Dúvidas gerais1º Projeto - armário embutido !

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
fabimbsb
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 18 Jan 2016, 18:09
Cidade: BRASILIA - DF
Idade: 41

1º Projeto - armário embutido !

Mensagem por fabimbsb » 20 Jan 2016, 18:17

Boa tarde povo, essa é minha primeira postagem aqui desde que descobri o fórum, quando estava em busca de informações para botar a mão na massa eu mesmo!
Bom, não tenho experiência com confecção de armários, guarda roupas, etc. Mas tenho muita vontade de aprender!
Eu uso o SketchUp há algum tempo, nada profissional, só o básico mesmo.
Dando uma pesquisada no fórum e na internet, resolvi fazer meu projeto no Sketchup e compartilhar com vocês, que tem bem mais experiência no assunto,
para que algum alma bondosa possa me ajudar ! :D

Eu não fiz a parte interna totalmente, mas aceito sugestões!

Bom, tenho algumas dúvidas:
- a parte que fica embutida na parede, fica solta ou parafusada/pregada?
- o outro módulo, pode ficar solto ou fica preso no embutido?
- o projeto está correto? a parte da base... o encaixe das laterais, da parte superior... etc....

é meu primeiro projeto, então aceito todas as opiniões!

Segue abaixo o link pra abrir no Sketchup:

https://3dwarehouse.sketchup.com/model. ... dsuccess=1

Imagem
Avatar do usuário
RicardoDF
GDMista
GDMista
Mensagens: 2108
Registrado em: 07 Mai 2014, 18:15
Cidade: Santa Maria / DF
Idade: 46

1º Projeto - armário embutido !

Mensagem por RicardoDF » 21 Jan 2016, 16:32

Boa tarde,

Estava vendo o projeto e achei boas as idéias.

Tem umas coisas que eu mudaria:

- Vc planejou fundo de 18mm, mas não é necessário. Chapa de 6mm para o fundo do móvel é mais que suficiente.

- No lado direito acho que vc pode colocar mais gavetas e na parte de cima prateleiras;

- Eu deixaria o cabideiro do lado esquerdo e abaixo uma sapateira por exemplo.

Acho que aproveitaria melhor o espaço.

Flws
MarcosFilho
GDMista
GDMista
Mensagens: 162
Registrado em: 28 Abr 2015, 12:52
Cidade: Paraná
Idade: 44

1º Projeto - armário embutido !

Mensagem por MarcosFilho » 22 Jan 2016, 09:04

E como está a empreitada? Já começou?

Então, por ser um armário embutido, geralmente o mesmo é feito menor que o espaço disponível.
Isso porque o chão, paredes e tetos dificilmente vão estar perfeitamente alinhados / esquadrejados.
então se faz menor e depois esconde a diferença com uma moldura frontal.
O mesmo vale para a base do móvel, por isso se faz um tampo inferior mais alto que o nível do chão. Para poder alinhar.
fabimbsb
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 18 Jan 2016, 18:09
Cidade: BRASILIA - DF
Idade: 41

Re: 1º Projeto - armário embutido !

Mensagem por fabimbsb » 22 Jan 2016, 12:34

RicardoDF escreveu:Boa tarde,

Estava vendo o projeto e achei boas as idéias.

Tem umas coisas que eu mudaria:

- Vc planejou fundo de 18mm, mas não é necessário. Chapa de 6mm para o fundo do móvel é mais que suficiente.

- No lado direito acho que vc pode colocar mais gavetas e na parte de cima prateleiras;

- Eu deixaria o cabideiro do lado esquerdo e abaixo uma sapateira por exemplo.

Acho que aproveitaria melhor o espaço.

Flws
Opa vlw pelas sugestões Ricardo, eu decidi colocar o cabideiro do lado direito pois do lado esquerdo, já que tem o fundo bem maior, queria colocar ferramentas e outras coisas, como aspirador de pó, coisas do carro, moto, furadeira, etc etc.... E como já tenho outro guarda roupas, seria mais pra suprir a necessidade de espaço da minha mulher, q já encheu um guarda roupas quase todo rsrs... gavetas eu já tenho no outro quarto, então queria guardar sapatos e algumas roupas nos cabides.

Eu pensei também que o cabideiro do lado esquerdo ia acabar ficando sobrando um espaço no fundo sem usar, pois o lado esquerdo tem nesse projeto mais de 1 metro de profundidade.

Fiz essa disposição das prateleiras, com cabideiro, 3 prateleiras pra sapatos e 2 gavetas pequenas para relógios, óculos, bijouterias, etc
Do lado esquerdo, uma parte maior embaixo pra guardar aspirador de pó e outras coisas mais altas, e o restante do espaço distribuídos por igual com prateleiras.
O que acha?

Imagem

MarcosFilho escreveu:E como está a empreitada? Já começou?

Então, por ser um armário embutido, geralmente o mesmo é feito menor que o espaço disponível.
Isso porque o chão, paredes e tetos dificilmente vão estar perfeitamente alinhados / esquadrejados.
então se faz menor e depois esconde a diferença com uma moldura frontal.
O mesmo vale para a base do móvel, por isso se faz um tampo inferior mais alto que o nível do chão. Para poder alinhar.
Boas essas dicas, com certeza a parede não vai ser bem alinhada... rs
o projeto por enquanto tá só no projeto mesmo, quero ter bastante certeza do que quero fazer pra iniciar a fase de colocar a mão na massa.
Como sou bem iniciante mesmo, até sobre que ferramentas usar, parafusos, pregos, etc, tudo isso eu to pesquisando pra aprender...

Inclusive se vcs q são experientes quiserem me ajudar com isso, agradeço ! Tipo: as laterais vou prender na base e no teto do armário como? cantoneiras? pregos? to pensando em procurar um curso de montagem de móveis no Senai antes... kkkkk
Avatar do usuário
RicardoDF
GDMista
GDMista
Mensagens: 2108
Registrado em: 07 Mai 2014, 18:15
Cidade: Santa Maria / DF
Idade: 46

1º Projeto - armário embutido !

Mensagem por RicardoDF » 22 Jan 2016, 15:04

Acho que agora é começar e postar as fotos para nós com o passo a passo...kkkk

Flws!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Armário em parede de drywall
    por claudioneves » 10 Out 2022, 10:45 » em Dúvidas gerais
    4 Respostas
    4067 Exibições
    Última mensagem por Mauricio Fóz
    12 Out 2022, 16:50
  • Indicacao profissional marceneiro para armario (SP)
    por pietro92 » 20 Out 2023, 17:04 » em Dúvidas gerais
    1 Respostas
    3958 Exibições
    Última mensagem por Alfredo2
    04 Dez 2023, 02:42