GDM chegando ao fim!

Prezados amigos GDMistas e visitantes,
dentro de alguns dias, o GDM será tirado do ar por um período indeterminado.
Infelizmente não será possível manter o GDM no ar por mais tempo. Não temos tido recursos para tal.
Deixamos aqui nossos agradecimentos a todos que colaboraram conosco e nos prestigiaram durante estes quase 25 anos do Guia do Marceneiro, principalmente a esta comunidade que sempre nos deu inspiração.
Aqui fizemos grandes amigos, os quais jamais esqueceremos.
Em nossa memória ficarão os grandes momentos que compartilhamos.

Um grande abraço e sucesso a todos!
AdminGDM

Dúvidas geraisDobradiça curva distancia

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
lanlimma
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 11 Mai 2016, 13:26
Cidade: Bahia
Idade: 34

Dobradiça curva distancia

Mensagem por lanlimma » 27 Mai 2016, 12:47

Boa tarde galera, tudo bem?
Bom, eu sou novo, estou fazendo as portas do meu armário, comprei tudo certinho. Quero deixar a porta rente.
Observei que preciso de uma dobradiça reta, porém o vendedor me deu curva, moro longe da loja, queria saber se posso usar a curva para deixar a porta rente a base? E caso a resposta seja sim, qual a distancia devo usar para um mdf de 15mm?
Outra duvida, minha porta é de 1 metro e 40 cm, qual a distancia devo usar da lateral para a dobradiça? Procurei tutorial e não encontrei.
Agradeço a resposta.
Você esta procurando um game online?
www.eo.packgames.com.br
Avatar do usuário
Milton Martins
GDMista
GDMista
Mensagens: 2975
Registrado em: 01 Fev 2012, 20:36
Cidade: São Paulo / SP
Idade: 65

Dobradiça curva distancia

Mensagem por Milton Martins » 27 Mai 2016, 21:07

limma

Creio eu que se você usar o sistema de busca do próprio GDM ira encontrar muita informação a esse respeito

Abraço e boa sorte
Vim aqui prá aprender, com medo de perder os dedos!
Avatar do usuário
RicardoDF
GDMista
GDMista
Mensagens: 2108
Registrado em: 07 Mai 2014, 18:15
Cidade: Santa Maria / DF
Idade: 46

Re: Dobradiça curva distancia

Mensagem por RicardoDF » 27 Mai 2016, 21:09

Boa noite,
lanlimma escreveu:Boa tarde galera, tudo bem?
Bom, eu sou novo, estou fazendo as portas do meu armário, comprei tudo certinho. Quero deixar a porta rente.
Observei que preciso de uma dobradiça reta, porém o vendedor me deu curva, moro longe da loja, queria saber se posso usar a curva para deixar a porta rente a base? E caso a resposta seja sim, qual a distancia devo usar para um mdf de 15mm?
Outra duvida, minha porta é de 1 metro e 40 cm, qual a distancia devo usar da lateral para a dobradiça? Procurei tutorial e não encontrei.
Agradeço a resposta.
A distância que vc procura varia entre 3mm e 5mm, ou seja, no mínimo 3 e no máximo 5.

O centro da furação será então algo entre 20,5 / 21,5 / 22,5.

Furando com menos espaço, vc também tem mesmo espaço de manobra na parte central onde as portas se encontram.

Furando com um espaço maior, vc tem mais espaço para ajustes na parte central onde as portas se encontram.

Falando agora do seu problema:

Bom, se a largura das portas foi planejada para usar dobradiças retas, quando vc colocar as dobradiças curvas, automaticamente vai passar a ter problemas e não vai conseguir atingir a regulagem correta das portas.

As dobradiças curvas cobrem mais ou menos a metade do batente, ou seja, aproximadamente 7mm (supondo que tu usou chapas de 15mm). Para dar certo, vc teria que cortar as portas e mesmo assim, devido ao fato de ter que fazer a furação das dobradiças numa distância não usual, vai ter problemas também com a abertura e frestas maiores nas áreas próximas as dobradiças...

Falando de forma simples, o canto das portas vai pegar nos batentes e isso vai pedir distância maior entre as portas e o móvel.

As soluções que vejo são duas:

1 - Cortar as portas e mudar a largura para cobrir apenas metade do batente.

2 - Ir trocar as dobradiças.

O que for diferente disso pode dar certo?

Pode, nada impede.

Soluções diferentes dessas podem ter durabilidade?

Podem também.

Só falei o que falei por que para mim que tenho feito alguns trabalhos, ter que voltar na casa de clientes para rever serviços já feitos não pega bem, então sempre opto pelo método que trouxer maior segurança.

No fim, o correto é encontrar um equilíbrio entre acabamento, segurança e durabilidade. Se achar esse ponto de equilíbrio, está excelente.
:-]blz
Senhor,
Concede-me a serenidade necessária para aceitar aquilo que não posso mudar e a coragem para mudar o que estiver ao meu alcance;
Dá-me sabedoria e discernimento para que eu possa ver a diferença entre estas coisas e permita que eu viva um dia de cada vez, vendo nas dificuldades um caminho para a evolução e aperfeiçoamento de minha paz interior;
Permita-me a todo o instante ver o mundo com clareza, da forma que ele é e não da forma que eu gostaria que fosse;
Fortalece a minha fé para que, confiando em teus perfeitos planos eu possa ser feliz nesta vida e além dela.

Amém.
Avatar do usuário
Mauricio Fóz
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 2496
Registrado em: 04 Mar 2009, 17:42
Cidade: São Caetano do Sul
UF: SP
Idade: 65

Dobradiça curva distancia

Mensagem por Mauricio Fóz » 27 Mai 2016, 22:00

Fabricantes como FGV, tem em seu site, um arquivo pdf, com todas as informações sobre distancia de furos, calços e tudo mais que voce precisa para calcular corretamente e escolher que tipo de dobradiça usar e a altura dos calços. Regular é outra estória, né não Marcão?
Mauricio Fóz

"Melhor lidar com pessoas ácidas e honestas do que com pessoas doces e hipócritas."

O que nós temos que aprender a fazer, nós aprendemos fazendo.
"Aristóteles"
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Dobradiça curva distancia

Mensagem por rocco » 27 Mai 2016, 22:11

num to entendendo bem.

reta = recobre 14 mm do batente

meia curva = recobre 8 mm do batente

curva fica por dentro do requadro.


sera que tou trocando as dobradiças.



rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Avatar do usuário
RicardoDF
GDMista
GDMista
Mensagens: 2108
Registrado em: 07 Mai 2014, 18:15
Cidade: Santa Maria / DF
Idade: 46

Re: Dobradiça curva distancia

Mensagem por RicardoDF » 27 Mai 2016, 22:29

rocco escreveu:num to entendendo bem.

reta = recobre 14 mm do batente

meia curva = recobre 8 mm do batente

curva fica por dentro do requadro.


sera que tou trocando as dobradiças.



rocco
Acho que tá certo no conceito...Só os nomes que são diferentes...

Dobradiça reta recobre mais ou menos 14mm;

Dobradiça curva recobre mais ou menos 7mm;

Dobradiça super curva praticamente não recobre o batente sendo mais usada para portas embutidas / envelopadas.

:-]blz
Senhor,
Concede-me a serenidade necessária para aceitar aquilo que não posso mudar e a coragem para mudar o que estiver ao meu alcance;
Dá-me sabedoria e discernimento para que eu possa ver a diferença entre estas coisas e permita que eu viva um dia de cada vez, vendo nas dificuldades um caminho para a evolução e aperfeiçoamento de minha paz interior;
Permita-me a todo o instante ver o mundo com clareza, da forma que ele é e não da forma que eu gostaria que fosse;
Fortalece a minha fé para que, confiando em teus perfeitos planos eu possa ser feliz nesta vida e além dela.

Amém.
lanlimma
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 11 Mai 2016, 13:26
Cidade: Bahia
Idade: 34

Dobradiça curva distancia

Mensagem por lanlimma » 28 Mai 2016, 01:01

Obrigado galera por responder.
Infelizmente não vi as respostas antes de fazer.
Procurei aqui no forum, relacionado a minha duvida, não encontrei algo especifico ou que realmente poderia entender.
Acabei fazendo sem gabarito e pela minha propria cabeça.
Deixei espaço da dobradiça a borda de 9mm.
Do meio da dobradiça a lateral da porta deixei 10mm.
Ficou rente.


Imagem
Imagem
Imagem
Você esta procurando um game online?
www.eo.packgames.com.br
Responder