GDM chegando ao fim!

Prezados amigos GDMistas e visitantes,
dentro de alguns dias, o GDM será tirado do ar por um período indeterminado.
Infelizmente não será possível manter o GDM no ar por mais tempo. Não temos tido recursos para tal.
Deixamos aqui nossos agradecimentos a todos que colaboraram conosco e nos prestigiaram durante estes quase 25 anos do Guia do Marceneiro, principalmente a esta comunidade que sempre nos deu inspiração.
Aqui fizemos grandes amigos, os quais jamais esqueceremos.
Em nossa memória ficarão os grandes momentos que compartilhamos.

Um grande abraço e sucesso a todos!
AdminGDM

Dúvidas geraisBancada de marceneiro

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Avatar do usuário
(Pantanal)
GDMista
GDMista
Mensagens: 1490
Registrado em: 06 Ago 2005, 00:09
Cidade: Campo Grande - MS
Idade: 63

Bancada de marceneiro

Mensagem por (Pantanal) » 11 Dez 2007, 17:20

Eita Danherito!
Inté eu fiquei mei mocionado!!!!
Se eu num fosse mei preto inté ia ficá mei rosado de vregonha.... :lol: :lol: :lol: !
Maize o GDM é essa famia memo!
abraço de sempre,
(Pantanal)
Marcenaria: a mais artesanal das ciências ou o mais científico dos artesanatos?
Amando
GDMista
GDMista
Mensagens: 361
Registrado em: 26 Mai 2006, 14:17
Cidade: Palmas - Tocantins
Idade: 75

Bancada de marceneiro

Mensagem por Amando » 11 Dez 2007, 20:11

Grande Danherito,
Como diria o Pantanal, "ocê tem vêia de iscrivinhadô, i dus bão.....".
Seu texto é um alento e um incentivo estraordinário.
Estou refletindo bastante e pode acreditar, que estas coisas, mexem muito com a gente e permanecem ás vezes no nosso inconciente por muito e muito tempo.
Obrigado por sua companhia nesta jornada nossa, ela se tornará mais atrativa e menos penosa...
Um fraternal abraço,
Amando José
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina - Cora Coralina _
Menegale
Membro
Membro
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Nov 2007, 15:57
Cidade: MG
Idade: 59

Bancada de marceneiro

Mensagem por Menegale » 12 Dez 2007, 10:23

Daniel,

que fantástico lugar e que mensagem bacana!

Uma escada se sobe degrau por degrau, às vezes correndo, às vezes devagar, às vezes temos que parar para recuperar o fôlego, mas só se chega lá em cima com um pouquinho de esforço. A comparação com a marcenaria não é muito apropriada porque subir escada não me dá prazer nenhum, porém vale pela semelhança do esforço e o resultado.
Amanhã vou postar aqui umas fotos da minha "marcenaria", ainda com instalação elétrica pela metade, resultado daquilo que mais nos falta...tempo!
Como tirei a bancada da área, que ficava ao lado da cozinha ( imagina o pirão que virava nosso feijão, toda vez que eu ligava a lixadeira !! ) e ainda não conclui o novo espaço, estou trabalhando de eletricista, pedreiro e muito pouco de marceneiro.
Assim que acabar com a infra-estrutura, retomo os móveis e já tenho encomendas domésticas de grande desafio. Esse espaço aqui do GDM é um combustível nuclear para vôos mais ousados!!! Farei em breve um armário para a área descocupada pelas minhas traquitanas e colocarei aqui também as fotos da sequência de erros e acertos. Falando nisso, vou até propor um tópico ! - Erros que cometi e como resolvi !
O que acham ??

Um forte abraço aos amigos GDM


Menegale
Essa é para marceneiros.
A carteira ou a felicidade?
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 12 Dez 2007, 14:42

Amigos,

É uma forma de não deixar cair à peteca por um lado e, por outro, incentivar a colaboração entre nos e para os próximos.
Abraços mil! :-]blz
Daniel
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 22 Jan 2008, 18:16

Amigos,
Passa rápido o tempo.... Já se foi um mês.
Para os que pensavam que a bancada não voltaria, voltou... As coisas andam devagar, mas deu para fazer alguma coisa: parafuso e acabamento de aperto.

Imagem

Isto é para quem não tem (Ou comprou) o “parafuso de marceneiro” ou “morsa de marceneiro”. É feito em casa com elementos comuns e baratos, obvio que não peçam acabamento “fino”. Tudo começou por acaso, tinha a idéia de como fazer e os elementos foram aparecendo: cano de 25 mm que estava encima de um teto, arruelas compradas erradas, retalhos de madeira e barra rosqueada (Já comprada anteriormente)
O principio é simples: movimentar a morsa a partir de uma porca fixa.
Cortei o cano na medida que achei certa (Olhometro) e com a serra fiz uns rasgos para depois abrir “em estrela”, que servirá de tope.
Imagem

Em uma madeira fiz o nicho onde ficarão as duas arruelas fazendo um sanduíche na estrela. Melhor a foto para entender:
Imagem

Para fazer o nicho primeiro fiz um circulo com uma serra copo no tamanho das arruelas (Aproximado), depois tirei o resto com brocas fortsner.
Imagem

Imagem

Finalmente utilizei outra serra copo do tamanho do cano para fazer o furo central, onde também passará o parafuso.

Imagem
Imagem
Imagem
Antes de fazer isto, tinha experimentado com duas madeiras juntas. Uma tinha um furo do tamanho das arruelas e outra com furo do tamanho do cano (Ou eixo). Serviu para testar o principio do funcionamento, mas esteticamente era um lixo. Joguei fora e comecei de novo com uma peça única (A relatada)
Imagem

O que deveria ter feito antes, deixei para o final: o furo do cano e a barra rosqueada (Juntos). Não alterou demasiado, mas era mais fácil fazer o furo sem a “estrela” feita no cano. Aqui não tem mistérios, fiz um furo na furadeira de bancada com um diâmetro de 8 mm (Por enquanto já que ainda não tenho a manivela) Acho que vai chegar a 10 mm fazendo a manivela com um ferro.
Imagem

O mais importante é que funciona, depois verei se “enfeito” mais um pouco. Ah! não peçam velocidade! É muita volta para apertar!
O conjunto é esse aqui:
Imagem
Imagem
Imagem

Por enquanto é só isso. Não sei se poderei fazer algo mais neste final de semana.
Avatar do usuário
fauzi
GDMista
GDMista
Mensagens: 1121
Registrado em: 08 Fev 2007, 23:12
Cidade: Pederneiras SP
Idade: 67

Bancada de marceneiro

Mensagem por fauzi » 22 Jan 2008, 19:25

Estou esperando a bancada ficar pronta pra ver se me animo mais ...
handy
GDMista
GDMista
Mensagens: 1318
Registrado em: 28 Mai 2007, 17:26
Cidade: Niterói - RJ
Idade: 62

Bancada de marceneiro

Mensagem por handy » 22 Jan 2008, 22:24

:-ideia Daniel (Danherito) :-ideia
Tem coisa melhor do que vasculhar aqueles nossos tesouros, muitas vezes esquecidos por décadas, maldosamente chamados por nossas patroas de bugigangas, quinquilharias, e encontrar neles "aquilo" que faltava para concretizar uma grande idéia? E mostrar a elas que as ditas "bugigangas", que tanto teimavam em jogar fora, finalmente encontraram seu lugar? E ouvir delas: "achei que não ia funcionar... mas... até que ficou bom".
Tem coisa melhor do que ficar "inventando moda"?
Por isso guardamos de tudo um pouco: um pedacinho de ferro, um parafusinho, um pedacinho de madeira... e assim nosso tesouro não para de crescer e de dar frutos...
Parabéns pela criatividade e pelo resultado. :aplauso:
:D Um abraço,
Daniel (Handy)

E é por isso que...
Avatar do usuário
Marluce
Colaboradora
Colaboradora
Mensagens: 2516
Registrado em: 30 Mar 2005, 18:00
Cidade: Maricá Rio de Janeiro
UF: RJ
Idade: 51

Bancada de marceneiro

Mensagem por Marluce » 23 Jan 2008, 11:34

Ufa! Ainda bem que o Zé Luiz( meu marido) até assina a lista, mas não acompanha por falta de tempo. Se ele olhasse esse comentário do Handy eu ia ouvir tanto "Eu te disse" "Eu te disse"
Ultimamente o que mais causa divergências são as caixas de papelão, algumas eu jogo fora escondida hihihihihihi. Mas quando ele pega alguma caixa vazia e coloca algo que cabe certinho fica falando "Viu como foi bom guardar?"
Eu digo que ele está pegando paixão por papelão dos nossos gatos :)
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 23 Jan 2008, 14:20

Daniel,
É verdade! Vasculhar e encontrar uma coisa que vai te servir não tem preço. Penso que todos nos temos esse costume (Ou mania) de guardar tudo, em algum momento vai servir. O cano que achei não me lembro do que era, mas guardei. O engraçado era que todos os dias eu via a pontinha dele entre o telhado e o teto do banheiro dos fundos, mas não dava bola. Quando estava “engenhando” o “treco” e pensando as coisas que necessitaria, apareceu o cano!
O que estou usando como “manivela” (Não apareceu em nenhuma foto?) é uma barra de latão de um degrau de escada da piscina que quebrou.
(Encontrei uma foto)

Imagem

Já utilizei um pedaço dele para fazer um “pituto” que abre a porta de um refrigerador antigo que tenho. Aqui foi quando melhor “grafiquei” para minha mulher que é bom guardar as coisas!
Mas o pior de tudo foi quando tirei o cano! No mesmo lugar tinha duas tabuas de uns 15 cm de largura, por 7 cm de grossura e uns 2 metros de comprimento da mesma madeira dura dos mourões. Queria me matar! Para fazer a bancada comprei duas tabuas de cedrinho que me faltavam. Até estou pensando em refazer.
De fato, depois de terminar a morsa a desmanchei todinha e vou refazer. Um dos encaixes não ficou “em ângulo”.
A propósito, por que trocou o seu avatar?

Fauzi,

Não espera não... Começa logo...

Marluce,

Tu sabes que tenho pena de jogar as caixas fora...

Abçs.
Daniel
Avatar do usuário
Marluce
Colaboradora
Colaboradora
Mensagens: 2516
Registrado em: 30 Mar 2005, 18:00
Cidade: Maricá Rio de Janeiro
UF: RJ
Idade: 51

Bancada de marceneiro

Mensagem por Marluce » 12 Fev 2008, 19:13

Oi Daniel,

Estava pensando sobre esse assunto de caixas de papelão que não se consegue jogar fora, eu acabei lembrando desse site: http://www.mrmcgroovys.com/t-how-to.aspx

Ensina a fazer coisas para crianças em papelão, castelos, fantasias, carro de bombeiro, etc. E ele também vende os kits prontos.

Sabe, que talvez seja uma idéia pra fazer em compensado bem fino, ou mdf? O que acha?
Principalmente se for pra usar em festas infantis, na seção da galeria de fotos, teve umas fotos que fizeram um castelo cor-de-rosa enorme em volta da festa.

Desculpa se saí totalmente fora do assunto, mas achei válida a idéia, inclusive pros filhos e netos dos gdmistas :)

Beijo,
Marluce
handy
GDMista
GDMista
Mensagens: 1318
Registrado em: 28 Mai 2007, 17:26
Cidade: Niterói - RJ
Idade: 62

Bancada de marceneiro

Mensagem por handy » 13 Fev 2008, 09:23

Marluce
Ao ler esta sua mensagem resolvi mostrar alguns remanescentes de trabalhos que fiz para festas infantis utilizando apenas sobras de materiais. Dá até para ganhar um bom dinheiro confeccionando estas peças para as casas que trabalham com aluguel de materiais para festas infantis. Tem boa durabilidade e no máximo necessitam apenas de retoques na pintura. Dê uma olhada:
viewtopic.php?p=37270#37270
:D Um abraço
Daniel
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 13 Fev 2008, 13:56

Marluce,

É interessante o site, pelo menos para tirar algumas idéias.

Abçs
Daniel
Avatar do usuário
SPACE
Membro
Membro
Mensagens: 98
Registrado em: 29 Dez 2006, 16:36
Cidade: Brasília / Asa Sul
Idade: 42

Bancada de marceneiro

Mensagem por SPACE » 20 Fev 2008, 11:10

Pessoal estou babando nas bancadas acho que agora vou tomar coragem e começar fazer a minha. Vocês estão de parabens :D Eu andei afastado do forum por motivos pessoais mas agora que voltei vejo que o pessoal desta enorme familia ta cada dia mais dedicado um grande abraço a todos...

Luciano
Eu sou muito curioso ... Por isso me desculpe se perguntar demais.
Avatar do usuário
gomes
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 10 Fev 2008, 21:26
Cidade: Lisboa
Idade: 58

Bancada de marceneiro

Mensagem por gomes » 24 Fev 2008, 13:55

Olá pessoal,

Um pouco embalado por este espectacular post, lembrei-me de partilhar com vocês a recuperação que fiz de um banco de marceneiro, é para colocar na minha oficina de miniaturas, tenho lá um tampo assente nuns pés de mesa, mas quem trabalha numa bancada destas à tantos anos, tem dificuldade em adaptasse a outra coisa…:-)


Aqui vai a história do meu banco:




Um dia já deve ter sido bonito, mas depois estragou-se, tal como este irmão dele que também irá um dia ser recuperado, estava num estado lastimável

good-times.webshots.com/photo/239398455 ... 7678vnsRoS

Para se recuperar há que desmancha-lo e aparelhar algumas peças

good-times.webshots.com/photo/272494883 ... 7678LVDDir

Reparar o que se poder

good-times.webshots.com/photo/252054496 ... 7678LRXpLW


Colocar emendas onde se teve de retirar madeira danificada, substituir o que não deu para reparar (o bicho comeu)

good-times.webshots.com/photo/265343316 ... 7678dOtGzI

E aqui está ele de cara lavada

good-times.webshots.com/photo/234843740 ... 7678JNgheE


E costas

good-times.webshots.com/photo/293264103 ... 7678OfkolS


E lado

good-times.webshots.com/photo/237032697 ... 7678aPshSZ



Pronto, vez um peeling e está com melhor aspecto… ehehehehehehe

Bom Domingo

Paulo Gomes
A vida é uma pedra de amolar: desgasta-nos ou afia-nos, conforme o metal de que somos feitos.

(George Bernard Shaw)
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 25 Fev 2008, 14:20

Paulo,

Beleza de banco! Deve ter “quintinhentos” anos!
Na tua terra tem problemas sérios de bichos (Tipo cupim)?
Abçs.
Daniel

(Dentro de alguns dias espero dar por terminado o meu banco)
Avatar do usuário
gomes
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 10 Fev 2008, 21:26
Cidade: Lisboa
Idade: 58

Bancada de marceneiro

Mensagem por gomes » 25 Fev 2008, 20:17

Danherito escreveu:Paulo,

Beleza de banco! Deve ter “quintinhentos” anos!
Na tua terra tem problemas sérios de bichos (Tipo cupim)?
Abçs.
Daniel

(Dentro de alguns dias espero dar por terminado o meu banco)
Olá Daniel,

Pois, realmente a avaliar pelo estado do banco ( 1ª foto), parece mesmos ter “quintinhentos” anos, muito do mau aspecto deve-se ao facto de estar para ali meio abandonado e sujo

Há aqui alguns problemas com o bicho da madeira, mas nada de alarmante, é normal, às vezes basta utilizar uma peça do borne quando se está a executar algum trabalho e pronto…

Por exemplo o banco que se vê a peça toda furada do bicho, deve ter uns 40 anos e tirando aquela peça está óptimo no que ao bicho diz respeito

Fico a aguardar notícias do teu banco que está uma beleza

Abraço

Paulo Gomes
A vida é uma pedra de amolar: desgasta-nos ou afia-nos, conforme o metal de que somos feitos.

(George Bernard Shaw)
Avatar do usuário
Jayme Baccari
GDMista
GDMista
Mensagens: 335
Registrado em: 15 Mar 2006, 17:43
Cidade: S.Paulo
Idade: 72

Bancada de marceneiro

Mensagem por Jayme Baccari » 28 Fev 2008, 01:33

Pessoal,

Alguem tem um quartinho pra eu morar?
Acho que minha mulher vai me por pra fora de casa.
Sabem por que?

Comprei 8 bancada de marceneiro antigas com mais de 60 anos.
Decobri uma marcenaria que tava fechada ha 8 anos e o dono do imovel tinha de desocupar o armazem com urgencia.

Acabei comprando todas as 8 mancadas.

Quando ela souber ja sabem o que vai acontecer rsrsrsrsrsrs

Para pagar o aluguel do quartinho rsrsrsrs estou vendendo 2 delas.
Se alguem se interessar mande uma MP

Abração

Jayme Baccari
Avatar do usuário
Cid Lessa
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3101
Registrado em: 05 Mai 2008, 18:27
Cidade: Florianopolis/SC
Idade: 50

Bancada de marceneiro

Mensagem por Cid Lessa » 12 Mai 2008, 09:26

Saudações!

Passei o domingo produzindo (pó). Estou aproveitando umas idéia da Bricomania e outras que gentilmente o Daniel (Danherito) me apresentou de alguns sites.

Vou postar umas fotos do início do trabalho (claro que o domingo não deu pra nada) para poder apreciar algumas dicas dos experts dos GDM.

Cid Lessa
Avatar do usuário
Cid Lessa
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3101
Registrado em: 05 Mai 2008, 18:27
Cidade: Florianopolis/SC
Idade: 50

Bancada de marceneiro

Mensagem por Cid Lessa » 12 Mai 2008, 16:13

Saudações!

É por isso que preciso de uma bancada de trabalho. Esse bancoos pedreiros utilizaram na reforma da casa. Torto, mole e rachado...

Imagem

Abaixo parte da estrutura do tampo e cocho montados para teste de encaixe e esquadro.

Imagem

o encaixes são estes (fura e expiga), para desencaixar só com martelo. O ossos não fazem parte da estrutura. são dos meus guardiões.

Imagem

Tanto o tampo como o fundo do cocho serão fixados com canal e colados. Os pés utilizarão também furo e expiga mas passante para completar a fixação com cunhas. Não pretendia utilizar nenhum prego ou parafuso. É possível que fique resistente?
Gostaria de alguns conselhos se possível.

Grato

Cid Lessa
Editado pela última vez por Cid Lessa em 05 Dez 2008, 09:37, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 12 Mai 2008, 18:46

Cid,

Gostei de ver!!
Está indo rápido, baita empolgação....
Parabéns!!
Abçs.
Daniel
Avatar do usuário
Cid Lessa
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3101
Registrado em: 05 Mai 2008, 18:27
Cidade: Florianopolis/SC
Idade: 50

Bancada de marceneiro

Mensagem por Cid Lessa » 13 Mai 2008, 10:29

Caro Daniel.

Só na empolgação mesmo pois fazer estes encaixes sem ferramentas apropriadas só no serrote de costas e formão não é fácil..

Abraço

Cid Lessa
Avatar do usuário
Cid Lessa
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3101
Registrado em: 05 Mai 2008, 18:27
Cidade: Florianopolis/SC
Idade: 50

Bancada de marceneiro

Mensagem por Cid Lessa » 19 Mai 2008, 09:48

Saudações!

O tampo tá quase. só falta colar...foi todo encaixado dentro da estrutura por canais.

Imagem

Faço novamente a pergunta, será que só colada, sem pregos ou parafusos o tampo aguenta sendo que a estrutura é toda feita em vigas de 5 x 15 e o tampo/cocho com 5 cm de espessura??

Grato

Cid Lessa
Editado pela última vez por Cid Lessa em 05 Dez 2008, 09:30, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Danherito
GDMista
GDMista
Mensagens: 1532
Registrado em: 31 Mar 2007, 17:16
Cidade: Porto Alegre - RS
Idade: 61

Bancada de marceneiro

Mensagem por Danherito » 19 Mai 2008, 12:15

Cid,

Na que eu fiz e na que Acácio (Seguedes) fez precisaram de parafusos. Quando começa a torção das morsas, as junções abrem o bico...
Outra coisa que aconteceu:
O tampo não fica seguro só apoiado nas guias, também tive que fazer uma adaptação e colocar uma travessa por baixo (Segurada nas laterais) e fixar ao tampo.
Abçs.
Daniel
Avatar do usuário
Cid Lessa
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3101
Registrado em: 05 Mai 2008, 18:27
Cidade: Florianopolis/SC
Idade: 50

Bancada de marceneiro

Mensagem por Cid Lessa » 19 Mai 2008, 14:00

Caro Daniel!

Obrigado pela dicas.

Cid Lessa
Avatar do usuário
Cid Lessa
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3101
Registrado em: 05 Mai 2008, 18:27
Cidade: Florianopolis/SC
Idade: 50

Bancada de marceneiro

Mensagem por Cid Lessa » 30 Mai 2008, 10:42

Tá quase!!

Quero ver se neste fim de semana termino (ou quase) a bichinha. :-D

Imagem
Imagem

Cid Lessa
Editado pela última vez por Cid Lessa em 05 Dez 2008, 09:30, em um total de 1 vez.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem