Dúvidas geraisTupia de bancada

Fórum para dúvidas relacionadas a marcenaria e que não estão listadas nos outros fóruns.
Avatar do usuário
céliobange
GDMista
GDMista
Mensagens: 1640
Registrado em: 20 Dez 2011, 23:45
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 67

Tupia de bancada

Mensagem por céliobange » 11 Abr 2012, 00:21

Pessoal,

Tenho um motor de 3500Rpm e estou pensando em adaptá-lo para uma tupia de bancada.
Seria uma montagem direta, ou seja, a pinça ficaria no próprio eixo do motor, sem correias, polias etc...
Minha dúvida é se esta velocidade num motor de 1,5Hp, faria um bom trabalho...
Quem tiver uma de bancada me retorna qual a velocidade final do eixo da pinça OK?


Bração,
Bange
Já atrapalhei no trabalho, já procurei muito trabalho, já aprendi a trabalhar, já me atrapalhei no trabalho, já trabalhei pra viver, já me diverti com o trabalho, já construí uma vida com o trabalho, já fui atrapalhado no trabalho, já ensinei a trabalhar, e já me aposentei do trabalho, hoje procuro um trabalho que me de prazer... quero ser marceneiro...
Avatar do usuário
MauricioKoji
Membro
Membro
Mensagens: 89
Registrado em: 17 Out 2010, 03:32
Cidade: Sao paulo
Idade: 52

Tupia de bancada

Mensagem por MauricioKoji » 11 Abr 2012, 00:48

Olá Celio,

Eu tenho essa tupia: http://www.sears.com/shc/s/p_10153_1260 ... 000P?mv=rr e coloquei invertida em uma mesa.

Veja nas especificações:


Variable speed, heavy-duty, permanently lubricated 100 percent ball bearing motor delivers 12,000-25,000 rpm. Soft start permits the motor rpm to slowly increase to the desired speed setting. Three integrated work lights clearly illuminate the work surface. Die-cast aluminum motor housing adds strength while limiting and reducing vibration. Choose either the standard fixed base or dual-arm plunge base with depth gauge, turret stop and machined arms for smooth up/downward motion which plunges up to 2-3/16 inches. Each base features large, clear, 6-11/16 in. sub-base with square edge on the plunge. Oversized debris shield and vacuum shield provide a clear sightline to the bit. Spindle lock allows for easy bit exchanges. Live tool indicator lights up when power connected. Router includes 1/4 in. and 1/2 in. collets, edge guide, bit wrench, operators manual and storage case. Wt. 9.5 lbs.Catalog/Online Exclusive.

Dependendo da madeira preciso usar a partir da velocidade 2 ou 3 senão lasca...

Será que 3500 rpm não vai lascar a madeira?
neptuno
GDMista
GDMista
Mensagens: 2962
Registrado em: 12 Out 2008, 18:11
Cidade: Embu/SP
Idade: 79

Tupia de bancada

Mensagem por neptuno » 11 Abr 2012, 07:55

Bange, a resposta é não. Voce precisa acima de 10 mil RPM para a maior parte das tarefas.

Pedro
spok
GDMista
GDMista
Mensagens: 457
Registrado em: 16 Jun 2010, 21:51
Cidade: são vicente /são paulo
Idade: 63

Tupia de bancada

Mensagem por spok » 11 Abr 2012, 18:31

célio, esta da hitachi é industrial pinça de 12mm ou 1/2 , invertida ficará muito bom pra qualquer serviço de leve a pessado, ai só vai depender da mesa, já viu o preço das fresas de mesa dependendo do tipo da fresa 3 delas já compra uma tupia da hitachi
os kupins vão ganhar a guerra
Avatar do usuário
Josino
Membro
Membro
Mensagens: 98
Registrado em: 10 Abr 2005, 21:10
Cidade: Itapetininga-SP.
Idade: 60

Tupia de bancada

Mensagem por Josino » 11 Abr 2012, 18:52

Ola Bange....!.

O Pedro tem razão tupia precisa necessáriamente de giro e acima dos 10.000 que citou entre 15.000 a 25.000 o motor em sí ate de 1cv alta rotação vai bem... o diferencial são os sistema de polias para atingir giro necessário para ter força para o corte e ao mesmo tempo velocidade para limpar o material. Essas tupias manuais pequenas já trabalham com 15.000 mil proce ter uma idéia.

abraço.. :D
"Maquinas para Trabalhar Madeira"
jozino@bol.com.br
Avatar do usuário
céliobange
GDMista
GDMista
Mensagens: 1640
Registrado em: 20 Dez 2011, 23:45
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 67

Tupia de bancada

Mensagem por céliobange » 11 Abr 2012, 19:06

Pessoal,

Não vejam como uma tupia manual invertida e sim uma tupia de mesa mesmo....
Estou olhando alguns fabricantes tradicionais e começei pela Maksiwa... achei estes modelos abaixo, que se enquadram na minha velocidade, mas a potência é maior...

Modelo TU.700.FF
Dimensões da mesa 700 x 700 mm
Ø do eixo com rasgo 30 mm
Curso vertical 110 mm
Motor 2 a 3 CV - 2 polos
Rotação do eixo 2.300 a 5.300 RPM
Estrutura da mesa ferro fundido
Peso 170 kg

Modelo TU.800
Dimensões da mesa 700 x 800 mm
Ø do eixo com rasgo 30 mm
Curso vertical 110 mm
Motor 2 a 3 CV - 2 polos
Rotação do eixo 2.300 a 5.300 RPM
Estrutura da mesa chapa reforçada
Peso 125 kg

Modelo TUE.900
Dimensões da mesa 700 x 700 mm
Ø do eixo com rasgo 30 mm
Curso vertical 110 mm
Motor 2 a 3 CV - 2 polos
Rotação do eixo 2.300 a 5.300 RPM
Estrutura da mesa ferro fundido
Peso 170 kg

Modelo TUJ.600
Dimensões da mesa 600 x 700 mm
Ø do eixo com rasgo 30 mm
Curso vertical 110 mm
Motor 2 a 3 CV - 2 polos
Rotação do eixo 2.300 a 5.300 RPM
Estrutura da mesa chapa reforçada
Peso 100 kg

Vi também 2 modelos da Invicta, de potência e velocidades maiores, com máximo de 8000Rpm

Mas eu gostaria da opinião de quem tenha, qual a potência e em que velocidades normalmente trabalha...


Bração,
Bange
Já atrapalhei no trabalho, já procurei muito trabalho, já aprendi a trabalhar, já me atrapalhei no trabalho, já trabalhei pra viver, já me diverti com o trabalho, já construí uma vida com o trabalho, já fui atrapalhado no trabalho, já ensinei a trabalhar, e já me aposentei do trabalho, hoje procuro um trabalho que me de prazer... quero ser marceneiro...
spok
GDMista
GDMista
Mensagens: 457
Registrado em: 16 Jun 2010, 21:51
Cidade: são vicente /são paulo
Idade: 63

Tupia de bancada

Mensagem por spok » 11 Abr 2012, 19:46

então você tem que fornecer uma rotação maior com uso de polias : por exemplo polia do motor maior, polia do eixo menor o único probleminha é que perde um pouco de potência mas ganha rpm′s, se é pra trabalhos com mdf, compensados etc creio que dá agora madeiras mais duras, :?: fazer a extrutura em metalom de paredes de 2mm, e um bom eixo é só mandar fazer as pinças pras fresas, é viavel a parte mais cara você já tem o motor
os kupins vão ganhar a guerra
Avatar do usuário
céliobange
GDMista
GDMista
Mensagens: 1640
Registrado em: 20 Dez 2011, 23:45
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 67

Tupia de bancada

Mensagem por céliobange » 11 Abr 2012, 20:27

Spok,

Eu não estou querendo usar polias/correias, estou conjecturando que os 3600RPM com 1,5HP (na real é 1,6) de um motor pesado de indução (originalmente de uma lavadora de alta pressão), daria pro gasto, pois a velocidade claro tem sua influência, mas o torque sim...
Veja o estrago que um formão afiadinho ou uma plaina manual faz até numa madeira bem dura...
Os custos não seriam grandes, pois o motor comprado de 2° mão por 40 dilmas, foi quase degraça, o mandril para as pinças eu mesmo posso fazer no meu torninho... o diabo é investir tempo na confecção e algum custo para endurecer o mandril e a coisa dar em água ou ficar meia boca...

O que busco na realidade é uma máquina silenciosa pra fazer a mesma coisa que as manuais fazem com mais de 80 decibéis.
Eu acho que os fabricantes de tupias de mesa usam potências maiores em excesso, pois motores trifásicos são muito mais baratos que os monofásicos daí a diferença de um 2, 3, 5 CV não é lá essas coisas e quanto maior mais impressiona pelo marketing.

Vou aguardar mais um pouco por opiniões de amigos que tenham tupias de mesa, antes de desengavetar ou jogar o projeto no lixo.

Bração,
Bange
Já atrapalhei no trabalho, já procurei muito trabalho, já aprendi a trabalhar, já me atrapalhei no trabalho, já trabalhei pra viver, já me diverti com o trabalho, já construí uma vida com o trabalho, já fui atrapalhado no trabalho, já ensinei a trabalhar, e já me aposentei do trabalho, hoje procuro um trabalho que me de prazer... quero ser marceneiro...
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Tupia de bancada

Mensagem por Marcao » 11 Abr 2012, 20:50

Celio meu filho, a que tenho é essa... http://www.invicta.com.br/tic11.asp

Convenhamos, nao sou a favor de voce construir esse tipo de maquina, (minha opiniao) cara, tenho essa maquina desde 2007, e ate hoje quando ligo, nem respiro, é umas das maquinas mais perigosas. Ta certo que voce ja é crescidinho rsrs e sabe o que faz da sua vida, nao gaste grana com isso nao, se puder compre uma. :D


Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
André Luiz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3380
Registrado em: 04 Set 2005, 09:13
Cidade: Sete Lagoas
UF: MG
Idade: 50

Tupia de bancada

Mensagem por André Luiz » 11 Abr 2012, 21:06

Polias e correias, além de desempenharem as funções naturais delas: transmissão de força e alterações de RPM em função do diâmetro, realizam também uma tarefa muito importante: preservam o eixo do motor. No caso de uma usinagem mais difícil, uma madeira mais dura, um nó que de repente é usinado - enfim - trancos e solavancos são transferidos à correia e ela se vira com a bagunça.
Já um motor ligado direto à ferramenta, sem uso de correias, absorve diretamente todos os trancos e solavancos gerados pela usinagem, ficando suscetível a sofrer danos nos rolamentos, danos à engrenagem interna do motor, etc.
Acho que com pouco tempo corre-se o risco é de perder o motor.

Por isso que motor de serras estacionárias funciona também com polias e correias.

Mesmo que correias e polias fossem manter a mesma RPM transmitida à ferramenta, seria melhor usá-las, a fim de preservar a "saúde" mecânica do eixo do motor, das engrenagens e dele, como um todo.

Mas a opinião do Marcão acho o mais sensato a se seguir.
Seja você também um colaborador doador do GDM, isto ajuda a manter o site online e demonstra sua gratidão pelos benefícios que recebe por aqui.
Veja mais detalhes neste tópico: viewtopic.php?f=12&t=42254
Avatar do usuário
Eduardo2025
GDMista
GDMista
Mensagens: 276
Registrado em: 27 Ago 2011, 22:45
Cidade: SBC/SP
Idade: 44

Tupia de bancada

Mensagem por Eduardo2025 » 11 Abr 2012, 21:43

bange, to achando que se vc não fizer não vai ficar feliz.

portanto faça, tome cuidado redobrado, e depois segue o que o marcão falou.

já viu pai errar? hehe

edu
Avatar do usuário
Marcelo Amorim
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3440
Registrado em: 25 Mai 2006, 16:14
Cidade: Nova Iguaçu
UF: RJ
Idade: 57

Tupia de bancada

Mensagem por Marcelo Amorim » 11 Abr 2012, 21:52

Bange ... mas tira uma dúvida ?
VC vai usar um motor a 3.600 rpm ... beleza
Mas que fresas vais usar ?
As de tupia de bancada ? ou as de tupias "manuais" ?

Pois vc está comparando a velocidade das tupias de bancada com a do seu motor ... pois se forem as manuais , esquece !
A 3.600 vc não vai ter acabamento e quem sabe rendimento.

Já uma fresa de bancada , EXIGE um eixo de 30mm . Vais ter que fazer uma bucha caprichada !
E o custo de uma fresa de bancada é bem superior a das fresas manuais ... mas bem mesmo :?
Pessoal , ajude a manter o GDM. Seja um colaborador...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
http://www.guiadomarceneiro.com/forum/v ... 12&t=42254

Saudações,Marcelo Amorim
Avatar do usuário
carloslessa
GDMista
GDMista
Mensagens: 1891
Registrado em: 25 Mai 2009, 08:03
Cidade: Maceió/Alagoas
Idade: 61

Tupia de bancada

Mensagem por carloslessa » 12 Abr 2012, 07:19

Bange,

A questão levantada pelo Marcelo é muito pertinente, pois as fresas para tupias estacionárias têm os preços bem salgados, custam quatro a cinco vezes os preços de fresas para tupias manuais. Se for usar fresas para tupias manuais a velocidade deverá ficar entre 12.000 e 20.000 RPM, lembrando que fresas de diâmetros maiores devem trabalhar em velocidades menores e vice-versa.

Uma inversão caprichada de tupia pode custar tanto quanto uma tupia estacionária, mas economiza-se muito nas fresas, talvez seja a razão principal para que a tupia é, de longe, a ferramenta elétrica mais invertida no mundo inteiro, haja vista o grande mercado de acessórios para esta finalidade.

Quanto ao nível de ruído concordo com você, a tupia manual é bem mais barulhenta quando apenas ligada, mas o barulho de ambas quando usinando talvez não seja muito diferente.

[]sds,

Carlos
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Tupia de bancada

Mensagem por rocco » 12 Abr 2012, 08:21

Celio,,eu, note bem é opinião propia,,hoje em dia a num ser em raros casos, num se justifica uso de tupia estacionaria,
antigamente, tinha-se necessidade de fabricar as propias fresas,,chamavam de ferros de tupia, usava-se molas de
caminhão e kombi, e a tupia era diziam os velhos a maquina mais perigosa da marcenaria, ai se popularizou e
ficaram relativamente baratas as tupias manuais, variedade de fresas, vendiddas em quase qualquer lugar, e a inversão
ou montagem vertical ou horizontal, como eu disse só compensa uma estacionaria, com grande, volume de trabalho
e continuo sem ficar ligando e desligando a maquina e peças grandes e pesadas.

rocco
neptuno
GDMista
GDMista
Mensagens: 2962
Registrado em: 12 Out 2008, 18:11
Cidade: Embu/SP
Idade: 79

Tupia de bancada

Mensagem por neptuno » 12 Abr 2012, 12:17

Bange

As tupias convencionais funcionam em rotações mais baixas porem utilizam fresas de grande diâmetro, o que faz com que a velocidade periférica da ferramenta seja suficiente para um bom corte. Eu tenho uma Invicta, mas raramente a utilizo porque essas máquinas são extremamente perigosas e requerem um treinamento especial. São normalmente usadas para quem produz coisas em série, o que vem a justificar o alto custo das ferramentas.

Pedro
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Tupia de bancada

Mensagem por rocco » 12 Abr 2012, 13:19

hoje precisei urgente de uma talhadeira especial e fui no colega que fabrica,,ele tem um monstro de tupia,,perguntei onde se arruma fresas,,resposta eu faço..o motor é maior do que um botijão de gaz de 13 quilos.

to henchendo a paciencia dele, pra me vender umas maquinas,,ele vai se aposentar definitivamente,,mas duvido...


rocco
Avatar do usuário
céliobange
GDMista
GDMista
Mensagens: 1640
Registrado em: 20 Dez 2011, 23:45
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 67

Tupia de bancada

Mensagem por céliobange » 13 Abr 2012, 09:23

Pessoal,

Estou em Sampa e meu acesso tá reduzido por um lado por falta de tempo minha e por outro pela disponibilidade da máquina, pois quando não é meu filho é algum outro colega dele que usa e até altas horas....

Respondendo a alguns....

A idéia é utilizar fresas de máquinas manuais...
A montagem final prevê uso de traciondor para a madeira...
Lessa, eu acho que você parece estar certo quanto a semelhança do ruído em corte para ambas as tupias...

Antes de viajar, tive pouco tempo para fussar na net para descobrir como se define a velocidade/torque na fabricação de tupias e pouco achei, pois tais calculos são complexos, envolvendo física, forças, resistência de materiais, área de ataque na peça, ângulo de corte das ferramentas... gostei do desafio... e isso acho que reforça a minha teoria de que muitos fabficantes exageram na velocidade e/ou potência das máquinas de modo a que no final se tenha reserva de potência para suplantar várias dificuldades...

Peço que continuem postando as impressões e experiências próprias, pois vou verificar tudinho.


Abração,
Bange
Já atrapalhei no trabalho, já procurei muito trabalho, já aprendi a trabalhar, já me atrapalhei no trabalho, já trabalhei pra viver, já me diverti com o trabalho, já construí uma vida com o trabalho, já fui atrapalhado no trabalho, já ensinei a trabalhar, e já me aposentei do trabalho, hoje procuro um trabalho que me de prazer... quero ser marceneiro...
Avatar do usuário
carloslessa
GDMista
GDMista
Mensagens: 1891
Registrado em: 25 Mai 2009, 08:03
Cidade: Maceió/Alagoas
Idade: 61

Tupia de bancada

Mensagem por carloslessa » 13 Abr 2012, 11:09

Bange,

Tem alguns artigos (em inglês) da Rockler sobre o uso de fresas e indicações de velocidade x diâmetro:

http://www.rockler.com/articles/router-bit-basics.cfm

http://www.rockler.com/blog/index.cfm?m ... F6F8B64106

[]sds,

Carlos
Avatar do usuário
marcos leitao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7749
Registrado em: 26 Set 2011, 21:13
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 59

Tupia de bancada

Mensagem por marcos leitao » 13 Abr 2012, 20:03

Bange, meu véi,

Vai começar uma empreitada que vai ter muitos "olheiros" para acompanhar.

A meu ver, a dica do André é muito sensata. O uso de polias além de aumentar a velocidade conforme sua necessidade evita o tranco no motor.

Eu usaria 2 mancais de rolamentos duplos, o que daria 4 pistas de rolamentos, mais estabilidade não há, ligados a um eixo de 30mm e movimentado por polia chavetada.

O motor eu colocaria paralelo e com uso de contra-pesos para que não fique pesado para a regulagem de altura.

Meu amigo, que dá pra fazer dá, vai ser divertido com certeza, e não preciso te alertar quanto a segurança.

Por favor, não se acidente antes de pagar a primeira rodada de chopp, Ok?

Abração.
"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay."

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"

http://www.tapelink.com.br
Resende
Membro
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 15 Mar 2012, 21:22
Cidade: Minas Gerais
Idade: 70

Tupia de bancada

Mensagem por Resende » 14 Abr 2012, 23:57

céliobange
Ja fiz uma tupia de bancada no improviso(pra mim tudo que é improvisado é "gambiarra").
O que mais faço é "gambiarra"!!
Já fiz uma tupia de bancada mas de pequeno porte, usando fresas de multibancada e um motor de 1/2 cv e alta rotação. Adaptei um mandril no eixo do próprio motor.
Trabalhei muito tempo com essa maquina até que comprei uma Makita.
Meu trabalho é com MDF. É serviço leve!
Vou postar o link das fotos. Tem outras "gambiarras", mas de repente Vc olhando a bancada da tupia pode aproveitar alguma coisa!

https://picasaweb.google.com/1044395088 ... 6XW4cWgvQE
Abração
Resende
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem