Página 1 de 1

Mini lubrificador pneumático

Enviado: 19 Set 2011, 23:26
por Edmir
Olá pessoal, acabei de adquirir um pinador da makita, e gostaria de saber se há necessidade de utilizar um mini lubrificador, ou mesmo um lubrificador que fica anexado ao filtro de ar do compressor, ou nenhum dos dois, podendo lubrificar a mesmo manualmente mesmo?

Mini lubrificador pneumático

Enviado: 20 Set 2011, 07:36
por Paulo Moraes
Olá Edmir,

Você deve utilizar um conjunto filtro "lubrificador", por exemplo:

http://www.jnakao.com.br/?6.258.0.0,147 ... chulz.html

Mini lubrificador pneumático

Enviado: 20 Set 2011, 10:33
por strada
O compressor quando enche o reservatorio atinge em alguns casos 175libras de pressao e seu grampeador só deve aguentar 100/110libras e nao se trata de somente estragar o produto e sim pode estourar um diafragma ou a propria peça .
D a mesma forma alguns regulares possuem um copo de proteção pois tambewm podem explodir, o corpó transparente com o tempo pode ressecar ou por outro motivo pode explodir .
Alias explodiu um bem na minha cara semana passada e o corpo de proteção evitou acidente mais grave , apenas um s arranhoes no rosto .
Acho que qualquer coisa que exploda e eu nos atraimos , preciso mandar fazer o teste hidrostatico do reservatorio de gá s do auto que venceu :>:
O regulador para lubrificar pode ser dispensavel pois apenas de vez em quando umas gotinhas direto no equipamento resolve .
E um regulador deve ser ajustado na hora e nao apenas instalado ou seja colco o oelo e pronto , ai nao lubrificA
NAda
Strada.

Mini lubrificador pneumático

Enviado: 20 Set 2011, 13:14
por Valdecir
Olá Edmir.

Não sei se estou bem certo do que vou dizer, mas penso que a resposta a sua pergunta está na forma de uso que do compressor.

Por exemplo:
Se o compressor é dedicado apenas para uso em ferramentas pneumáticas, a dica do Paulão é uma boa opção, ou seja, um filtro de ar com reservatório de óleo.

No entanto se você utiliza o compressor também para pinturas, envernizamentos ou até mesmo como soprador para limpeza, a dica do Strada é uma melhor opção, pois lubrificando a ferramenta diretamente o óleo não ira atuar como contaminante na linha, o que certamente ira prejudicar o acabamento em tintas, vernizes e etc..

Vamos esperar outras opiniões experientes.

Parabéns pelo novo pinador!

Strada
Ainda bem que a coisa não foi mais séria heim!

Abraços.

Mini lubrificador pneumático

Enviado: 20 Set 2011, 13:53
por strada
isso porque era só para olhar um vazamentozinho .....
coisa de desenho animado.
----Esta vazando vamos abrir devagar e observando onde é o vazamento.
-----está vazando aqui e de repente olha só uma trinquinha
-----fecha
-------bummmmm
essas coisas chinesas :oops:
compra outro :D

Mini lubrificador pneumático

Enviado: 20 Set 2011, 19:14
por Edmir
Valeu !!!agradeço a todos pelas dicas preciosas, acho que como eu uso o compressor p/ varias atividades, vou lubrificar o pinador diretamente nele mesmo. Mas quanto ao mini lubrificador pneumático alguém já usou um destes?ele é colocado diretamente na ferramenta? se alguém tiver alguma opinião eu agradeço, porque na verdade eu achei o preço do mesmo até barato R$15 a 36 reais dependendo da marca, o último é da puma.E se ele for usado diretamente na ferramenta, acho que neste caso não haveria o problema da contaminação. O que vccs acham??





Um grande abraço a todos!!!!

Mini lubrificador pneumático

Enviado: 20 Set 2011, 20:24
por Valdecir
Edmir

Ainda bem que comecei dizendo que não estava bem certo acerca da minha resposta né mesmo?

Eu nem sabia da existência desse mini lubrificador, que alias vi aqui na net o modelo da Puma custando 36 Dilmas.

Penso que se for o caso de uso continuo no dia-a-dia será uma boa mesmo, mas ser for um uso esporádico, gotinhas de óleo antes e depois do uso vão cair muito bem.

Strada

È a simplicidade de saber reconhecer falhas que nos tornam pessoas bem melhores.

Talvez seja por isso que te chamem aqui de Mestre né?

No entanto e para não deixar barato a coisa já lavrei sua multa que deverá ser paga quando eu for aí em Sampa:

Uma dose de Chivas Regal 12 years vintage Premiun e ovas do estrujão capturado no Mar Cáspio, ou uma 51, um pedaço de torresmo e um abraço.

Hehe...

Que legal se todas as nossas multas do fisco fossem assim né mesmo?

Abraços.

Mini lubrificador pneumático

Enviado: 27 Set 2011, 13:06
por Marcos Henrique
Edmir escreveu:Valeu !!!agradeço a todos pelas dicas preciosas, acho que como eu uso o compressor p/ varias atividades, vou lubrificar o pinador diretamente nele mesmo. Mas quanto ao mini lubrificador pneumático alguém já usou um destes?ele é colocado diretamente na ferramenta? se alguém tiver alguma opinião eu agradeço, porque na verdade eu achei o preço do mesmo até barato R$15 a 36 reais dependendo da marca, o último é da puma.E se ele for usado diretamente na ferramenta, acho que neste caso não haveria o problema da contaminação. O que vccs acham??





Um grande abraço a todos!!!!
Imagem

Edmir,
Eu tenho uns 03 mini lubrificadores e funcionam muito bem.
Utilizo em 01 microretificadora pneumática da marca Puma que tenho.
Utilizo também numa pequena lixadeira pneumática e numa chave pneumática para parafusos.
Sugiro apenas que se vc optar pela compra observe a medida da rosca da ferramenta para ver se é compatível com a rosca do mini lubrificador.
Se não for uma ferramenta que vc usa todo o dia em uso contínuo, tenho certeza que vale a pena a aquisição.
Eu compro o óleo em litro para máquinas pneumáticas e vou abastecendo o reservatório com um pequeno frasco, tipo daqueles que vendem óleo para máquinas de costura tipo Singer. Funciona muito bem.

Mini lubrificador pneumático

Enviado: 27 Set 2011, 21:07
por Edmir
Marcos, obrigado pelas dicas, eu já adiquiri um desses e vou utiliza-lo muito eventualmente, por isso acredito que vai dar tudo certo. Eu ainda não usei o mesmo porque infelizmente o pinador que eu comprei ainda não chegou devido a greve dos correios. Mas eu gostaria de saber se precisa encher o mini lubrificador toda vez que eu for usa-lo. Amigão se possível me de mais essa dica.




Um grande abraço!!!!

Mini lubrificador pneumático

Enviado: 28 Set 2011, 06:42
por Marcos Henrique
Edmir escreveu:Marcos, obrigado pelas dicas, eu já adiquiri um desses e vou utiliza-lo muito eventualmente, por isso acredito que vai dar tudo certo. Eu ainda não usei o mesmo porque infelizmente o pinador que eu comprei ainda não chegou devido a greve dos correios. Mas eu gostaria de saber se precisa encher o mini lubrificador toda vez que eu for usa-lo. Amigão se possível me de mais essa dica.




Um grande abraço!!!!
Não precisa encher não. Se vc enche toda a vez, a própria ferramenta começa a expelir o excesso de óleo que ela recebe. Uma dica é não encher por completo o reservatório. Eu coloco na proporção de 30%. É o suficiente para manter a ferramenta lubrificada. :wink:

Mini lubrificador pneumático

Enviado: 28 Set 2011, 17:07
por neptuno
Na verdade essas ferramentas pneumáticas, quando não utilizadas continuamente, só precisam de umas gotas de óleo na entrada de ar de vez em quando. No caso dessa lubrificação, é melhor "demenos" do que demais. O mais importante é a qualidade do ar que não pode ter umidade excessiva, uma condição bem mais difícil de se obter na oficina, pois os filtros que retiram a água são caros e pouco eficientes.

Pedro

Mini lubrificador pneumático

Enviado: 28 Set 2011, 20:47
por Edmir
É Marcos, hoje eu descobri que realmente não precisa encher o bicho, o pinador chegou hoje e eu já fui logo colocando o lubrificador no danado pra testar logo, e realmente depois que desconectei a mangueira vi que estava pingando óleo pela entrada, aí eu retirei o óleo do bujão com uma seringa, depois ficou beleza.Mas eu te agradeço pela dica.


Valeu amigão!!!!

Mini lubrificador pneumático

Enviado: 29 Set 2011, 12:22
por Marcos Henrique
Edmir escreveu:É Marcos, hoje eu descobri que realmente não precisa encher o bicho, o pinador chegou hoje e eu já fui logo colocando o lubrificador no danado pra testar logo, e realmente depois que desconectei a mangueira vi que estava pingando óleo pela entrada, aí eu retirei o óleo do bujão com uma seringa, depois ficou beleza.Mas eu te agradeço pela dica.


Valeu amigão!!!!
Sempre as ordens :D

Mini lubrificador pneumático

Enviado: 29 Set 2011, 15:08
por Albarello
Marcos Henrique escreveu: Não precisa encher não. Se vc enche toda a vez, a própria ferramenta começa a expelir o excesso de óleo que ela recebe. Uma dica é não encher por completo o reservatório. Eu coloco na proporção de 30%. É o suficiente para manter a ferramenta lubrificada. :wink:
Caro amigo Marcos

Obrigado pela dica, vou comprar um e tava pensando em encher até a boca. rsrsrsrrsrsr


abraços

Albarello

Mini lubrificador pneumático

Enviado: 29 Set 2011, 19:40
por Marcos Henrique
Albarello escreveu: Obrigado pela dica, vou comprar um e tava pensando em encher até a boca. rsrsrsrrsrsr


abraços

Albarello
Albarello,
Mesmo enchendo pouco vc vai notar que a máquina tende a absorver todo o óleo do filtro.
Como o Neptuno acima fez a observação, não precisa colocar óleo sempre que for utilizar a ferramenta. As vezes utilizo as minhas sem ter óleo no filtro, porque em tese, ela já foi lubrificada anteriormente.
Deve-se ter o cuidado somente é de não utilizar muitas vezes de maneira contínua sem colocar o óleo.
Ressaltando mais uma vez que existe o óleo apropriado para máquinas pneumáticas. :D