Dúvidas geraisCortes com SP6000: quanto vc cobra?

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Avatar do usuário
Adão
GDMista
GDMista
Mensagens: 1012
Registrado em: 26 Fev 2011, 16:49
Cidade: Curitiba/PR
Idade: 53

Cortes com SP6000: quanto vc cobra?

Mensagem por Adão » 30 Ago 2016, 20:44

Então, estou pensando seriamente em comprar uma SP6000 porque os preços dos cortes estão ficando cada dia mais caros... e pensei que será melhor comprar as chapas inteiras...

Aí surgiu a dúvida: como o pessoal que tem SP6000 cobra o corte com ela? como esse trabalho de corte entra no orçamento?

:DD :DD :DD
Avatar do usuário
Hmniteroi
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 731
Registrado em: 28 Abr 2007, 19:27
Cidade: Rio de Janeiro
UF: RJ
Idade: 56

Cortes com SP6000: quanto vc cobra?

Mensagem por Hmniteroi » 31 Ago 2016, 07:45

Adão, que o Ari não nos leia...

Como acredito que você não esteja mais na classificação de hobista, a SP6000 é sensacional, mas é apenas complementar.

Toda vez que um corte é conduzido por um operador, existe o risco de errar.

Nesse aspecto o corte feito numa boa seccionadora feito com a ajuda de um software legal, é absurdamente melhor.

O custo? Bom, quanto você pagaria para um caboclo ficar algumas horas na sua oficina medindo, preparando um plano de corte, ajustando o trilho, grampos, se certificando da medida, cortando e etiquetando as peças? Isso gastando sua energia, seus discos, seu coletor ligado também e mesmo assim com muita sujeira.

Se sair em conta, beleza. Mas tenho dúvidas que não valha a pena pagar seus cortes, até porque esse custo pode (e deve) ser repassado aos clientes. As lojas costumam ter preços de corte diferenciados para marceneiros e não marceneiros. Negocie um desconto.

Sendo assim, adquira a SP. Ela vai te ajudar quando for cortar uma tira estreita, acertar uma peça machucada, ajustar uma porta, levar pra obra quando ainda tiver que fazer alguns ajustes.

Abraços
Hermes - Rio de Janeiro
"Quando uma nova tecnologia passa por cima de você, se você não é parte do rolo compressor, você faz parte da estrada." - Stewart Brand
Visite-nos no facebook - Planejados HM - https://www.facebook.com/planejadoshm?fref=ts
Tel: 21 97009-2135
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Cortes com SP6000: quanto vc cobra?

Mensagem por Ari » 31 Ago 2016, 07:59

É Adão, eu estou com o Hermão. A SP é boa para que você possa manipular e cortar suas próprias chapas e evitar a despesa do corte na loja de madeira.

MDF hoje virou commodity... e as lojas que vendem MDF estão ganhando dinheiro mesmo é com o corte.

Prestar serviço de corte com a SP eu diria que não vai levar ninguém adiante não.

Será que entendi bem o que você falou??

:D :D :D
Avatar do usuário
Adão
GDMista
GDMista
Mensagens: 1012
Registrado em: 26 Fev 2011, 16:49
Cidade: Curitiba/PR
Idade: 53

Cortes com SP6000: quanto vc cobra?

Mensagem por Adão » 31 Ago 2016, 13:48

Amigos, muito obrigado pelas dicas :D :D

O que estava pensando é o seguinte: se eu pago 5 reais num corte e num serviço faço 50 cortes, pago 250 pra loja... se eu tivesse uma SP6000, acho que daria pra baratear esse custo pela metade... ou estou errado?

É que às vezes, por causa de 50 reais a gente perde o serviço pra quem não cobra corte ou cobra o corte mais barato...

Pra quem tem esquadrejadeira e compra chapas inteiras, como funciona? o cara tem que cobrar pelo corte devido ao uso da máquina e minha dúvida é como ele inclui esse corte no orçamento...

Neste exemplo de 50 cortes que dei, minha ideia seria usar a SP6000 pra cortar as chapas em "tiras" no sentido do comprimento e depois cortar peças até 80cm... o resto dá pra fazer na DW745...

Será que vale a pena? sei que o trabalho que vou ter pra fazer os 50 cortes vale os 250 reais, mas como falei acima, às vezes a gente perde um serviço por causa de 50 reais...


Abração.
:D :D :D
Avatar do usuário
Zzéff
GDMista
GDMista
Mensagens: 3113
Registrado em: 14 Out 2014, 20:59
Cidade: Sao Jose dos Campos
Idade: 74

Cortes com SP6000: quanto vc cobra?

Mensagem por Zzéff » 31 Ago 2016, 14:39

Estimado Adão,

Bons equipamentos fazem com que tenhamos diferenciais de preço pois conseguimos produzir mais rápido e com menor custo. A SP6000 não faz nenhuma mágica mas desde que bem utilizada, permite que a qualidade de corte seja equivalente à qualidade de corte das grandes esquadrejadeiras. Projetei um armário com várias divisórias pequenas e levei um susto enorme quando vi que o preço do corte ultrapassava o valor do MDF necessário. Decidi fazer todos os cortes com a SP e em cerca de duas horas estava tudo cortado e pronto para a montagem. Naturalmente essa vantagem proporcionou uma flexibilidade maior na composição final do preço. Não sou profissional de marcenaria mas faço alguns trabalhos para terceiros e sempre no custo final eu insiro o mesmo valor dos cortes cobrados pelos fornecedores.

abraços


zzeff
Avatar do usuário
RicardoDF
GDMista
GDMista
Mensagens: 2108
Registrado em: 07 Mai 2014, 18:15
Cidade: Santa Maria / DF
Idade: 46

Cortes com SP6000: quanto vc cobra?

Mensagem por RicardoDF » 31 Ago 2016, 15:33

Boa tarde,

Eu imaginei que a jogada seria essa mesmo...

Pagando 5 reais por corte chega a ser realmente desumano... :guilhotina:

Imagino a situação nos meus trabalhos...Alguns já chegaram a 200 ~ 250 cortes...Milão descendo pela cachoeira de dinheiro da loja... :roll:

Aqui na minha região já cheguei a pagar R$ 400,00 de cortes e achei bem complicado.

Acho que fazendo esse trabalho por um quinto do preço, tipo cortando a 1 real, daria uma boa melhorada no valor global do orçamento.

Para ficar legal, seria bom montar uma boa bancada de corte, ter também um esquema para aspirar o pó e um carro para transporta das chapas.

Nesse base de preço (5 reais o corte), a meu ver, compensa.
Senhor,
Concede-me a serenidade necessária para aceitar aquilo que não posso mudar e a coragem para mudar o que estiver ao meu alcance;
Dá-me sabedoria e discernimento para que eu possa ver a diferença entre estas coisas e permita que eu viva um dia de cada vez, vendo nas dificuldades um caminho para a evolução e aperfeiçoamento de minha paz interior;
Permita-me a todo o instante ver o mundo com clareza, da forma que ele é e não da forma que eu gostaria que fosse;
Fortalece a minha fé para que, confiando em teus perfeitos planos eu possa ser feliz nesta vida e além dela.

Amém.
Avatar do usuário
Zzéff
GDMista
GDMista
Mensagens: 3113
Registrado em: 14 Out 2014, 20:59
Cidade: Sao Jose dos Campos
Idade: 74

Cortes com SP6000: quanto vc cobra?

Mensagem por Zzéff » 31 Ago 2016, 17:50

Estimado Ricardo,

Como eu trabalho sozinho eu tenho comprado as chapas cortadas em 3 pedaços na longitudinal pois fica mais fácil de manusear. A partir daí faço todos os cortes necessários com a SP6000, em uma bancada de marceneiro com extensão basculante de MDF.

Imagem


Tenho um pouco mais de perdas em retalhos devido à limitação dos 3 cortes iniciais mas é o que é possível de ser feito nas condições em que trabalho. Sem dúvida alguma a SP é uma ferramenta extraordinaria para quem trabalha com MDFs e compensados. Acoplada a um aspirador de pó doméstico não faz poeira alguma, é silenciosa e precisa.

abraços

zzeff
ArmandoFerreira
Membro
Membro
Mensagens: 64
Registrado em: 15 Ago 2016, 16:47
Cidade: São José dos Campos
Idade: 47

Cortes com SP6000: quanto vc cobra?

Mensagem por ArmandoFerreira » 31 Ago 2016, 19:42

Caro Zzéff,

A Sodimac, antes do Sam′s Club, corta MDF gratuitamente, independente do número de cortes.

Trabalham com a linha da Arauco, com diversos padrões, fiquei satisfeito com os cortes, cortaram para mim tiras de 60mm, a maioria dos servições de corte estipulam 70mm ou 100mm.

Vai ser a minha opção no momento, já que nas demais empresas o menor valor que consegui no corte foi de R$ 2,50 na JR Madeiras e incríveis R$ 8,50 na Leo.

O que entendi da pergunta do amigo é do quanto ele deveria acrescentar ao valor do projetos por estar fazendo ele mesmo o corte.

Vai depender do seu tempo, qual o valor de sua hora de trabalho? Tudo isso tem que ser colocado na ponta do lápis, se eu trabalhasse profissionalmente na área incluiria o valor dos cortes no orçamento, há quem pechinche e pague mais barato, mas é o seu trabalho que deve falar por você.

Abraço!
Avatar do usuário
Zzéff
GDMista
GDMista
Mensagens: 3113
Registrado em: 14 Out 2014, 20:59
Cidade: Sao Jose dos Campos
Idade: 74

Cortes com SP6000: quanto vc cobra?

Mensagem por Zzéff » 31 Ago 2016, 19:52

Estimado Armando,

Obrigado pela informação. Vou verificar o preço da chapa na Sodimac e ver se justifica. Mas se o preço da chapa for semelhante aos do Leo, JR e Gasometro, vou adotar a mesma solução que você adotou pois o corte de chapas é bastante trabalhoso. Acredito que seja essa a tendencia das grandes lojas pois o mercado de hobbistas está crescendo bastante.

abrços

zzeff
Zaps123
Membro
Membro
Mensagens: 125
Registrado em: 11 Ago 2011, 02:43
Cidade: SP
Idade: 32

Re: Cortes com SP6000: quanto vc cobra?

Mensagem por Zaps123 » 31 Ago 2016, 23:12

Zzéff escreveu:Estimado Ricardo,

Como eu trabalho sozinho eu tenho comprado as chapas cortadas em 3 pedaços na longitudinal pois fica mais fácil de manusear. A partir daí faço todos os cortes necessários com a SP6000, em uma bancada de marceneiro com extensão basculante de MDF.

http://www.guiadomarceneiro.com/img_gdm ... 9d03b1.jpg


Tenho um pouco mais de perdas em retalhos devido à limitação dos 3 cortes iniciais mas é o que é possível de ser feito nas condições em que trabalho. Sem dúvida alguma a SP é uma ferramenta extraordinaria para quem trabalha com MDFs e compensados. Acoplada a um aspirador de pó doméstico não faz poeira alguma, é silenciosa e precisa.

abraços

zzeff
E ai Zzéff, desculpa fugir um pouco do assunto do tópico, mas quando sai um tópico detalhado sobre sua mesa de cortes pra SP6000?? :lol:
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Cortes com SP6000: quanto vc cobra?

Mensagem por Ari » 01 Set 2016, 04:28

Armando, eu tenho a impressão de que não existe corte "grátis". Quando eles "não cobram", o preço do corte já está embutido no preço da chapa que ele faz pra você. É o que falei, MDF virou comódite e o lucro deles está justamente no corte. E é aí que as serras de trilho passam a ser uma vantagem financeira!!

:D :D :D
Avatar do usuário
RicardoDF
GDMista
GDMista
Mensagens: 2108
Registrado em: 07 Mai 2014, 18:15
Cidade: Santa Maria / DF
Idade: 46

Cortes com SP6000: quanto vc cobra?

Mensagem por RicardoDF » 01 Set 2016, 13:33

Boa tarde,

Zzéff meu caro, sua mesa de corte é excelente!

Um dia eu gostaria de fazer algo no mesmo sentido ou talvez, com a serra correndo fixa sobre trilhos, aos moldes do que faz uma seccionadora...

Gostaria de poder jogar a chapa encima da mesa e cotá-la completamente sem precisar tirá-la ou movimenta-la usando esse sistema...Cortes na vertical, horizontal e em ângulo.

Quem sabe um dia não me aventuro nessa...rs

Flws!
Senhor,
Concede-me a serenidade necessária para aceitar aquilo que não posso mudar e a coragem para mudar o que estiver ao meu alcance;
Dá-me sabedoria e discernimento para que eu possa ver a diferença entre estas coisas e permita que eu viva um dia de cada vez, vendo nas dificuldades um caminho para a evolução e aperfeiçoamento de minha paz interior;
Permita-me a todo o instante ver o mundo com clareza, da forma que ele é e não da forma que eu gostaria que fosse;
Fortalece a minha fé para que, confiando em teus perfeitos planos eu possa ser feliz nesta vida e além dela.

Amém.
ArmandoFerreira
Membro
Membro
Mensagens: 64
Registrado em: 15 Ago 2016, 16:47
Cidade: São José dos Campos
Idade: 47

Cortes com SP6000: quanto vc cobra?

Mensagem por ArmandoFerreira » 01 Set 2016, 19:21

Disponha Zzéff, o amigo vai gostar.

Amigo Ari, aqui em SJCampos o preço da Sodimac está R$ 20,00 à mais que nas demais madeireiras famosas, Gasômetro, Leo e JR Madeiras.

Paguei R$ 149,00 no MDF Arauco de 15mm branco, R$ 169,00 o de 18mm.

Na primeira compra na JR Madeiras paguei quase R$ 200,00 de cortes... enfim, a filosofia americana/chilena da Sodimac vai incomodar muita gente!

Eu adoraria ter espaço e estrutura para usar uma serra circular manual com trilho, você deve lembrar que foi a minha primeira cogitação de compra, depois percebi que comprar cortado, MDF, para mim compensa.

Mas devo deixar o uso do papelão (rsrsrsr) :-D restrito aos projetos maiores, estou me divertindo um bocado com pinus e eucalipto, tupia, tico tico... tô feliz meu caro! Valeu o hobby e anti-stress!

Abração pra turma e depois vou gravar o vídeo sobre o kit da Bosch! :D
Avatar do usuário
Zzéff
GDMista
GDMista
Mensagens: 3113
Registrado em: 14 Out 2014, 20:59
Cidade: Sao Jose dos Campos
Idade: 74

Cortes com SP6000: quanto vc cobra?

Mensagem por Zzéff » 01 Set 2016, 19:43

Estimado Armando,

Com esses preços realmente a Sodimac SJC vai ganhar o mercado. Por R$20,00 de diferença não vale a pena cortar em casa.

Obrigado pela dica.

abraços

zzeff
EdilsonStecca
Membro
Membro
Mensagens: 115
Registrado em: 18 Jun 2015, 18:20
Cidade: Curitiba Paraná
Idade: 51

Cortes com SP6000: quanto vc cobra?

Mensagem por EdilsonStecca » 19 Set 2016, 23:05

Profissionalmente fazer os cortes com a sp6000 eu acho que não vale a pena. Veja, não sou profissional.... sequer tenho experiência. Recentemente um amigo fez alguns trabalhos razoaveis com a sp6000.. umas 20 chapas... demorou, mas saiu.... me animei e estou fazendo uma cozinha.... 9 chapas, 160 peças.... não é impossível, mas não rende.... como é para meu uso, feito nas horas vagas... vá lá.... eu levo umas 4 horas para marcar, cortar e etiquetar uma chapa com 15 a 20 peças (e limpeza pós trabalho... agrupar as peças e talz.... nào tenho oficina... é tudo na garagem de casa, o que é mais um complicador)... se forem mais peças demoro mais tempo. Claro... não tenho experiência.... fiz o plano de corte maximizando a utilização da chapa... numa próxima tentarei fazer um misto privilegiando mais a facilidade de corte na sp6000. Minha mesa de corte poderia ser bem melhor.... mas mesmo que eu tivesse uma mesa boa e bastante experiência, acho que não conseguiria tirar essas 20 peças em menos de 2 horas... aí você tem que fazer o cálculo .... quanto vale o seu trabalho projetando, montando, negociando com o cliente, etc... ao inves de cortar a chapa ? Se você tem tempo livre entre um projeto e outro então acho uma boa... mas prepare-se pois toma bastante tempo.
Responder