GDM chegando ao fim!

Prezados amigos GDMistas e visitantes,
dentro de alguns dias, o GDM será tirado do ar por um período indeterminado.
Infelizmente não será possível manter o GDM no ar por mais tempo. Não temos tido recursos para tal.
Deixamos aqui nossos agradecimentos a todos que colaboraram conosco e nos prestigiaram durante estes quase 25 anos do Guia do Marceneiro, principalmente a esta comunidade que sempre nos deu inspiração.
Aqui fizemos grandes amigos, os quais jamais esqueceremos.
Em nossa memória ficarão os grandes momentos que compartilhamos.

Um grande abraço e sucesso a todos!
AdminGDM

Dúvidas geraisComo fazer esse rasgo na madeira

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
claytondoria
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Jun 2013, 16:20
Cidade: São Vicente - SP
Idade: 31

Como fazer esse rasgo na madeira

Mensagem por claytondoria » 28 Set 2017, 17:41

Boa tarde pessoal, essa é a minha primeira postagem, primeiramente acho essa forum ótimo, e adoro ver os trabalhos dos amigos.

Minha duvida é a seguinte, preciso fazer um corte no meio de uma madeira, mas não consigo fazer por ela vai afunilando e consigo fazer até certo ponto com a tupia manual, mas quando chega na parte onde fecha em uma ponta não da mais. Eu to tentando fazer com formão, mas não sei se esse é o caminho que alias ainda sou muito inesperiente nisso, segue a foto:

Imagem
Avatar do usuário
pedro bike
GDMista
GDMista
Mensagens: 224
Registrado em: 19 Fev 2015, 07:57
Cidade: Cruzeiro do sul
UF: AC
Idade: 42

Re: Como fazer esse rasgo na madeira

Mensagem por pedro bike » 28 Set 2017, 19:07

Não consegui entender o que você pretende fazer.
Um rebaixo terminando em v?
Seria isso?
PauloRogerio
GDMista
GDMista
Mensagens: 322
Registrado em: 11 Set 2012, 13:37
Cidade: Anapolis
UF: GO
Idade: 49

Re: Como fazer esse rasgo na madeira

Mensagem por PauloRogerio » 29 Set 2017, 09:08

Se for corte normal, a tico tico seria a ferramente ideal.
Agora, se for rebaixo apenas... onde não der para ir com a tupia, faça pequenos furos com broca controlando a profundidade e depois acerte com formão.
Abraços!

Vamos produzir serragem!

Paulo Rogério
@arterecortemadeira
arterecortemadeira@gmail.com
Avatar do usuário
Zzéff
GDMista
GDMista
Mensagens: 3113
Registrado em: 14 Out 2014, 20:59
Cidade: Sao Jose dos Campos
Idade: 74

Re: Como fazer esse rasgo na madeira

Mensagem por Zzéff » 29 Set 2017, 09:38

Estimado,
Prenda a peça na bancada ou mesa e use o batente como base para a guia paralela da tupia. Se a altura da guia for insuficiente, fixe um pedaço de madeira na guia. Assim você terá o paralelismo que necessita independentemente do formato da madeira.

abraços

zzeff
claytondoria
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Jun 2013, 16:20
Cidade: São Vicente - SP
Idade: 31

Re: Como fazer esse rasgo na madeira

Mensagem por claytondoria » 30 Set 2017, 10:51

Isso mesmo, terminar em V. Outra coisa, qual a fresa para tupia mais fina que existe?
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Como fazer esse rasgo na madeira

Mensagem por Gerald » 30 Set 2017, 17:16

A fresa paralela mais fina da Freud tem 2mm de diâmetro. Essas fresas são frágeis e cortam com profundidade máxima de 6.35mm.

Se entendi direito, você quer fazer um rasgo cuja largura começa com um certo valor e vai diminuindo até zero. Parece-me, também, que a profundidade do rasgo deve ser constante, certo? Esse tipo de rasgo poderia ser feito com uma fresa fina, um gabarito em forma de V e muita paciência. Pesquise "router template guide" (sem aspas) com Google para entender como fresar com gabarito (template)

De um ponto de vista mais prático, o mais fácil seria dividir a madeira em duas partes, fresar metade do rasgo em cada parte e depois unir com cola. Se a emenda for bem feita, passará despercebida.
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem