Dúvidas geraisComo colar porcelanato?

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
rnelias
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Abr 2013, 23:30
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 48

Como colar porcelanato?

Mensagem por rnelias » 27 Jan 2016, 20:41

Boa noite pessoal!

Não sou muito de postar mas frequentemente consulto o fórum quando tenho alguma dúvida.

Recentemente entrei numa reforma aqui em casa e dona patroa me pediu para colocar um nicho no box. Pesquisando na internet, vi alguns feitos em porcelanato que ficam muito bonitos. Fiz um projetinho rápido no Sketchup de modo que desse para cortar numa peça de 60x60 que havia comprado para o piso. Coloquei tudo no riscador e, voilá, fiz as peças. Bem fácil por sinal. A moldura tem cortes de 45 graus que farei na serra mármore. A dúvida é:

Como colarei as peças de porcelanato para já entrar com o nicho na parede montado?

Pensei em meter iberê já que aquele treco cola até pensamento. Meu medo é lambuzar o serviço todo e depois não conseguir limpar. Será que teria uma cola mais apropriada?

Desde já agradeço qualquer ajuda... :D
Avatar do usuário
RicardoDF
GDMista
GDMista
Mensagens: 2108
Registrado em: 07 Mai 2014, 18:15
Cidade: Santa Maria / DF
Idade: 46

Re: Como colar porcelanato?

Mensagem por RicardoDF » 28 Jan 2016, 05:00

rnelias escreveu:Boa noite pessoal!

Não sou muito de postar mas frequentemente consulto o fórum quando tenho alguma dúvida.

Recentemente entrei numa reforma aqui em casa e dona patroa me pediu para colocar um nicho no box. Pesquisando na internet, vi alguns feitos em porcelanato que ficam muito bonitos. Fiz um projetinho rápido no Sketchup de modo que desse para cortar numa peça de 60x60 que havia comprado para o piso. Coloquei tudo no riscador e, voilá, fiz as peças. Bem fácil por sinal. A moldura tem cortes de 45 graus que farei na serra mármore. A dúvida é:

Como colarei as peças de porcelanato para já entrar com o nicho na parede montado?

Pensei em meter iberê já que aquele treco cola até pensamento. Meu medo é lambuzar o serviço todo e depois não conseguir limpar. Será que teria uma cola mais apropriada?

Desde já agradeço qualquer ajuda... :D
Brother, me interessei por esse assunto...

Vi umas bancadas lindas feitas com sistema de ralo oculto e imagine só...Porcelanato colado...

A massa para colagem não é massa plástica normal...Ela é uma massa plástica para a colagem de mármore e granito.

Acredito que devem existir muitas marcas e fabricantes, vou deixar o link aqui apenas para servir de base sobre o que procurar:
http://www.colar.com/quimicos-limpeza-e ... r-marmofix

Elas são vendidas em cores diferentes, então basta vc comprar uma da cor correspondente.

Acho que é interessante proteger as áreas que vc não quer que fiquem sujas, mas pela experiência que tive com outras massas, se vc usar tíner, vc consegue limpar.

Para auxiliar a colagem, aconselho vc a fazer um gabarito para que as peças fiquem estabilizadas durante o processo de colagem.

Boa sorte e por favor, poste as fotos kkkk

To querendo ver esse esquema em ação!

Flws!
Avatar do usuário
jackson1
GDMista
GDMista
Mensagens: 1234
Registrado em: 29 Mar 2012, 00:45
Cidade: Florianópolis/ SC
Idade: 70

Como colar porcelanato?

Mensagem por jackson1 » 28 Jan 2016, 14:19

Use massa plástica automotiva e pó xadrez na cor que vc quiser para dar cor á massa, fita adesiva para isolar a área e mãos á obra.
Muito bom trabalhar a madeira.
rnelias
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Abr 2013, 23:30
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 48

Como colar porcelanato?

Mensagem por rnelias » 28 Jan 2016, 21:24

Opa... valeu pelas dicas pessoal!

RicardoDF, tinha visto essa massa no ML e fiquei me perguntando se isso não seria iberê pigmentado como o jackson1 mencionou. De qualquer forma, é baratinho e ia comprar para ficar num tom mais próximo do porcelanato que estou usando, o mesmo do piso, um Eliane/Adhara meio bege. O pedreiro da obra aqui já havia mencionado que thinner limparia os restos de iberê caso precisasse mas nem tinha passado pela cabeça em mascarar as peças com fita pra evitar lambança :-D a forma para colar faço rapidinho no MDF com parafusadeira :D

Abaixo segue uma foto das peças cortadas. Tudo no riscador. Nunca tinha usado esse treco. É assustador mas bem tranquilo rsrsrs

Imagem

Ainda falta os cortes de 45 graus da moldura. Como o apto está em reforma e tudo uma zona, hoje mal tive tempo de respirar e não deu para terminar o serviço...

o projetinho do SketchUp. Facilita muito para tirar as medidas com desconto e planejar os cortes. Nesse projeto precisei "encaixar" o maior nicho que daria para fazer em peças de 60,5 x 60,5. Precisei de 1 peça e meia mais ou menos...

Imagem
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Como colar porcelanato?

Mensagem por Ari » 29 Jan 2016, 01:30

Que capricho Elias!! Vai ficar muito bacana mesmo!!

E Feliz Aniversário, meu caro!!

Bração


Ari
Avatar do usuário
Hobbista
GDMista
GDMista
Mensagens: 988
Registrado em: 13 Ago 2014, 21:47
Cidade: Joinville/SC
Idade: 41

Como colar porcelanato?

Mensagem por Hobbista » 29 Jan 2016, 16:57

Que bacana, estou curioso p/ ver a peça pronta e instalada.
Não esquece de fazer o passo-a-passo. :D
---------------------------------------
Daniel - Joinville/SC
Avatar do usuário
RicardoDF
GDMista
GDMista
Mensagens: 2108
Registrado em: 07 Mai 2014, 18:15
Cidade: Santa Maria / DF
Idade: 46

Re: Como colar porcelanato?

Mensagem por RicardoDF » 29 Jan 2016, 19:56

rnelias escreveu:Opa... valeu pelas dicas pessoal!

RicardoDF, tinha visto essa massa no ML e fiquei me perguntando se isso não seria iberê pigmentado como o jackson1 mencionou. De qualquer forma, é baratinho e ia comprar para ficar num tom mais próximo do porcelanato que estou usando, o mesmo do piso, um Eliane/Adhara meio bege. O pedreiro da obra aqui já havia mencionado que thinner limparia os restos de iberê caso precisasse mas nem tinha passado pela cabeça em mascarar as peças com fita pra evitar lambança :-D a forma para colar faço rapidinho no MDF com parafusadeira :D

Abaixo segue uma foto das peças cortadas. Tudo no riscador. Nunca tinha usado esse treco. É assustador mas bem tranquilo rsrsrs

http://www.guiadomarceneiro.com/img_gdm ... 2effe2.jpg

Ainda falta os cortes de 45 graus da moldura. Como o apto está em reforma e tudo uma zona, hoje mal tive tempo de respirar e não deu para terminar o serviço...

o projetinho do SketchUp. Facilita muito para tirar as medidas com desconto e planejar os cortes. Nesse projeto precisei "encaixar" o maior nicho que daria para fazer em peças de 60,5 x 60,5. Precisei de 1 peça e meia mais ou menos...

http://www.guiadomarceneiro.com/img_gdm ... d6ab7f.jpg
Aparentemente a jogada dessa massa marmofix é que ajuda na hora do acabamento.

Um brother aqui no trabalho ficou interessado e disse que tem uns pedaços de porcelanato e quer fazer testes...Aqui em Brasília não é tão comum e ele enxergou um filão nisso ai...Peças feitas em porcelanato para decoração e até mesmo movelaria...

A proposta parece muito boa...rs

Com relação ao corte das peças, assim que eu adquirir uma serra mármore, vou tentar deixá-la invertida para cortar as peças. Os cortes vão sair mais retos.

Ou isso ou usar uma guia para cortar no mesmo estilo que as guias feitas para serra circular.

Deixando a serra mármore invertida e bolando um gabarito, esses cortes 45º são tranquilos...

Bom, vamos ver o que o futuro reserva.

Boa sorte e estarei acompanhando a missão.

Flws!
moenik
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Out 2015, 11:34
Cidade: Campo Largo - PR
Idade: 32

Como colar porcelanato?

Mensagem por moenik » 04 Fev 2016, 15:56

Olá rnelias,
Vi uma vez o azulejista montando o show room de algumas empresas de porcelanato aqui na região.
O que me chamou atenção era que ele estava usando Cola Quente.
Não sei se, com o passar do tempo como a cola vai se comportar, mas pode ser uma saída pra você.

Att.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem