui no forum não encontrei nada relacionado.
Detalhe, hoje já tenho uma deste tipo...comprei e paguei o olho da cara e a danada ta la toda empenada.....a madeira e angelin
Fico aberto a sugestões.
Obrigado.
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Tec.braulio
- Membro
- Mensagens: 5
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- Cidade: João Monlevade
- Idade: 38
Poste fotos da porta, assim fica mais facil de ajudar.
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jackson1
- GDMista
- Mensagens: 1234
- Registrado em: 29 Mar 2012, 00:45
- Cidade: Florianópolis/ SC
- Idade: 70
Vc está falando da porta mexicana?
Muito bom trabalhar a madeira.
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guerton
- Membro
- Mensagens: 83
- Registrado em: 29 Nov 2011, 13:41
- Cidade: sapiranga
- Idade: 45
Isso mesmo, nem sabia que era esse o nome...srsrsrsrsr
a noite vou posta uma foto, inclusive na parte onde ela empenou......
Quero ver se consigo colocar no lugar dessas travas externas algo interno.... que estabilize a mesma....evitando o empenamento.
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Tonim
- GDMista
- Mensagens: 184
- Registrado em: 24 Mar 2012, 15:23
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Oi, Guerton.
Tenho em casa duas dessas portas, feitas de paraju, uma madeira bastante densa, há vinte anos, e estão inteiras até hoje.
As peças longitudinais são vazadas transversalmente em 3 pontos (base, topo e meio), como uma fura de espiga que atravessa toda a peça; depois de emparelhadas, recebem duas cunhas triangulares (uma inserida em cada extremidade da porta) que se "apertam" entre si, travando as peças.
Será que deu pra entender? Posso tentar um desenho, mas creio que algum colega mais capacitado possa fazer isso mais rápido.
Abraços,
Tonim
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August
- GDMista
- Mensagens: 1070
- Registrado em: 12 Mai 2012, 15:38
- Cidade: sao paulo / sp
- Idade: 65
Tonim escreveu:Oi, Guerton.
Tenho em casa duas dessas portas, feitas de paraju, uma madeira bastante densa, há vinte anos, e estão inteiras até hoje.
As peças longitudinais são vazadas transversalmente em 3 pontos (base, topo e meio), como uma fura de espiga que atravessa toda a peça; depois de emparelhadas, recebem duas cunhas triangulares (uma inserida em cada extremidade da porta) que se "apertam" entre si, travando as peças.
Será que deu pra entender? Posso tentar um desenho, mas creio que algum colega mais capacitado possa fazer isso mais rápido.
Abraços,
Tonim
Guerton :
Também como o colega tenho uma dessas.
Veja se dá para ver o falado pelo Tonim (creio que é mais ou menos isto) :
abração
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jackson1
- GDMista
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muito faceis de fazer amigo, quais as ferramentas de que voce disponibiliza?
O minimo necessario seria uma circular manual, uma de bancada, furadeira, formões e martelo.
Ideal, tupia de coluna que possa ser usada como invertida, circular de bancada, furadeira, formões e martelo, fresa tipo rabo de andorinha para fazer as travas e os encaixes das mesmas, uma fresa reta de 6 mm, uma fresa reta de 12 mm para fazer os encaixes macho e femea das ripas e conhecimento dos veios da madeira para compensar possiveis empenamentos no pano da porta. O resto é só alegria.
no modelo acima tem nececidade de ferramentas estacionárias, é um serviço mais industrial.
Muito bom trabalhar a madeira.
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guerton
- Membro
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- Registrado em: 29 Nov 2011, 13:41
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Tonim e Augusto.
Por isso que minha porta empenou..pois não tem essa trava.
Consegui entender sim, só mais uma duvida: eu preciso colar as peças ou somente as cunhas serão suficientes?
Jackson,
Vou comprar as madeiras prontas somente vou fazer a montagem.
Como sou iniciante estou adquirindo os equipamentos aos poucos, mas tenho quase todos daqueles citados acima.
Obrigado a todos.
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jackson1
- GDMista
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- Idade: 70
Mano véi! toda vez que vc fizer uma montagem dessas, se vc colar as peças uma na outra é melhor, mas atente para cessão circular dos veios observados no topo de cada peça, que deve ser invertido a subsequente para compensar o empenamento, junte tudo com cola e trave tudo entre 6 linhas de 5 X 10 cm e comprima as mesmas com cordas trançadas a cada par de linhas usando um cambão para tensionar as mesmas tudo muito simples e eficiente, veja que estou te orientando no sentido de conseguires chegar ao termino da tua empreitada com um minimo custo em ferramentas, essa é uma tecnica muito antiga que substitui o uso de sargentos, se tiveres alguma duvida posso tentar fazer uns rabiscos e postar, feito isso e seca a cola, abra as canaletas onde serão colocadas as travas trapezoidais tambem coladas e cavilhadas. Cara to conseguindo ver a rusticidade e a rigidez dessa tua porta show de bola.
Muito bom trabalhar a madeira.
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Loukotk
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Srs.,
Aproveitando o gancho do guerton, já que assunto é interessante.
Quando me mudei, a casa já tinha dez de construída, a porta da cozinha estava arrastando no piso. Eu coloquei uma lixa no piso e segurando com os pés, com movimentos de vai e vem, lixei até não raspar no piso.]
Só que o problema voltou e notei, pela folga, o dono anterior já havia lixado antes.
O que gostaria de saber é o seguinte: Dá para desmontar a porta e remontar de nôvo?
Acho que se for lixando, vai acabar abrindo uma fresta na parte de cima....
Eis a folga acima da porta (o espaço no lado da fechadura é quase o dobro em relação ao lado da dobradiça) e o desgaste do piso:
E, tal qual o que August postou, me parece que a porta é atravessado por 3 ripas e no caso da minha porta, com cavilha nas extremidades.
Tenho com dar um aperto nessa porta sem desbastar?
Lourival Takao Konishi
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guerton
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jackson1 escreveu:Mano véi! toda vez que vc fizer uma montagem dessas, se vc colar as peças uma na outra é melhor, mas atente para cessão circular dos veios observados no topo de cada peça, que deve ser invertido a subsequente para compensar o empenamento, junte tudo com cola e trave tudo entre 6 linhas de 5 X 10 cm e comprima as mesmas com cordas trançadas a cada par de linhas usando um cambão para tensionar as mesmas tudo muito simples e eficiente, veja que estou te orientando no sentido de conseguires chegar ao termino da tua empreitada com um minimo custo em ferramentas, essa é uma tecnica muito antiga que substitui o uso de sargentos, se tiveres alguma duvida posso tentar fazer uns rabiscos e postar, feito isso e seca a cola, abra as canaletas onde serão colocadas as travas trapezoidais tambem coladas e cavilhadas. Cara to conseguindo ver a rusticidade e a rigidez dessa tua porta show de bola.
Jackson,
Toda informação e riqueza de detalhes sempre e bem vinda, tanto para mim quanto para os demais aprendizes. se puder exemplificar esse questão do travamento.
Obrigado por ser prestativo.
Até mais.
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jackson1
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certo amigo amanhã durante o dia com tempo farei uns rabiscos fotografo e posto, vc vai entender com certeza e verá como é simples talvez até faça uma maquete e fotografe
to me empolgando
imagina... eu... mestre
kkkkkkkkkk
Farei sim com muita honra.
Muito bom trabalhar a madeira.
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Tonim
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Lourival,
Teoricamente, seria possível tentar sacar as cunhas e substituí-las. Como a porta é cavilhada, essa operação vai ser mais difícil...sei que parece óbvio, mas você checou com cuidado a dobradiça de cima, pra ter certeza de que não cedeu?
Guerton, um detalhe que não mencionei sobre as portas da minha casa é que elas tem as travessas externas (formando um ′Z′), o que reforça bastante.
Infelizmente eu não tenho como fazer fotos, pois não estou em casa no momento.
Abraços,
Tonim
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Loukotk
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Tonim,
A porta é firme como uma ....porta.
Já chequei as dobradiças e a própria porta.
Acho que as ripas estão "escorregando" com o tempo...
Editando:
Quanto às cavilhas, posso meter uma broca e depois colocar uma cavilha maior.
Quando tiver tempo, vou ver se consigo extrair as cunhas.
O meu temor é que as peças esteja todas pregadas na junção macho/fêmea.
Lourival Takao Konishi
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jackson1
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Loukotk escreveu:Srs.,
Aproveitando o gancho do guerton, já que assunto é interessante.
Quando me mudei, a casa já tinha dez de construída, a porta da cozinha estava arrastando no piso. Eu coloquei uma lixa no piso e segurando com os pés, com movimentos de vai e vem, lixei até não raspar no piso.]
Só que o problema voltou e notei, pela folga, o dono anterior já havia lixado antes.
O que gostaria de saber é o seguinte: Dá para desmontar a porta e remontar de nôvo?
Acho que se for lixando, vai acabar abrindo uma fresta na parte de cima....
Eis a folga acima da porta (o espaço no lado da fechadura é quase o dobro em relação ao lado da dobradiça) e o desgaste do piso:
http://www.guiadomarceneiro.com/img_gdm ... 32f217.jpg http://www.guiadomarceneiro.com/img_gdm ... 484756.jpg
E, tal qual o que August postou, me parece que a porta é atravessado por 3 ripas e no caso da minha porta, com cavilha nas extremidades.
http://www.guiadomarceneiro.com/img_gdm ... 2325e1.jpg http://www.guiadomarceneiro.com/img_gdm ... 32adc4.jpg
Tenho com dar um aperto nessa porta sem desbastar?
Amigo! observe no topo da porta se não tem diferença de nivel entre as taboas da porta, ao que me parece essa porta foi cavilhad somente nas taboas das extremidades é correto?
Muito bom trabalhar a madeira.
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Loukotk
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Jackson.
Somente uma cavilha nas extremidades.
A patroa até perguntou se o piso estava inchando..
Mas acho que não, pois a abertura no alto está abertura de 0,5 cm no lado da dobradiça e 1,2 no outro lado...
Vou desbastar as cavilhas do lado da fechadura e improvisar uns clamp com pares de barras roscadas e dar um arrocho.
Isto porque a porta também está raspando no batente quando é fechada.
Se a porta ceder, ótimo. Meto uma frostner pequena e faço umas cavilhas com massaranduba e fim de papo.
Lourival Takao Konishi
-
jackson1
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Loukotk escreveu:Jackson.
Somente uma cavilha nas extremidades.
A patroa até perguntou se o piso estava inchando..
Mas acho que não, pois a abertura no alto está abertura de 0,5 cm no lado da dobradiça e 1,2 no outro lado...
Vou desbastar as cavilhas do lado da fechadura e improvisar uns clamp com pares de barras roscadas e dar um arrocho.
Isto porque a porta também está raspando no batente quando é fechada.
Se a porta ceder, ótimo. Meto uma frostner pequena e faço umas cavilhas com massaranduba e fim de papo.
Muito pouco provavel conseguires resolver dessa forma, pois ao que parece as taboas estão deslizando entre si, então deverás desmontar a porta totalmente e remonta-la usando cola nos encaixes e na trava ( travessa ) prensar bem e esperar secar, nesse interim furar e cavilhar cada peça, mas observe que no topo da porta não poderá ter nenhuma diferença entre as taboas para que a mesma possa ser montada no lugar como fora originalmente.
O segredo dessas portas está justamente na coesão entre as peças, cola mais indicada é a cola poor acho que é assim que se escreve
, serviço de japones, a simples troca de cavilha não resolve, lamento, mas tenho certeza que o amigo consegue e com louvor.
Muito bom trabalhar a madeira.
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Loukotk
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Ok, Jackson.
Vou ver todos os detalhes.
Valeu!
Lourival Takao Konishi
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jackson1
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Muito bom trabalhar a madeira.
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Loukotk
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Interessante....
Aliás, os velhos marceneiros japoneses usam cordas no lugar dos grampos.
Lourival Takao Konishi
-
jackson1
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Louriva! ja observaste se tem diferença no topo superior da porta? Entre as taboas é claro.
Muito bom trabalhar a madeira.
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guerton
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- Registrado em: 29 Nov 2011, 13:41
- Cidade: sapiranga
- Idade: 45
Jackson,
Agora sim, perfeito. Era isso que eu precisava.
Muito obrigado mesmo.
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Lauro
- GDMista
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Lourival, eu tive um problema semelhante ao seu na casa em que morava, e o que estava empenando era o batente, devido a problemas na chumbação quando foi colocado. Verifique o seu, pois o problema pode não estar na porta. Abraços!
Lauro.
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