Dúvidas geraisComo corrigir armário? - Parede torta

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
luisocg
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Set 2016, 09:42
Cidade: Ribeirão Preto/SP
Idade: 36

Como corrigir armário? - Parede torta

Mensagem por luisocg » 27 Set 2016, 11:09

Pessoal estou começando a fazer alguns móveis comprado as peças já cortadas, porém ao tentar fazer um armário de cozinha para minha sogra eu me deparei com um problema que estou quebrando a cabeça para resolver.
Ao montar o esqueleto do armário usando chapas de MDF de 15mm, um dos vãos ficou muito fora do projeto, eu alinhei o gaveteiro na parede da foto e fui montando as colunas, que irão suportar as portas, ao fim de tudo montado fui tirar as medidas para conferir, pois ainda não comprei as frentes das gavetas nem as portas, que serão de MDF branco brilhante. Para minha surpresa houve uma diferença de 1cm entre o topo e a base do vão onde serão colocadas duas portas.

Imagem


Por favor alguém sabe como posso corrigir isso?
Avatar do usuário
alisondrefahl
GDMista
GDMista
Mensagens: 1549
Registrado em: 09 Dez 2013, 10:35
Cidade: Mafra - SC
Idade: 33

Como corrigir armário? - Parede torta

Mensagem por alisondrefahl » 27 Set 2016, 11:35

na minha casa deixei para fitar o movel no lugar, ai escondi as frestas atraz da fita. Ficou aceitavel, é possivel encher a fresta com silicone branco tambem, mas deve ter alguma "gambiarra profissional" que fique com acabamento melhor.
Avatar do usuário
RicardoDF
GDMista
GDMista
Mensagens: 2108
Registrado em: 07 Mai 2014, 18:15
Cidade: Santa Maria / DF
Idade: 46

Como corrigir armário? - Parede torta

Mensagem por RicardoDF » 27 Set 2016, 16:13

Boa tarde,

A jogada é fazer a montagem com todas as peças alinhadas, no esquadro e, consequentemente, paralelas.

Acerte as medidas e jogue a falha para o lado da outra parede.

No gaveteiro vc não vai poder mexer, então a correção tem que ser feita do outro lado.

Depois é só fazer o que o amigo alisondrefahl falou...Preencha a falha com espuma expansiva ou silicone, depois cole a fita por cima e está tudo resolvido.

:-]blz
Senhor,
Concede-me a serenidade necessária para aceitar aquilo que não posso mudar e a coragem para mudar o que estiver ao meu alcance;
Dá-me sabedoria e discernimento para que eu possa ver a diferença entre estas coisas e permita que eu viva um dia de cada vez, vendo nas dificuldades um caminho para a evolução e aperfeiçoamento de minha paz interior;
Permita-me a todo o instante ver o mundo com clareza, da forma que ele é e não da forma que eu gostaria que fosse;
Fortalece a minha fé para que, confiando em teus perfeitos planos eu possa ser feliz nesta vida e além dela.

Amém.
aburguez
GDMista
GDMista
Mensagens: 239
Registrado em: 04 Mai 2004, 22:30
Cidade: Rio Grande do Sul
UF: RS
Idade: 54

Como corrigir armário? - Parede torta

Mensagem por aburguez » 27 Set 2016, 22:17

Boa noite!

Tchê

também estou aprendendo o por acaso vi um video esse dias que talvez tu possa aproveitar a metodologia para corrigir as imperfeições da alvenaria. É uma playlist de uma montagem de um roupeiro onde ele faz os alinhamento e arremates junto as paredes e ao teto.



Abraço!! :D :D
Joaobz
EdilsonStecca
Membro
Membro
Mensagens: 115
Registrado em: 18 Jun 2015, 18:20
Cidade: Curitiba Paraná
Idade: 51

Re: Como corrigir armário? - Parede torta

Mensagem por EdilsonStecca » 27 Set 2016, 23:58

alisondrefahl escreveu:na minha casa deixei para fitar o movel no lugar, ai escondi as frestas atraz da fita. Ficou aceitavel, é possivel encher a fresta com silicone branco tambem, mas deve ter alguma "gambiarra profissional" que fique com acabamento melhor.
ja fiz essa gambiarra do silicone e dá outro aspecto a pequenas imperfeições entre a parede e o móvel, fica muito bom.... mas o caso é do nosso colega parece ser mais grave,pois móvel e parede estão fora de esqudro... e 1 cm para encher no silicone é bastante coisa.... não sei se fica bom....
Avatar do usuário
Mauricio Fóz
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 2496
Registrado em: 04 Mar 2009, 17:42
Cidade: São Caetano do Sul
UF: SP
Idade: 65

Como corrigir armário? - Parede torta

Mensagem por Mauricio Fóz » 28 Set 2016, 00:46

eu acredito que o problema é que voce está usando como base uma parede torta e vai tentar corrigir o erro no acabamento, possivelmente alem dessa diferença que vc já identificou, voce vai achar torção tambem e aí, suas gavetas jamais ficarão alinhadas.
Minha ideia é vc montar esse movel todinho fora, garantir que tudo está no esquadro, "apresentar" esse móvel no local de instalação e conferir onde será preciso colocar os calços que vão corrigir os defeitos da parede e só então instalar.
Da forma que voce esta instalando, se no final as gavetas não alinharem, vai ser preciso desmontar tudo e começar do zero.

Mas aqui, sou só aprendiz, siga os mais experientes.
Eu levei quase 10 dias para instalar 12 modulos de uma lavanderia por causa da falta de esquadro e alinhamento da parede.
Mauricio Fóz

"Melhor lidar com pessoas ácidas e honestas do que com pessoas doces e hipócritas."

O que nós temos que aprender a fazer, nós aprendemos fazendo.
"Aristóteles"
luisocg
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Set 2016, 09:42
Cidade: Ribeirão Preto/SP
Idade: 36

Como corrigir armário? - Parede torta

Mensagem por luisocg » 28 Set 2016, 08:22

Pessoal, muito obrigado pelas dicas, vou ver os vídeos para ver essas técnicas.
Acho que o jeito vai ser mesmo desmontar tudo, alinhar e tentar dividir as diferenças.

Como eu havia falado eu alinhei o gaveteiro na parede e segui assim, porém não deu, se eu alinhar tudo, acho que o gaveteiro vai mostrar que a parede está torta, então terei que colar uma fita de borda entre gaveteiro e parede, será que eu consigo retirar a fita de borda da lateral do gaveteiro, ou é melhor colar uma por cima para esconder a fresta?

Segue a imagem do gaveteiro encostado na parede, para isso eu calcei a parte de trás do gaveteiro e alinhei a lateral com a parede.
Avatar do usuário
Grego1
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 4410
Registrado em: 05 Ago 2012, 21:32
Cidade: sao paulo
UF: SP
Idade: 48

Como corrigir armário? - Parede torta

Mensagem por Grego1 » 28 Set 2016, 08:53

Luisocg, bem vindo ao mundo das paredes tortas rsrsrs

Veja bem,fiz muitos gabinetes e armários,e no começo eu fiz o mesmo erro,

medindo as três dimensões A,L,P (Altura,Largura e Profundidade)e fazia meu projeto assim....

Maaaasss por causa dos "queridos" pedreiros aqui que sao de briga fatal com esquadro, nivel,trena e qualquer instrumento de mediçao ja

que eles possuem o magico olhometro ou zoiometro, temos A1,A2,L1,L2,P1,P2, e varias vezes A3,A4 etc :>:

Entao minha dica para vc que ta começando, e sempre pegar medidas em vários locais do espaço que vc vai fazer,

e SEMPRE calcula teu modulo com a menor medida e deixando uns mm a menos que disso.

Depois que vc monta teu modulo no local (que precisa sempre estar no esquadro e no nivel,se nao nada alinha e fecha depois)

vc faz os famosos arremates,que depende do local e da diferencia variam,e no fim fitar com fita larga,ou cortar uma peça em angulo etc.

Abraço e boa sorte nessa!
Criar e sonhar e sem limites!
Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você.

Imagem
(sou Grego, meu português e melhor do que teu grego! abraço)
Avatar do usuário
Valete
GDMista
GDMista
Mensagens: 511
Registrado em: 09 Abr 2013, 10:43
Cidade: Blumenau
UF: SC
Idade: 45

Como corrigir armário? - Parede torta

Mensagem por Valete » 29 Set 2016, 14:58

Fazer movel debaixo desses granitos é uma m... É como começar a construir a casa pelo telhado.

Esse armário não tem lateral, nem a parte debaixo? É preciso ter uma estrutura básica e um padrão na montagem do caixote senão ele cede, arca, entorta.

Quando tu monta tem que ir conferindo esquadro de tudo, não deixar pra ver isso só no final. Um bom esquadramento parte dos cortes das peças, todas tem que estar esquadradas, peças idênticas terem perfeitamente o mesmo tamanho. Se isso não estiver certo, nem comece a montagem pois é fato que vai ficar torto.

O mais certo no seu caso é tirar tudo fora, conferir os pontos acima e depois encaixar no lugar. Desvios da parede se corrige com as dicas que o pessoal já passou, mas acho que não é o seu maior problema agora.

Boa sorte.
Meu Canal no Youtube
@Joel.Woodworks
Siga-me no Instagram, tem sempre algum projeto em andamento.
Avatar do usuário
Wooky
GDMista
GDMista
Mensagens: 225
Registrado em: 01 Jul 2016, 11:15
Cidade: Atibaia/SP
Idade: 51

Como corrigir armário? - Parede torta

Mensagem por Wooky » 30 Set 2016, 08:34

muito bom ver as dicas do pessoal aqui, uma vez que logo pretendo me aventurar no mesmo caminho. Já notei que exige muito estudo e planejamento, as paredes em casa com certeza também são bem tortas... :roll:
"Pois tu és pó, e ao pó retornarás.”
Eu já estou fazendo minha parte!
Avatar do usuário
RicardoDF
GDMista
GDMista
Mensagens: 2108
Registrado em: 07 Mai 2014, 18:15
Cidade: Santa Maria / DF
Idade: 46

Como corrigir armário? - Parede torta

Mensagem por RicardoDF » 30 Set 2016, 11:52

A jogada é fazer o móvel independente das paredes.

Com o móvel todo pronto, é só instalar no local e fazer os ajustes e acabamentos...É bem mais rápido e tranquilo trabalhar assim.

Já fazer o móvel adaptando-o as imperfeições das paredes é bem mais complicado...

Já fica sendo necessário capacidade de adaptação, ferramental e um planejamento inicial bem feito para diminuir ao máximo o nível de improviso, mas quase sempre é necessário estar improvisando.

O bom da marcenaria é que é uma coisa dinâmica e quase sempre é possível resolver os problemas que surgem...

Os problemas que surgem as vezes podem trazer dúvidas se vai ser possível cumprir a missão, mas com o tempo, vemos que é só um teste para a nossa determinação em realizar o que é pretendido.

Flws!
Senhor,
Concede-me a serenidade necessária para aceitar aquilo que não posso mudar e a coragem para mudar o que estiver ao meu alcance;
Dá-me sabedoria e discernimento para que eu possa ver a diferença entre estas coisas e permita que eu viva um dia de cada vez, vendo nas dificuldades um caminho para a evolução e aperfeiçoamento de minha paz interior;
Permita-me a todo o instante ver o mundo com clareza, da forma que ele é e não da forma que eu gostaria que fosse;
Fortalece a minha fé para que, confiando em teus perfeitos planos eu possa ser feliz nesta vida e além dela.

Amém.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Armário em parede de drywall
    por claudioneves » 10 Out 2022, 10:45 » em Dúvidas gerais
    4 Respostas
    4072 Exibições
    Última mensagem por Mauricio Fóz
    12 Out 2022, 16:50
  • Indicacao profissional marceneiro para armario (SP)
    por pietro92 » 20 Out 2023, 17:04 » em Dúvidas gerais
    1 Respostas
    3958 Exibições
    Última mensagem por Alfredo2
    04 Dez 2023, 02:42