Dúvidas geraisFixação de Lousa à parede

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Avatar do usuário
Bilico
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 12 Fev 2016, 10:18
Cidade: SALVADOR/BA
Idade: 38

Fixação de Lousa à parede

Mensagem por Bilico » 25 Fev 2016, 09:45

Olá prezados, sou novo no fórum, tal como na arte da marcenaria. E Estou um tanto que perdido como ao modo de atuação aqui no fórum...
Pois bem, meu nome é Jorge Santana e fiz um curso para hobbysta em marcenaria, o que me gerou grande amor pela arte, e que já fez minha carteira chorar também, mas isso por hora não vem ao caso
Tenho milhões de perguntas a fazer, e vejo a presteza com a qual as duvidas são tratadas neste fórum, por isso o escolhi =D

Sou de Salvador/BA e por aqui sequer temos cursos que nos direcionem quanto ao trabalho com madeiras maciças, a marcenaria aqui limita-se à MDF, o que me entristece, pois para quem vem da tradição com algum familiar tem acesso a este conhecimento, mas meu primeiro contato com marcenaria foi neste curso e vejo belissimos trabalhos e tecnicas sendo empregadas aqui no fórum.

Tudo surgiu qndo eu resolvi fazer uma cnc caseira, pois vinha me envolvendo com Casemod(modificações em gabinetes de computador) e na verdade sou técnico em eletrônica por profissão, mas agora quero aprender mais e mais, e minha primeira pergunta, já aliada à minha apresentação é:

Como faço a fixação de lousas na parede. Elas tem 2000 x 1100 mm e já vi fazerem furos trespassando tanto a borda quanto a parede, mas não compreendendo a teoria desta tecnica, resolvi não me arriscar sem consultar alguem com muito mais sabedoria que um mero iniciante.

*Preciso fixar 7 destas lousar =(

Desde já, sou grato pela atenção e pela ajuda

Abraços
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Fixação de Lousa à parede

Mensagem por Ari » 25 Fev 2016, 16:30

Bilico, bem vindo ao GDM Camarada!! E claro, já estamos lamentando por sua carteira.

Sobre a fixação dos quadros, o que eu faria:

Verificar se todos estão com as furações na mesma posição. Caso positivo, fazer um gabarito de furação.

Se não forem iguais, o jeito vai ser colocar os quadros na parede na posição correta, checar o nível e marcar as furações. Até aí, óbvio né?

Quanto pesa o quadro negro?? Se for até uns 70 Kg, dá pra fazer assim:


Você já definiu que bitola de furação vai fazer?? Eu acho que 8mm estaria de bom tamanho. 4 na largura e dois na altura, em cima e embaixo. E nos dois lados, claro.

Bucha Fischer.


A mais comum é o modelo "S":

Imagem

Eles têm com aba e se ela. Prefira a que tem aba para que ela não entre no furo sozinha. Faça o furo somente uns 3mm mais longo que o comprimento da bucha.

A Bosch SX é mais forte:

Imagem

Se você achar, melhor ainda. E com aba, claro.


Furada a parede, instale as buchas e coloque o quadro na parece na posição em que a furação coincida com a furação da parede.

Comece o aperto dos parafusos na mão mesmo. Si ficar muito pesado, use uma parafusadeira se impacto se tiver.

O comprimento do parafuso tem que ser = comprimento da buca + 3mm + espessura do quadro negro + a espessura da arruela.


Alguém se lembra de mais alguma observação?? Alguém discorda do tamanho da bucha 8??

Um abração Bilico!

Ari
Avatar do usuário
Bilico
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 12 Fev 2016, 10:18
Cidade: SALVADOR/BA
Idade: 38

Fixação de Lousa à parede

Mensagem por Bilico » 25 Fev 2016, 17:11

Muuuitissimo grato prezado, tava com dúvidas pq ouvi uns marceneiros no curso dizendo que fazem o furo passando por ambos, tanto o movel quanto a parede. Mas creio q desse modo seja mais seguro

Mto obrigado MSM pelo tempo dedicado a responder meu questionamento
Avatar do usuário
Giulliano
GDMista
GDMista
Mensagens: 267
Registrado em: 19 Set 2014, 11:50
Cidade: VOLTA REDONDA-RJ
Idade: 52

Re: Fixação de Lousa à parede

Mensagem por Giulliano » 25 Fev 2016, 19:30

Ari escreveu:Bilico, bem vindo ao GDM Camarada!! E claro, já estamos lamentando por sua carteira.


Alguém se lembra de mais alguma observação?? Alguém discorda do tamanho da bucha 8??

Um abração Bilico!

Ari
A 8 é a ideal, pois em média (valores que pesquisei variam de fabricante à fabricante), ela suporta 66KgF.

Sendo 4 como o Ari sugeriu, o quadro pode ser de aço que ira suportar.
"A vida é muito simples, nós é que a complicamos."
"O que somos é consequência do que pensamos"
BUDA.

Att;
Giulliano.
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Fixação de Lousa à parede

Mensagem por Ari » 25 Fev 2016, 19:45

Valeu Giulliano, obrigado Camarada!!

Sabe como é né? Em Salvador tem muita música, muito carnaval, muito carro de som pra fazer as pareces e os corações vibrarem... É melhor usar buchas mais parrudas....kkkkk



:D :D :D :D
Avatar do usuário
Kefo
GDMista
GDMista
Mensagens: 644
Registrado em: 20 Set 2005, 16:59
Cidade: Ribeirão Preto
Idade: 53

Fixação de Lousa à parede

Mensagem por Kefo » 26 Fev 2016, 12:28

A eterna mão amiga não seria o ideal nesse caso? por ser um trem maio grande e ainda ajudar no nivelamento... :roll:
Stefano Lopes
*****************

Veni...vidi....vixiiii que muierão.
Avatar do usuário
Bilico
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 12 Fev 2016, 10:18
Cidade: SALVADOR/BA
Idade: 38

Fixação de Lousa à parede

Mensagem por Bilico » 17 Mar 2016, 16:12

Prezados, missão cumprida com sucesso
Obrigado a todos q auxiliaram aí, abraços
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Armário em parede de drywall
    por claudioneves » 10 Out 2022, 10:45 » em Dúvidas gerais
    4 Respostas
    4072 Exibições
    Última mensagem por Mauricio Fóz
    12 Out 2022, 16:50