Matérias PrimasVime, rattan, junco e similares...

Fórum exclusivo para discussões sobre as matérias primas utilizadas em marcenaria. Ex:Ferragens em geral.
Avatar do usuário
cpinheiro
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 10 Mai 2004, 21:58
Cidade: Niteroi-RJ
Idade: 57

Vime, rattan, junco e similares...

Mensagem por cpinheiro » 29 Mar 2006, 17:55

Olá pessoal :lol: ...Finalmente após tanto tempo apenas apreciando o trabalho dos inúmeros artistas do site, consegui resolver os problemas que me impossibilitavam de acessar o nosso fórum, para postar...É muito bom poder participar, e sendo iniciante na arte, poder contar com pessoas ,tão simpáticas e prestativas como vocês !

Preciso da ajuda se vocês em relação a matéria prima para móveis , que utilizam o trabalho de trançado em fibras naturais (vime, rattan, junco ou similares)...Pesquisei, pesquisei, pesquisei, :cry: e não encontrei naaaaaada, referente a fornecedores desse tipo de material, gostaria de iniciar um trabalho de tramas em um encosto de cadeira, mas o único material que sobre o qual consegui informações, foi a palha e o sisal...que no meu caso não interessa, pois quero tramas mais resistentes e lisas...

Enfim, se alguém puder me ajudar, agradeceria infinitamente... :D

Desde já agradeço a atenção, e mesmo aos que não possam ajudar, agradeço pela paciência em lêr a mensagem ! :wink:

T+ :lol:

Cristina Pinheiro - Niterói -RJ
Saber tudo é impossível...

Aprender, é sempre um começo ...
Avatar do usuário
cpinheiro
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 10 Mai 2004, 21:58
Cidade: Niteroi-RJ
Idade: 57

Vime, rattan, junco e similares...

Mensagem por cpinheiro » 31 Mar 2006, 11:37

Vi que ninguém respondeu minha dúvida, mas compreendi pq :wink:

Sei que aqui, só não respondem se não for possível !

Sempre prestativos e colaboradores com o saber, dos menos afortunados e afoitos aprendizes como eu, os grandes mestres sempre passam suas dicas. E colaboram de maneira nobre, passando com tanto carinho , o quê aprenderam com suas experiências ... :D

Mas vamos ao que interessa :lol:

Postei de novo, para dizer q depois de 2 dias de pesquisa , consegui finalmente o endereço de um fornecedor de rattan ...

Para os leigos como eu :o RATTAN é uma matéria prima originalmente encontrada em florestas nativas do sudeste asiático, em países como Indonésia, Malásia, China e Vietnã. Trata-se de produto com origem vegetal, semelhante ao Bambu brasileiro.

Achei que deveria passar aos amigos daqui , o endereço ,como uma dica ...pois foi enorme a dificuldade q tive para achar o fornecedor do material .

Eles fornecem tanto as fibras em fio, como já trançada, em diversos padrões..tanto natural, como sintética !

De acordo com o site, fornecem catálogo, e distribuem por todo o Brasil...

Sou fascinada pelo trabalho artesanal em móveis, pois na maioria são peças em pequena produção, o quê fatalmente eleva demais o preço, mas se não dá para comprar...o negócio é tentar fazer um com a cara q a gente quizer ,não é... :wink:

Abraços ,pessoal o obrigada mesmo assim,a todos que deram atenção aos tópico .

Cris :lol:

http://www.components.com.br
Saber tudo é impossível...

Aprender, é sempre um começo ...
Avatar do usuário
RickMIck
GDMista
GDMista
Mensagens: 242
Registrado em: 10 Jan 2006, 02:17
Cidade: São Paulo
Idade: 60

Vime, rattan, junco e similares...

Mensagem por RickMIck » 31 Mar 2006, 11:55

Cris Parabens vc acertou em cheio.

O pessoal só não responde quando realmente não sabe.

Acredito que apesar do pouco conhecimento sobre o assunto que adquiriu é maior do que o de todos aqui.

Isso a transforma numa especie de consultora natural para o assunto, hahahahah.

Por isso todos que quiserem dicas sobre, rattan, bambú, junco e similares perguntem à Cris Pinheiro.

Valeu pela dica e quando tiver mais mostra pra gente.

Abraço
Avatar do usuário
cpinheiro
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 10 Mai 2004, 21:58
Cidade: Niteroi-RJ
Idade: 57

Vime, rattan, junco e similares...

Mensagem por cpinheiro » 31 Mar 2006, 14:36

:oops: CONSULTORA EEEEEU ? Bondade a sua em tentar me colocar um pouquinho a cima...

Quem dera poder têr um pouquinho da experiência e força que vcs têm..Digo força, pq sou mulher ... e pequena.... :lol: Imaginem com fico chateada e dasapontada, por não poder executar alguns trabalhos,por causa disso , e as ferramentas então, tenho vontade de comprar tuuuudo, aprendo até antes como usar, mas na hora mesmo... :( Depois conto as que já aprontei, :P

Como vcs podem vêr pelos meus dados, sou artista plástica, e estou nesse ramo a mais de 15 anos, adoro trabalhos manuais (nada de tricot ,nem crochet,por favor...) Já trabalhei com escultura, e outras técnicas plásticas, atualmente estou trabalhando apenas com pintura,mas sempre me envolvo com outros projetos paralelamente... Agora cismei de forrar uma cadeira com fibras, mas querendo algo de aparência mais sofisticada, pesquisei pelo rattan, foi esse o motivo do tópico !

Vi muitos trabalhos com aplicação de diversos materias naturais, em acabamento em móveis, e vou deixar aqui alguns dos endereços ,para quem tiver interesse dar uma olhada e apreciar...

Peças em bambu :

http://www.indonesiateakfurniture.com/b ... nesia.html

http://www.bambus.de/infos/1000/index.p ... orie=other

Moveis em rattan :

http://www.vvg-vietnam.com/furniture_rattan.htm

http://www.globalsurroundings.com/Furni ... ntpage.htm

http://www.elephant-house.com

http://www.visionbali.com/rattan

Vou ficando por aqui, mas certamente voltarei precisando da ajuda de vocês ... :D

Também espero poder ajudar sempre q for possível ,mesmo com meu pouco conhecimento...

Obrigada pela atenção :D

T+ :lol: Cris
Saber tudo é impossível...

Aprender, é sempre um começo ...
Avatar do usuário
Otto
Membro
Membro
Mensagens: 148
Registrado em: 20 Out 2004, 18:23
Cidade: Schlitz/Alemanha
Idade: 49

Vime, rattan, junco e similares...

Mensagem por Otto » 31 Mar 2006, 17:41

Ola Cris,

que tipo de informacoes do "material/trabalho" vc esta querendo exatamente?

Eu ja construi alguns móveis com rattan(nat./sint.), além de outros materiais(nat.) que proporcionam o trancado.
E de vez enquando, aparece uma ou outra cadeira para ser restaurada!(minha tarefa preferida, pois curto demais mecher com móveis de outros séculos!!)

De uma olhada neste tópico
viewtopic.php?t=1016&sid=69078db2a80da2 ... 187c262d81

pois la coloquei algumas idéias simples de trancados.

ok, até a próxima
abracos, Otto
Avatar do usuário
cpinheiro
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 10 Mai 2004, 21:58
Cidade: Niteroi-RJ
Idade: 57

Vime, rattan, junco e similares...

Mensagem por cpinheiro » 01 Abr 2006, 00:17

Poxa, muito obrigada pela atenção em me responder Otto :-D , é um previlégio para mim poder contar com a atenção de mestres como vocês!
Já vi os seus trabalhos, e fiquei encantada com o esmero que têm em suas peças, parabéns pelo carinho em realizá-las.

Quanto ao trabalho com rattan, resolvi pesquisar, por quê meu ramo é arte, e como considero que marcenaria também é , nada mais natural que sentir o desejo de criar uma peça...Além disso, acho que saíria bem mais barato que comprar, pois todo o interesse começou a partir de uma peça (no caso uma cadeira) que vi e custava "os olhos da cara" junto com o nariz , a boca e até as orelhas :lol:

Até hoje as unicas informações relativas a minha idéia de construção :

1-Modelo da cadeira... Linhas retas, contemporânea, com estrutura em madeira, porém revestida em rattan trançado do encosto até a assento,
tendo almofada do assento encaixada no centro em tecido rústico. A idéia está na cabeça, já fiz uns esboços, mais ainda não me decidi .

2-Quanto ao material... Não tenho a menor idéia de preço, pois parece ser importado e vendido em rolos com no mínimo 10 metros... Não consegui ainda contato com o fornecedor (único que achei) e não sei como teria acesso ao material :cry:

3-A respeito do trabalho de trançado, bem, esse fornecedor trabalha com tramas já trançadas também, mas eu não me intimido diante ao desafio de trançar fio a fio, eu aprendo ! :lol:

Vi em muitas lojas, móveis de madeira combinados com outros materiais, incluíndo o rattan , porém o quê não estou assimilando muito bem, é a idéia que ficou após toda essa pesquisa, que esses móveis são TODOS importados. Geralmente são lojas que trabalham com peças caras e de alto padrão.

Mas fica a minha dúvida...Como acreditar, que nesse país tão grande, onde existem tantos brasileiros talentosos, só existam móveis desse tipo importados... Pode até ser verdade, mas é meio estranho.

E esses materias (junco,cipó,cana da Índia, ...cana China e do Japão :lol: e sabe-se lá mais cana do quê ), que dificuldade :aiai: ...algumas só os índios na Amazônia que têm acesso pelo que pesquisei... Existe também no sul, comunidades que se dedicam ao plantio, fornecendo o material por cooperativas, mas não consegui localizar nenhuuuuuuma !

Enfim a melhor ajuda seria a indicação de algum lugar para q eu comprasse esse tipo de material , de forma fácil :baila:


Bem só não desisti ainda pq sou teimosa :lol:

T+ Novamente Muito Obrigada, pela atenção de todos
:oioi:

Cris
Saber tudo é impossível...

Aprender, é sempre um começo ...
Avatar do usuário
Otto
Membro
Membro
Mensagens: 148
Registrado em: 20 Out 2004, 18:23
Cidade: Schlitz/Alemanha
Idade: 49

Vime, rattan, junco e similares...

Mensagem por Otto » 01 Abr 2006, 10:25

Ola Cris,

muito obrigado pelo "mestre" !! mas faltam alguns meses de estudo para que eu possa receber este titulo!!

Um pequeno comentario em relacao ao "olho da cara/olhos/nariz e cia", kkkkkk ,
o profissional tem que se valorizar mesmo!! Pois acho que ja ta na hora ( ou ja passou faz tempo) de "profissionais marceneiros" serem reconhecidos ai no Brasil tb como uma profissao respeitada!!
Lógico que temos que diferenciar o profissional do hobista(que faz trabalhos para uso proprio), e o sistema de formacao ser levado um pouco mais a sério pelo governo/empresas e pelo proprio "profissional" tb !!

Um pequeno exemplo: meu cunhado a 6 anos atrás, trabalhava como gerente de uma empresa que importava revistas de moda internacional e revendia ai no Brasil.
Um certo dia de saco cheio, pediu as contas e resolveu ser "marceneiro", ser seu próprio chefe/dono de uma marcenaria pequena em SP/capital.
Fez um curso de 3 meses em uma destas escolas que fornecem cursos apostilados, comprou meia duzia de maquinas, e bora, meteu as caras!!
Ou seja, compare bem, ele trabalhava a anos em um ramo que nao tinha nada haver com a sua nova tarefa!!
Essa é a mentalidade nossa em relacao a MARCENARIA !!
Pois ninguem que trabalha com marcenaria decide de um dia para o outro em ser Advogado/gerente de empresas/médico !! ou??

Como vc disse anteriormente, se trata de uma ARTE !! que em alguns dos casos ja vem no sangue (avô/pai/filho/neto/.....) Mas que tb é possivel aprender de alguma forma: trabalhando anos em uma marcenaria e se limitando aos conhecimentos de um mestre/chefe , ou tb visitar cursos como senai/cursos apostilados/procurar informacoes via internet (como Gdm), que no meu ponto de vista para fazer trabalhos caseiros OK, mas para ser um bom profissional, nao é o suficiente!!

Na verdade nao tem nada haver com o tema deste tópico, mas gostaria só de acentuar o problema que envolve 100% nosso país!!

O lance é o seguinte, todos procuram se virar/sobreviver da melhor forma possivel, mesmo que esta idéia custe todos os recursos que juntou durante um bom tempo!! Isso eu admiro demais no povo brasileiro, mas no mesmo tempo critico pela falta de informacoes adquiridas antes de levar algo a frente desta forma!

Ok. um ponto final nesta parte!!
_____________________________________________________________________

Em relacao a construcao de cadeiras, tem alguns iténs que tem que se prestar bem atencao, como por ex:

-altura do assento;
-inclinacao do acento;
-profundidade do acento (contando que vai ser um assento trancado);
-inclinacao do encosto das costas;
-altura do encosto;
-juncoes entre as pecas;
-levar tudo isso com uma grande enfase a ergonomia e o conforto!!

Em relacao ao material a ser usado , ja percebi que se decidiu por um material sintético, ou entendi errado? pois vc comentou sobre "rolos de 10 metros"

Infelizmente nao sei te informar onde vc possa achar este material ai no Brasil, mas caso queira entre em contato comigo via mp, e combinamos uma forma de eu te mandar daqui!!

Em relacao ao trancado, tenho bastante material que ensina (com textos em alemao e muitas fotos) passo a passo como se faz estes assentos/almofadas!
Diagonais, 90°, com motivos e até mesmo ondulados.

Ok, até mais e desculpe-me por encher o seu tópico com um tema que nao tem nada haver!! se quiser posso apaga-lo!!

Abracos,
Otto Kurth
Avatar do usuário
cpinheiro
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 10 Mai 2004, 21:58
Cidade: Niteroi-RJ
Idade: 57

Vime, rattan, junco e similares...

Mensagem por cpinheiro » 01 Abr 2006, 14:44

Mestre Otto, permita-me chamá-lo assim, pq é assim q devemos tratar os q nos passam seus conhecimentos com tanta dedicação (o quê já pude perceber aqui no fórum). Não importa se ainda não recebeu um diploma, conheci alguns mestres que não tiveram a oportunidade de estudar, mas eram verdadeiros sábios e estar perto deles foi gratificante! Então... por favor, de forma alguma delete qualquer parte de sua mensagem !
Como já mencionei antes ,é um grande privilégio para mim, poder receber de pessoas como vocês, atenção as minhas solicitações. E quais quer assuntos serão sempre úteis de alguma forma. :lendo:

Não repare na brincadeira sobre o preço do móvel...Sei que foi elaborado e preparado de forma, que realmente vale o valor que pedem por ele. Mas também sei ,que geralmente a maior parte fica com a loja que está vendendo, aí têm-se a sensação q estão se dando bem pelos dois lados, 1º com o produtor do móvel e 2º com o consumidor, essa é minha opinião de consumidora. Mas quanto a opinião de profissional na área de artes, pode têr certeza, que sempre ao vêr uma peça, a primeira coisa q vêm a cabeça é a sua elaboração !!!
É automático ; reparo tudo relacionado a ele ... Percepção tátil, visual e funcional, assim como a criatividade do trabalho, é tudo avaliado. No caso de peças de arte levo em conta também a facilidade do artista em conseguir se expressar. Por isso ,não se preocupe, pelo menos quanto a mim, sei valorizar sim, um bom profissional :D Já passei muito pelo mesmo problema e sei que diferente de outros paízes, no Brasil tudo que se refere a trabalho manual é diferenciado do intelectual, mesmo que estejam ligados, e na garnde maioria das vezes injustamente desvalorizado.

Quanto aos profissionais "curiosos" , :oops: de forma alguma, pense q tenho pretenções de me tornar uma grande marceneira, sei das minhas limitações, não nego q seria uma sonho, têr uma oficina com um monte de máquinas legais, ou melhor dizendo, já que em sonho vale tudo...um galpão , com diversas áreas de interesse !
Para falar a verdade, você ía até achar engraçado se soubesse os tipos de ferramentas que possuo. E ainda não fiz um curso de soldador, por falta de tempo ( e digo de passagem aos que sempre lêem minhas mensagens, não estranhem minhas predileções, também gosto de maquiagem por exemplo :laco: ) Acontece que aprender coisas referentes as várias áreas de trabalhos artesanais, acaba favorecendo em minha área e nesse caso ,acho que seria muito legal trabalhar nessa cadeira, tenho muita vontade de fazer um trabalho bonito, mas na realidade, sei que pode ficar ruím no final ! Ía ser uma pena, mas eu teria tentado pelo menos...

Se sou hobbysta ? Acho que não me enquadro, devido a falta de constância direcionada a um assunto determinado:roll: ...Mas pode até ser! Pois quando me proponho a alguma execução, pode têr certeza, é com dedicação ! Como disse, tudo q aprendo acabo utilizando em algum trabalho. Já andei até fazendo marchetaria, um porta-jóias, vou postar imagem qualquer hora, ficou bonzinho, foi feito com folhas e não dá para vêr falhas...

Quanto aos textos sobre trançado eu adoraria , mesmo em alemão, não faz mal, se tiver fotos vai facilitar! Como pode sêr ? Já fiquei com vontade de vêr , e seria bom pra analizar a dificuldade antes de comprar o material. Agradeço muito seu interesse em me prestar ajuda e conhecimento...Como disse antes, qualidades de Mestre .

Desde já ate +

Cris :oioi:
Saber tudo é impossível...

Aprender, é sempre um começo ...
Avatar do usuário
Otto
Membro
Membro
Mensagens: 148
Registrado em: 20 Out 2004, 18:23
Cidade: Schlitz/Alemanha
Idade: 49

Vime, rattan, junco e similares...

Mensagem por Otto » 01 Abr 2006, 16:53

Ola Cris,

na verdade o texto acima foi mais um desabafo e acho que me empolguei um pouco no local errado!! nao tem nada haver com a sua brincadeira, e sim com a atual visao sobre o profissional de marcenaria!

Em relacao a revenda de móveis via "terceiros", com certeza é exatamente como vc citou. No meu caso vendemos na maioria das vezes nossos móveis/janelas/portas/etc... via direto ao cliente, e trabalhamos tb com lojas revendedoras que colocam suas porcentagens para cobrir suas despesas ( que dependendo do porte) sao grandes tb!! pois eles colocam a nossa disposicao uma área de exposicao que é supervisionada por vendedores loucos para vender e assim ganharem suas comicoes!! alem de uma quantidade de outros trabalhadores como: caixas,faxineiras,montadores,gerentes,etc....
Numas, é uma forma de gerar empregos tb! mesmo que alguns ganhem sem fazer nada! (os donos)

Acho super legal a sua empolgacao para com a construcao de cadeiras deste porte, que no meu ponto de vista, é de alto nivel de dificuldade!! Digo sendo construida de forma realmente gratificante para ti!!

Em relacao as cópias/fotos, acho melhor te mandar via correio, assim posso colocar alguns pedacos de Vime, rattan, junco e outros produtos que utilizamos aqui!!
Ja posso adiantar que estes produtos nao ficarao caros $, mas sim as despesas com o envio!! um atual exemplo, enviei na semana passada um pacote para SP com 750gr e paguei 10,50€(euros) que da R$28,35.

Entao me passa seu end. via mp, que o material te mando e as despesas do correio seria legal se vc depositar na minha conta!!

Recapitulando, Material sobre cadeiras de madeira com acento de Rattan&cia !!

Espero seus dados, caso interesse.

abracos, Otto
Avatar do usuário
RickMIck
GDMista
GDMista
Mensagens: 242
Registrado em: 10 Jan 2006, 02:17
Cidade: São Paulo
Idade: 60

Vime, rattan, junco e similares...

Mensagem por RickMIck » 05 Abr 2006, 01:30

Olá Cris, blz?


Como vc se tornou a consultora para assuntos sobre firbras e afins será que teria uma dica de como cortar tiras de bambú bem finas para fazer nesse material esse tipo de trama que o Otto postou ?

Imagem

Tinha ideia de fazer um biombo usando essa trama mas não faço ideia de como corta-lo fino assim para poder trança-lo.

Tem alguma sugestão

Obrigado
exoteric
Banido
Banido
Mensagens: 288
Registrado em: 11 Mai 2005, 14:38
Cidade: Belém do Pará - Amazônia

Vime, rattan, junco e similares...

Mensagem por exoteric » 05 Abr 2006, 15:57

Salve Cris:
Aqui na amazônia realmente temos este material com uma certa facilidade. Confesso que apesar de considerar de um apelo plástico fantástico, os trabalhos com fibras naturais ainda não estão ao meu alcance. Mas espero aprender um pouco com vc e com o grande mestre Otton. Minha praia é mesmo a marcenaria industrial e artesanal. Sei que por aqui encontramos estas e outras nas feiras livres e até no Ver-O-Peso, que é o mercado central daqui (e ponto turistico).
Vou procurar alguns fornecedores de fibras para vc contactar e quem sabe, fazer bons negócios. Volto em breve com estas informações. Por enquanto, poste alguns trabalhos seus para nosso deleite.
Um abraço
Almerindo Trindade
Avatar do usuário
cpinheiro
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 10 Mai 2004, 21:58
Cidade: Niteroi-RJ
Idade: 57

Vime, rattan, junco e similares...

Mensagem por cpinheiro » 05 Abr 2006, 17:07

Poxa Almerindo ...Que bommmm :baila:

Melhorei meu animo :lol:

Acho esse material mais fácil de trabalhar que a fibra de bambu q Rick quer, pois essas fibras já vem tratadas,e existem (apesar de estar difícil achar) fornecedores , já o bambu...não sei se existem fornecedores da fibra cortada, acho que a pessoa mesmo é quem tem que fazer as tiras ,e como só é possível no bambu verde ,não sei como fica...talvez deva ser tratada a peça depois de pronta. Mas conforme falei p/ o Rick, acho que dá p/ fazer...Alem disso deve machucar muito a mão, tanto para obter as tiras, como para trabalhá-las.
Mas eu ainda vou continuar com a esperança do trabalho em rattan ou similares...Rick é homem, não vai machucar a mão cortando bambu em fibras..rs,rs,rs...já eu..nem em sonho penso em tentar, apesar de achar o trabalho lindo.

Obrigada mesmo pela atenção, vcs são muito legais e prestativos :lol:
Eu do lado de cá, contribuo de forma humilde no que puder, mas sempre com carinho ,podem têr certeza :lol:
Aguardo os fornecedores se vc conseguir .

Cristina :oioi:
Saber tudo é impossível...

Aprender, é sempre um começo ...
Pinamaral
GDMista
GDMista
Mensagens: 980
Registrado em: 07 Mar 2005, 15:14
Cidade: Santa Bárbara d´Oeste, SP
Idade: 54

Vime, rattan, junco e similares...

Mensagem por Pinamaral » 07 Abr 2006, 09:21

Cristina:

Numa cidade perto de onde moro (Jaguariuna, interior de SP) tem umas lojas que vendem artigos e acessórios em fibra natural para móveis e decoração.

Um dos móveis que fiz usei fibra de sizal trançada, que é vendida em rolos e tem uma excelente resistência, além de uma estética muito interessante

Veja se dá pra notar como é:

[img]http://www.pineseamaral.com.br/personal/aparador3.jpg[/img]

[img]http://www.pineseamaral.com.br/personal/aparador4.jpg[/img]

Vou ver se consigo o endereço das lojas e publico aqui

Um abraço

Anderson
Meu Blog: http://artsandcrafts.blog.terra.com.br

Descanso ao pé da Serra, bebendo vinho Madeira, me Lixando para os problemas.
Avatar do usuário
cpinheiro
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 10 Mai 2004, 21:58
Cidade: Niteroi-RJ
Idade: 57

Vime, rattan, junco e similares...

Mensagem por cpinheiro » 08 Abr 2006, 12:14

Oi Anderson, muito lindo esse móvel, parabéns

Já tinha dado uma olhada nele antes e pensei que era algo colocado em cima do movel...

Como vc instalou a fibra, ela é colada a um painel ,q por sua vez é adaptado ao móvel?

Eu não tinha conhecimento desse tipo de sisal, pensei q o sisal fosse aspero ,pois só conheço a fibra em fios, vendida a rolo, muito usada em trabalhos de macrame, a textura é de corda comum...

Mas esse sisal que vc trabalhou parece macio... e em tiras, lembra muito visualmente o material usado em esteiras, será que é durável, vc impermeabilizou ? se não fôr pedir demais ,mande uma foto mais de perto do material, próximo a junção c/ a madeira, p/ q possa vêr melhor.

Desde já obrigada pela atenção :D

T+ Cris :oioi:
Saber tudo é impossível...

Aprender, é sempre um começo ...
Pinamaral
GDMista
GDMista
Mensagens: 980
Registrado em: 07 Mar 2005, 15:14
Cidade: Santa Bárbara d´Oeste, SP
Idade: 54

Vime, rattan, junco e similares...

Mensagem por Pinamaral » 11 Abr 2006, 08:53

Cris:

Você tem razão... me informei melhor e essa fibra não é Sizal, mas sim fibra de Taboa, uma planta comum em brejos e áreas alagadas.

Veja algumas fotos de detalhes:

[img]http://www.pineseamaral.com.br/personal/fibra1.jpg[/img]

[img]http://www.pineseamaral.com.br/personal/fibra2.jpg[/img]

[img]http://www.pineseamaral.com.br/personal/fibra3.jpg[/img]

A instalação da fibra foi feita a partir de um rebaixo de 5mm no tampo do móvel. O rebaixo foi aplainado e usei cola de contato diretamente na fibra e no tampo, aplicando em camadas, formando a fileira que pode ser vista na foto.
A fibra é muito resistente, usada inclusive para se fazer tapetes, mas por segurança impermeabilizei com verniz transparente.

Um abraço

Anderson
Meu Blog: http://artsandcrafts.blog.terra.com.br

Descanso ao pé da Serra, bebendo vinho Madeira, me Lixando para os problemas.
Avatar do usuário
cpinheiro
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 10 Mai 2004, 21:58
Cidade: Niteroi-RJ
Idade: 57

Vime, rattan, junco e similares...

Mensagem por cpinheiro » 11 Abr 2006, 09:39

Anderson, muito obrigada pelas fotos e pelos detalhes...
Muito boa essa sua idéia de aproveitar a tira pronta !!!
Por aqui vende-se umas tiras parecidas com essa em lojas de artesanato, mas são mis fraquinhas, :cry:
Vou dar uma procurada para vêr se acho alguma mais resistênte !

Valeu pelas dicas :D

T+ Cris :oioi:
Saber tudo é impossível...

Aprender, é sempre um começo ...
CE
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 08 Abr 2006, 04:01
Cidade: São Sebastião
Idade: 53

Vime, rattan, junco e similares...

Mensagem por CE » 11 Abr 2006, 22:05

PARA TODOS

Olá,me cadastrei no site pouco tempo atras, e estou achando fantástico, pois são todos colaboradores, e é muito difícil arrumar material referente a marcenaria, apesar da grandiosidade dela, tanto em formas, quanto na quantidade de empregos gerados.
Vamos ao que interessa no momento, a respeito de fibras.
Sou autodidata, possuo uma marcenaria, trabalho basicamente com materiais de demolição, e utilizo algumas fibras como a de bananeira e a taquara(espécie de bambú) trançada pelos índios da região. Gosto muito das fibras naturais aplicada no mobiliário. Me interessa profundamente esse assunto, e as informações que vierem a ser dadas.
A respeito da Componentes existe um representante na cidade de São Paulo, depois eu envio o telefone, e o preço se não me engano e na faixa de R$ 100 a 200 e pouco. Ja faz um tempo que eu cotei.
[img]images/thumbs/small_9e85f3472a.jpg[/img]
Segue umas foto de um armário realizado com trançado indígena (já fiz vários).
Brik Brak Movelaria, superando as espectativas.
coral
Banido
Banido
Mensagens: 361
Registrado em: 13 Ago 2006, 07:24
Cidade: São Paulo - SP

Vime, rattan, junco e similares...

Mensagem por coral » 07 Set 2006, 09:00

:-D Oi cris, tudo bem???!!

Só hoje que eu li seu tópico, pois estou procurando COMO ENTORTAR BAMBU para fazer aqueles "coçadores de costas", garfos, colheres ou bengalas, etc.
Já o seu problema, se voçê ainda não achou os fornecedores, aqui em sampa no CEAGESP tem a feira de flores de 3a e 5a feiras á noite e tem varios vendedores de artesanatos para floriculturas e bastante coisas de vime e etc. Veja aí no CEASA do RIO se tem esta feira e tente contatar os mesmos.

um forte abraço

William
Pau ferro
Membro
Membro
Mensagens: 49
Registrado em: 06 Set 2006, 18:57
Cidade: São Paulo
Idade: 33

Vime, rattan, junco e similares...

Mensagem por Pau ferro » 31 Out 2006, 00:23

Olá Cris, eu conheço um vime própio para trançado, é um gênero: O vime italiano, cresce em várzea e se desenvolve até uma árvore de troncos irregulares com muitos fios grossos.Mas, infelizmente, não sei onde voce encontraria, talvez em sítios com aguadas, lagos entre outros.
Um material que já vi ser usado é a corda de violão transparente.Vi em um móvel de bambu pintado de preto, isso dave-lhe um bom aspecto ao contrário dos barbantes usados em um mesmo trabalho de bricolagem.
Quando começar a fazer, poderia postar algumas imagens?

Ateh+ e boa sorte no que está fazendo.
exoteric
Banido
Banido
Mensagens: 288
Registrado em: 11 Mai 2005, 14:38
Cidade: Belém do Pará - Amazônia

Vime, rattan, junco e similares...

Mensagem por exoteric » 31 Out 2006, 13:05

Oi Coral, já encontrou o macete para entortar o Bambú?
È muito fácil e prático. Você tem que cozinhar a peça até
que amoleça. Depois coloca em um molde com a forma
que deseja que ela tome e aguarda esfriar. Dependendo
do tamanho desta peça, você pode fazer até em uma
panela de pressão. O tempo de cozimento, deve ser
experimental. Geralmente em torno de 15 a 30 minutos,
para uma peça de 5x30cm. Diga lá se entendeu amigo.
coral
Banido
Banido
Mensagens: 361
Registrado em: 13 Ago 2006, 07:24
Cidade: São Paulo - SP

Vime, rattan, junco e similares...

Mensagem por coral » 31 Out 2006, 18:59

:D Ô Exoteric

Entendi sim, mas esta semana também achei um colega lá do CEAGESP que por sinal é JAPONÊS (só podia ser né) gente finíssima e me ensinou a técnica, mas não é igual a sua, é aquecendo o bambu (80 a 100º C) entortando-o e moldando-o conforme o caso. Ele está fazendo (nas horas vagas pois é vendedor de legumes) uns "pegadores" para churrasco e são lindos, a idéia é genial, você virando um bife ou frango ou peixe ou seja, qualquer coisa e não se "desmancha" ao contrário de espetar. Deu prá entender? Ele está fazendo umas 200 peças para um colega duma firma que vai dar de brinde de fim de ano com o nome da firma "pirografado", é mole? Se eu conseguir uma foto posto aqui, ok?
Agora, "eu ainda vou tentar", me aguarde.......

Abraços

Coral
exoteric
Banido
Banido
Mensagens: 288
Registrado em: 11 Mai 2005, 14:38
Cidade: Belém do Pará - Amazônia

Vime, rattan, junco e similares...

Mensagem por exoteric » 31 Out 2006, 20:26

Entendi sim e deve ser esta a técnica adequada para o caso de bambús. Pelo que lí a respeito, era assim que os vietcongs faziam as famosas estacas Panjis que tanto azucrinaram a vida e os pés dos gringos na guerra do Vietnam.
O bambú ganha a propriedade de ficar duríssimo. Assim pode ser usado até em churrasqueiras. Se der poste umas fotos. Grande idéia a do seu amigo. Um abração.
Avatar do usuário
cpinheiro
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 10 Mai 2004, 21:58
Cidade: Niteroi-RJ
Idade: 57

Vime, rattan, junco e similares...

Mensagem por cpinheiro » 01 Nov 2006, 16:41

Que saudade desse papo ...Tenho andado sumida fazendo muita arte...pois afinal eh esse meu trabalho, mas hoje dei uma passadinha para ver as mensagens, e vi muita gente de cara nova...ou melhor de foto nova :lol: Gostei !

E como sempre passando as dicas para td mundo.Adorei essas tecnicas para entortar bambu do Almerindo e do William...Se conseguir a foto dos pegadores posta para a gente ver... se eh coisa de japonês, certamente eh lindo...pois além de mestres em trabalhos com bambu, são em geral super caprichosos e de bom gosto,neh ?

Como sempre estão todos de parabéns :D Continuem assim, eh muito bom saber q vcs estão ahi para nos ajudar quando precisamos... qualquer dúvida em relação a técnicas de pintura... ou similares, estou a disposição... tenho lido sobre tecnicas de estofaria tb...Sempre que puder ajudar em algo, serah um prazer :lol:
Saber tudo é impossível...

Aprender, é sempre um começo ...
coral
Banido
Banido
Mensagens: 361
Registrado em: 13 Ago 2006, 07:24
Cidade: São Paulo - SP

Vime, rattan, junco e similares...

Mensagem por coral » 01 Nov 2006, 16:51

:D Oi Sumida!! Tudo Bem???!!!

É, só faz uns 6 meses né, estou contente que voltou!!
Assim que conseguir as fotos, "postá-lo-ei-as" aqui.

Um Abração,

Coral
exoteric
Banido
Banido
Mensagens: 288
Registrado em: 11 Mai 2005, 14:38
Cidade: Belém do Pará - Amazônia

Vime, rattan, junco e similares...

Mensagem por exoteric » 01 Nov 2006, 19:36

Quase na mosca Coral, vão fazer 6 meses agora no dia 13/11
Grande Cristina Pinheiro, sequestrada no mesmo disco voador que levou o Manoel Varella :lol:
:lol: Caramba gente, parece que foi ano passado.
Faz isso com a gente não Cris.... :cry:
Conta a novidades e cadê as fotos de seus trabalhos que prometeu-nos postar ?
:lol: Heim? :lol: Heim? :lol: Heim? :lol:
Abre aí um Tópico sobre Pinturas Especiais menina.
Vai fazer um grande sucesso...
Aparece sempre e traz novidades pra nós....
Um Abração do Almerindo e de toda a turma do GDM,
que está com saudades de você.
Responder