GDM chegando ao fim!

Prezados amigos GDMistas e visitantes,
dentro de alguns dias, o GDM será tirado do ar por um período indeterminado.
Infelizmente não será possível manter o GDM no ar por mais tempo. Não temos tido recursos para tal.
Deixamos aqui nossos agradecimentos a todos que colaboraram conosco e nos prestigiaram durante estes quase 25 anos do Guia do Marceneiro, principalmente a esta comunidade que sempre nos deu inspiração.
Aqui fizemos grandes amigos, os quais jamais esqueceremos.
Em nossa memória ficarão os grandes momentos que compartilhamos.

Um grande abraço e sucesso a todos!
AdminGDM

Dúvidas geraisEncaixe de 3 Peças?

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
wagneralencar
GDMista
GDMista
Mensagens: 758
Registrado em: 15 Set 2017, 03:12
Cidade: Ceilândia
UF: DF
Idade: 45

Encaixe de 3 Peças?

Mensagem por wagneralencar » 18 Out 2017, 01:49

Olá amigos, estava fazendo alguns rabiscos e me surgiu uma dúvida em fazer um encaixe entre 3 peças pelas extremidades da forma mais invisível possível. Não sei como se chama ... 1/3 Esquadria ... ?!

Usaria Sistema Kreg, almas, espigas ...? Não tenho máquina de grampos nem tupia. :cry:
A dúvida seria com Chapas e Ripas de MDF e Pinus, de 12mm ou 15mm.

Ah! Que tipo de gabarito/grampo eu poderia bolar para prender essas 3 partes caso eu tenha que esperar a cola secar?

Fiz alguns desenhos para especificar melhor a dúvida:
trigdm.png
trigdm2.png
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
pedro bike
GDMista
GDMista
Mensagens: 224
Registrado em: 19 Fev 2015, 07:57
Cidade: Cruzeiro do sul
UF: AC
Idade: 42

Re: Encaixe de 3 Peças?

Mensagem por pedro bike » 18 Out 2017, 01:54

Se forem 3 chapas unidas pelas costas eu usaria biscoitos.
wagneralencar
GDMista
GDMista
Mensagens: 758
Registrado em: 15 Set 2017, 03:12
Cidade: Ceilândia
UF: DF
Idade: 45

Re: Encaixe de 3 Peças?

Mensagem por wagneralencar » 18 Out 2017, 02:01

Solução interessante Pedro, os furos/cortes para o encaixe dos biscoitos dariam pra fazer em uma serra de 10" de Bancada? Ou teria uma forma melhor?
Avatar do usuário
pedro bike
GDMista
GDMista
Mensagens: 224
Registrado em: 19 Fev 2015, 07:57
Cidade: Cruzeiro do sul
UF: AC
Idade: 42

Re: Encaixe de 3 Peças?

Mensagem por pedro bike » 18 Out 2017, 02:07

Para fazer na Serra de bancada você poderia frezar um rasgo a 30 graus da superfície para encaixar uma alma entre cada duas peças. Mas acho difícil que fique bem alinhado. É mais fácil utilizar a biscoiteira mesmo.
wagneralencar
GDMista
GDMista
Mensagens: 758
Registrado em: 15 Set 2017, 03:12
Cidade: Ceilândia
UF: DF
Idade: 45

Re: Encaixe de 3 Peças?

Mensagem por wagneralencar » 18 Out 2017, 02:15

Vou esperar alguém ter alguma solução mais fácil, mas assim que eu puder vou fazer testes com a serra, vai ser difícil eu adquirir uma biscoiteira tão cedo. Valeu Pedro!
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Encaixe de 3 Peças?

Mensagem por Gerald » 18 Out 2017, 12:37

Talvez a solução mais simples seja usar cola epóxi. A junção ficará tão forte como a própria madeira.

Uma das vantagens da cola epóxi é que não precisa de grampos para dar pressão. Basta juntar as peças e esperar curar. A cola epóxi, ao contrário da cola branca, por exemplo, não contrai ao endurecer, por isso a pressão de grampo é desnecessária.

Eu tenho usado Araldite Profissional de 234 gramas para casos em que preciso de máxima resistência mecânica, ou quando a madeira vai ser exposta à água.
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Avatar do usuário
Zzéff
GDMista
GDMista
Mensagens: 3113
Registrado em: 14 Out 2014, 20:59
Cidade: Sao Jose dos Campos
Idade: 74

Re: Encaixe de 3 Peças?

Mensagem por Zzéff » 18 Out 2017, 12:49

Estimado Wagner,
Você pode também utilizar a tupia para fazer esse tipo de junção:




abraços

zzeff
wagneralencar
GDMista
GDMista
Mensagens: 758
Registrado em: 15 Set 2017, 03:12
Cidade: Ceilândia
UF: DF
Idade: 45

Re: Encaixe de 3 Peças?

Mensagem por wagneralencar » 18 Out 2017, 13:00

Boa solução Gerald, essa cura dura leva muito tempo? Dei uma olhadinha agora no google e tem caixa escrito 90min e 24h, esse é o tempo da cura?
Acho que vai servir bem! :D

Zzéff, a tupia seria perfeito, mas acho que só no fim do ano, esperando o Papai Noel :lol:
Valeu pela dica, o vídeo é muito bom! O Elias dá ótimas dicas. :D
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Encaixe de 3 Peças?

Mensagem por Gerald » 18 Out 2017, 13:25

A 25 ºC, a Araldite Profissional começa a endurecer em 2 horas, em 7 horas já atingiu 1/3 da resistência máxima, considera-se que a cura total é de 24 horas, mas não verdade a cola vai endurecendo cada vez mais com o passar dos dias. A 70 ºC, a cura total se dá em menos de uma hora, e a 100 ºC, em minutos! Ver a figura abaixo:
Araldite---cura.jpg
Uma das vantagens da Araldite Profissional é que você tem bastante tempo, cerca de 2 horas na temperatura ambiente, para ajeitar a posição das peças. Existe também cola epóxi (Araldite e outra marcas) para endurecimento rápido. Pode ser interessante, ou não, dependendo da aplicação.

NOTA: As pequenas bisnagas de cola epóxi de cerca de 20 gramas são caras em termos de R$/grama. A Araldite Profissional de 234 gramas custa cerca de R$ 60,00. Não é barata, mas se você trabalha bastante com madeira, o preço por grama é bastante razoável. Em quantidades maiores, sai ainda mais barato em termos de R$/grama.

Devo lembrar que há também, é claro, resina epóxi, que é ainda mais barata que as colas vendidas em bisnagas. Mas lembrar que a resina epóxi é mais líquida, o que nem sempre a torna prática para colagem de madeira (escorre facilmente).
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
wagneralencar
GDMista
GDMista
Mensagens: 758
Registrado em: 15 Set 2017, 03:12
Cidade: Ceilândia
UF: DF
Idade: 45

Re: Encaixe de 3 Peças?

Mensagem por wagneralencar » 18 Out 2017, 13:26

Poxa Gerald, ganhei uma aula agora, muito bom saber tudo isso, certamente vou de Araldite Profissional, agora como eu sei que não vou usar muito vou ver quanto preciso e compro no melhor preço/quantidade que eu for precisar.

Agora quanto ao gráfico que anexou, me deixou muito curioso, a 25ºc e 5 dias de cura (120h) ela atinge Resistência de 2.560 (17.6), já a 150ºc e somente com 20m de cura, ela atinge Resistência de 4.410(30.4) ou seja a temperatura é bem mais relevante na resistência final que o tempo gasto!? Pois em 360x menos tempo ela atingiu quase o dobro de resistência, a não ser que ela iguale a resistência depois de um mês de cura. Seria interessante ter um soprador térmico na aplicação, pensando na resistência e não no tempo.

Muito obrigado pelas informações! :D
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Encaixe de 3 Peças?

Mensagem por Gerald » 18 Out 2017, 14:14

Minha experiência com Araldite em "alta" temperatura (50 a 100 ºC) é a de colar usando o forno elétrico da patroa, que tem a temperatura controlada. A cola sai quase tão dura como vidro. Usei essa técnica para colar películas metálicas em placas de fibra de vidro. Lembro que colar madeira em forno, mesmo que em temperaturas da ordem de 50 ºC pode levar a trincas; E, é claro, só é possível para peças que caibam no forno.

O soprador térmico também é uma solução, mas deve-se tomar cuidado de não usar temperatura muito alta. Talvez um secador de cabelo seja utilizável também.

É importante lembrar que a Araldite fica bem mais fluida quando aquecida. A 150 ºC, por exemplo, a fluidez fica igual a de um óleo fino. Dependendo da posição da peça, é preciso cuidar para não haver escorrimento. É possível usar fita adesiva amarela ou transparente, daquelas usadas para embalagem, para conter um possível escorrimento. A cola epóxi não adere à fita adesiva, assim a remoção da fita depois é bem tranquila.

Na maioria dos casos de colagem em madeira, basta deixar secar em temperatura ambiente. Não sei se a resistência final depois de, digamos, uma semana se iguala a da secagem em forno, mas a resistência da Araldite mesmo na secagem à temperatura ambiente é tão alta que já ultrapassa a resistência da madeira.

Se a peça for grande e você quiser secagem em temperatura mais elevada que a ambiente, uma idéia é colocar a peça dentro de um saco plástico preto (de lixo ou feito com plástico preto de construção) e deixar secar ao sol. Acredito que a temperatura dentro do saco deve chegar as uns 60 ou 70 ºC. Novamente, precisa ver se a temperatura não vai produzir empenamento ou rachadura da madeira.
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Sergio38br
GDMista
GDMista
Mensagens: 200
Registrado em: 01 Mar 2017, 13:42
Cidade: São Paulo
UF: SP
Idade: 62

Re: Encaixe de 3 Peças?

Mensagem por Sergio38br » 18 Out 2017, 15:36

Concordo que pelas pontas esta alma seria perfeita, mas quando for como a figura da chapa usaria uma alma como um triangulo equilátero.

Sergio
wagneralencar
GDMista
GDMista
Mensagens: 758
Registrado em: 15 Set 2017, 03:12
Cidade: Ceilândia
UF: DF
Idade: 45

Re: Encaixe de 3 Peças?

Mensagem por wagneralencar » 18 Out 2017, 16:02

Muito obrigado Gerald, to pensando em fazer divisórias do tamanho de um criado mudo ou cadeira, não vai caber no forno rs, mas o DF tá um forno, só deixar na sacada que chega nesses 70º fácil rs, mas gostei da ideia do secador, no dia que eu for fazer vou dá uma visitada na casa da minha mãe :lol:
Muito obrigado por compartilhar sua sabedoria amigo! Abraço :D


Sergio, eu vou fazer uns testes antes, se for fácil executar eu vou adicionar as dicas do Gerald, mas como ele disse a Araldite já é forte por si só, só se for pra ter uma garantia extra. Obrigado! :D
Responder