Dúvidas geraisCozinha - Armário aéreo e gabinete

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Renan Vieira
Membro
Membro
Mensagens: 39
Registrado em: 16 Jun 2015, 16:25
Cidade: Taubaté/SP
Idade: 35

Cozinha - Armário aéreo e gabinete

Mensagem por Renan Vieira » 30 Jun 2016, 21:58

Boa noite meus amigos.

Estou começando um nova jornada com os móveis do meu apartamento.
Já dei uma praticada legal (apanhei muito) no guarda roupas e agora vou encarar outros, um deles os móveis da cozinha. Muitas dúvidas e gostaria da ajuda dos senhores, dicas, críticas são bem vindas.

Bom, primeiro o gabinete.

Imagem

Vamos as dúvidas;
Galera, esse tipo móvel em cozinha colocamos um fundo de 6 mm ou não, o que é aconselhável fazer?
Em baixo da pia, eu quero fazer duas portas que abrem com aquele pistão, sinceramente eu não sei o nome correto mas é aquela porta que abre levantando e eu quero fazer tamponado por isso, no desenho eu coloquei mais uma caixa recuada, justamente para a porta ter um "stop", como serão duas portas uma na parte de cima e outra na parte de baixo eu teria que engrossar a prateleira do meio?
Nessa parte da frente eu desenhei o móvel faceando com a pia mas acho que isso deve estar errado, eu queria confirmar com vocês qual a medida que preciso deixar nesse recuo, tentando melhorar minha explicação, só com imagens ...

Imagem

Quanto eu deixo da pia para começar o móvel :D

O que os senhores acham da construção do móvel em geral, preciso colocar mais travas ou só esses frontãozinho de 50 mm de largura resolvem...
Como eu poderia fazer o recorte da parte da frente do forno? Eu ainda não tenho esse forno kkk mas como a intenção e ter um dia já vou deixar o local separado, mas uma dúvida é essa parte da frente do forno, como fazer..
Outra dúvida na parte da frente é, como será tamponado qual a folga que eu preciso deixar para que a porta entre no vão, 2 mm de cada lado é o suficiente?

Aqui é a visão de traz do gabinete.

Imagem


Agora a parte de cima, o armário aéreo.
Imagem

Imagem

Uma imagem com portas e outras imagem sem portas, uma grande dúvida que tenho é justamente essa porta grande que eu fiz no desenho, tem algum problema essa porta ser desse tamanho, o vão interno que ela teria que entrar mede 1105 de comprimento e 715 de altura. Meu medo é, isso pode empenar? Estou fazendo com chapa de 15 mm.
Falando um pouco mais sobre o desenho, coloquei ali no meio um porta tempero e um espaço para colocar o microondas e la em cima quase perto do teto eu coloquei um módulo para colocar uma coleção de garrafas de cervejas que tenho, essas últimas partes que falei deixei sem fundo, o que os senhores acham?
Outra coisa, como eu fiz em módulos quando eu colocar a caixa da tals garrafas de cerveja em cima dos módulos abaixo dela, na lateral fica parecendo a junção esteticamente vocês acham que dessa forma fica feio? Aparecerá muito? Pretendo fazer o móvel em chapa preta e as tampas mais ou menos na cor que estão...

E por fim uma imagem desse armário aéro olhando de traz...
Imagem

Amigos, qualquer dica que os senhores tenham será de imenso valor.
Se notarem algo muito errado, por gentileza me avisem kkk :-D :-D :-D

Não vejo a hora de colocar a mão na massa kkk
Acho que esse final de semana eu compro as chapas e começo os cortes :martelando: :martelando: :martelando:
Vai depender um pouco do tempo disponível para fazer isso mas vamos lá encarar mais um projeto pessoal.

Se alguém tiver uma dica de como fazer cortes em peças estreitas é super bem vindo também kkk, para os cortes em peças grandes eu tenho alguns gabaritos, pegando muitas dicas com os amigos daqui :D

Bom é isso, pretendo fazer e depois postar fotos para compartilhar o aprendizado com os amigos do fórum.

Boa noite galera.
Abraços.
Avatar do usuário
Renato S.
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 25 Jun 2016, 12:10
Cidade: Luanda/Angola
Idade: 40

Cozinha - Armário aéreo e gabinete

Mensagem por Renato S. » 01 Jul 2016, 18:26

Boa noite Renan!
Galera, esse tipo móvel em cozinha colocamos um fundo de 6 mm ou não, o que é aconselhável fazer?
Isso vai da cada um, tem quem coloque, tem quem não coloque! EU coloco o fundo, apenas deixo sem fundo os gaveteiros...
Em baixo da pia, eu quero fazer duas portas que abrem com aquele pistão, sinceramente eu não sei o nome correto mas é aquela porta que abre levantando e eu quero fazer tamponado por isso, no desenho eu coloquei mais uma caixa recuada, justamente para a porta ter um "stop", como serão duas portas uma na parte de cima e outra na parte de baixo eu teria que engrossar a prateleira do meio?
Não! Pois as duas portas provavelmente vão abrir pra baixo, um estará presa na prateleira, e a outra na base! E o nome do pistão, (ao menos aqui), é pistão inverso! O pistão normal, (das portas que abrem pra cima) faz força para empurrar a porta, o pistão que vai nesse tipo de porta (essa porta aqui chamamos báscula inversa), é o pistão que segura a porta!
Nessa parte da frente eu desenhei o móvel faceando com a pia mas acho que isso deve estar errado, eu queria confirmar com vocês qual a medida que preciso deixar nesse recuo, tentando melhorar minha explicação, só com imagens ...
Realmente está errado! Desta maneira, se pingar água da pia, vai escorrer direto para o teu móvel e vai estragar, teria que deixar ao menos uns 02cm! Mas isso se resolve com a pedra, só pedir a pedra de uns 2 ou 3cm maior que a profundidade total do teu móvel!
Quanto eu deixo da pia para começar o móvel
Respondido acima mas, de 2 a 4cm! Não menos que 2, não mais que 4cm! Pois menos que 2 fica meio inútil, e mais que 4 fica feio....
O que os senhores acham da construção do móvel em geral, preciso colocar mais travas ou só esses frontãozinho de 50 mm de largura resolvem...
Não entendi!
Como eu poderia fazer o recorte da parte da frente do forno? Eu ainda não tenho esse forno kkk mas como a intenção e ter um dia já vou deixar o local separado, mas uma dúvida é essa parte da frente do forno, como fazer..
Geralmente qdo se compra o forno de embutir ele já vem com o acabamento lateral, só precisando fazer um fechamentinho superior! Te aconselhor a pesquisar os fornos e depois fazer o armário, mesmo que tu não compre o forno, pelo menos terá uma idéia de como proceder!
Outra dúvida na parte da frente é, como será tamponado qual a folga que eu preciso deixar para que a porta entre no vão, 2 mm de cada lado é o suficiente?
Tudo depende da dobradiça que tu vai usar e como vai tamponar, se tu tiver a caixa do armário e por fora da caixa o tamponamento, não precisa se preocupar com nada!
Uma imagem com portas e outras imagem sem portas, uma grande dúvida que tenho é justamente essa porta grande que eu fiz no desenho, tem algum problema essa porta ser desse tamanho, o vão interno que ela teria que entrar mede 1105 de comprimento e 715 de altura. Meu medo é, isso pode empenar? Estou fazendo com chapa de 15 mm.
Caramba! Porta gigante! Empenar é o menor dos teus problemas, aí a chance é grande de arrancar dobradiças e estragar pistões em virtude do peso dela, se não tiver outro jeito, umas 4 dobradiças e uns pistões grandes e bons devem resolver o problema, mas eu sinceramente pensaria em diminuir essa porta....
Falando um pouco mais sobre o desenho, coloquei ali no meio um porta tempero e um espaço para colocar o microondas e la em cima quase perto do teto eu coloquei um módulo para colocar uma coleção de garrafas de cervejas que tenho, essas últimas partes que falei deixei sem fundo, o que os senhores acham?
Não muda nada, aí é só estética, quem tem que gostar é o cliente, no caso, tu!
Outra coisa, como eu fiz em módulos quando eu colocar a caixa da tals garrafas de cerveja em cima dos módulos abaixo dela, na lateral fica parecendo a junção esteticamente vocês acham que dessa forma fica feio? Aparecerá muito? Pretendo fazer o móvel em chapa preta e as tampas mais ou menos na cor que estão...
Não entendi!

Espero ter ajudado! Pois perto do pessoal daqui sou um iniciante...

Abraço!
Renan Vieira
Membro
Membro
Mensagens: 39
Registrado em: 16 Jun 2015, 16:25
Cidade: Taubaté/SP
Idade: 35

Cozinha - Armário aéreo e gabinete

Mensagem por Renan Vieira » 07 Jul 2016, 19:19

Boa noite Renato.

Obrigado pelas dicas :D
Já acertei o desenho com suas dicas, principalmente a pingadeira.

Citação:
O que os senhores acham da construção do móvel em geral, preciso colocar mais travas ou só esses frontãozinho de 50 mm de largura resolvem...

Não entendi!

Nessa dúvida eu quis falar mais sobre a construção geral do móvel, se o desenho que eu fiz de modo geral está correto.

A tal porta grande eu estou alterando também :D vou diminuir.
Como eu devo proceder para medir o tamanho das portas? Vou colocar aqueles perfil de aluminio.. o que eu devo descontar?

Um outra dúvida que tenho é de como instalar o tal pistão inverso e dobradiças, eu procurei aqui no site mas não encontrei algo que mostre com detalhes de como medir, ajustar e instalar os pistões assim como as dobradiças das portas...

Galera, alguém poderia passar também de como os senhores fazem cortes em peças estreitas?
O gabarito que eu tenho é mais para cortes em peças grandes, já em peças pequenas eu ainda sofro pois não tenho uma serra de bancada com esquadro e tudo mais, hoje faço os meus cortes com uma serra manual comum e um gabarito que peguei na internet.

As chapas estão compradas mas ainda não chegaram, estou ajustando o projeto e formando o plano de corte, elas chegando é só colocar a mão na massa e começar a sujeira kk.
Conforme eu for fazendo vou postando os meus passos por aqui.

Renato, obrigado mais uma vez pelas dicas.

Abraços
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Gabinete para área gourmet
    por Mauricio Fóz » 05 Set 2022, 15:18 » em Trabalhos dos GDMistas
    6 Respostas
    3915 Exibições
    Última mensagem por Mauricio Fóz
    09 Set 2022, 12:33
  • Armário em parede de drywall
    por claudioneves » 10 Out 2022, 10:45 » em Dúvidas gerais
    4 Respostas
    4087 Exibições
    Última mensagem por Mauricio Fóz
    12 Out 2022, 16:50
  • Indicacao profissional marceneiro para armario (SP)
    por pietro92 » 20 Out 2023, 17:04 » em Dúvidas gerais
    1 Respostas
    3960 Exibições
    Última mensagem por Alfredo2
    04 Dez 2023, 02:42