Dúvidas geraisParafuso em MDF 9mm

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Joao Mota
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 25 Mai 2015, 20:26
Cidade: Salvador
Idade: 53

Parafuso em MDF 9mm

Mensagem por Joao Mota » 26 Abr 2016, 22:31

Boa noite prezados,

Preciso da ajuda dos mestres. Pretendo fazer um armário com MDF 18mm e no fundo dele e das gavetas usar MDF 9mm.

Como não tenho serra circular (nem manual nem de bancada) para fazer aquele dente para encaixar a chapa mais fina, pergunto se é possível fixar com parafuso a chapa de 9mm ou corro o risco de estufar o MDF?

Abraços,

João
Avatar do usuário
leandrosalles
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 13 Out 2015, 19:32
Cidade: araraquara
Idade: 42

Parafuso em MDF 9mm

Mensagem por leandrosalles » 26 Abr 2016, 22:49

Boa noite João. Cara sou novato ainda, mas acredito que pregos 12x12 dão conta do recado e se possível use adesivo rapido (tekbond ou similar).
Avatar do usuário
colombo
Organizador
Organizador
Mensagens: 1813
Registrado em: 29 Nov 2005, 08:11
Cidade: Osasco / SP
UF: SP
Idade: 51

Parafuso em MDF 9mm

Mensagem por colombo » 27 Abr 2016, 08:23

o mais indicado seria parafuso.
acho que 3 x 3 da conta do recado.

colombo
o meu pai é o telhado da minha casa.
Avatar do usuário
RicardoDF
GDMista
GDMista
Mensagens: 2108
Registrado em: 07 Mai 2014, 18:15
Cidade: Santa Maria / DF
Idade: 46

Parafuso em MDF 9mm

Mensagem por RicardoDF » 27 Abr 2016, 11:12

Bom dia,

Considerando que vc não tem ferramentas de corte para fazer os rebaixos, parafusa esse fundo direto na gaveta, depois vc dá acabamento nas laterais que vão ficar visíveis usando a própria fita de borda.

Pode usar até parafusos um pouco maiores tipo 3,5 x 25 para parafusar e ficar bem firme.

Imagem
Imagem
Colocando uma cor ai só para exemplificar:
Imagem
Imagem

Lembrando que tem que programar os cortes das laterais das gavetas diminuindo o tamanho do fundo, se for usar esse esquema.
:D
Senhor,
Concede-me a serenidade necessária para aceitar aquilo que não posso mudar e a coragem para mudar o que estiver ao meu alcance;
Dá-me sabedoria e discernimento para que eu possa ver a diferença entre estas coisas e permita que eu viva um dia de cada vez, vendo nas dificuldades um caminho para a evolução e aperfeiçoamento de minha paz interior;
Permita-me a todo o instante ver o mundo com clareza, da forma que ele é e não da forma que eu gostaria que fosse;
Fortalece a minha fé para que, confiando em teus perfeitos planos eu possa ser feliz nesta vida e além dela.

Amém.
Joao Mota
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 25 Mai 2015, 20:26
Cidade: Salvador
Idade: 53

Parafuso em MDF 9mm

Mensagem por Joao Mota » 27 Abr 2016, 20:29

Prezados Leandro, Colombo e Ricardo, obrigado pelas dicas!

Acho que vou usar os parafusos no fundo da gaveta e outros locais em que não fiquem aparente ou possam ser cobertos com tapa furos sem chamar muito a atenção.

Nos locais que não der pra por parafusos e que não vá sofrer esforço vou usar a cola mesmo, privilegiando o acabamento.

Aproveitando o tema. É possível fazer esse rebaixo com uma tupia manual?

Abraços,

João
Responder