CarpintariaInstalar batente com espuma expansiva

Fórum exclusivo para assuntos relacionados a trabalhos de Carpintaria.
Avatar do usuário
Edilson
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1394
Registrado em: 09 Jan 2004, 10:49
Cidade: Umuarama/PR
Idade: 62

Instalar batente com espuma expansiva

Mensagem por Edilson » 17 Mai 2012, 01:27

Olá pessoal,

Estou na fase da construção de minha casa em que serão instalados os batentes. Como escolhi de ipê, o construtor está receoso porque recentemente uns batentes que foram instalados em uma obra dele racharam. Segundo ele, é necessário colocar vários pregos no batente para chumbar na alvenaria. Mesmo batentes de 4,5cm de espessura correm o risco desse problema. Achei a instalação com pregos um método meio ultrapassado, inclusive argumentei com ele que vi, há algum tempo, umas presilhas próprias para isso. Não me lembro se foi na internet ou alguma casa de ferragem. Dessas presilhas nem tive notícia e aqui onde moro nunca ouviram falar. Entretanto, numa das empresas onde fiz o orçamento dos batentes, fui aconselhado a usar a espuma expansiva, um tipo de cola que prende o batente, ao mesmo tempo que forma uma moldura flexível que impede (ou diminui) as rachaduras nas paredes, devido ao bater das portas.

Alguém aqui já instalou ou viu pessoalmente batentes colocados com essa espuma? No youtube e na internet tem bastante informação disso, mas quero o depoimento de alguém aqui do fórum, pois as informações são mais precisas.

Agradeço se alguém puder informar.

Um grande abraço a todos,

Edilson Tiradentes
Só há duas maneiras de fazer as coisas: a certa e a errada!
Avatar do usuário
baocram
GDMista
GDMista
Mensagens: 1119
Registrado em: 29 Jan 2009, 18:43
Cidade: campo grande ms
Idade: 57

Instalar batente com espuma expansiva

Mensagem por baocram » 17 Mai 2012, 06:04

ola adilson, tudo beem

ja instalei varias vezes usando a espuma, vai com ela que nao se arrependera e show e facil demais

abracos
wleton
Membro
Membro
Mensagens: 120
Registrado em: 18 Fev 2009, 12:31
Cidade: SERRA / ES
Idade: 47

Instalar batente com espuma expansiva

Mensagem por wleton » 17 Mai 2012, 07:33

Edilson

As construtoras aqui na minha cidade utilizam muito a espuma para esta aplicação, eu mesmo nunca utilizei e fiquei espantado quando vi em uma obra eles utilizando esta espuma, eu ainda dou preferência aos pregos, mas como no seu caso existe a probabilidade de estragar as peças e o Baocram aprova (por ja ter utilizado) eu tentaria utilizar a espuma mesmo...

Também nunca ouvi falar dessas tais presilhas, caso algum amigo tenha experiência neste assunto seria bom ver as recomendações...

SDS
Weliton L. Guimarães
Avatar do usuário
hmorettin
Membro
Membro
Mensagens: 39
Registrado em: 17 Ago 2009, 13:11
Cidade: Sumaré
UF: SP
Idade: 40

Instalar batente com espuma expansiva

Mensagem por hmorettin » 17 Mai 2012, 08:43

Bom dia.

Há muito tempo frequento o GDM, no entanto só acompanho os tópicos tentando absorver o máximo de informações possível, ainda não criei coragem de executar algum trabalho com madeira, mas logo logo isso deve ocorrer, espero que saia algo bem feito.

Mas com relação ao batente... meu sogro começou uma reforma a algum tempo e está trocando todos os batentes, portas e janelas da casa, mas aconteceram problemas financeiros na família e o pedreiro trocou só o primeiro batente (com espuma), no fim das contas o dinheio acabou e eu e um cunhado continuamos a obra aos fins de semana.

Os batentes de portas e as janelas de madeira foram fixados da seguinte forma.

Uma fileira de pregos pequenos em diagonal para cima, uma fileira de pregos em diagonal para baixo e dois pregos maiores inseridos na madeira em diagonal (um para cima e outro para baixo), no entanto, antes de pregá-los foram feitos pré furos para esles e depois de inseridos foram entortados de forma a fazer um tipo de anzol.

Vejam que na imagem abaixo tentei exemplificar isso. Os mestres doi Sketchup que me perdoem.
Imagem


Os batentes ficaram bem firmes, já o batente fixado com espuma?...... esse nós retiramos e fixamos da mesma forma que os outros, pois além de o batente ter invergado por causa da pressão da espuma (deveria estar bem travado, mas não estava) o acabamento com o reboco trincou na volta toda.

Epero ter ajudado.

Heitor.
Avatar do usuário
céliobange
GDMista
GDMista
Mensagens: 1640
Registrado em: 20 Dez 2011, 23:45
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 67

Instalar batente com espuma expansiva

Mensagem por céliobange » 17 Mai 2012, 10:08

Edilson,

Experiência prática com espuma de poliuretano em batentes, eu não tenho, mas posso ajudar com alguns mitos...

Quanto a madeira.
A maioria das madeiras de alta densidade (como o Ipê), tendem a rachar/lascar quando re retira, de modo rápido, a sua umidade (p/ex. ao Sol) e muitas vezes independente da espessura.
Racham também pela introdução de pregos (sem pré furos), quando estas estão muito secas.
Uma pequena proporção das madeira vão rachar, independentemente de todos os cuidados tomados.
Obter uma madeira estabilizada, seca, fazer pré furos e selar todas as suas faces contribui para a sua estabilidade.

O nosso Dr. Madeira que tem anos de Strada, pode acrescentar ou me corrigir...

Quanto a espuma.
A construção civil lançou mão desta tecnologia para acelerar o processo e o tempo de construção, pois a porta e portal já podem vir prontos e entre 6 a 12 horas ficarem aptas para uso.
Porém coloco a seguinte questão: Se o poliuretano se subdivide em espuma rígida, espuma flexível, elastômeros e tintas, onde está a propriedade de cola?
Colar, sim vai colar, pois de alguma forma o material se entranha na madeira e na alvenaria e com a grande extensão entre ambos acaba oferecendo alguma taxa de fixação, mas não como uma cola...
Além disso, é uma material muito fácil de se retirar com qualquer objeto pontudo ou cortante. Você faria isto na sua porta de entrada?
A espuma de poliuretano rígida não foi criada para colar ou fixar portais (como muitos propagandeiam), mas para preencher lacunas, fissuras indesejáveis de difícil acesso ou complexidade de vedação principalmente térmica.
Portanto seu uso em portais/marcos, não descarta a correta fixação do mesmo na alvenaria, seja com pregos, tacos ou outros meios quaisquer, em uma largura que não ultrapasse os alisares ou molduras de forma a preencher as lacunas evitando a hospedagem de insetos e outros bichos.

Espero ter contribuído...


Bração,
Bange
Já atrapalhei no trabalho, já procurei muito trabalho, já aprendi a trabalhar, já me atrapalhei no trabalho, já trabalhei pra viver, já me diverti com o trabalho, já construí uma vida com o trabalho, já fui atrapalhado no trabalho, já ensinei a trabalhar, e já me aposentei do trabalho, hoje procuro um trabalho que me de prazer... quero ser marceneiro...
Avatar do usuário
Japa
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 12 Mar 2012, 19:16
Cidade: Sao Bernardo do Campo
Idade: 52

Instalar batente com espuma expansiva

Mensagem por Japa » 17 Mai 2012, 11:32

A reforma do meu apto terminou agora, o pedreiro usou espuma expansiva para colocar batente. Eu gostei, ficou firme e foi rapido.
O que o pedreiro fez foi travar bem o batente de cima a baixo, pq, segundo ele, a espuma qd expande chega a deformar o batente (embarrigar).

Agora lendo o que o Bange falou creio que ele está certo. Eu não entendo de poliuretano nem cola, mas onde sujou de espuma o pedreiro disse pra não tentar limpar até que a espuma secasse completamente pra não melecar tudo, de fato depois que a espuma seca ela não está tão grudada assim e foi bem fácil limpar.
Avatar do usuário
Marcos Henrique
GDMista
GDMista
Mensagens: 881
Registrado em: 04 Out 2009, 18:24
Cidade: Brasília
Idade: 61

Instalar batente com espuma expansiva

Mensagem por Marcos Henrique » 17 Mai 2012, 14:39

Não sou expert na área, não obstante, vou dar minha contribuição já que utilizei os dois sistemas (espuma e pregos).
Aqui em Brasília sofremos muito com o clima seco, nesse sentido é muito importante verificar se os batentes são fabricados com madeira verde ou seca.
As construtoras aqui optam pelo sistema de espuma por ser muito mais rápido. Pessoalmente não gostei desse sistema. Recentemente, foi necessário eu mandar retirar todos os portais de um apartamento que tenho aqui no bairro de Águas Claras e afixá-los novamente pelo sistema antigo.
Na casa que eu resido há mais de 10 anos, eu não utilizei pregos e sim parafusos auto-atarraxantes. Fica um pouco oneroso, mais é bem mais seguro se comparado ao sistema de fixação por pregos, insisto, principalmente para o clima aqui da nossa região.
Avatar do usuário
carlão jacarei
GDMista
GDMista
Mensagens: 566
Registrado em: 21 Ago 2011, 22:31
Cidade: jacarei / sp
Idade: 60

Instalar batente com espuma expansiva

Mensagem por carlão jacarei » 17 Mai 2012, 19:25

Edilson, coloque alguns parafusos no batente, só para maior "agarre", parafusos pequenos mesmo, e aplique a espuma, é otimo e funciona muito bem!
Não se esqueça de travar bem os batentes com cunhas e nivelar/aprumar antes e capriche nas travas de esquadro e travas de alinhamento, pois como o nome diz a espuma é muito expansiva.

Ah, ia me esquecendo, não esqueça de molhar a alvenaria que ficará em contato com a espuma.
abraços
Avatar do usuário
j.c.carvalhopinto
GDMista
GDMista
Mensagens: 225
Registrado em: 20 Mai 2007, 21:08
Cidade: São Paulo
UF: SP
Idade: 70

Instalar batente com espuma expansiva

Mensagem por j.c.carvalhopinto » 17 Mai 2012, 19:49

Edilson tudo bem, se fosse meu eu colocaria com pregos e massa, já fixei com poliuretano em varias obras não achei o resultado satisfatorio pois na expansão você não tem controle no processo,ou da falta ou da excesso neste caso flechando o batente.
No seu caso que és habilidoso faça você mesmo, pois os pedreiros usam marreta para bater os pregos e entorta los, dica o Luís meu marceneiro ia as obras e deixava tudo pronto para os pedreiros.

Obs. não faça os furos em linha reta para após entortar os pregos, faça os pré furos no sentido em que você vai entortar ou seja faça paralelo para onde ira entortar assim evita também as rachadura.


Espero ter lhe ajudado, um grande abraço
j.c.carvalhopinto
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Instalar batente com espuma expansiva

Mensagem por rocco » 17 Mai 2012, 20:09

to com o Carlão, faz um misto dos dois sistemas,,cheguei até a comprar a espuma, nem sei se ainda presta,
mas faltou coragem pra testar, na duvida fui pelo sistema ja aprovado.


rocco
Avatar do usuário
eseck
GDMista
GDMista
Mensagens: 2907
Registrado em: 24 Jul 2010, 14:30
Cidade: Porto Alegre / RS
Idade: 77

Instalar batente com espuma expansiva

Mensagem por eseck » 17 Mai 2012, 22:18

Espuma é um produto moderno e muito eficaz, já utilizei varias vezes em minhas obras, alias não tenho utilizado outros métodos.
É necessário que os marcos, batentes estejam bem alinhados e fixados para não fecharem pois a espuma é forte e tende a empurrar os batentes, então eles deverão estar bem travados.
Abraços
Everaldo.
Meu blog: Ah! E se falando em madeira... projetos gratuitos em:
http://eseck1.blogspot.com.br/
”Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.”
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"
"Não lamento envelhecer .... é um privilégio negado à muitos ...!"
Avatar do usuário
Edilson
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1394
Registrado em: 09 Jan 2004, 10:49
Cidade: Umuarama/PR
Idade: 62

Instalar batente com espuma expansiva

Mensagem por Edilson » 18 Mai 2012, 00:17

Pessoal, obrigado pelas respostas.

Como contratei a obra por empreita e a instalação dos batentes está incluída, não quero forçar o construtor a fazer um método que ele não conhece. Entretanto, minha preocupação é que o método que o carpinteiro dele está usando está errado, uma vez que já construí outra casa e também coloquei batentes de ipê, e nenhum deles deu problema. Na ocasião comprei a madeira, inclusive o assoalho, e deixei bastante tempo secando, porque fui construindo aos poucos. Dessa vez, entretanto, como a construção é numa tacada só, talvez a madeira não esteja tão seca. Vou verificar inclusive qual o tamanho dos pregos que os carpinteiros usam, pois pode ser aí que esteja o defeito.

Infelizmente, não tenho tempo para muita coisa ultimamente. Por ter mudado meu horário de trabalho, sobra-me pouco tempo na parte da manhã, que é o período que uso para correr atrás dos materiais da construção. No atual estágio da obra, são muitos detalhes que precisam de atenção, por isso nem cogito me habilitar a instalar os batentes. Só para terem uma ideia, estou há quase um ano precisando cortar uma porta na casa em que moro e ainda não consegui fazer isso. Se eu falar para minha mulher que vou fazer a instalação dos batentes, ela endoida de vez, pois acha que a obra já está atrasada. Quem sabe, quando chegar na fase dos móveis, eu faça alguma coisa, mas nem isso dá para garantir, pois talvez a economia de fazer o serviço por conta própria não compense.

De qualquer maneira, vou pesquisando mais um pouquinho, já tendo em mente as sugestões que vocês deram.

Muito obrigado e um abraço a todos,

Edilson Tiradentes
Só há duas maneiras de fazer as coisas: a certa e a errada!
Avatar do usuário
betiatto
GDMista
GDMista
Mensagens: 251
Registrado em: 07 Fev 2012, 01:18
Cidade: LUCAS DO RIO VERDE
Idade: 64

Instalar batente com espuma expansiva

Mensagem por betiatto » 18 Mai 2012, 00:37

Os dois métodos são válidos, tudo vai depender da preferência de cada uma.

Observo que no caso de utilizar-se pregos para chumbar, não é preciso muitos, pois para que o resultado seja satisfatório, basta 3 ou 4 pregos de cada lado e um em cima que o serviço ficará bem feito.

Também não acho necessário entortar o prego pois depois que a massa envolver o prego, dificilmente o portal se moverá, pois existirá também o contato entre o cimento e a madeira e entre o cimento e o prego.
-=Renato G. Betiatto[/u]=-

"A vida não consiste em ter boas cartas na mão e sim em jogar em as que se tem."
neptuno
GDMista
GDMista
Mensagens: 2962
Registrado em: 12 Out 2008, 18:11
Cidade: Embu/SP
Idade: 79

Instalar batente com espuma expansiva

Mensagem por neptuno » 18 Mai 2012, 17:07

Ninguem que eu conheça chumba batentes hoje em dia. A espuma segura melhor do que a massa.

Pedro
Avatar do usuário
Edilson
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1394
Registrado em: 09 Jan 2004, 10:49
Cidade: Umuarama/PR
Idade: 62

Instalar batente com espuma expansiva

Mensagem por Edilson » 18 Mai 2012, 19:04

Olá pessoal,

Mais uma vez agradeço a colaboração. E quanto à cola/espuma, vocês tem alguma indicação ou referência?

Obrigado,

Edilson Tiradentes
Só há duas maneiras de fazer as coisas: a certa e a errada!
panteon
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Jul 2006, 00:47
Cidade: Rio Grande do Sul
Idade: 54

Instalar batente com espuma expansiva

Mensagem por panteon » 18 Mai 2012, 20:02

Meu amigo aqui no brasil temos uma deficiencia de acessórios para carpintaria e serviços de alvenaria, como voce disse na internet pelos video do you tube se nota uma grande quantidade de acessórios que facilitam a vida do construtor, mas veja bem se voce notar com atenção muitas coisas voce mesmo faz, estes chumbadores , se você pegar uma barrinha de ferro chato , cortar ela em pedaços pequenos , dobrar uma ponta em L 1 cm , fazer um furo neste l e na outa ponta com a lixadeira cortar ate mais ou menos 3 cm no sentido do comprimento e dobrar esta duas pontas que se originaram do corte uma para cima e outra para baixo, está feito o chumbador e é fixado pelo lodo de fora do quadro do marco, espero ter ajudado.
Avatar do usuário
Hotz
GDMista
GDMista
Mensagens: 197
Registrado em: 26 Jan 2011, 00:38
Cidade: Maringá - Paraná
Idade: 57

Instalar batente com espuma expansiva

Mensagem por Hotz » 18 Mai 2012, 20:45

Olá Edilson...

Particularmente tendo em vista a rejeição a novas tecnologias por inúmeros profissionais já com a mente voltada apenas para o que já conhece, acredito que para minimizar e não interferir em possíveis garantias futuras pelo empreiteiro, podes exigir no minimo que seja descartado os pregos e serem introduzidos parafusos com prévia fura assim não tencionando a madeira e melhorando em muito a diminuição de fissuras futuras.

Acredito que seja uma boa forma de melhorar os trabalhos, apesar que com plena certeza haverá certa resistência em ralação a este tipo de serviço, a espuma só utilizei em remontagem de acabamentos internos em veículos e se demonstrou muito boa tanto na acústica quanto para fixação...

Forte abraço...
mecanicomarceneiro@hotmail.com

http://hotzgoodguys.blogspot.com/

O Homem Sábio e o que aprende com os seus erros Mas o mais Sábio é aquele que aprende com os erros dos outros.
Avatar do usuário
Edilson
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1394
Registrado em: 09 Jan 2004, 10:49
Cidade: Umuarama/PR
Idade: 62

Instalar batente com espuma expansiva

Mensagem por Edilson » 19 Mai 2012, 23:54

Olá pessoal,

Pois é, andei pesquisando e a conclusão a que cheguei é que, independente de usar a espuma ou a massa de cimento, o ideal é colocar as tais presilhas. Dessa maneira, o batente ficará bem preso, diminuindo as trincas que por ventura aparecerem e que ficarão escondidas atrás das guarnições. Aliás, quanto a rachaduras, pelo fato de terem sido colocadas vergas de concreto sobre todos os vãos (portas e janelas) acho que não haverá esse problema. Geralmente isso acontece no canto superior das aberturas.

Não adianta pedir para instalarem a espuma, sem usar os pregos. Caso venha a dar problema depois, eu não poderei reclamar. Mas minha preocupação é justamente quanto a rachaduras no batente, causadas pelos pregos. Assim, estou considerando colocar parafusos e furos feitos previamente, ou usar os parafusos auto-brocantes. A solução que venho considerando, nos últimos dias, é parecida ao que comentou o panteon. Fixar barras chatas finas nos batentes.

Imaginando isso, pesquisei na internet algo que estivesse pronto. Acabei encontrando uma peça que, coincidentemente, já tinha visto quando comprei uma portinhola de alumínio para colocar no lugar onde está instalada a caixa d′água da construção. São peças que ficam presas no contra-marco da esquadria e são chumbadas na alvenaria. Vou investigar na vidraçaria onde comprei a portinhola para ver se seria possível adaptá-las nos batentes de madeira, que exigem mais resistência dos chumbadores.

Só para terem uma ideia, posto abaixo imagens da peça, que eu chamava de presilha, mas descobri que se chamam grapas:

Imagem

Se eu achar que são fracas para segurar um batente de ipê, vou procurar algum outro material que sirva.

Obrigado e um abraço a todos,

Edilson Tiradentes
Só há duas maneiras de fazer as coisas: a certa e a errada!
wart
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 06 Jun 2007, 15:53
Cidade: PoA RS
Idade: 57

Instalar batente com espuma expansiva

Mensagem por wart » 08 Jun 2012, 23:38

Edilson, usei espuma para fixar um batente de porta de Angelim, diretamente, sem prego ou nenhuma ferragem. A indicação é que se use pouca quantidade, somente em alguns pontos. Como eu tinha só um batente para fixar e um tubo grande, resolvi "caprichar" e aplicar uma linha contínua por todo o contorno do batente. Sugestão: não faça isso. A espuma expandiu demais e começou a envergar a madeira, a ponto de travar a porta. A solução de emergência foi marretear uma escora de 8x8cm na largura interna do batente e deixá-la até a cura completa da espuma. Foi bobagem, mas ficou bem firme. :D

Espero ter contribuído de alguma forma.
Abraço,
Wart
Wart
msmith1701
Banido
Banido
Mensagens: 1503
Registrado em: 15 Out 2007, 23:03
Cidade: São Paulo
UF: SP
Idade: 50

Instalar batente com espuma expansiva

Mensagem por msmith1701 » 09 Jun 2012, 11:47

Na Pormade tem um video de colocação da porta pronta deles, foi um do primeiros fabricantes nacionais a usar esse sistema, da pra ter uma noção da intalação travamento do batente.

o bacana deles é o sitema de guarnições ajustaveis a espessura e irregularidades da parede.

http://www.pormade.com.br/servicos_info ... &idvideo=5

Mauricio
Avatar do usuário
sergiobiju
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 03 Set 2007, 20:56
Cidade: valinhos sp
Idade: 62

Instalar batente com espuma expansiva

Mensagem por sergiobiju » 09 Jul 2012, 17:32

ola pessoal sou novão aqui no site, queria peguntar uma coisa, minhas portas é batentes são uma @#%$@#< não tem nem palavras, mas gostaria de perguntar se tem algum jeito de engrossar os batentes delas (eles são de mais ou menos 12cm) e as paredes são de 16cm e ai trocaria as guarnições, quanto as portas um bom verniz e lixa já resolveria,alguem tem alguma dica??? abração á todos, :lol: :D sergio
Avatar do usuário
worker
Membro
Membro
Mensagens: 73
Registrado em: 16 Mai 2009, 19:20
Cidade: SPaulo-SP
UF: SP
Idade: 71

Instalar batente com espuma expansiva

Mensagem por worker » 24 Fev 2013, 14:37

Boa tarde pessoal, reativando o tópico,

Preciso instalar uma porta nova, será uma de aço da Sasazaki, que já vem montada de fábrica. Ví que o batente tem duas chapas pequenas dobradas de cada lado dos batentes, então penso em instalar com espuma, até para poder fechar o vão entre a alvenaria e os batentes, que já vem pintados e estão sem proteção.
Alguem tem alguma dica para dica para essa instalação?

Obrigado,


Marcos
Responder