Metais e SoldasAlumínio X Chapa Galvanizada X Parafusos de Inox

Fórum destinado à assuntos relacionados com trabalhos em metais e soldagem.
Salatiel99
GDMista
GDMista
Mensagens: 419
Registrado em: 20 Dez 2014, 11:20
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 53

Alumínio X Chapa Galvanizada X Parafusos de Inox

Mensagem por Salatiel99 » 23 Jul 2017, 18:40

Saudações,
Pretendo colocar uma peça de alumínio (tipo viga) que será apoiada em uma peça galvanizada (estribo).
Já ouvi dizer que parafuso de inox não deve ser usado em peça de alumínio por causar algum tipo de reação (corrosão).
Minhas dúvidas:
Posso usar parafuso inox em alumínio?
Posso usar alumínio em contato com chapa galvanizada?
Em caso negativo que cuidados devo tomar?
Muito agradecido.
Um abraço para todos. :D
Avatar do usuário
Nelson Filho
GDMista
GDMista
Mensagens: 409
Registrado em: 03 Fev 2017, 14:58
Cidade: Campinas
UF: SP
Idade: 59

Re: Alumínio X Chapa Galvanizada X Parafusos de Inox

Mensagem por Nelson Filho » 24 Jul 2017, 03:17

Salatiel99

Boas!

O problema é que o alumínio oxida muito fácil e rápido com mudanças térmicas e de umidade. Apesar de muita gente não saber, ao contato com aço inox ele gera uma reação mais acentuada de oxidação no local de contato do furo a médio prazo. Qdo fazíamos fachadas de prédio que eram geralmente em alumínio, usamos parafusos zincados, galvanizados e rebites de alumínio reforçado.
Vc não disse se o que precisa é de parafuso estrutural ou atarrachante, se for atarrachante; uma dica quando se parafusa o alumínio é melhor usar parafusos de diâmetro maior do que usaria em outras montagens (chapa metálica por exemplo), mais longo, mais parrudos e com um diâmetro maior que o furo que vc fez, tem que entrar bastante justo para não haver ruptura ou espanamento por aperto excessivo...(faça testes com furos de vários diâmetros e teste as rosca em uma peça antes)
Se for uma montagem estrutural vazante é mais tranquilo, não terá problemas com fadiga ou a rosca do material.

Em todas as montagens que eu fazia só usava e só uso até hoje parafusos zincados branco.

Um abraço!
"Seja humilde para admitir seus erros, inteligente para aprender com eles e maduro para corrigi-los."
Editado pela última vez por Nelson Filho em 24 Jul 2017, 13:06, em um total de 1 vez.
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Alumínio X Chapa Galvanizada X Parafusos de Inox

Mensagem por Gerald » 24 Jul 2017, 09:14

Alumínio com aço inox "dá química" :bebado:, ou dito de maneira mais técnica, há forte corrosão do alumínio, principalmente em ambiente úmido.

A corrosão em pares bimetálicos é uma fenômeno eletroquímico: forma-se uma espécie de pilha com correntes elétricas invisíveis.

A corrosão depende dos tipos de metal e da presença, ou não, de líquido condutivo (eletrólito) na junção. O artigo abaixo (em inglês) explica de maneira muito simples e objetiva como ocorre a corrosão em junções de metal. Há uma tabela que mostra que alumínio se dá bem com zinco e ferro carbono, mas não com aço inox, ligas de níquel, titânio e grafite.

http://www.bssa.org.uk/topics.php?article=89

Tabela reproduzida do artigo citado:
Corrosion.jpg
Regras básicas para prever a corrosão:
1) Quando mais próximos/distantes os metais na tabela, menor/maior a corrosão.
2) O metal menos nobre é o que sofre a corrosão.
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Salatiel99
GDMista
GDMista
Mensagens: 419
Registrado em: 20 Dez 2014, 11:20
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 53

Re: Alumínio X Chapa Galvanizada X Parafusos de Inox

Mensagem por Salatiel99 » 24 Jul 2017, 10:08

Saudações Nelson e Gerald,
Muito agradecido pelas respostas de vocês.
Nelson, preciso colocar uma janela blindex em um terraço, só que no vão eu não tenho a viga superior para prender a janela.
Então resolvi usar a solução do link abaixo para evitar usar alvenaria, a diferença para o exemplo do link é que a peça em madeira será substituída por uma peça de alumínio, daí vieram minhas dúvidas. A peça de alumínio tem uma parede de 1/8". Que tipo de parafuso você usaria?

http://www.garraconectores.com.br/cnc20.html

Gerald, li o artigo e entendi que embora haja o risco de corrosão (alumínio X inox X galvanizado) este só seria acentuado se usado parafuso de alumínio em chapa inox, e que o risco maior para o parafuso de inox seria se usado em área próxima de ambiente marítimo.
Então continuo na dúvida se posso usar ou não.

Um grande abraço para vocês. :D :D :D
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Re: Alumínio X Chapa Galvanizada X Parafusos de Inox

Mensagem por rocco » 24 Jul 2017, 10:25

boa duvida, o véio aqui, acreditava que o aluminio era incorrupitivel, durava mais que "eu".
unica coisa que to na duvida é que um vendedor me disse que quanto mais véio mais duro
fica. pois comentei que umas barras guardadas tavam mais dificeis pra serra. que tinha até afiado
a mesma, mas tava do mesmo geito.


rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Avatar do usuário
Nelson Filho
GDMista
GDMista
Mensagens: 409
Registrado em: 03 Fev 2017, 14:58
Cidade: Campinas
UF: SP
Idade: 59

Re: Alumínio X Chapa Galvanizada X Parafusos de Inox

Mensagem por Nelson Filho » 24 Jul 2017, 11:20

Salatiel99 escreveu:Saudações Nelson e Gerald,
Muito agradecido pelas respostas de vocês.
Nelson, preciso colocar uma janela blindex em um terraço, só que no vão eu não tenho a viga superior para prender a janela.
Então resolvi usar a solução do link abaixo para evitar usar alvenaria, a diferença para o exemplo do link é que a peça em madeira será substituída por uma peça de alumínio, daí vieram minhas dúvidas. A peça de alumínio tem uma parede de 1/8". Que tipo de parafuso você usaria?

:D :D :D

Não sei qual é a carga que vc pretende colocar, mas pelo que eu vejo os parafusos são apenas para não deixar que a viga desloque. Parede de alumínio para tubo/viga em 1/8 são relativamente finas, dá pouco fio de rosca. Muito difícil falar algo sem ver, sem estar no local mas batendo de primeira; neste tipo de montagem eu usaria parafusos atarrachantes de cabeça sextavada ou mista, cementado, zincado branco com bitola de pelo menos 1/4 para mais, chegando até 3/8.

-- 24 Jul 2017, 11:44 --
rocco escreveu:boa duvida, o véio aqui, acreditava que o aluminio era incorrupitivel, durava mais que "eu".
unica coisa que to na duvida é que um vendedor me disse que quanto mais véio mais duro
fica. pois comentei que umas barras guardadas tavam mais dificeis pra serra. que tinha até afiado
a mesma, mas tava do mesmo geito.


rocco

Que papo mais louco deste vendedor, nunca ouvi isso. O que faz o alumínio mais duro é a liga de composição e o tratamento térmico que ele recebe. Se ele está guardado e não recebeu nenhum tratamento térmico não tem porque endurecer. As propriedades mecânicas do alumínio não mudam sem tratamentos. Ou a serra está mais cega, ou sua percepção das propriedades mecânicas do seu alumínio mudou.
O alumínio dura bastante mas se deteriora como quase tudo no mundo, isso é um fato.

Brx
"Seja humilde para admitir seus erros, inteligente para aprender com eles e maduro para corrigi-los."
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Alumínio X Chapa Galvanizada X Parafusos de Inox

Mensagem por Gerald » 24 Jul 2017, 12:40

Salatiel99,
Primeiro, uma observação. Quando o artigo fala em "ambiente marinho" (marine environment), penso que está referindo ao contacto direto com a água do mar, não com ar marinho. No Rio de Janeiro há, é claro, uma certa salinidade no ar, mas não creio que isso seja muito preocupante.

Algumas soluções possíveis ao seu problema:

1) Parafuso auto-atarrachante zincado com aplicação de verniz maritimo na cabeça do parafuso para aumentar a longevidade. O zinco e o alumínio são vizinhos na tabela, então a corrosão (do zinco!) esperada é baixa.

2) Parafuso "passante" mais porca, ambos de inox. Usar arruelas de plástico (nylon) para isolar eletricamente a cabeça do parafuso e a porca do contacto com o estribo. Essa solução é a mais robusta do ponto de vista mecânico, pois mesmo que o furo passante na peça de alumínio sofra alguma corrosão com o tempo, não há risco da estrutura cair.
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Re: Alumínio X Chapa Galvanizada X Parafusos de Inox

Mensagem por rocco » 24 Jul 2017, 12:49

é, os vendedores, só querem vender, a pouco tempo tava procurando uma janela e o papo é este,
é pra sempre, é aluminio, num enferruja etc..

por isto que sempre procuro ver os topicos, mesmo que de imediato, num interessa, sempre se
aprende.

rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Salatiel99
GDMista
GDMista
Mensagens: 419
Registrado em: 20 Dez 2014, 11:20
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 53

Re: Alumínio X Chapa Galvanizada X Parafusos de Inox

Mensagem por Salatiel99 » 24 Jul 2017, 15:46

Caro Gerald,
Sinceramente não havia pensado na possibilidade de usar parafuso passante, estou achando ser de fato a melhor maneira.
Fico deveras agradecido pela ajuda de vocês.

Caro Rocco,
Infelizmente, hoje em dia, poucos são os profissionais que sentem orgulho pela profissão e respeito pelos seus clientes.
Não podemos nem mesmo acreditar em diagnóstico médico, o valor do dinheiro já supera o valor da vida humana.
Mas "Os cães ladram e a caravana passa" enquanto existirem uns poucos que ainda tem dignidade pra sobreviver.
Um grande abraço para vocês. :D :D :D
Avatar do usuário
Nelson Filho
GDMista
GDMista
Mensagens: 409
Registrado em: 03 Fev 2017, 14:58
Cidade: Campinas
UF: SP
Idade: 59

Re: Alumínio X Chapa Galvanizada X Parafusos de Inox

Mensagem por Nelson Filho » 24 Jul 2017, 16:46

rocco escreveu:é, os vendedores, só querem vender, a pouco tempo tava procurando uma janela e o papo é este,
é pra sempre, é aluminio, num enferruja etc..

por isto que sempre procuro ver os topicos, mesmo que de imediato, num interessa, sempre se
aprende.

rocco

Rocco

Falando como um serralheiro, comerciante; se eu quisesse vender meu trabalho e lucrar recomendaria caixilhos de alumínio.
Falando como um amigo eu recomendaria chapa metálica.
Por que?
Alumínio não enferruja é verdade mas a resistência é muito baixa se comparada as chapas de aço, frágil; dá muito mais manutenção, oxida e fica feio perdendo o brilho, usa parafusos em vez de solda, não pode ser moldado artisticamente. O grosso do meu trabalho na serralheria de alumínio era manutenção de caixilhos, portas janelas, basculas, fachadas, etc.
Se você coloca um caixilho galvanizado em chapa com adição de cobre vc pode deixar exposto ao tempo 15, 20 anos e o mesmo não enferruja.
A durabilidade é um pouco menor se houver maresia mas peças com boa adição de cobre e pintadas são extremamente duráveis. Na casa de minha mãe existem portas e caixilhos de chapa com 47 anos de idade.
A grande vantagem do alumínio são as construções com baixo peso e maior resistência a maresia, fora isso, só é vantagem para o serralheiro...


Abraços
"Seja humilde para admitir seus erros, inteligente para aprender com eles e maduro para corrigi-los."
Responder