Dúvidas geraisComo fixar armário de cozinha suspenso?

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
JBraga
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Fev 2016, 17:25
Cidade: Minas Gerais
Idade: 43

Como fixar armário de cozinha suspenso?

Mensagem por JBraga » 12 Dez 2016, 16:51

Senhores boa tarde.

Essa é minha primeira postagem, já li muita coisa aqui e aprendi muito, agora estou partindo para a prática e é ai que começam a surgir as dúvidas. rsrsrs

Estou terminando o projeto de minha cozinha e estou com dúvida em como fixar os armários suspensos.

Vi aqui no fórum que tem como usar cantoneiras e/ou "sarrafo" de encaixe chanfrado.
(viewtopic.php?t=12469)

Seria esses dois modos de fixação? Qual seria o mais seguro?
Hoje em dia tem algum sistema mais prático para essa fixação?

Tenho essa semana para terminar os projetos e semana que vem começo a montar.

Vou criar um tópico do passo a passo que estarei fazendo e desde já conto com a experiência dos nobres colegas para me orientar em qualquer etapa.

Desde já agradeço!
JBraga.
Avatar do usuário
rav8
GDMista
GDMista
Mensagens: 183
Registrado em: 21 Nov 2013, 23:35
Cidade: rio de janeiro rj
Idade: 42

Re: Como fixar armário de cozinha suspenso?

Mensagem por rav8 » 12 Dez 2016, 17:41

Claro que os profissionais e os mais experientes dirão detalhadamente sobre cada opção e até as razões técnicas de tudo.

Eu, com minha "santa ignorância" (rs) uso somente cantoneiras e sempre fica firme e seguro...

Já cheguei a fazer armário com o fundo em 15mm fixado por dentro dos montantes e parafusei diretamente pelo fundo na parede...fica bem mais pesado, gasta mais material, mas ficou extremamente firme também.

Nunca useis encaixe com sarrafos, mas de cara um contra que vejo é que se vc tiver de encaixar "por cima", dependendo da distância que o armário ficará abaixo do teto, vc não terá espaço suficiente para coloca-lo.

Enfim, falando por mim, por experiência própria, acho as cantoneiras simples, baratas, práticas e seguras.
JBraga
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Fev 2016, 17:25
Cidade: Minas Gerais
Idade: 43

Re: Como fixar armário de cozinha suspenso?

Mensagem por JBraga » 12 Dez 2016, 19:18

Rav8 obrigado pela resposta!

Usando a cantoneira, eu devo fazer o armário suspenso com fundo ou vai direto na parede?

Se caso fosse usar o encaixe de 45º para fixar na parede, poderia ser do próprio MDF de 15mm ou teria que ser de uma madeira mais firme/resistente?

Estou montando sozinho os armários, por isso estava pensando em usar esse encaixe 45º para colocar o armário na parede e depois fixar ele na parede com as canaletas. Sendo o encaixe 45º mais na parte de cima do armário e as canaletas na parte de baixo. Fazendo assim ficaria ruim?

Obs.: como faço pra colocar imagens no tópico?
JBraga.
Avatar do usuário
rav8
GDMista
GDMista
Mensagens: 183
Registrado em: 21 Nov 2013, 23:35
Cidade: rio de janeiro rj
Idade: 42

Re: Como fixar armário de cozinha suspenso?

Mensagem por rav8 » 15 Dez 2016, 16:18

JBraga,

O que vai prender o armário mesmo na parede será a cantoneira presa na lateral dele. O fundo teria efeito estético. Em gabinetes de cozinha e banheiro normalmente não se usa basicamente por causa de eventuais manutenções na tubulação...muitos condenam, mas eu ainda assim gosto de fazer com fundo em gabinete, acho esteticamente muito melhor. Em armário suspenso aí fica a seu gosto..eu usaria...pode usar de 03mm, 06mm...fino mesmo, apenas para tampar a parede.

A cantoneira uma vez devidamente fixada na lateral e estando correta e firmemente parafusada na parede, fica excelente. O ponto X na instalação é vc fixar adequadamente na parede, com as buchas, parafusos e arruelas devidas. Da uma caçada pelo youtube que há vários tutoriais e vídeos detalhando bem esse procedimento. Não tem mistério.

A não ser que vc quisesse parafusar sem cantoneira, teria que fazer um fundo com uma chapa grossa, como eu citei anteriormente, mas isso não é necessário, não traz nenhum modificação relevante de fixação ou estética...

Quanto ao sarrafo, nunca usei, mas geralmente vejo recomendarem usar alguma madeira maciça, por questão de resistência, durabilidade, umidade etc...Em gabinetes suspensos, além da fixação com cantoneira nas paredes, sempre que possível de acordo com o projeto, eu uso sarrafos de MDF parafusados na parede sob o armário pra servirem como calço e reforçar a fixação, sempre deu mto certo...

Espero ter ajudado.
Avatar do usuário
rickytaki
Membro
Membro
Mensagens: 56
Registrado em: 19 Abr 2013, 00:42
Cidade: sao paulo
UF: SP
Idade: 40

Re: Como fixar armário de cozinha suspenso?

Mensagem por rickytaki » 15 Dez 2016, 16:36

Amigo JBraga,

Se o armário suspenso for o gabinete embaixo da pia, atente para o fato que você não conseguirá usar mão francesa pela limitação da pedra caso ela esteja instalada antes do armário.

Se forem os armários superiores, eu usaria mão francesa, uma superior e outra inferior...

Isso é uma opinião de um amador, mas como eu estava fazendo um projeto pra cozinha e nem me atentei pra pia, achei que talvez pudesse passar batido para vc tbm...

Um abraço,
Avatar do usuário
rav8
GDMista
GDMista
Mensagens: 183
Registrado em: 21 Nov 2013, 23:35
Cidade: rio de janeiro rj
Idade: 42

Re: Como fixar armário de cozinha suspenso?

Mensagem por rav8 » 15 Dez 2016, 19:06

Bem lembrada a diferença...

Eu acabei respondendo pensando q ele se referiu aos superiores...

Em todo caso, JBraga, caso sejam os superiores mesmo, vc pode prender sim no alto sozinho.

Seguindo a ideia do amigo, vc pode primeiramente instalar uma cantoneira ou mao francesa na parte de cima, veja a altura que vai querer instalar o armário, feito isso, instale a cantoneira ou mao francesa na parede verticalmente ao teto. Feito isso, vc pode simplesmente pendurar o armário por cima dessa ferragem (neste caso, vc não poderia fazer com fundo ou teria q faze-lo recortado), Feito isso, fixe as cantoneiras laterais e prenda na parede, depois pode aproveitar as de cima ou até mesmo retirar...

Veja a posição como um amigo instalou a cantoneira no armário superior como te falei:

viewtopic.php?f=11&t=37924
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Armário em parede de drywall
    por claudioneves » 10 Out 2022, 10:45 » em Dúvidas gerais
    4 Respostas
    4067 Exibições
    Última mensagem por Mauricio Fóz
    12 Out 2022, 16:50
  • Indicacao profissional marceneiro para armario (SP)
    por pietro92 » 20 Out 2023, 17:04 » em Dúvidas gerais
    1 Respostas
    3958 Exibições
    Última mensagem por Alfredo2
    04 Dez 2023, 02:42