Dúvidas geraisRefilar fita em mdf laca

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Avatar do usuário
jcastanho
GDMista
GDMista
Mensagens: 586
Registrado em: 12 Out 2007, 19:06
Cidade: São Roque SP
Idade: 59

Refilar fita em mdf laca

Mensagem por jcastanho » 16 Fev 2013, 21:54

Alguem poderia me dar uma dica para refilar fita de borda em mdf laca, estou apanhando aqui, usei dois refiladores e esta tirando a laca, tentei com um pedaço de mdf e também esta acontecendo a mesma coisa, com a lima consegui um resultado um pouquinho melhor, mas ainda assim em alguns pedaços não esta dando certo, no mdf comum faço o refilamento sem problema algum, mas nesse laca não estou acertando, minha esperança é que alguem aqui possa me dar alguma dica de como fazer direito esse refilamento.
Desde já muito obrigado
João
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Refilar fita em mdf laca

Mensagem por rocco » 16 Fev 2013, 22:41

joão, se compra o mdf, laqueado ou voce mesmo laqueia.

a fita de borda, no refilador pelo que sei ela é cortada, nos outros sistemas, é uso de força, contra a superficie dura do laminado, uma inclinada
ja estraga, mas experimente a lamina de estilete de 1 pol, que é dura, uso pra cortar drywal e fazer os topos, to refilando usando a
raspilha.


rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Avatar do usuário
jcastanho
GDMista
GDMista
Mensagens: 586
Registrado em: 12 Out 2007, 19:06
Cidade: São Roque SP
Idade: 59

Refilar fita em mdf laca

Mensagem por jcastanho » 16 Fev 2013, 23:17

Rocco, comprei ja no padrão laca, é apenas uma face em laca, a outra é normal, na parte normal o refilador vai tranquilamente, na parte da laca, noto algumas descascadas na lamina, como precisarei refilar um tampo de uma escrivaninha, estou bem preocupado com esse problema, o ideal é que ficasse sem detalhes, não sei o que esta acontecendo, no lado com laca fica em alguns pontos uma pequena lista, como se tivesse tirado o revestimento, acredito que com o estilete corro até mais risco de arranhar, pensei em algo menos agressivo, que não seja metal, percebi que qualquer raspadinha que der a laca solta, ja levantei a lamina do refilador, mas aí a fita fica alta, se cortar na medida tiro a laca, ta osso de conseguir fazer legal esse refilamento, sei lá, acho que preciso de mais prática com esse material, devo estar errando em alguma coisa.
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Refilar fita em mdf laca

Mensagem por rocco » 16 Fev 2013, 23:30

João, de curiosidade fui na pag da Léo e vi o produto, de um feita comprei o tabaco e vinha com os dois lados iguais, e revestidos, desta vez mandei o
garoto ir compra, e a placa apesar de aparentemente ser igual num veio, protegida pelo filme e to notando que no refilamento, ta facil descascar,
mas no meu caso, to achando que tão precisando afiar a serra.

mas tem hora que a gente tem de acreditar na nossa habilidade, se voce costuma fazer, e fica bom, talvez o defeito, ta na qualidade do material.

se tivesse alguem por perto, possuidor de maquina, que além da colagem, fizesse o bordeamento, seria o caso de fazer num pedaço e comparar.



rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Refilar fita em mdf laca

Mensagem por Marcao » 16 Fev 2013, 23:57

Meu filho Jcastanho, tente, antes de passar a lima, pegue uma estopa poem thiner e passa ela entre a fita e o mdf, depois com cuidado passe a lima mursa, o thiner faz amolecer(a grosso modo) a cola e a fita, e a lima "corre" melhor.


Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
jcastanho
GDMista
GDMista
Mensagens: 586
Registrado em: 12 Out 2007, 19:06
Cidade: São Roque SP
Idade: 59

Refilar fita em mdf laca

Mensagem por jcastanho » 17 Fev 2013, 11:29

Ufa ! acho que consegui, quando o Marcão falou do thiner me caiu a ficha, o que fiz foi o seguinte, antes de refilar passei o thiner, com um pano mesmo, coloquei um pedaço bem fino de papel embaixo do refilador, a fita ficou muito pouco acima da laca, passei uma lixa 320 em angulo 45º com o canto da fita e a laca, alternando com o thiner, alguma reação, que não sei explicar ocorre, que a fita parece ir soldando no mdf, e a junção vai ficando como se fosse uma unica peça, quase não se percebe a fita, é trabalho de formiguinha, ainda mais para 2 tampos de 1,40 X 0,70 cm, mas acho que no final vai compensar ver o resultado.

Muito obrigado Rocco e Marcão pelas dicas.
Gde abraço pra voces.

Aqui a foto do refilador que estou usando
Imagem


E aqui o resultado obtido
Imagem
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Refilar fita em mdf laca

Mensagem por rocco » 17 Fev 2013, 11:37

tai de duvidas vira dicas, Marcão, ve se num se homite mais, num sei se é preguiça, ou falta de saber, vou ver essa de passar o tiner, pois tou
tão acostumado na raspilha, que levo tudo a eito, inclusive a cola que ja ta meia dura.

tai, com isto vamos melhorar nosso refilamento, parabéns Castanho, num teve duvidas em perguntar.


rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
scarvalho
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 25 Jan 2013, 22:32
Cidade: Santa Rita de Caldas
Idade: 38

Refilar fita em mdf laca

Mensagem por scarvalho » 18 Fev 2013, 20:10

Opa Moçada do Gdm tambem trabalhei esses dias com esse MDF Lacca ad que o nosso Amigo Jcastanho citou e tive o mesmo problema ao refilar,usei o estilete de 1 pol e aconteceu de descascar e machucar o beiral da peça!
Acredito que exista um refilador que conte em 45 graus,porque dai nao pegará na chapa!!!
Abrço
Avatar do usuário
Grego1
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 4410
Registrado em: 05 Ago 2012, 21:32
Cidade: sao paulo
UF: SP
Idade: 48

Refilar fita em mdf laca

Mensagem por Grego1 » 19 Fev 2013, 08:58

boa a dica do papel em baixo do refilador -eu tinha o mesmo problema o mes pasado fazendo um armario com laca alto brilho e deu muito trabalho com a fita-eu fiz na seguinte forma:na parte da laca eu coloquei a fita deixando so 1 mm fora e do outro lado ficou a grande sobra da fita que e mais facil de tirar,depois eu limpava com thinner a cola e lixando ate ficar 100%-abraco
Criar e sonhar e sem limites!
Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você.

Imagem
(sou Grego, meu português e melhor do que teu grego! abraço)
Avatar do usuário
ecazeredo
GDMista
GDMista
Mensagens: 397
Registrado em: 20 Nov 2012, 22:08
Cidade: Niterói - RJ
Idade: 46

Refilar fita em mdf laca

Mensagem por ecazeredo » 19 Fev 2013, 14:34

jcastanho,

em um vídeo do Elias Leão que ele mostra como ele tira o excesso de fita de uma peça branco brilhoso.

Acho que a ideia é válida. Só não sei que lâmina é essa que ele usou.

Clique aqui para assistir no Youtube

Abraço,

Eduardo Azeredo
Avatar do usuário
Grego1
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 4410
Registrado em: 05 Ago 2012, 21:32
Cidade: sao paulo
UF: SP
Idade: 48

Refilar fita em mdf laca

Mensagem por Grego1 » 19 Fev 2013, 15:48

ecazeredo escreveu:jcastanho,

em um vídeo do Elias Leão que ele mostra como ele tira o excesso de fita de uma peça branco brilhoso.

Acho que a ideia é válida. Só não sei que lâmina é essa que ele usou.

Clique aqui para assistir no Youtube

Abraço,

Eduardo Azeredo
oi Eduardo eu acho que e o Marcao no video,so que ele ta fazendo esse teste com formica brilhante nao com mdf laca que e muito mais fragil -me acredita e bem mais chato na hora de refilar...abraco
Criar e sonhar e sem limites!
Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você.

Imagem
(sou Grego, meu português e melhor do que teu grego! abraço)
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Refilar fita em mdf laca

Mensagem por Marcao » 19 Fev 2013, 17:07

Trocaram meu nome, e outro acha que sou eu? >:D >:D vao ficar de castigo kkk



Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
eseck
GDMista
GDMista
Mensagens: 2907
Registrado em: 24 Jul 2010, 14:30
Cidade: Porto Alegre / RS
Idade: 77

Refilar fita em mdf laca

Mensagem por eseck » 19 Fev 2013, 19:28

Marcao escreveu:Trocaram meu nome, e outro acha que sou eu? >:D >:D vao ficar de castigo kkk



Marcao

Bem feito, quem mandou assinar Marco Antonio, e não Marcão ou paizão, marco antonio é um ilustre desconhecido
:huhu :huhu :huhu :huhu :huhu :huhu :huhu :huhu :huhu :huhu :huhu :huhu :huhu
Meu blog: Ah! E se falando em madeira... projetos gratuitos em:
http://eseck1.blogspot.com.br/
”Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.”
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"
"Não lamento envelhecer .... é um privilégio negado à muitos ...!"
Avatar do usuário
jcastanho
GDMista
GDMista
Mensagens: 586
Registrado em: 12 Out 2007, 19:06
Cidade: São Roque SP
Idade: 59

Refilar fita em mdf laca

Mensagem por jcastanho » 19 Fev 2013, 20:38

Marcão, pelo menos a troca de nomes foi com alguem tão gabaritado quanto voce, o Elias Leão é outro meste, na minha modesta opinião, aprendi muitas coisas com ele também, voltando ao assunto, agora acredito que peguei um pouco mais o jeito com esse mdf laca, fiz hoje uns tampos e deu certo, mas da trabalho, acho que a dica é esta mesmo, passar o thiner, refilar deixando um pouco alta a fita, e depois chegar com a lixa, fica legal, mas da trabalho, tenho um amigo marceneiro, que qualquer dia vou levar um pedaço para ele refilar, quero ver se aprendo de outra forma, por enquanto vou sofrendo dessa forma mesmo.
Avatar do usuário
ecazeredo
GDMista
GDMista
Mensagens: 397
Registrado em: 20 Nov 2012, 22:08
Cidade: Niterói - RJ
Idade: 46

Refilar fita em mdf laca

Mensagem por ecazeredo » 19 Fev 2013, 22:11

Marcao escreveu:Trocaram meu nome, e outro acha que sou eu? >:D >:D vao ficar de castigo kkk



Marcao

hehehehe.... Desculpe pelo "ato falho".

É tanto vídeo que assisti que já não lembro quem falou/ensinou o que!

Mas concordo com o que Jcastanho disse ... são dois grandes mestres e tutores!!

Abraço,
Eduardo
Avatar do usuário
ecazeredo
GDMista
GDMista
Mensagens: 397
Registrado em: 20 Nov 2012, 22:08
Cidade: Niterói - RJ
Idade: 46

Refilar fita em mdf laca

Mensagem por ecazeredo » 19 Fev 2013, 22:15

Jcastanho,

Você poderia fazer um vídeo mostrando como você fez?

Acredito que será de grande valia para todos!

Abraço,

Eduardo
damys
Membro
Membro
Mensagens: 126
Registrado em: 28 Mar 2010, 19:06
Cidade: jacobina bahia
Idade: 54

Refilar fita em mdf laca

Mensagem por damys » 21 Fev 2013, 21:55

Parabens colega pelo trabalho q pena q o amigo nao colocou uma foto com o uxilio de uma lupa pois iria mostrar o resultado com detalhes.ha sim seria interresante tambem o amigo reportar qual foi o thinear q foi usado pois o resultado da uniao da fica e q o thinear disolveu o po do material da fita de bordo resultando assim um otimo acabamento.parabens :D
Responder