Dúvidas geraisDesempenar Serrotes

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Avatar do usuário
Leticia007
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 02 Out 2006, 13:42
Cidade: Fortaleza
Idade: 59

Desempenar Serrotes

Mensagem por Leticia007 » 12 Out 2006, 00:45

Olá para todos!
Sou iniciante no ramo da marcenaria. Trabalho com brinquedos educativos. Preciso de ajuda de como faço p/desempenar serrotes.

Agradeço antecipamente à atenção.

Letícia
marciobg
Banido
Banido
Mensagens: 437
Registrado em: 29 Abr 2006, 10:20
Cidade: Contagem / MG

Desempenar Serrotes

Mensagem por marciobg » 12 Out 2006, 01:07

Letícia, você disse que seu serrote empenou. Ou seja, ele entortou, ficou com formato de pena, ceto!?
Olha, o melhor é comprar um serrote novo, de boa qualidade, que não empene.
Já tive serrote empenado. Normalmente são serrotes de qualidade duvidosa, de aço muito mole. Não compensa tentar consertar, ele vai entortar de novo.
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Desempenar Serrotes

Mensagem por Ari » 12 Out 2006, 03:22

Bem vinda Letícia! E...lamentamos por sua carteira... (cumprimento padrão de boas vindas ao GDM... ) E já começou né? Tendo em vista a resposta do Marcio, lá vai sua carteira.

Bração

Ari
Carlos Renato
GDMista
GDMista
Mensagens: 330
Registrado em: 05 Abr 2006, 13:54
Cidade: Niterói - RJ
Idade: 55

Desempenar Serrotes

Mensagem por Carlos Renato » 12 Out 2006, 08:06

Letícia... seja bem vinda!!!

Também trabalho com pequenas madeiras, e comprei um serrote da marca JACK. No meu caso comprei um serrote de costas. Esta marca é excelente. Todos os dentes dele são temperados (não precisa amolar e não perde o fio). Custou aqui no RJ 55 reais. Segundo o vendedor que é meu amigo, a procura está sendo muito grande por parte de carpinteiros e marceneiros aos serrotes desta marca. Ele é um pouco mais caro, a média de preço de um comum é 38 reais, mas vale a pena.


Um abraço...

Carlos
Cavalo velho e mulher feia, só o dono que corre atrás....
Avatar do usuário
Leticia007
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 02 Out 2006, 13:42
Cidade: Fortaleza
Idade: 59

Desempenar Serrotes

Mensagem por Leticia007 » 12 Out 2006, 14:48

Olá para todos!

Agradeço as dicas, farei isso sim. E qto ao serrote, é uma "pena" :cry: mesmo, não termos uma solução p/ isso. Ele pertence a uma coleção de meu pai e deve ter + de 50 anos. Não é nacional, assim como: plainas de ferro, formões, brocas, compassos, serrotes de todos os tamanhos, furadeira manual, etc. Todos são alemães, suiços. Estavam enferrujados, digo estavam, pq através das informações de vcs estou aos pouquinhos fazendo-os voltar ao estado normal. Os formões côncavos estão sendo os mais difíceis p/ afiar. Ainda tenho muito o que aprender.
Aceito sugestões.

Abraços
Leticia
Que eu jamais pense que sei tudo e que nunca cesse a minha vontade de aprender!
Avatar do usuário
Victor Coelho
Membro
Membro
Mensagens: 64
Registrado em: 05 Ago 2004, 21:25
Cidade: Teresópolis/RJ
Idade: 69

Desempenar Serrotes

Mensagem por Victor Coelho » 12 Out 2006, 18:50

Leticia,
prenda o serrote numa morsa de bancada e com cuidado va desempenando o serrote.
Pelo q vc fala vale a pena desempenar.
Avatar do usuário
Edilson
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1394
Registrado em: 09 Jan 2004, 10:49
Cidade: Umuarama/PR
Idade: 62

Desempenar Serrotes

Mensagem por Edilson » 12 Out 2006, 19:41

Olá Letícia.

Não tem como você postar imagens dos serrotes, para a gente ver em que estado eles estão? Se são serrotes importados, antigos, provavelmente são de boa qualidade. Hoje em dia, quando tenho informação que uma ferramenta é importada, fico com medo, pois tem muita falsificação por aí, mas antigamente as ferramentas eram importadas e caras, sendo adquiridas por profissionais que exigiam qualidade. Naquela época havia poucas pessoas interessadas no hobby da marcenaria.

Eu tenho dois serrotes (não me lembro de quantas polegadas). Um foi comprado usado e pertencia à viúva de um carpinteiro. É da marca Griwes e original alemão. O outro, menor, é fabricação Incafe, embora leve o nove de Griwes também, mas é de fabricação brasileira. Não tem a mesma qualidade do primeiro, mas para ter uma idéia, outro dia perguntei numa loja de ferragens que vende serrotes nacionais (como se fossem Griwes) e me pediram R$ 90,00 num pequeno. Resolvi, então, reformar o meu serrote importado, que está bem enferrujado.

Assim, talvez compense mais você tentar recuperar os seus do que comprar outros que você não conhece. Um conselho que dou é tentar encontrar alguém que amole serrotes. Ele saberá dizer a qualidade dos seus. Aliás, eu nunca amolei serrote. O pequeno eu paguei recentemente R$ 6,00 para travar e amolar. Os serrotes com lâminas grossas devem ser travados com cuidado pois, se quebrar um dente, o conserto será complicado.

Um abraço,

Edilson Tiradentes
Só há duas maneiras de fazer as coisas: a certa e a errada!
Carlos Renato
GDMista
GDMista
Mensagens: 330
Registrado em: 05 Abr 2006, 13:54
Cidade: Niterói - RJ
Idade: 55

Desempenar Serrotes

Mensagem por Carlos Renato » 12 Out 2006, 22:45

Leticia...

No caso dos formões côncavos faça o seguinte para amolá-los:
Se o fio for interno, pegue um tarugo, como um cabo de vassoura que tenha o diâmetro da concavidade. Coloque uma lixa de ferro, começando pela de alta granulosidade, e vá passando ele sobre a lixa, trocando-a pela mais fina até o fio estar perfeito. No caso do fio estar externo, faça a mesma operação, desta vez utiizando de um pedaço de cano cortado longitudinalmente, posicione a lixa dentro, e deslize o fio do formão trocando a lixa do mesmo modo.

Um abraço,

Carlos
Cavalo velho e mulher feia, só o dono que corre atrás....
Avatar do usuário
Marcelo Amorim
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3440
Registrado em: 25 Mai 2006, 16:14
Cidade: Nova Iguaçu
UF: RJ
Idade: 57

Desempenar Serrotes

Mensagem por Marcelo Amorim » 13 Out 2006, 09:31

Leticia007 escreveu:Ele pertence a uma coleção de meu pai e deve ter + de 50 anos...
Letica quando forem ferramentas antigas , SEMPRE vale a pena recuperar.
Pessoal , ajude a manter o GDM. Seja um colaborador...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
http://www.guiadomarceneiro.com/forum/v ... 12&t=42254

Saudações,Marcelo Amorim
eraldo
Banido
Banido
Mensagens: 157
Registrado em: 14 Fev 2006, 09:22
Cidade: Extrema - MG

Desempenar Serrotes

Mensagem por eraldo » 13 Out 2006, 14:02

Para quem tem tempo e paciência
Temos no mercado uma lima de formato triangular própria para amolar serrotes
Após amolar, com um alicate comum é feito o travamento.
E se for ficar guardado por muito tempo, passar um óleo lubrificante com um pedacinho de estopa que protege da ferrugem.
Guardar em lugar que não seja úmido ou pegue chuva
Tenho 2 da marca Hamada
1 comum de +- 1/2 m e outro de costa de 10"
considero ferramentas de boa qualidade
Avatar do usuário
Marcelo Amorim
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3440
Registrado em: 25 Mai 2006, 16:14
Cidade: Nova Iguaçu
UF: RJ
Idade: 57

Desempenar Serrotes

Mensagem por Marcelo Amorim » 13 Out 2006, 15:01

eraldo escreveu: Após amolar, com um alicate comum é feito o travamento.
Corrigindo o travamento do serrote deve ser feito com um alicate próprio , o travador de serrotes ,
senão voce não consegue manter o angulo dos dentes iguais.
Imagem
Pessoal , ajude a manter o GDM. Seja um colaborador...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
http://www.guiadomarceneiro.com/forum/v ... 12&t=42254

Saudações,Marcelo Amorim
marciobg
Banido
Banido
Mensagens: 437
Registrado em: 29 Abr 2006, 10:20
Cidade: Contagem / MG

Desempenar Serrotes

Mensagem por marciobg » 13 Out 2006, 16:05

Eraldo, você disse que, após amolar, é feito o travamento.
Não sei se a ordem dos fatores altera o produto, mas eu sempre usei fazer o travamento antes (com um alicate de travamento igualzinho ao postado pelo Amorim) e depois amolar.
Agora, isso não resolve o problema da Letícia. No caso dela, o serrote está empenado. Desempenar um serrote é tarefa inglória. Tecnicamente, ele deveria ser levado ao fogo para aquecer e amolecer. Só que ele vai destemperar. Precirá ser temperado novamente. Aí, é melhor entregar o serviço pra um bom cuteleiro.
eraldo
Banido
Banido
Mensagens: 157
Registrado em: 14 Fev 2006, 09:22
Cidade: Extrema - MG

Desempenar Serrotes

Mensagem por eraldo » 13 Out 2006, 18:09

Marcio estou de pleno acordo com você que essa resposta não serve para o objetivo em questão, só com dados técnicos seria possível este trabalho, saber que aço é o material qual temperatura para amolecer/endurecer que dependendo do aço e da temperatura só um forno industrial conseguiria, e certamente o custo não compensaria.
A intenção foi colocar aqui matéria relacionada com o assunto que possam orientar outros usuários, nesse caso especifico a sua resposta também não ajudou.
Avatar do usuário
Thubalkain
Membro
Membro
Mensagens: 98
Registrado em: 09 Mai 2006, 14:09
Cidade: Ribeirão Preto
Idade: 61

Desempenar Serrotes

Mensagem por Thubalkain » 13 Out 2006, 20:46

Olá Letícia, bem vinda ao fórum vc, como eu, deverá aprender muitas coisas por aqui. Quanto ao serrote, já vi isso acontecer com ferramentas de baixa qualidade, mas se vc falou que o serrote é antigo, este deve ser dos bons, assim vale a pena consertar. Eu nunca desempenei um serrote, mas penso que o método deve ser o que é usado para desempenar tudo que é de aço: destempera, desentorta e tempera novamente. Se tentar desentortar sem aquecer quebra. Vc provavelmente não tem uma forja, então pode improvisar: aqueça o serrote (a parte torta) na chama do fogão até o rubro, desentorte com cuidado, aqueça novamente ao rubro cereja e depois mergulhe a lâmina em uma vasilha com óleo, vc pode colocar óleo de cozinha em uma assadeira e assim resfriar a lâmina. Bom teóricamente é assim, só não posso garantir 100% o resultado.
Espero ter ajudado, um abraço.
madeira, carvão e aço.
Avatar do usuário
Leticia007
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 02 Out 2006, 13:42
Cidade: Fortaleza
Idade: 59

Desempenar Serrotes

Mensagem por Leticia007 » 13 Out 2006, 20:50

Olá para todos!
As soluções são maravilhosas e farei conf vcs estão falando. São 6 serrotes e apenas 1 está torto, este procederei como falou Victor, irei até onde o meu conhecimento permitir, depois passarei p/ alguém q possa recuperá-lo(se for possível). Os outros irei trabalhar no ferrugem neste final-de-semana. Qto a marca de cada um Edilson não dá prá ver, estão feios mesmo, até os cabos(não sei se o nome está certo) tem uma camada de pó por cima já tirando o verniz.
Já comprei a lima Eraldo, como o travador Marcelo.
Qto aos formões côncavos Carlos a ideia é genial; como não pensei nisso antes?! rsrsrs.. Valeu mesmo.

Obrigada a todos, eu realmente estava em apuros, mas agora me sinto mais confiante.
Só um detalhe: quero participar isto com vcs, mostrei algumas peças recuperadas p/ minha mãe e ela chorou emocionada.
Abraços,
Letícia
Que eu jamais pense que sei tudo e que nunca cesse a minha vontade de aprender!
Carlos Renato
GDMista
GDMista
Mensagens: 330
Registrado em: 05 Abr 2006, 13:54
Cidade: Niterói - RJ
Idade: 55

Desempenar Serrotes

Mensagem por Carlos Renato » 13 Out 2006, 21:15

Letícia...

O que diferencia algumas pessoas das outras é a capacidade de transformar o que está a sua volta. E dentre essas coisas estão as físicas, sendo o marceneiro/carpinteiro/artesão um dos principais transformadores deste mundo. certamente seu pai passou a você este dom, esta vontade de transformar as coisas a sua volta. Que você amplie seus horizontes neste ramo infindável que é o da marcenaria, e traga muitas alegrias aos seus.

Um grande abraço,

Carlos Renato.
Cavalo velho e mulher feia, só o dono que corre atrás....
eraldo
Banido
Banido
Mensagens: 157
Registrado em: 14 Fev 2006, 09:22
Cidade: Extrema - MG

Desempenar Serrotes

Mensagem por eraldo » 13 Out 2006, 21:33

Leticia estou apenas agradecendo por saber que pude dar minha contribuição e desejo a você muito sucesso no seu trabalho e quando terminar mostre como ficaram as ferramentas
Avatar do usuário
(Pantanal)
GDMista
GDMista
Mensagens: 1490
Registrado em: 06 Ago 2005, 00:09
Cidade: Campo Grande - MS
Idade: 63

Desempenar Serrotes

Mensagem por (Pantanal) » 14 Out 2006, 09:49

Olá Letícia,
Eu também tenho cerrote "de família" e é memo difíce a gente aceitá encostá um trem bão desse. O meu é do tempo que tavam fazeno a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que chega inté Santa Cruz de La Sierra (acho que ocê já deve di tê ovido a musca "Trem do Pantanal" né?). Intão, como era difice as coisa naquele tempo o serrote num tem a dureza que se pode conseguir cum certos aços diferente. Mais quando como o meu tava intortado fiz o seguinte: deixe a peça no sol do mei dia e deitei ele sobre um pau desempenado e fui bateno cum martelo de borracha nas lateral dele (daqueles de borracheiro). Dispois duma hora mai-ou-meno o bicho ficou retim... Espero que funcione. O que ajudou é que no serrote num tinha ninhuma dobrinha, só empenamento memo.
Ói, essa técnica de ficá bateno longo tempo numa peça de metal pra consegui efeito que só conseguia cum muita força eu aprendi cum danado dum vizim caminhoneiro que ficô uma manhâ di domingo inteira bateno divagá numa porca de parafuso do caminhão. Lá pelos mei dia, escuitei um baruio diferente, meio ansim "Póóff" e ele parô de batê pruque a porca tinha desengripado... Mío que queimá a rosca forçano pra saí né?
abraço de sempre,
(Pantanal)
Marcenaria: a mais artesanal das ciências ou o mais científico dos artesanatos?
Avatar do usuário
pitu
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3705
Registrado em: 11 Ago 2006, 19:21
Cidade: arraial d'ajuda (BA)
Idade: 54

Desempenar Serrotes

Mensagem por pitu » 14 Out 2006, 20:32

:D Eraldo, como você postou sobre a afiação do serrote, ai vai um sargento que todo o mundo pode fazer para facilitar o trabalho:

Imagem

Abraço,
Pitu
Responder