Dúvidas geraisGuarda Roupas em parede com 49°

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Avatar do usuário
Dmitri
Membro
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 24 Ago 2006, 15:32
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 60

Guarda Roupas em parede com 49°

Mensagem por Dmitri » 17 Jun 2016, 15:02

Caros amigos, um primo pediu para eu fazer um guarda roupas e uma cama para o quarto de sua filha, mas tem uma parede em 48° mais ou menos que fica no meio de duas onde ficará o guarda roupa.

Não estou conseguindo desenvolver direito pois não sei como colocar as portas de correr nesse caso.

Abaixo as imagens em planta baixa e em perspectiva.

Imagem

Imagem

Agradeço antecipadamente a ajuda dos amigos.
Avatar do usuário
RicardoDF
GDMista
GDMista
Mensagens: 2108
Registrado em: 07 Mai 2014, 18:15
Cidade: Santa Maria / DF
Idade: 46

Guarda Roupas em parede com 49°

Mensagem por RicardoDF » 18 Jun 2016, 14:45

Boa tarde,

Eu faria esse móvel totalmente adaptado ao formato da parede.

Começando pela base, meça 600mm da primeira parede em dois pontos, depois 600mm da parede central em dois pontos da mesma e por ultimo mas 600mm em dois pontos do outra parede....

Trace linhas no chão seguindo as marcações e vc vai encontrar o formato da base.

Na conjunção das linhas das paredes, trace uma linha té a conjunção das linhas marcas e vc vai chegar ao formato de cada módulo.

Faria os módulos exatamente com o formato atingido.

Agora na hora de fixar os sistemas de correr, vc vai fixar dois batentes internamente dentro de cada módulo...Esses batentes tem que ficar exatamente perpendiculares em relação a base do módulo e eles é que vão limitar as portas de correr e vão "fechar a moldura" corretamente.

Acho que isso resolve.

Se tiver ruim para entender me avise que providencio umas imagens.

Flws!
Senhor,
Concede-me a serenidade necessária para aceitar aquilo que não posso mudar e a coragem para mudar o que estiver ao meu alcance;
Dá-me sabedoria e discernimento para que eu possa ver a diferença entre estas coisas e permita que eu viva um dia de cada vez, vendo nas dificuldades um caminho para a evolução e aperfeiçoamento de minha paz interior;
Permita-me a todo o instante ver o mundo com clareza, da forma que ele é e não da forma que eu gostaria que fosse;
Fortalece a minha fé para que, confiando em teus perfeitos planos eu possa ser feliz nesta vida e além dela.

Amém.
Avatar do usuário
Dmitri
Membro
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 24 Ago 2006, 15:32
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 60

Guarda Roupas em parede com 49°

Mensagem por Dmitri » 19 Jun 2016, 18:51

Ricardo, muito obrigado pela dica. Eu realmente não estava pensando direito e não consegui pensar nessa possibilidade.

A base ficou assim:

Imagem

Imagem


Eu não entendi quanto aos batentes. (tico e teco ainda não estão funcionando direito - kkkkkk) :toma: :toma:

E também, qual será a melhor maneira de fixar os fundos e se terei de dividí-los na largura e qual o melhor: MDF de 6mm ou HDF de 3 ou 4mm?

Depois de acabar gostaria que você desse uma olhada para fazer as devidas correções.

Valeu! :D
Avatar do usuário
RicardoDF
GDMista
GDMista
Mensagens: 2108
Registrado em: 07 Mai 2014, 18:15
Cidade: Santa Maria / DF
Idade: 46

Guarda Roupas em parede com 49°

Mensagem por RicardoDF » 19 Jun 2016, 23:46

Boa noite,

É isso ai...Ficou legal assim.

Com relação aos batentes...

Tendo em vista que tem partes do móvel onde as laterais não estão paralelas, esse esquema do batente é para produzir paralelismo.

O batente nada mais seria que uma ripa de uns 80mm de largura. Serviria para as portas de correr fecharem certinho mesmo com umas ou as duas laterais do móvel sem paralelismo.

Sem isso uma parte da porta ficaria ou passando muito para dentro do móvel ou danificando o mesmo com o tempo...Não ficaria simétrico e tals.

Falando agora da montagem desse guarda roupas, ela realmente não vai ter nada de convencional, mas, com um bom planejamento, vai ser tranquilo.

Começando meus pitacos...rs

1 Montagem sobre a base:

Com a base no lugar, montar as laterais em cima das bases. Eu faria com apenas duas laterais e explico mais a frente.

2 Fundos:

Criaria três painéis distintos para servir de fundo. Um painel para a parte maior, um para a média e outro para a maior.

Esse paínel seria feito com ripas de mdf formando uma moldura reforçada e depois parafusando a chapa de 3 ou 6mm.

Fazendo uma moldura bem reforçada, pode usar o mdf de 3mm tranquilamente.

Esses três painéis do fundo seriam unidos por parafusos e ripas em locais estratégicos. Depois é só fazer acabamento com a própria fita de borda ou adesivos tapa furo e ninguém saberá o que aconteceu.

Naturalmente, esses painéis seriam presos as laterais e parafusados também nas paredes, para já começar com a estrutura bem firme no local.

3 Estrutura da frente do guarda roupas:

Na parte da frente, na parte média de cada porção do guarda roupas, colunas feitas com ripas de mdf para segurar o peso das peças do topo. Duas ripas coladas e parafusadas formam uma boa base de apoio.

Essas colunas devem ficar recuadas cerca de 80mm em relação a frente do guarda roupa. Espaço necessário para o sistema de correr.

Então seria lateral, uma coluna ao meio da primeira porção, uma coluna na junção com a segunda porção, outra na junção com a terceira, mais uma ao centro da terceira e o ultimo ponto de apoio, a lateral oposta.

4 Topo:

As peças do topo vem por ultimo fechando a caixa do guarda roupas. Todas as peças tem que ter as dimensões checadas e tudo deve estar muito alinhado para evitar problemas com o esquadro da frente do guarda roupas. As peças do topo tem que ir por cima das laterais, fundo e colunas. Se não tiver espaço para parafusar por cima, use cantoneiras e parafusa por baixo.

5 Divisórias:

A grande sacada desse esquema é ter todo o espaço interno livre para trabalhar. Não vai perder nada de espaço.

No caso, eu faria gaveteiros nas extremidades e individuais, ou seja, montados fora como peças independentes e depois parafusados ao guarda roupas.

Ficariam nas extremidades por que é a melhor opção para preservação de espaço e adequação já que as extremidades são em 90º.

Esse esquema pode ser aplicado ao restante das divisórias internas...Prateleiras e tudo mais mais podem ser feitos foram e depois parafusados no interior.

6 Portas:

Nas duas porções laterais, tudo bem, é possível ter portas de correr com bom aproveitamento. Já na porção central, seria desperdício e poderiam ser portas de abrir convencionais.
________________________

Bom, não é convencional mas, fazendo um projeto e um planejamento da execução, vc não terá problemas.

Não esqueça das fotos!

:-]blz
Senhor,
Concede-me a serenidade necessária para aceitar aquilo que não posso mudar e a coragem para mudar o que estiver ao meu alcance;
Dá-me sabedoria e discernimento para que eu possa ver a diferença entre estas coisas e permita que eu viva um dia de cada vez, vendo nas dificuldades um caminho para a evolução e aperfeiçoamento de minha paz interior;
Permita-me a todo o instante ver o mundo com clareza, da forma que ele é e não da forma que eu gostaria que fosse;
Fortalece a minha fé para que, confiando em teus perfeitos planos eu possa ser feliz nesta vida e além dela.

Amém.
Avatar do usuário
CubasMBX
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 12 Ago 2013, 19:24
Cidade: Tapejara-RS
Idade: 40

Guarda Roupas em parede com 49°

Mensagem por CubasMBX » 30 Jun 2016, 18:17

Estou com o mesmo problema......tenho um projeto pra fazer de um roupeiro em angulo e estou só aguardando as fotos pra mim ver como foi feito e poder fazer parecido, srsrsrsrs.
No mais é um desafio e tanto fazer um projeto desses.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Portas de Guarda Roupas
    por Diogo » 29 Mai 2022, 12:01 » em Dúvidas gerais
    12 Respostas
    2767 Exibições
    Última mensagem por Marcao
    04 Jun 2022, 17:58
  • Armário em parede de drywall
    por claudioneves » 10 Out 2022, 10:45 » em Dúvidas gerais
    4 Respostas
    4062 Exibições
    Última mensagem por Mauricio Fóz
    12 Out 2022, 16:50