Dúvidas geraisGabinete para pia de cozinha

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Avatar do usuário
André Luiz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3380
Registrado em: 04 Set 2005, 09:13
Cidade: Sete Lagoas
UF: MG
Idade: 50

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por André Luiz » 08 Fev 2014, 19:42

ImagemImagem
ImagemImagem
Imagem Imagem

Altura do chão ao granito: 85 cm

Acredito ser essa uma necessidade de muita gente, que tem uma pia na cozinha, conforme as fotos acima, mas que quer encarar o desafio de fazer por conta própria, especialmente nós, aprendizes de marcenaria.

Então as perguntas aos universitários são:

1) Como começar? me parece que devem ser fixadas estruturas de madeira na parede, pra receber/sustentar os painéis posteriormente?

2) Há regras ou padrão de mercado quanto ao número de gavetas que precisa ter? O resto é porta? Há soluções mais criativas pra tornar o gabinete o mais útil possível, do ponto de vista de recursos? Sugestões pra determinar onde vai gaveta, onde vai porta, etc?

3) Assim como os gabinetes de pia de banheiro, este não deve ter fundo?

4) Como os montantes verticais, que estarão em 90 graus com a parede, como vão se fixar, justamente, na parede?

5) Deve ser "aéreo" e totalmente fixado na parede?

6) Na junção dos painéis com o granito, só encosta? só isso? ou tem que passar algum tipo de silicone pra vedar?

7) Deve ser menor que a bancada e ficar recuado, pra se proteger da caída e respingos de água? Se sim, mesmo nesse caso, onde há um ressalto de granito que impede da água pingar no chão?

--------

Quem pode ajudar? :D :D :D

---------------

Editado:

Para quem já vende esse tipo de serviço, quanto cobraria por um móvel deste? Usando qual metodologia de cálculo? Pelo material ou metragem quadrada?
Para fins didáticos e estudo de produto/mercado, gostaria de saber:

1) quanto custaria um móvel desse?
2) usando qual metodologia de cálculo?
3) seria prometido qual prazo de entrega?
Seja você também um colaborador doador do GDM, isto ajuda a manter o site online e demonstra sua gratidão pelos benefícios que recebe por aqui.
Veja mais detalhes neste tópico: viewtopic.php?f=12&t=42254
Editado pela última vez por André Luiz em 09 Fev 2014, 00:41, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por Marcao » 08 Fev 2014, 19:45

8- faço em mdf ou compensado? :lol:



Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
André Luiz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3380
Registrado em: 04 Set 2005, 09:13
Cidade: Sete Lagoas
UF: MG
Idade: 50

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por André Luiz » 08 Fev 2014, 19:48

Pra você, compensado. :lol:

Cada um pode dar uma opinião que esteja dentro do material que já trabalha, seja em MDF ou compensado. Vai ser muito útil. Não decidi ainda sobre qual dos dois usar, de qualquer forma, o importante mesmo é saber como deve ser o método de construção.

Obrigado Marcão! :D
Seja você também um colaborador doador do GDM, isto ajuda a manter o site online e demonstra sua gratidão pelos benefícios que recebe por aqui.
Veja mais detalhes neste tópico: viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por Marcao » 08 Fev 2014, 21:02

O fio, da pedra ate a cuba quantos cm tem?



Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
André Luiz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3380
Registrado em: 04 Set 2005, 09:13
Cidade: Sete Lagoas
UF: MG
Idade: 50

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por André Luiz » 08 Fev 2014, 21:59

Fio, olhando pela parte da frente, a cuba tá "recuada" 11 cm em relação à pedra.

E entre a cuba e a lateral direita até "terminar" a pedra, tem 32 cm.

:dd:
Seja você também um colaborador doador do GDM, isto ajuda a manter o site online e demonstra sua gratidão pelos benefícios que recebe por aqui.
Veja mais detalhes neste tópico: viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Loukotk
GDMista
GDMista
Mensagens: 3291
Registrado em: 16 Jan 2013, 13:39
Cidade: Niterói/RJ
UF: RJ
Idade: 69

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por Loukotk » 08 Fev 2014, 22:10

André,

Não sei qual a solução para o espaço de 58 x 58 formada na quina...

Já já procurei por solução mas não encontrei nada caseiro que agradasse.

A Hafele tem um sistema que é a melhor que ví, a Le Mans, mas deve ser os olhos da cara:



Olhando atentamente, ele é constituído de um braço giratório com um prateleira com desenho de 2 semi-círculos, também giratório.

Infelizmente, não tenho oficina para fazer os testes....

Acredito que não seja nada impossível de ser feito em casa.
Lourival Takao Konishi
Avatar do usuário
Hmniteroi
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 731
Registrado em: 28 Abr 2007, 19:27
Cidade: Rio de Janeiro
UF: RJ
Idade: 56

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por Hmniteroi » 08 Fev 2014, 22:39

André, pela praticidade seria em MDF, sendo apoiado no chão sobre um "estrado" de compensado.

Essa base recuada uns 10cm da face do móvel receberia sapatas reguláveis. Então primeiramente acertaria o nível e esquadro nessa peça e instalaria o móvel feito em módulos, por cima.

Em março iniciarei um semelhante a esse. Vai ser pra mesma cozinha que entreguei uns aéreos

O croqui:

Imagem

O local antes de dos aéreos. A diferença pro seu é na posição da cuba.
Imagem



Já com os aéreos.
Imagem


Agora vamos às questões.

1 - Sobre a sustentação, como já falei, seria totalmente apoiado no chão. Convenci a cliente que seria melhor ainda mais pelos botijões de gás que ela insiste em armazenar ali. Além disso pra acessar alguma coisa no alto as pessoas costumam esquecer de usar uma escada e acabam se apoiando no móvel. Evite o aéreo a qualquer custo.

2 - Não existem regras, existem tendências. O que deve ser definido antes são algumas particularidades como gavetas em aramados, porta talheres, lixeiras, escorredores, tulhas, porque você terá que seguir as medidas dos produtos que estão no mercado. Compre tudo antes de cortar o material. As vezes vc vê na loja e quando vai comprar acabou. O resto é o que você decidir. Aliás não perguntei mas parece que o móvel é pra você mesmo, né?

Já que pediu, uma sugestão muito boa é utilizar essa lixeira retrátil. Essa do desenho vai receber uma porta pra esconder o vão. Evite usar porta-óleo, acaba virando um acumulador de sujeira e se cair sal então estraga tudo.

Portas de correr são práticas mas geralmente nesse tipo de armário acaba impedindo à dona de casa de ver tudo ao mesmo tempo. Elas costumam preferir as portas de abertura frontal por causa disso. A meu ver são realmente melhores.

Mulheres também adoram gavetões, especialmente que caibam as panelas grandes. Essas podem ser as de aço com corrediças, você só faz a frente.

Por falar em frente, portas em esquadria de alumínio valorizam demais o projeto. Vidro jateado, ou acrílico no seu caso, dão modernidade. A bendita tendência.

Se ela gostar, reserve um espaço pro secador de pano de cozinha, também retrátil.

3 - Realmente não deve ter fundo, pelo mesmo motivo.

4 - As nossas famosas cantoneiras. Essas não precisam ser das reforçadas, serão só pro móvel não vir pra frente.

5 - Fuja dos aéreos. Ainda bem que na internet tem muitas cozinhas modernas que apoiam os móveis no chão.

6 - Passe sempre silicone incolor e anti-fungo (que não é anti-fungo nada), que evita a entrada de umidade e insetos. Lembre-se também de passar por cima do granito e junto à parede. Sempre que se joga água na parede acaba escorrendo pra baixo por uma frestinha.

7 - Sim. Deixe sempre um balanço de pelo menos meio centímetro. Isso também ajuda sempre a esconder alguma imperfeição ou desalinhamento. Não esqueça de aplicar o silicone na junção também. Procure fazer a frente também recuada, contada as portas já instaladas. Auxilia muito na hora de alinhar. Pra tudo que fica fora da linha de visão e exige precisão, pequenos erros se tornam imperceptíveis.

Tem mais uma coisa. A cuba acaba reduzindo a área útil. Então, se necessário, na sua direção providencie uma frente de gaveta falsa. Dá menos trabalho do que fazer uma gaveta recortada e pouco útil.


Espero ter ajudado.

Abraços
Hermes - Rio de Janeiro
"Quando uma nova tecnologia passa por cima de você, se você não é parte do rolo compressor, você faz parte da estrada." - Stewart Brand
Visite-nos no facebook - Planejados HM - https://www.facebook.com/planejadoshm?fref=ts
Tel: 21 97009-2135
Avatar do usuário
AdminGDM
Administrador
Administrador
Mensagens: 2795
Registrado em: 24 Ago 2003, 21:56
Cidade: Belo Horizonte
UF: MG
Idade: 58

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por AdminGDM » 08 Fev 2014, 23:22

Oi pessoal :D


P.1: Como começar? me parece que devem ser fixadas estruturas de madeira na parede, pra receber/sustentar os painéis posteriormente?
R.: A estrutura deve ser fixada no próprio móvel (sarrafos de madeira presos às laterais na vertical e abaixo do fundo do móvel, na horizontal, próximo ao chão), depois fixada às paredes usando parafusos e buchas 10. Para fixá-lo, coloque o gabinete sobre calços apoiados ao chão. Após aparafusar e selar, remova os calços.

P.2: Há regras ou padrão de mercado quanto ao número de gavetas que precisa ter? O resto é porta? Há soluções mais criativas pra tornar o gabinete o mais útil possível, do ponto de vista de recursos? Sugestões pra determinar onde vai gaveta, onde vai porta, etc?
R.: Geralmente são 4 gavetas na altura, mas isso vai depender da utilização. Os gaveteiros ficam melhor posicionados (e mais firmes) na lateral do gabinete, próximo onde esta fixado à parede. Desta forma, a lateral interna do gaveteiro também poderá ser aparafusada na parede, aumentando a estabilidade do gabinete.

P.3: Assim como os gabinetes de pia de banheiro, este não deve ter fundo?
R.: Fundo em gabinete == infiltração que resulta em MOFO (bolor). Não coloque fundo. Deixe que a cerâmica faça o seu papel :D

P.4: Como os montantes verticais, que estarão em 90 graus com a parede, como vão se fixar, justamente, na parede?
R.: Devem ser fixados nas laterais do gabinete através de parafusos e cola e depois fixados às paredes com parafuso e bucha 10.

P.5: Deve ser "aéreo" e totalmente fixado na parede?
R.: SIM

P.6: Na junção dos painéis com o granito, só encosta? só isso? ou tem que passar algum tipo de silicone pra vedar?
R.: Usar um vedante nunca é demais. Um dos mais utilizados é o silicone, por ser flexível, não arrebenta fácil com a dilatação normal da pedra.

P.7: Deve ser menor que a bancada e ficar recuado, pra se proteger da caída e respingos de água? Se sim, mesmo nesse caso, onde há um ressalto de granito que impede da água pingar no chão?
R.: Deve ficar recuado pelo menos de 2.5cm a 3cm, para esconder bem as portas e ficar um "pingador". Se a água pingar, o risco de escorrer pelas portas será menor.

Abração
Sidney
DICAS PARA INICIANTES | MANUAIS DIVERSOS | ARTIGOS SOBRE MADEIRAS
Colabore com o GDM, Clique AQUI e saiba como.
Avatar do usuário
André Luiz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3380
Registrado em: 04 Set 2005, 09:13
Cidade: Sete Lagoas
UF: MG
Idade: 50

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por André Luiz » 09 Fev 2014, 00:39

Putzgrilda! Vocês são demais! :chocado:

Querido Lourival, realmente essa "quina triângulo das bermudas" vejo que se torna uma verdadeira pedra no sapato na frente de alguns amigos marceneiros, profissionais ou amadores, que já trouxeram essa questão pra cá anteriormente. Realmente a Hafele tem essa "ferragem" que soluciona tudo, mas, no meu caso, vou usar a estratégia do leão da montanha: saída pela esquerda!
Imagem

:lol: ....É que me foi pedido um "armário simples, o que for mais fácil, que é só pra guardar umas comprinhas de supermercado", então, como não vou cobrar nada de mão de obra, e até de material, me reservo ao direito de fugir dos angus de caroço.... :lol:
Mas entendo sua preocupação para com o "capricho", a solução mais profissional seria essa mesma. E é bom que fique registrada sua sugestão, pode ser útil a outros amigos, valeu! :wink:

Hermes, essa sua foto com o dedinho pra baixo ficou muito engraçada, cliente que ver isso, vai correr, fechar o pedido e mandar começar o mais rápido possível, ao preço que for... :lol: ....tu está bom de marketing psicológico... :-D

Vamos aos trabalhos.

Sobre seu item 1)
Eu tenho uma forte sensação, mas não experiência prática com clientes de marcenaria, de que cozinha é uma parte da casa que recebe muita água no chão. Arrisco a dizer que a mulherada prefere lavar o chão da cozinha na base da mangueira/balde e rapar tudo na base do rodo do que limpar a cozinha somente na base do passar pano de chão. Enfim, é algo a confirmar por aí com nossas esposas e suas devidas assistentes do lar.

Baseado nisso, eu estava achando que o gabinete deveria ser aéreo, por dois motivos:

a) o pé encontra espaço livre em frente à pia quando a pessoa estiver lavando louça, e não são só as mulheres, nós também com nossas pranchas 44 de vez em quando fazemos um servicinho ou outro na torneira da pia.

b) facilita na limpeza, quando forem lavar o chão com grande quantidade de água, o gabinete estando aéreo não estará na linha de ação da água, estará suspenso.

Aí nesse caso, claro, eu teria que arrumar outro local pro botijão.

O que imaginei de gabinete aéreo seria algo assim:
Imagem
Ou assim:
Imagem

----------

Não estou com teimosia, apenas trazendo uma ideia contrária, pra debate e discussão de possibilidades, portanto, ainda preciso da sua ajuda e de todos os outros colegas! :-D

----------------------

Tem cozinhas, onde o pedreiro ou construtor deixa a pedra instalada na parede e também uma espécie de "alicerce" de alvenaria no chão, algo em torno de uns 10 cm de altura. Aí é mamão com açúcar né? porque é só apoiar o gabinete nesse alicerce (como chama aquilo???) e fazer o gabinete encontrar a pedra em cima, fica tudo fechado, vedado e o chão pode receber água à vontade.

-------------------------------

Seu item 2)
Dicas valiosas! Estão guardadas. Sobre pra quem é o móvel, é pra casa da mãe, ela pediu, porém, vai ser meu laboratório cobaia... :chocado:
Sobre as portas, sim, abertura frontal simples.
Vou pensar sim nessa questão dos gavetões, todos os experts estão me sugerindo isso.

Imagem

Sobre "portas em esquadria de alumínio - usando acrílico", uai moço, como faz isso? fiquei curioso.

--------

Dos itens 3 ao 7, são dicas, repito, valiosas, gostei demais!

Sobre a cuba, penso que de frente pra ela vai ter uma simples porta e dentro do gabinete, na parte dos 120 + 58 cm, vai estar passando é uma simples prateleira de fora a fora, talvez dois níveis e pronto, é só pra guardar miojo mesmo.... :lol:

O Marcão sugeriu desistir de fazer gavetas na parte onde fica a cuba, fazer ali só portas, acho que vou incrementar com prateleiras e pronto, resolvido. Ele acha melhor fazer as gavetas na região onde aparece o botijão, achei ótimo isso, vai ser assim.


Sidney, meu caro, obrigado pelo capricho na resposta, esse negócio de ficar trocando cor de pergunta, resposta e tal, eu sei que dá uma bela mão de obra... :lol:
Anotadas também suas dicas todas. Sobre a questão do aéreo, também tenho a sensação de que deve ser, mas tô aí debatendo com os outros universitários.... :lol:

OBRIGADO a todos!!!!!!

Uma última pergunta, que infelizmente, esqueci de fazer na primeira mensagem: Para quem já vende esse tipo de serviço, quanto cobraria por um móvel deste? Usando qual metodologia de cálculo? Pelo material ou metragem quadrada?
Enfim, como eu disse, não vou cobrar, mas para fins didáticos e estudo de produto/mercado, gostaria de saber:

1) quanto custaria um móvel desse?
2) usando qual metodologia de cálculo?
3) seria prometido qual prazo de entrega?
Seja você também um colaborador doador do GDM, isto ajuda a manter o site online e demonstra sua gratidão pelos benefícios que recebe por aqui.
Veja mais detalhes neste tópico: viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por Marcao » 09 Fev 2014, 12:03

Mas esse meu filho Andre é extremamente inteligente, nao sei se ele fez de proposito ou nao, mas é um topico extremamente didatico para quem quer se aventurar, detalhes com fotos de onde a "coisa" vai ser feita, todas as perguntas possiveis que ao decorrer do projeto venha a ter, enfim, na minha opiniao pode por ele como fixo, vai ajudar muito para quem tiver duvidas... só precisa, claro, ao decorrer da confecção, ir tirando foto passo a passo, ai sim, fica um belo dum topico top... parabens Andre... :D

respondendo a sua pergunta:

1- em media, 1.710,00
2-base x altura
3- No meu caso que so uso compensando, no maximo 10 dias..



Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Alex Lima
GDMista
GDMista
Mensagens: 1149
Registrado em: 19 Abr 2013, 18:36
Cidade: Santos SP
UF: SP
Idade: 69

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por Alex Lima » 09 Fev 2014, 13:15

André

Não esqueça de incluir nesse projeto, as famosas gavetas do Marcão:

O melhor detalhe na construção de gabinetes que já vi até hoje!

Imagem

Nem o espaço do sifão será perdido :D :D :D

Alex.
Vida, quão misteriosa sois
Tantos segredos guardais
E tão simples permaneceis
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por Marcao » 09 Fev 2014, 13:36

O melhor detalhe na construção de gabinetes que já vi até hoje!
O meu filho, muitos tanques iuuuu :D :lol:



Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
André Luiz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3380
Registrado em: 04 Set 2005, 09:13
Cidade: Sete Lagoas
UF: MG
Idade: 50

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por André Luiz » 09 Fev 2014, 17:02

Alex, concordo. Precisa ser muito inteligente, caprichoso, profissional e paciente pra fazer esse trabalho que ele fez. Nota 10 pra ele!

Marcão, obrigado pelas dicas e informações. A ideia é sim montar um processo passo a passo pra servir como "ajuda ilustrada" a quem tiver dúvida, no futuro.

Obrigado! :D
Seja você também um colaborador doador do GDM, isto ajuda a manter o site online e demonstra sua gratidão pelos benefícios que recebe por aqui.
Veja mais detalhes neste tópico: viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Alessandro
GDMista
GDMista
Mensagens: 849
Registrado em: 05 Jul 2008, 10:05
Cidade: Sobradinho/DF
Idade: 53

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por Alessandro » 09 Fev 2014, 17:45

Loukotk, neste vídeo dá pra ver melhor o mecanismo.

Avatar do usuário
André Luiz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3380
Registrado em: 04 Set 2005, 09:13
Cidade: Sete Lagoas
UF: MG
Idade: 50

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por André Luiz » 09 Fev 2014, 19:10

Marcao escreveu: 1- em media, 1.710,00
2-base x altura
Independente da complexidade? se não tiver nenhuma gaveta ou quatro gavetas a metragem da frente é a mesma, permanece o mesmo preço? Se não, o critério vai no olhômetro ou tem padrão de cálculo?

Por exemplo, um gabinete de pia de banheiro, com duas portas, duas prateleiras internas e só. Vamos supor que deu 1 m².
Outro gabinete, com os mesmos 1 m², porém, duas portas, três gavetas, uma prateleira, um gavetão. A gente vê que a metragem é a mesma mas a complexidade (e custos, e material, e tempo de produzir) são maiores. Como vocês se viram com isso? :dd:

Obrigado.
Seja você também um colaborador doador do GDM, isto ajuda a manter o site online e demonstra sua gratidão pelos benefícios que recebe por aqui.
Veja mais detalhes neste tópico: viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por Marcao » 09 Fev 2014, 21:57

Andre, o preço cobrando pelo m2 ja esta embutido... tudo que possa acontecer, desde que nao tenha muitos acessorios e trakitanas. Nao adianta querer fazer calculo de tudo que vai perder tempo e o cliente...



Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Marcosf
GDMista
GDMista
Mensagens: 164
Registrado em: 10 Dez 2012, 21:56
Cidade: Cariacica/ES
Idade: 32

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por Marcosf » 09 Fev 2014, 22:18

Tô tentando entender a conta do Paizão desde que ele postou o valor de R$1710. :roll: :lendo: :roll:
Marcos Felipe Moraes
Curta a página da minha marcenaria no Facebook: https://www.facebook.com/americamoveis
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por Marcao » 09 Fev 2014, 23:00

Marcosf escreveu:Tô tentando entender a conta do Paizão desde que ele postou o valor de R$1710. :roll: :lendo: :roll:
Pensa meu filho, pensa rsrrs



Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Hmniteroi
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 731
Registrado em: 28 Abr 2007, 19:27
Cidade: Rio de Janeiro
UF: RJ
Idade: 56

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por Hmniteroi » 10 Fev 2014, 00:41

1) quanto custaria um móvel desse?

Depende. Máximo de 4 gavetas com corrediças telescópicas light (sem gavetões), 2 prateleiras, 4 portas, frentes simples, puxadores pequenos de metal, sairia por R$2.502,00.

Gavetões aramados, corrediças com sistema de frenagem, dobradiças slow, porta talheres, escorredor, lixeira, porta-pano, puxador barra de alumínio, iluminação interna, frentes das gavetas em esquadria de alumínio com vidro jateado ou o tal do translúcido da Madepar, aproximadamente R$5.000,00.

2) usando qual metodologia de cálculo?

Metragem linear. Armários inferiores devem ser calculados por metro linear. Armários superiores por metragem quadrada. Porque a profundidade e quantidade de material são bem diferentes. Esse método eu aprendi com um arquiteto que passa os dias a precificar cozinhas para uma das maiores empresas de planejados do Brasil.

Ficando assim - (1,78 + 1,00)*900 = 2.502,00 que dá no mesmo que (1,20 + 1,58)*900=2.502,00

Falando ainda da metodologia, se me permite, aprendi também a apresentar o projeto conforme a necessidade do cliente, é óbvio, mas trabalhando com perfis de consumo.

A um cliente classe A, vamos dizer assim, apresento um projeto top, tudo de melhor, mais moderno, mais funcional, cheio das trakitanas que o Marcão falou. São pessoas esclarecidas, que já viram o que querem na internet e estão dispostos a pagar pelo diferencial e exclusividade.

A um cliente perfil B, um projeto mais simples mas ainda funcional, que caso ele queira, podemos acrescentar o valor de cada item no contrato. Ele fica a vontade pra no futuro atualizar o móvel com uma ferragem mais elaborada, um puxador mais bonito, uma frente de gaveta diferente, um pistão a gás, etc. pagando por fora, é claro.

A um cliente perfil C, um basicão. Uma prateleira, gaveteiro pequeno, portas abertura frontal e puxadores simples.

O bom disso é que não costumo dar desconto, simplesmente altero o perfil. Provo por A+B que todo material é sempre de primeira linha mas o luxo e conforto são pagos a parte. Ficando isso bem claro ao cliente, e desde que eu não ofereça o projeto A ao perfil C, e nem o projeto C ao perfil A, sempre dá certo.
O cliente fica com vergonha de exigir luxo e preço baixo quando sabe não ter condições de arcar com as despesas.

O meu metro quadrado está hoje em R$900,00. Existem, no entanto, as variáveis de distância, facilidade de estacionar para descarga, se tem elevador, e ...status - existe uma região aqui no Rio chamada Barra da Tijuca em que o preço do metro passa para R$1.200,00. Isso foi definido pelo mercado, não por mim. São os "emergentes" daqui do estado. São os piores pagadores do mundo. Contrato bem redigido e de preferência pagamento com cartão de crédito pra não tomar prejuízo.


3) seria prometido qual prazo de entrega?

Isso tem sido um problema sério pra mim. De uma forma geral tá muito difícil de contratar pessoa qualificada aqui no Rio. Sei que dou conta de um armário assim sozinho em uns 10 dias mas como estou sem ajudante, o prazo de entrega seria de 30 a 45 dias. Chegaria antes, mas a margem de segurança tem que ser grande.

Abraços
Hermes - Rio de Janeiro
"Quando uma nova tecnologia passa por cima de você, se você não é parte do rolo compressor, você faz parte da estrada." - Stewart Brand
Visite-nos no facebook - Planejados HM - https://www.facebook.com/planejadoshm?fref=ts
Tel: 21 97009-2135
Avatar do usuário
Donald
Membro
Membro
Mensagens: 55
Registrado em: 12 Out 2012, 14:48
Cidade: Curitiba-Pr
Idade: 41

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por Donald » 10 Fev 2014, 01:28

Uma dica rápida que não custa escrever é, caso a opção seja MDF, se for possível, cole um bordo de plástico na quina do MDF que vai ficar em contato com a parede (pode ser um bordo velho de plástico). Isso porque se escorrer água por detrás da pedra, ou se for um daqueles dias que está para chover e o azulejo fica todo molhado, o MDF se não estiver vedado, absolve um pouco dessa umidade e perto da parede, começa a dar uma estufadinha. As vezes é coisa leve, quase imperceptível... mas ela está lá...
faugros
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 20 Nov 2013, 12:37
Cidade: SP
Idade: 42

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por faugros » 10 Fev 2014, 10:14

Gostei dessa dica Donald, pra gente que não tem experiência é dicícil pensar nesse pequenos detalhes que fazem a diferença, especialmente em gabinetes de baineiro essa dica dever ser muito valiosa.

Fernando
mrangel
Banido
Banido
Mensagens: 994
Registrado em: 09 Mai 2013, 13:29
Cidade: Itu/SP
Idade: 45

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por mrangel » 10 Fev 2014, 12:00

1) Como começar? me parece que devem ser fixadas estruturas de madeira na parede, pra receber/sustentar os painéis posteriormente?
Faça a estrutura pensando em como irá parafusar isso no local, normalmente será encostado na pedra e ficará distante uns 20cm do chão.

2) Há regras ou padrão de mercado quanto ao número de gavetas que precisa ter? O resto é porta? Há soluções mais criativas pra tornar o gabinete o mais útil possível, do ponto de vista de recursos? Sugestões pra determinar onde vai gaveta, onde vai porta, etc?
No seu caso é possível fazer as gavetas ao lado do fogão, creio que ali seja o melhor local.
Eu faria as gavetas na altura sendo 2 ou 3 pequenas e 1 'gavetão', se for necessário usaria a parte de 1 metro e faria 2 carreiras de gavetas, na outra parte portas de abrir.

Se o espaço for reduzido: portas de correr.

3) Assim como os gabinetes de pia de banheiro, este não deve ter fundo?
Sem fundo.

4) Como os montantes verticais, que estarão em 90 graus com a parede, como vão se fixar, justamente, na parede?
Eu uso cantoneira reforça (3 parafusos no móvel e 1 na parede), depois use a capinha pra esconder e dar acabamento
Imagem
Imagem

5) Deve ser "aéreo" e totalmente fixado na parede?
Sim, mas se o cliente puder fazer aquela base recuada no chão em alvenaria, ótimo: apoie o móvel nessa base e encoste na pedra.

6) Na junção dos painéis com o granito, só encosta? só isso? ou tem que passar algum tipo de silicone pra vedar?
Eu tenho usado silicone branco.

7) Deve ser menor que a bancada e ficar recuado, pra se proteger da caída e respingos de água? Se sim, mesmo nesse caso, onde há um ressalto de granito que impede da água pingar no chão?
Faça o móvel pouco menor (uns 2,5cm) que a pedra.

8) Faço em mdf ou compensado?
Eu só sei fazer (e malemá ainda) em mdf, acho mais prático: é só cortar, colar fita de bordo e montar.

9) quanto custaria um móvel desse?
10) usando qual metodologia de cálculo?
No começo tentei calcular tudo o que usar, mas demora demais, pois preciso fazer o desenho, passar medida por medida pro plano de corte pra saber quantas chapas usarei, isso me consome mto tempo e muitas vezes o cliente não aprova ainda :(
Conversando com outras pessoas, comecei a calcular assim, mas lendo aqui, percebi que meu preço ficou bem abaixo :oops: do que deveria ser cobrado:

(Comprimento x Altura ) x R$ por metro

(1,78 + 1,00) x 0,65 (altura do chão até a pedra - 20cm) x R$ 750,00 = 1.355,25

Depois disso eu analiso a distância até o local, a dificuldade na instalação para ver se é necessário acrescentando mais algum custo.

Devo ter perdido um serviço aqui de um armário num quarto/escritório, que pelo tamanho seria uns R$ 4.000,00 , mas o cliente queria esse armário todo em mdf branco e internamente apenas com prateleiras com distância de 60cm umas das outras para guardar as coisas dele, então perdi um dia para desenhar tudo e relacionar todo o material a ser usado e cheguei no preço de R$ 2.500,00 mais para 'agradar o cliente' já que foi indicação, mas ele disse ter o mesmo por R$ 1.850,00 . kkkkkkk (detalhe: o custo do material ficou em R$ 1.100,00)

Imagem

Bom, fiz o possível para chegar nesse valor de 2400, se ele tem por menos, boa sorte !!!!!!!!!

11) seria prometido qual prazo de entrega?
Vejo por aqui que o prazo normal é de cerca de 30 dias úteis.
Avatar do usuário
lfurukawa
Membro
Membro
Mensagens: 128
Registrado em: 16 Mai 2013, 15:13
Cidade: V Redonda
UF: RJ

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por lfurukawa » 10 Fev 2014, 15:20

André Luiz escreveu: Tem cozinhas, onde o pedreiro ou construtor deixa a pedra instalada na parede e também uma espécie de "alicerce" de alvenaria no chão, algo em torno de uns 10 cm de altura. Aí é mamão com açúcar né? porque é só apoiar o gabinete nesse alicerce (como chama aquilo???) e fazer o gabinete encontrar a pedra em cima, fica tudo fechado, vedado e o chão pode receber água à vontade.
André,

Fiz a cozinha de minha casa em uma dessas lojas de "móveis planejados" e o vendedor na época nos instruiu a fazer estes alicerces de alvenaria (ele os chamou de "soco") e depois colocar granito para ocultá-lo. Este soco fica recuado em relação ao móvel (foi dimensionado contando que depois entraria o granito -> +/-2cm de espessura), de forma que mesmo encostando a barriga na bancada, a ponta do pé não fica batendo.

Acho mais fácil assim pois não tem que ficar abaixando para limpar a parte do chão que ficaria abaixo do móvel e parece dar uma sustentação muito boa.

Abs.
Leonardo
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por Marcao » 10 Fev 2014, 17:25

Hermes meu filho, voce esta cobrando 1390,00 o m2?
Minhas contas, esse movel tem (só a parte de baixo) 1.8 m2....



Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Pedro Igor
Membro
Membro
Mensagens: 41
Registrado em: 05 Ago 2013, 17:19
Cidade: Nova Iguaçu
Idade: 35

Gabinete para pia de cozinha

Mensagem por Pedro Igor » 10 Fev 2014, 17:32

lfurukawa escreveu:
André Luiz escreveu: Tem cozinhas, onde o pedreiro ou construtor deixa a pedra instalada na parede e também uma espécie de "alicerce" de alvenaria no chão, algo em torno de uns 10 cm de altura. Aí é mamão com açúcar né? porque é só apoiar o gabinete nesse alicerce (como chama aquilo???) e fazer o gabinete encontrar a pedra em cima, fica tudo fechado, vedado e o chão pode receber água à vontade.
André,

Fiz a cozinha de minha casa em uma dessas lojas de "móveis planejados" e o vendedor na época nos instruiu a fazer estes alicerces de alvenaria (ele os chamou de "soco") e depois colocar granito para ocultá-lo. Este soco fica recuado em relação ao móvel (foi dimensionado contando que depois entraria o granito -> +/-2cm de espessura), de forma que mesmo encostando a barriga na bancada, a ponta do pé não fica batendo.

Acho mais fácil assim pois não tem que ficar abaixando para limpar a parte do chão que ficaria abaixo do móvel e parece dar uma sustentação muito boa.

Abs.
Esse soco é uma boa opção, o móvel fica totalmente apoiado e não tem o perigo de molhar caso necessário lavar a cozinha e a fixação fica por conta dessas cantoneiras que o Rangel falou. O acabamento do soco faz com rodapé do próprio piso.
Pedro Igor - Hobby
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem