GDM chegando ao fim!

Prezados amigos GDMistas e visitantes,
dentro de alguns dias, o GDM será tirado do ar por um período indeterminado.
Infelizmente não será possível manter o GDM no ar por mais tempo. Não temos tido recursos para tal.
Deixamos aqui nossos agradecimentos a todos que colaboraram conosco e nos prestigiaram durante estes quase 25 anos do Guia do Marceneiro, principalmente a esta comunidade que sempre nos deu inspiração.
Aqui fizemos grandes amigos, os quais jamais esqueceremos.
Em nossa memória ficarão os grandes momentos que compartilhamos.

Um grande abraço e sucesso a todos!
AdminGDM

Dúvidas geraisReaproveitamento de madeira de obra

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
CyberV2
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Abr 2017, 20:07
Cidade: Pelotas
UF: RS
Idade: 40

Reaproveitamento de madeira de obra

Mensagem por CyberV2 » 23 Abr 2017, 15:35

Pessoal.

Antes de mais nada acho importante salientar que sou hobista em marcenaria, é possível contar nos dedos os trabalhos que já realizei em madeira e nada na magnitude do que estou pensando, justamente por isso gostaria da opinião de vocês antes de iniciar um projeto "grande".

Acabo de realizar uma obra na minha casa e tem um espaço de 3m x 3,5m que gostaria de deixar com uma cara mais "rústica", minha esposa estava pensando em usar cerâmica imitando madeira no piso e em duas paredes para dar esta aparência, mas como sobrou bastante madeira da obra estava pensando em usar este material para fazer a cobertura das paredes e do piso (serão uma parede de 2,5m x 3m + outra parede de 2,5m x 3,5m + o piso de 3m x 3,5m totalizando aproximadamente 27 m²).

Trata-se de madeira de pinus em tábuas (na minha região é chamado de pinus obra, não sei se o nome é o mesmo no resto do país) estão bem sujas de cimento pois foram usadas como forma para concreto, mas acredito que será possível limpar com uma lixeira, não penso em desempena-las pois como já mencionei a intenção realmente é de algo rústico.

Para proteger a madeira (como elas vão ficar expostas) estava pensando em usar óleo tungue ou óleo de linhaça (sei que vai sair bem mais caro que stain, por exemplo, mas como convivo com pessoas alérgicas achei que seria mais aconselhável e o acabamento me pareceu mais natural).

Minhas principais duvidas com relação a este projeto são:

1º)Com relação a madeira, mesmo que não seja a madeira mais indicada, posso usar pinus obra para este projeto ou vou estar desperdiçando tempo e dinheiro com uma madeira que, mesmo tratada, não terá durabilidade?

2º)Mesmo não sendo atóxico, o aconselhável seria o uso de stain ou algum outro tipo de tratamento ao invés dos óleos mencionados?

3º)Por fim, estou pensando em colocar uma madeira porosa impregnada de óleo colada a minha casa, devo me preocupar com a inflamabilidade? Novamente algum outro tratamento como stain ou outro produto seria mais indicado?
Avatar do usuário
Zzéff
GDMista
GDMista
Mensagens: 3113
Registrado em: 14 Out 2014, 20:59
Cidade: Sao Jose dos Campos
Idade: 74

Re: Reaproveitamento de madeira de obra

Mensagem por Zzéff » 23 Abr 2017, 20:07

Estimado CyberV2,

Dê uma olhada nesses vídeos que podem ser interessantes para o seu projeto:





abraços

zzeff
CyberV2
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Abr 2017, 20:07
Cidade: Pelotas
UF: RS
Idade: 40

Re: Reaproveitamento de madeira de obra

Mensagem por CyberV2 » 30 Abr 2017, 10:21

Zzeff.

Muito obrigado pela contribuição, os vídeos foram realmente úteis.
Achei interessante ele comentar que não usou nenhum tipo de acabamento pois testou verniz, sera, óleo e todos os testes alterou a cor, estava pensando em usar óleo de tungue justamente por que, pelo que eu li e vi em fotos, me parece fornecer um acabamento bem natural (em fotos me parece mais natural que stain, por exemplo), li inclusive em alguns posts aqui no fórum.
Garimpando aqui no fórum achei uma idéia bem parecida com o que pretendo fazer: viewtopic.php?f=11&t=38378
No entanto estava pensando em fazer a fixação na parede desta da mesma forma que foi usada neste painel:
Vou tentar esboçar neste feriado e postar aqui.

No entanto, apesar de ter pesquisado bastante, minhas três principais duvidas persistem, a terceira em especial que me preocupa um pouco e gostaria de ter uma resposta antes de iniciar o projeto (se achar uma resposta pesquisando posto aqui para compartilhar a informação).
rcdill
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Mar 2009, 18:12
Cidade: Caxias do Sul
UF: RS
Idade: 51

Re: Reaproveitamento de madeira de obra

Mensagem por rcdill » 02 Mai 2017, 10:48

Olá Cyber, vou falar sobre o pouco que conheço:

1º)Com relação a madeira, mesmo que não seja a madeira mais indicada, posso usar pinus obra para este projeto ou vou estar desperdiçando tempo e dinheiro com uma madeira que, mesmo tratada, não terá durabilidade?

Se o pinus ficar exposto a sol e chuva a durabilidade fica bastante prejudicada, mesmo com proteção de verniz/óleo/stain. Caso fique em área coberta/interna não haveria problema com durabilidade.

2º)Mesmo não sendo atóxico, o aconselhável seria o uso de stain ou algum outro tipo de tratamento ao invés dos óleos mencionados?
O stain a base de água praticamente não deixa cheiro e mantém o aspecto rústico da madeira, além de ser de secagem rápida. Também ocorrerá alteração da cor da madeira, mesmo com stain transparente/incolor. Já utilizei óleo de tungue e ele deixa um aspecto de molhado na madeira. Para madeiras escuras fica um acabamento bonito, mas para madeiras claras como o pinus não achei tão interessante. Também ficou por algum tempo com um cheiro de óleo de cozinha.

3º)Por fim, estou pensando em colocar uma madeira porosa impregnada de óleo colada a minha casa, devo me preocupar com a inflamabilidade? Novamente algum outro tratamento como stain ou outro produto seria mais indicado?
Não sei falar quanto a inflamabilidade, mas encontrei alguma informações nesses dois arquivos PDF:
https://ironfittings.com.br/wp-content/ ... tungue.pdf
https://ironfittings.com.br/wp-content/ ... tungue.pdf

Atte.
Roberto
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem