Dúvidas geraisColar Ipê em piso de cimento queimado

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
williamm
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 09 Jul 2015, 23:04
Cidade: Penha / SP
Idade: 38

Colar Ipê em piso de cimento queimado

Mensagem por williamm » 17 Jan 2016, 21:17

Boa noite caros colegas acompanho vocês a muito tempo, parabéns pelo belo trabalho.
Meu primeiro tópico, se postei errado ou em local inapropriado podem deletar.

Comprei um assoalho em Ipê de demolição (pelo menos foi isso que o vendedor disse... :lol: kkkk)

Estive lendo aqui e acolá que o Ipê tem bastante óleo e eh difícil de colar...estou em duvida de qual melhor solução para colagem no piso de cimento queimado virgem (sem cera nem nada) considerando custo x benefício.
Avatar do usuário
marcos leitao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7749
Registrado em: 26 Set 2011, 21:13
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 59

Colar Ipê em piso de cimento queimado

Mensagem por marcos leitao » 17 Jan 2016, 22:57

Willian,

Pode usar a mesma cola para piso flutuante.

Existe em PVA Eucafloor e de contato.

Ai você decide. A PVA é mais fácil de trabalhar.
"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay."

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"

http://www.tapelink.com.br
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Colar Ipê em piso de cimento queimado

Mensagem por Ari » 17 Jan 2016, 23:13

Williamm, o ipê talvez seja a mais linda madeira para se fazer um piso mas, ele é também a madeira mais rebelde! ;-o

Até onde sei, pisos de ipê são fixados no chão segurados por caibros embutidos no concreto do piso justamente por que quando ele resolve empenar, empena mesmo!

Então, antes da gente prosseguir, qual é a espessura das tábuas que você tem?

Bração


Ari
maranjo
GDMista
GDMista
Mensagens: 572
Registrado em: 10 Dez 2006, 23:38
Cidade: mg/mg
Idade: 51

Colar Ipê em piso de cimento queimado

Mensagem por maranjo » 17 Jan 2016, 23:29

Colei os tacos de casa que são de Ipê com cola PU marca radcol
williamm
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 09 Jul 2015, 23:04
Cidade: Penha / SP
Idade: 38

Colar Ipê em piso de cimento queimado

Mensagem por williamm » 17 Jan 2016, 23:35

Grande Ari, as tábuas tem as dimensões abaixo:

1,5m x 20cm x 2cm
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Colar Ipê em piso de cimento queimado

Mensagem por Ari » 18 Jan 2016, 04:19

Bom Williamm, é o que te falei mesmo. Tábuas de ipê com 2cm de espessura, quando resolverem empenar, não há cola que resista!!

Encontrei este site onde eles explicam como é que eles instalam pisos de ipê:

http://www.madipe.com.br/postagem.php?n ... agem_id=88

Veja o contra-piso com os barrotes de apoio:


Imagem


Encontrei também este tosco vídeo sobre o assunto:




Esta é a maneira que conheço. O piso que encomendei em casa foi instalado desta forma e lá se vão uns 30 anos!!

Pode ser que haja uma forma de juntar e colar que mantenha a estabilidade do piso instalado sem os barrotes no contra-piso mas eu pessoalmente nunca vi ser feito desta forma!



Bração

Ari
Avatar do usuário
alisondrefahl
GDMista
GDMista
Mensagens: 1549
Registrado em: 09 Dez 2013, 10:35
Cidade: Mafra - SC
Idade: 33

Colar Ipê em piso de cimento queimado

Mensagem por alisondrefahl » 18 Jan 2016, 14:26

O Ari esta certo, a colagem só é um metodo seguro em caso de tacos como do amigo maranjo, tabuas trabalham muito e nos locais que são expostos ao sol podem se soltar do chão devido ao empenamento. Fez uma otima aquisição, não existe madeira melhor no mundo para pisos do que o ipe. Agora é só caprichar na instalação, terá piso para no minimo 3 gerações.
Avatar do usuário
C_B_S
GDMista
GDMista
Mensagens: 1115
Registrado em: 15 Ago 2005, 09:26
Cidade: Niterói/RJ
Idade: 57

Colar Ipê em piso de cimento queimado

Mensagem por C_B_S » 18 Jan 2016, 16:11

Williamm, sinceramente nunca vi ninguém colar tábuas corridas de ipê.
Como o Ari disse, o piso de tábua corrida é preso em caibros trapezoidais (chamados granzepes), através de pregos sem cabeça, pregados na extremidade "macho".
Como o prego entra no "macho", quando se encaixa a "fêmea" este é escondido.
Na casa de meus pais, contratamos um pedreiro para fazer o contra-piso, instalando os granzepes de 30 em 30 cm, onde eu preguei as tábuas.

Até acredito que a cola prenda o piso, mas não acho que seja com tanta firmeza quanto com pregos. :)

Independente de ser cola ou pregos, uma dica que te dou é verificar o esquadro do quarto inteiro antes de começar.
Pois se notar que a diferença é muito grande, é melhor instalar a madeira em diagonal de 45 graus, impedindo assim que a
tábua final fique com uma espessura numa ponta e uma espessura muito maior na outra. :)
'Perfeito' não é o suficiente.
Avatar do usuário
Andrade Mendes
GDMista
GDMista
Mensagens: 2879
Registrado em: 16 Dez 2013, 11:10
Cidade: São Paulo
UF: SP
Idade: 79

Colar Ipê em piso de cimento queimado

Mensagem por Andrade Mendes » 18 Jan 2016, 16:30

Editando:

Caro Williamm



Postei o vídeo para que vc veja como são colocados os barrotes no piso, sobre eles é que irão ser fixadas as tábuas, não recomendo o método mostrado de pinar o piso, duvido que aguente.





Como já disseram o piso é fixado em barrotes este vídeo mostra bem o sistema.

Abração.

Editado pela última vez por Andrade Mendes em 18 Jan 2016, 19:04, em um total de 3 vezes.
Avatar do usuário
alisondrefahl
GDMista
GDMista
Mensagens: 1549
Registrado em: 09 Dez 2013, 10:35
Cidade: Mafra - SC
Idade: 33

Colar Ipê em piso de cimento queimado

Mensagem por alisondrefahl » 18 Jan 2016, 17:44

andrade, este não é um bom exemplo de fixação de pisos, o pino do pinador é apenas uma fixação temporaria e a superficie de colagem é muito pequena, em alguns meses ou anos (depende da região e umidade) os pinos vão se oxidar e se a madeira vier a empenar rompera eles e descolará em algumas areas. É possivel fixar o piso com parafuso e tamponamento tambem, mas acho que o bom e velho prego é o ideal mesmo.
Avatar do usuário
Andrade Mendes
GDMista
GDMista
Mensagens: 2879
Registrado em: 16 Dez 2013, 11:10
Cidade: São Paulo
UF: SP
Idade: 79

Re: Colar Ipê em piso de cimento queimado

Mensagem por Andrade Mendes » 18 Jan 2016, 18:03

alisondrefahl escreveu:andrade, este não é um bom exemplo de fixação de pisos, o pino do pinador é apenas uma fixação temporaria e a superficie de colagem é muito pequena, em alguns meses ou anos (depende da região e umidade) os pinos vão se oxidar e se a madeira vier a empenar rompera eles e descolará em algumas areas. É possivel fixar o piso com parafuso e tamponamento tambem, mas acho que o bom e velho prego é o ideal mesmo.
Alison,


É para mostrar como é o sistema de barrotes aonde as táboas do piso são fixadas, essas do vídeo são de peroba, acho que não irá segurar, imagina Ipê.

Abração
williamm
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 09 Jul 2015, 23:04
Cidade: Penha / SP
Idade: 38

Colar Ipê em piso de cimento queimado

Mensagem por williamm » 18 Jan 2016, 19:20

Caros amigos obrigado pelas ajudas...so de grande valia.

Acho que vou ter que usar o sistema de barrotes.

Pensei num sistema de cola porque o contra piso do apartamento que comprei tem uma profundidade de mais ou menos 2,5 cm, ou seja, eh "preparado" para receber piso ceramico ou algum laminado, vou ter que fazer alguma gambiarra pra colocar os barrotes mais as tábuas de madeira e não ficar muito alto.
Salatiel99
GDMista
GDMista
Mensagens: 419
Registrado em: 20 Dez 2014, 11:20
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 53

Colar Ipê em piso de cimento queimado

Mensagem por Salatiel99 » 18 Jan 2016, 20:53

Saudações,
Pelo que aprendi o método tradicional de se colocar piso corrido de ipê, é justamente usando-se barrotes, que se ainda me lembro são chamados de "granzepe". Êles são colocados antes de preparar o piso, ou seja, é como se já servissem de régua. O piso é sarrafeado pelo granzepe que tem essa forma de trapézio (mais largo na base) justamente para ficarem bem fixados ao piso.
As tábuas são fixadas ao granzepe por meio de pregos inseridos na parte fêmea para que ao serem cobertos pela parte macho fiquem invisíveis.
Pelo menos foi assim que aprendi.
Um abraço. :D

Desculpe aí C_B_S fiquei olhando os vídeos e não percebi sua resposta acima,
e muito agradecido por esclarecer minha falha quanto ao macho e fêmea. Um grande abraço. :D
Editado pela última vez por Salatiel99 em 19 Jan 2016, 12:42, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
C_B_S
GDMista
GDMista
Mensagens: 1115
Registrado em: 15 Ago 2005, 09:26
Cidade: Niterói/RJ
Idade: 57

Colar Ipê em piso de cimento queimado

Mensagem por C_B_S » 18 Jan 2016, 21:44

William, se seu apartamento está apenas no contra piso, é bem fácil instalar.

Basta fazer rasgos com alguma serra mármore, com a profundidade de cerca de 2mm maior que o granzepe e uns 10cm maior que sua maior largura (lembre-se que ele tem formato trapezoidal).
Esses rasgos, contrariando o que eu havia dito, devem estar cerca de 50cm um do outro (eu tinha escrito errado - 30cm).
Depois basta assentá-los com uma massa forte de areia, deixando sua maior largura em contato com o fundo do rasgo.

Mais algumas considerações:

- De modo geral a construtora deixa um vão embaixo da porta o suficiente para um piso que se alinhe com a soleira.
Como uma tábua é umas duas vezes mais alta que um piso, fatalmente você terá que cortar todas as portas dos ambientes onde colocar a tábua.
Acredito que seu AP também não tenha rodapé de madeira, pois se já existir, vai ter que retirá-lo e para depois reinstalá-lo.

- A madeira do granzepe costuma ser tão dura quanto o próprio Ipê, então, na instalação, é obrigatório o pré furo, sempre tomando cuidado para não atingir o cimento abaixo do granzepe.
Pois quando isso ocorre é PT para a afiação da broca.

- A cada tábua deve-se pregar um pregos em pé, próximo a ela, de modo a enfiar uma cunha ou alavanca, para forçar uma tábua contra a outra e assim corrigir os empenamentos e as frestas.
No momento que ela estiver calçada para a pré furação, mantê-la assim com firmeza, caso contrário a broca se quebra na furação.

- Como um piso de ipê pede um rodapé também de ipê, não precisa cortar as extremidades das paredes com perfeição, pois o rodapé esconderá.

- Uma coisa muito importante..... as emendas longitudinais devem ser feitas em 45 graus em sistema de mata junta, assim uma peça trava a outra.
Pode-se usar também alguma fresa de encaixe para tupia.


Apesar do trabalho, é bem divertido instalar tábuas corridas. :)

Salatiel99, os pregos são colocados no lado "macho" (em diagonal) e é a "fêmea" que esconde o prego. Inclusive se começa com a fêmea virada para a parede.

Imagem



Granzepe:
Imagem
'Perfeito' não é o suficiente.
Avatar do usuário
Alex Lima
GDMista
GDMista
Mensagens: 1149
Registrado em: 19 Abr 2013, 18:36
Cidade: Santos SP
UF: SP
Idade: 69

Colar Ipê em piso de cimento queimado

Mensagem por Alex Lima » 20 Jan 2016, 12:37

No final do ano que passou encontrei uma caçamba lotada com tábuas de piso de ipê nas mesmas medidas informadas pelo Williamm.
Perguntei ao porteiro do prédio sobre o material dentro da caçamba e ele me disse que o dono do apto estava trocando por piso frio e jogando toda aquela madeira no lixo. Ainda perguntou se eu queria levar! Seriam ao todo 120 m² de tábuas perfeitas de ipê... Aquela era a primeira parte e depois viria o restante do material descartado.
Fiquei doido para recolher aquele tesouro e transportar aos poucos, mas por motivos alheios ao meu desejo não me foi possível faze-lo.
A caçamba permaneceu cheia por vários dias e ninguém pegou a madeira. :cry: :cry: :cry:

Mas, voltando ao objetivo do tópico, notei que as tábuas haviam sido arrancadas do chão com alguma ferramenta tipo pé de cabra.
Saíram com as buchas e parafusos inteiros, deixando aparecer resíduos de cimento grudado no PVC das buchas.
Então cheguei à conclusão que as tábuas podem ter sido aparafusadas direto do cimento do contra piso.
Na parte de cima podiam ser notados os tampões (plugues) de madeira usados para ocultar as cabeças dos parafusos.
Não havia restos nem sinais de colagem na parte de baixo das tábuas e nenhuma das que estavam visíveis apresentava empenamento.

Penso que se a madeira estiver bem seca, o piso nivelado e impermeabilizado corretamente, pode até dar certo assentar o ipê com parafusos e buchas direto no cimento.
Não é a solução ideal, mas é uma questão de arriscar para ver se funciona.


Alex.
Vida, quão misteriosa sois
Tantos segredos guardais
E tão simples permaneceis
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem