Dúvidas geraisAjuda - Projeto Cozinha

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Erika SM
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Jan 2016, 23:20
Cidade: Campo Grande/MS
Idade: 40

Ajuda - Projeto Cozinha

Mensagem por Erika SM » 10 Fev 2016, 18:50

Boa tarde!

Caros colegas marceneiros! Há um tempo venho nutrindo a vontade de praticar mais o DIY. Aliada à vontade de "fazer eu mesma" tenho também a escassez de verbas típicas de pós-obra.

Li o tutorial do Marcão sobre cozinhas e tópicos com mesmo conteúdo. Pretendo fazer o gabinete da cozinha em mdf, portas em 18mm e demais componentes em mdf 15mm, com exceção dos sarrafos (pinus?).

A ideia era fazer as portas do modo mais comum, mas acabei optando pelas portas embutidas ou envelopadas, acho que vai ficar mais "clean". Deixei um espaço de 2mm nas portas (dobradiça alta). Deixei as divisórias verticais com 30 mm (engrosso), pois, como disse, a ideia era colocar portas sobrepostas. Para portas embutidas também é necessário o engrosso, correto?

Poderiam dar uma olhada no projeto e ver se está tudo de acordo?

Onde está com um círculo é onde irão as dobradiças. Coloquei uma cor pra facilitar a diferenciação das partes.

Desde já muito agradecida por qualquer ajuda.

https://3dwarehouse.sketchup.com/model. ... e958bdf4fb
Avatar do usuário
RicardoDF
GDMista
GDMista
Mensagens: 2108
Registrado em: 07 Mai 2014, 18:15
Cidade: Santa Maria / DF
Idade: 46

Ajuda - Projeto Cozinha

Mensagem por RicardoDF » 12 Fev 2016, 13:43

Boa tarde,

Baixei o projeto para poder ver melhor...

Acho que vc poderia usar só o mdf mesmo. O acabamento fica mais uniforme usando o mesmo material.

Vai ter fogão e forno ou será só um armário para mantimentos?

:-]blz
Avatar do usuário
Andre.I
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 205
Registrado em: 19 Dez 2013, 11:33
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 49

Ajuda - Projeto Cozinha

Mensagem por Andre.I » 12 Fev 2016, 15:33

Olá Erika,

Essa sua porta horizontal de 36cm X 84cm x 1.8cm, vai ter um peso de mais de 3,5Kg, acho que essas dobradiças sozinhas não irão aguentar. Teria que ter um sistema de pistão. Não entendi também onde será fixado as dobradiças proximas ao gaveteiro. Será porta mesmo? Esse espaço com vão de 23cm comportam as duas portas?

Abraços!
Marceneiro de Final de Semana
instagram.marcenariaviva.com
loja.marcenaria.art.br
Erika SM
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Jan 2016, 23:20
Cidade: Campo Grande/MS
Idade: 40

Ajuda - Projeto Cozinha

Mensagem por Erika SM » 12 Fev 2016, 19:25

Obrigada, Ricardo e André pelo retorno. Estava tão feliz que tinha colocado em projeto o que tinha em mente que não me atentei em passar os detalhes.

Ricardo, usei sarrafo (fitado onde aparece - gavetas e borda superior) para fazer a estrutura porque vi que era o que o pessoal usava. Mas se puder ser de mdf e se ajudar a baixar o valor :-D , eu troco. Optei por não colocar o forno logo abaixo do cooktop, pois perderia as gavetas. Os mantimentos irão ficar no armário de canto.

Sempre quis pia com cuba dupla. Mas se soubesse o quanto rouba de espaço de armário :cry: . A casa é bem pequena, cozinha estilo americana, talvez com uma cuba simples conseguisse ajeitar gavetas, mesmo que pequenas, perto da pia e livraria espaço embaixo do cooktop. Além disso, eu acho que o pedreiro deixou a saída de água cinza muito para baixo. Então, embaixo da pia vai ser só uma prateleira. Nessa porta da prateleira/sifão, André, além das dobradiças, eu vou usar pistão com força invertida.

André, o vão de 23 cm a que você se refere é no armário de canto né? Estava pensando em "uma porta" com duas folhas articuladas. O vão para o acesso não seria muito grande, mas pela configuração da minha pia, achei que era o melhor local/modo.

Abaixo, vou colocar os "pedaços" do armário para melhor entendimento:

Imagem

Aqui eu coloquei uma prateleira com mdf de 18, mas vou usar de 15 com um engrosso simples, então desconsiderem as medidas do gavetão (vou ajeitar no projeto).

Imagem


No projeto que enviei, esqueci de colocar a prateleira do meio. Já ajeitei no projeto.

Imagem

Gavetas. Fundo fogão leia-se fundo cooktop.


Quanto ao estilo das portas e gavetas, estava firme e forte no tipo embutida (inset para os gringos), mas olhando fotos de cozinhas em revistas de decoração, vi que o pessoal opta bastante pelo estilo europeu (sem enquadramento). Qual vcs acha que dariam um ar mais leve para a cozinha? Considerando que minha cozinha é um ovinho :roll: :

Europeu:

Imagem

Imagem



Embutida:

Imagem

Imagem

Desde já muito agradecida!
Avatar do usuário
lc--gdm
GDMista
GDMista
Mensagens: 1350
Registrado em: 29 Dez 2011, 02:24
Cidade: nova friburgo
UF: RJ
Idade: 64

Ajuda - Projeto Cozinha

Mensagem por lc--gdm » 12 Fev 2016, 21:52

pitaco...
mdf adora agua e humidade. tanto que absorve tudo e se desmanha
eu fiz os meus armarios de cozinha e banheiros com compensado e frentes em louro vermelho - tudo envernizado
seguem impecaveis a + 10 anos
Avatar do usuário
RicardoDF
GDMista
GDMista
Mensagens: 2108
Registrado em: 07 Mai 2014, 18:15
Cidade: Santa Maria / DF
Idade: 46

Ajuda - Projeto Cozinha

Mensagem por RicardoDF » 15 Fev 2016, 17:54

Boa tarde,

Mais uma sugestão...

Nessa parte do canto, acho que seria melhor ser apenas uma porta.

Para funcionar teria que usar uma dobradiça de 165º.

Acho que ficaria mais bonito, lembrando que seria interessante se a pedra acompanha-se esse detalhe.
Erika SM
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Jan 2016, 23:20
Cidade: Campo Grande/MS
Idade: 40

Ajuda - Projeto Cozinha

Mensagem por Erika SM » 16 Fev 2016, 09:33

Lc,

Bom dia. Como será o meu primeiro trabalho, optei por mdf por me parecer mais simples para um começo (sem ter de trabalhar com a fórmica). Pretendo usar compensado nos armários da área de serviço, quando já tiver um pouco mais de prática.

Ricardo,

A pedra já está instalada e ficou em "L". Você está sugerindo algo assim né:

Imagem

Eu estou pensando em algo assim:

Imagem

Ricardo, você acha melhor fazer em dois módulos ou separar o canto e fazer em três, como você sugere nesse tópico: balcao-de-cozinha-em-u-t27682.html

No canto onde pretendo guardar os mantimentos, posso colocar fundo? Não terei problema com umidade, certo?

Outra dúvida de iniciante: Como vou mandar cortar as placas, lá na prateleira do canto, ficaria dois pedacinhos "colados", considerando que não cortem em "l", é assim mesmo? Qual o melhor método para unir os pedaços?

Imagem


Muito obrigada a todos que estão auxiliando!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem