GDM chegando ao fim!

Prezados amigos GDMistas e visitantes,
dentro de alguns dias, o GDM será tirado do ar por um período indeterminado.
Infelizmente não será possível manter o GDM no ar por mais tempo. Não temos tido recursos para tal.
Deixamos aqui nossos agradecimentos a todos que colaboraram conosco e nos prestigiaram durante estes quase 25 anos do Guia do Marceneiro, principalmente a esta comunidade que sempre nos deu inspiração.
Aqui fizemos grandes amigos, os quais jamais esqueceremos.
Em nossa memória ficarão os grandes momentos que compartilhamos.

Um grande abraço e sucesso a todos!
AdminGDM

Dúvidas geraisMadeira pós jimo cupim

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Avatar do usuário
sattamini
GDMista
GDMista
Mensagens: 461
Registrado em: 31 Dez 2013, 15:03
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 36

Madeira pós jimo cupim

Mensagem por sattamini » 01 Fev 2017, 12:46

Caros,

Apliquei jimo cupim via pincel em algumas partes de um cavalete que estou montando (as brocas estão danadas aqui).

Minha dúvida é: é arriscado serrar, fresar, manusear ou fazer qualquer tipo de processo que levante serragem dessas madeiras que já apliquei o jimo? Digo isso porque sei que o ideal é aplicar o produto na peça final, mas descobri que ainda vou precisar fazer uns rebaixos na tupia.
Alexandre Sattamini
Avatar do usuário
alisondrefahl
GDMista
GDMista
Mensagens: 1549
Registrado em: 09 Dez 2013, 10:35
Cidade: Mafra - SC
Idade: 33

Re: Madeira pós jimo cupim

Mensagem por alisondrefahl » 01 Fev 2017, 14:26

Ta ai uma coisa que nunca pensei, o solvente vai evaporar mas o composto cupinicida deve deixar residuos na madeira, resta saber se esta quantidade de residuos pode ser nociva. Quando armazeno minhas madeiras sempre passo cupinicida e até agora não tive nenhum problema, mas o assunto muito me interessa, muitos quimicos possuem efeito cumulativo em nosso corpo.
Na teoria se voce não respirar o ar com pó de madeira não vai se contaminar com esse residuo.
Avatar do usuário
sattamini
GDMista
GDMista
Mensagens: 461
Registrado em: 31 Dez 2013, 15:03
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 36

Re: Madeira pós jimo cupim

Mensagem por sattamini » 01 Fev 2017, 14:34

Pois é Alison

Uma informação que recentemente ouvi é que o jimo cupim (aqui apenas a marca, o composto é a cipermetrina) é relativamente de baixa toxidade. Ou seja, o maior problema mesmo é o solvente que causa tonteira se aspirado durante a aplicação. Claro que não estamos cogitando que alguém vá beber...

A grande questão é a concentração da cipermetrina no jimo, que parece ser muito baixa a ponto de não representar grandes riscos. Ao mesmo tempo é curioso.. como uma concentração tão baixa é eficiente contra as pragas?

Eu mesmo diria que o risco de intoxicação é baixa após a secagem se usada devidamente uma mascara própria. Mas tenho essa curiosidade mais profunda no tema em relação à substância residual por exemplo em outros objetos, com o pincel usado na aplicação. Pode ser lavado normalmente na pia?

Acho que vou ligar para a jimo :danca:
Alexandre Sattamini
Avatar do usuário
Zzéff
GDMista
GDMista
Mensagens: 3113
Registrado em: 14 Out 2014, 20:59
Cidade: Sao Jose dos Campos
Idade: 74

Re: Madeira pós jimo cupim

Mensagem por Zzéff » 01 Fev 2017, 18:27

Estimado sattamini,
Seguem os dados da ficha de segurança da cipermetrina - http://www.nortox.com.br/produto/inseti ... permetrina

"E P I de uso exclusivo da equipe de atendimento a emergência:
Utilizar EPI completo, óculos com proteção lateral contra
respingos químicos, luvas de proteção, calçado e macacão de PVC, máscara com filtro combinado (filtro químico contra vapores
orgânicos e filtro mecânico classe P2 / ou P3 quando necessário). Para altas concentrações utilizar máscara facial ou
autônoma. “O EPI do motorista está especificado na ABNT NBR 9735”.

Para sua proteção eu recomendo que seja utilizado pelo menos uma mascara contra vapores orgânicos pois meu avô já dizia que
"o que mata o bicho, mata o omi". Normalmente os produtos inseticidas tem ação residual e penetram profundamente na madeira. Sempre vai haver alguma concentração ou seja, se você utilizou cupinicida para tratar a madeira, essa madeira sempre vai ter um grau mínimo de contaminação e não deve ser utilizada em contato com alimentos.

abraços

zzeff
Alea Jacta Est
Avatar do usuário
Loukotk
GDMista
GDMista
Mensagens: 3291
Registrado em: 16 Jan 2013, 13:39
Cidade: Niterói/RJ
UF: RJ
Idade: 69

Re: Madeira pós jimo cupim

Mensagem por Loukotk » 02 Fev 2017, 11:59

Tenho utilizado o pó de serra para misturar à terra/humus para plantas.
Só que, quando utilizo previamente algum tipos de cupincida, esta serragem jogo no gramado junto aos muros para afastar formigas, lesmas e outros indesejáveis... :D
Lourival Takao Konishi
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem