Metais e SoldasAprender o básico

Fórum destinado à assuntos relacionados com trabalhos em metais e soldagem.
Avatar do usuário
Mauricio Fóz
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 2496
Registrado em: 04 Mar 2009, 17:42
Cidade: São Caetano do Sul
UF: SP
Idade: 65

Aprender o básico

Mensagem por Mauricio Fóz » 13 Jun 2017, 00:32

Pessoal,

Algum lugar, video, tutorial ou seja lá o que for para aprender o básico sobre soldagem?
Mauricio Fóz

"Melhor lidar com pessoas ácidas e honestas do que com pessoas doces e hipócritas."

O que nós temos que aprender a fazer, nós aprendemos fazendo.
"Aristóteles"
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Re: Aprender o básico

Mensagem por rocco » 13 Jun 2017, 07:53

na minha lida por aqui, o principal é ter a maquina e nunca mas nunca mesmo usar sem
proteção para os olhos, os sit de fabricantes de eletrodos tem aulas.


rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Avatar do usuário
lc--gdm
GDMista
GDMista
Mensagens: 1350
Registrado em: 29 Dez 2011, 02:24
Cidade: nova friburgo
UF: RJ
Idade: 64

Re: Aprender o básico

Mensagem por lc--gdm » 13 Jun 2017, 08:42

use os EPI e principalmente mascara eletronica que escurece automaticamente - fica tudo mais facil
aprender vendo filmes no youtube ajuda se o filme prestar, mas nao vai ter pratica alguma
eu fiz curso a decadas atras. youtube me ajudou a relembrar coisas

encontrar um soldador perto de voce que queira ajudar depois que tiver ideia da coisa - apenas para tirar duvidas
normalmente o cara precisa trabalhar e nao precisa de ninguem perguntando tudo e atrapalhando
quando eu precisei de um portao na garagem eu fui na oficina do cara e fiquei "ajudando"
isto sim me foi fundamental. grande parte das duvidas nos pequenos detalhes sumiram

por exemplo, nao tenha o pessimo habito de chegar com o rosto com mascara perto da solda - eu fazia sem perceber

nunca serei profissional e nao é este o meu objetivo - so quero resolver os problemas em casa e deu certo

e nao desanime. é mais facil do que parece
alvorada5
GDMista
GDMista
Mensagens: 198
Registrado em: 11 Set 2015, 12:39
Cidade: Palmas
UF: TO
Idade: 55

Re: Aprender o básico

Mensagem por alvorada5 » 13 Jun 2017, 09:51

Eu também estou aprendendo com os vídeos do youtube e na prática.
O que eu recomendo é que não se esqueça de se proteger bem.
Parece brincadeira, mas os respingos parecem procurar aquele único ponto vulnerável que você deixou, e aquilo queima e dói pra valer. Sem contar que um minuto de solda parece com duas horas de exposição ao sol sem protetor solar.
Eu uso, além da máscara automática, luvas, avental e manga de raspa (estes dias vi uma jaqueta de raspa que acho ser bem mais prático, vou acabar comprando), calça jeans e botina (um dia fiz a besteira de começar a soldar de chinelos e um respingo caiu no pé. Que arrependimento!!!).
Agora, dos vídeos que eu vi, nenhum ensinava bem a regular a máquina para a solda, e me parece que isso é só com a prática mesmo. Esse fórum de metais do GDM também já está ajudando. As dicas do Gerald foram muito úteis.
Avatar do usuário
Nelson Filho
GDMista
GDMista
Mensagens: 409
Registrado em: 03 Fev 2017, 14:58
Cidade: Campinas
UF: SP
Idade: 59

Re: Aprender o básico

Mensagem por Nelson Filho » 13 Jun 2017, 12:30

Olá Mauricio,

No youtube tem alguns vídeos que ensinam algumas técnicas, mas não vi nenhum que aborde o tema poça de fusão profundamente.

Apenas uma dica para facilitar, dica essa que eu apreendi 30 anos atrás no curso de soldagem eclética do Senai;
O jeito mais fácil de aprender a soldar não é propriamente soldando, é começar "derretendo" o eletrodo, formando e conhecendo a poça de fusão e o comprimento do arco elétrico. Deles depende uma solda perfeita.

Só depois que vc compreender esse processo inicial é que vc estará apto a soldar, vc aprenderá muito mais rapidamente conhecendo as características da poça de fusão.

O controle da amperagem no material depende de vários fatores mas isso só vem depois, onde entra o comprimento do arco, e a velocidade da solda espessura do material, etc...que estará diretamente ligado ao que vc precisa para executar um bom trabalho. Mas basicamente, a maior parte das pessoas não conseguem fazer um cordão de 5cm porque nem sabem o que significa ou é poça de fusão, pior ainda não tem controle sobre ela ou sobre o comprimento do arco.

Se tiver uma maquina de solda, devidamente equipado com EPIs, mascara principalmente, ajuste sua maquina para mais 120A e numa chapa lisa de no mínimo uns 3mm, nessa amperagem o eletrodo não"gruda e derrete" mais fácil.
O ângulo do eletrodo em relação a peça não é fixo, depende também de vários fatores, do soldador e do comprimento do arco, velocidade solda, etc.

Como disse o lc--gdm, não desanime, soldar eh relativamente facil, com um pouco de treinamento e boa vontade consegue se bons resultados.

Procure apostila da ESAB , leia releia e tente compreender os aspectos envolvidos na solda, principalmente tente derreter o eletrodo sobre a peça para ver na pratica o que é explicado.

Um detalhe importante, não tenha medo da maquina de solda que é um fator limitante a soldagem, só se machuca quem não toma cuidado e não se tem controle sobre o processo, há muitos anos eu não queimo nem o dedo, até mesmo o controle do respingo está ligado a como e em que condições vc executa a solda.
"Seja humilde para admitir seus erros, inteligente para aprender com eles e maduro para corrigi-los."
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Aprender o básico

Mensagem por Gerald » 13 Jun 2017, 14:58

Nelson dá uma orientação importante para os iniciantes: comece com uma chapa grossa, 3mm ou mais. Muita gente quer começar logo com metalon fica desanimado porque metalon é um material complicado de soldar. A parede dos tubos são muito finas e furam com uma facilidade extrema.

Eu gostaria de comentar sobre o ajuste de corrente. Até onde eu sei, não há uma corrente "ótima" para soldar. A corrente utilizável pode ser variada entre amplos limites, dependendo de:
  • 1) espessura do material
    2) grossura do eletrodo
    3) tipo de junção
    4) tipo de acabamento
    5) gosto(!) do soldador
    etc
Cada soldador, cada livro dá uma recomendação diferente para a corrente. Lembre também que os indicadores de corrente das máquinas de solda são muito imprecisos. É perfeitamente possível que o indicador esteja em 100 A quando a corrente real é apenas de 70 A! Por isso, sinta-se livre para experimentar à vontade! Não tenha medo de usar correntes muito maiores ou menores que as recomendadas.

Esta é a tabela de corrente recomendada pela Esab para eletrodos 6013:
Corrente-recomendada---eletrodo-6013.jpg
Segundo a tabela Esab, a corrente recomendada para um eletrodo de 2mm seria de 50 a 70 A. O NPTEL da Índia já dá uma orientação diferente:

"Welding current (A) is generally selected in range of 40-60 times of electrode diameter (mm)."

Segundo o NPTEL a corrente recomendada para um eletrodo de 2mm seria, portanto, de 80 a 120 A. Em minha limitada experiência de soldador, é possível usar correntes de 30 a 120 A com eletrodos de 2 mm, dependendo do que você deseja fazer!

Se tiver que "errar", melhor errar com corrente maior, principalmente se o soldador for iniciante. As consequências de se usar corrente maior são as seguintes:
  • 1) maior fácilidade para abrir arco :-]blz
    2) solda mais líquida :-]blz
    3) melhor acabamento (solda mais 'bonita") :-]blz
    4) poça (cordão) de solda mais larga e mais baixa :-]blz
    5) menos inserção de escória :-]blz
    6 ) maior penetração :-]blz
    7) maior facilidade de furar chapa fina ou derreter bordas e cantos :{tamal
Como se vê, corrente maior praticamente só tem vantagens. A desvantagem é que fica mais fácil de furar o material, principalmente as chapas finas. Com metalon, essa é uma preocupação constante.

regra é: use a máxima corrente que permita controlar a ocorrência de furos. Não caia no erro de usar uma corrente muito baixa na vã tentativa de fazer cordão longo sem furar metalon. Com metalon, você deve aprender a técnica de solda-e-para, solda-e-para, mas a corrente não deve ser baixa demais, principalmente nas soldas em ângulo.
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
sandrozc
GDMista
GDMista
Mensagens: 283
Registrado em: 08 Abr 2015, 11:47
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim - ES
Idade: 53

Re: Aprender o básico

Mensagem por sandrozc » 13 Jun 2017, 15:12

Indico este youtuber
google.com.br/url?sa=t&rct=j&q= ... l8EdJF_02g

e as apostilas da Esab, como dito acima.
Avatar do usuário
Nelson Filho
GDMista
GDMista
Mensagens: 409
Registrado em: 03 Fev 2017, 14:58
Cidade: Campinas
UF: SP
Idade: 59

Re: Aprender o básico

Mensagem por Nelson Filho » 13 Jun 2017, 18:49

Gerald escreveu:Nelson dá uma orientação importante para os iniciantes: comece com uma chapa grossa, 3mm ou mais. Muita gente quer começar logo com metalon fica desanimado porque metalon é um material complicado de soldar. A parede dos tubos são muito finas e furam com uma facilidade extrema.
É verdade, metalon 1,2mm fura fácil, mas existem outras opções de parede, recomendo quem está começando e quer executar algum trabalho em metalon não deixe de tentar fazer por inexperiência, apenas utilize o esquema "2x2" (2mm parede x eletrodo de 2mm) dá pra fazer grandes e resistentes montagens com essa dupla.

Como disse o Gerald os ajuste de corrente variam, e as maquinas também variam; basicamente um ajuste entre 60A até uns 100A geralmente dá pra fazer boas soldas com penetração e sem mordeduras utilizando eletrodos de 2mm. Mas Isso vc vai descobrir apenas por tentativa e erro.

Se vai trabalhar com materiais de até 3mm, use eletrodos de 2mm, são mais fáceis de trabalhar, exigem menores amperagens com menores taxas de deposição. Se precisa fazer um enchimento utilize de 3,25mm.

Se vc tiver uma maquina com CC e quer soldar um material um pouco mais fino, coloque o eletrodo (6013) no negativo, facilitará um pouco a soldagem evitando que perfure. Porém, a taxa de deposição será maior.

Quem está começando não tem estufa, e também na solda em casa não é necessário, basta manter seus eletrodos em um saco plástico vedado, livre do contato com o ar se tiver um soprador térmico utilize para secar o o eletrodo imediatamente antes do uso, com certeza vc terá resultados bastantes satisfatórios com menos respingos.

Brx a todos!
"Seja humilde para admitir seus erros, inteligente para aprender com eles e maduro para corrigi-los."
jroberto2013
GDMista
GDMista
Mensagens: 417
Registrado em: 14 Jun 2013, 20:06
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 59

Re: Aprender o básico

Mensagem por jroberto2013 » 13 Jun 2017, 21:01

Maurício,

Um canal que aprendi bastante coisa foi o F1 Joaquin, neste playlist: . É falado em espanhol. mas dá pra entender a maior parte. O Brasil Welds que foi indicado acima também foi muito instrutivo.


José Roberto
Avatar do usuário
Mauricio Fóz
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 2496
Registrado em: 04 Mar 2009, 17:42
Cidade: São Caetano do Sul
UF: SP
Idade: 65

Re: Aprender o básico

Mensagem por Mauricio Fóz » 14 Jun 2017, 01:26

Agradeço a todos pelas dicas, estou tomando contato com todas as sugestões dadas.
Mauricio Fóz

"Melhor lidar com pessoas ácidas e honestas do que com pessoas doces e hipócritas."

O que nós temos que aprender a fazer, nós aprendemos fazendo.
"Aristóteles"
Avatar do usuário
lc--gdm
GDMista
GDMista
Mensagens: 1350
Registrado em: 29 Dez 2011, 02:24
Cidade: nova friburgo
UF: RJ
Idade: 64

Re: Aprender o básico

Mensagem por lc--gdm » 14 Jun 2017, 09:15

como sabem, nao sou e nunca serei pro nesta area. mas tenho problemas em casa. pagar para fazer nao tem como

espero que meus erros sirvam para que outros acertem

o problema como sempre é o custo
comprar o material sem saber o que vai dar depois me deixava em panico
foi igual no inicio comprando madeiras... QUAL comprar? depois aprende
comecei fazendo coisas muito pequenas. grades, portas pequenas de grade, etc

chapa grossa é mais facil porem a chapa fina é menos caro
metalon é muito util - se comecar com ele provavelmente vai se aborrecer mas vai ter que apanhar e aprender

metalon e chapa fina sao uma porcaria para soldar. fura. aceite como normal. evite furar e esconda o erro depois
eu somente consigo unir com pontos espacados. fazer cordao eu nao consigo. depois, plastic nos furinhos eventuais. lixou, pintou sumiu
consegui resultados melhores depois que parei de repetir os meus erros. se algo deu errado, tenta diferente. erros novos :D

me corrijam se nao é assim ou se tem solucao melhor- furinhos que sao maiores eu coloco um pedacinho de eletrodo sem capa ou um pedacinho de chapa em cima e soldo por cima. derrete tudo e tapa o furo. depois, lixa flap em cima nivela bem. ate funciona

ja peguei cadeira de metal no lixo para tentar consertar - é quase impossivel de tao fina. mas serviu como aprendizado

esmerilhadeira com lixa flap é otima mas dependendo da roubalheira sai caro. precisa procurar bem aonde comprar o flap

escadas retas sao fantasticas de fazer. sai barato! os degraus existem prontos a venda. coloca as laterais e problema solucionado
escada espiral nao. sao perigosas e bem diferentes

eletrodo cheio de umidade espirra para todo lado. como marcelo falou, soprador termico nele antes de usar

dependendo da aplicacao - do uso final da peça - as coisas mudam drasticamente (deveria ser obvio mas...)
num portao, a solda nao precisa ser continua. pequenos cordoes de solda funcionam perfeitamente e voce economiza muito em tudo. num casco de navio nem tanto.

chinelo é menos pior do que tenis. com chinelo me queimo mas sacudindo o pé a coisa voa. quando um tasco em braza cai dentro do tenis fica queimando ate o fim preso entre o tenis e o pé!.... ok. ok. eu sei que o certo é usar bota com polainas

comprar ferro velho eventualmente sai mais caro que ferro novo - isto é ridiculo mas acontece

cuidado com galvanizado. aquela fumacinha que sai dele ao soldar é nao coisa do bem nao!!!
sempre mantenha o rosto longe da solda - chegar perto para olhar melhor vai estragar a mascara com respingos e eventualmente te matar

sempre espancar a escoria. use um martelinho pequeno e escova de aço. escoria nao solda por cima. precisa ser removida apos fazer o que ela foi feita para fazer - *** acho *** que evita o oxigenio de entrar na solda ainda quente.

eu uso PCF como anti ferrugem. funciona muito bem. os outros equivalentes que testei foram todos uma porcaria. depois fundo e tinta a oleo por cima

o que eu acho mais importante é que morando numa casa, tem muita coisa que poderia ser feita de metal. pagar por tudo fica impossivel. nao tenho como. (re)aprender fazer foi o caminho. dá trabalho e o resultado foi satisfatorio com baixo custo. e ainda tem a realizacao pessoal que nao tem preco
acir007
GDMista
GDMista
Mensagens: 235
Registrado em: 08 Abr 2009, 18:41
Cidade: uberaba/mg
Idade: 63

Re: Aprender o básico

Mensagem por acir007 » 14 Jun 2017, 12:55

Eu também estou querendo aprender sobre soldas.
Alguns video de solda mig.



Avatar do usuário
Robson Vieira
GDMista
GDMista
Mensagens: 407
Registrado em: 02 Jul 2013, 22:01
Cidade: sao jose dos campos sp
Idade: 54

Re: Aprender o básico

Mensagem por Robson Vieira » 18 Jun 2017, 17:18

sandrozc escreveu:Indico este youtuber
google.com.br/url?sa=t&rct=j&q= ... l8EdJF_02g

e as apostilas da Esab, como dito acima.

aprendi muito com os vídeos deste youtuber
Avatar do usuário
henriqueyasuo
Membro
Membro
Mensagens: 30
Registrado em: 30 Mai 2016, 17:21
Cidade: Cristais Paulista
UF: SP
Idade: 40

Re: Aprender o básico

Mensagem por henriqueyasuo » 29 Ago 2017, 08:47

lc--gdm escreveu: chapa grossa é mais facil porem a chapa fina é menos caro
Uma dúvida de quem pretende começar: Como e onde (que tipo de lojas) comprar chapas? A idéia é fazer uma churrasqueira.

abs!
Be. Here. Now.
Avatar do usuário
lc--gdm
GDMista
GDMista
Mensagens: 1350
Registrado em: 29 Dez 2011, 02:24
Cidade: nova friburgo
UF: RJ
Idade: 64

Re: Aprender o básico

Mensagem por lc--gdm » 29 Ago 2017, 10:34

eu encontrei dando cabecada
na minha cidade tem apenas 2 empresas de material ferroso

uma pessima mesmo. porqueira bagunçada e me largaram falando sozinho 2 vezes. nunca mais voltei la
me divirto com vendedor burro que vive de comissao e nao quer vender - talvez seja mais barata?

outra super atenciosa com pessoas que ajudam e explicam aos clientes - talvez seja mais cara?
geralmente carrego no meu carro e tenho desconto do frete gratis (nada é gratis)
cortar é pago mas cortar ao meio para caber na pickup nao é cobrado
pagar a vista sempre gera desconto

adivinha em qual eu compro sempre?

vai ter que procurar na sua regiao e se possivel tambem perguntar a alguem que trabalhe nisto
Avatar do usuário
Nelson Filho
GDMista
GDMista
Mensagens: 409
Registrado em: 03 Fev 2017, 14:58
Cidade: Campinas
UF: SP
Idade: 59

Re: Aprender o básico

Mensagem por Nelson Filho » 05 Set 2017, 14:37

henriqueyasuo escreveu:
lc--gdm escreveu: chapa grossa é mais facil porem a chapa fina é menos caro
Uma dúvida de quem pretende começar: Como e onde (que tipo de lojas) comprar chapas? A idéia é fazer uma churrasqueira.

abs!
Procure empresas de corte e dobra de chapas, (dizendo isso como um serralheiro pode parecer até esquisito) no entanto não recomendo fazer churrasqueira de chapa a menos que vc revista com plaquetas de refratário. Uma alternativa infinitamente mais durável, profissional e barata é fazer uma estrutura de cantoneira reforçada e ferro "T" com encaixe para plaquetas refratarias (R$3,00cada) do que usar uma chapa de 4,0mm de aço que tem vida limitada se o uso for constante. O único problema que eu vejo neste tipo de construção usando plaquetas e ferro é que ela vai durar praticamente toda sua existência.

Brx!
"Seja humilde para admitir seus erros, inteligente para aprender com eles e maduro para corrigi-los."
Avatar do usuário
henriqueyasuo
Membro
Membro
Mensagens: 30
Registrado em: 30 Mai 2016, 17:21
Cidade: Cristais Paulista
UF: SP
Idade: 40

Re: Aprender o básico

Mensagem por henriqueyasuo » 05 Set 2017, 15:35

Nelson Filho escreveu:
Procure empresas de corte e dobra de chapas, (dizendo isso como um serralheiro pode parecer até esquisito) no entanto não recomendo fazer churrasqueira de chapa a menos que vc revista com plaquetas de refratário. Uma alternativa infinitamente mais durável, profissional e barata é fazer uma estrutura de cantoneira reforçada e ferro "T" com encaixe para plaquetas refratarias (R$3,00cada) do que usar uma chapa de 4,0mm de aço que tem vida limitada se o uso for constante. O único problema que eu vejo neste tipo de construção usando plaquetas e ferro é que ela vai durar praticamente toda sua existência.
Nelson, a ideia é essa mesmo que você citou, imaginei fazer uma estrutura caixote que seria forrado por dentro com os refratários.

Deixando claro que ainda é só uma ideia, que nem a máquina de solda eu comprei ainda, não tenho noção de peso do material e é bem provável que esteja pensando em algo que são seja tão funcional ou executável.

Agradeço a atenção!

Abs!
Be. Here. Now.
Avatar do usuário
Nelson Filho
GDMista
GDMista
Mensagens: 409
Registrado em: 03 Fev 2017, 14:58
Cidade: Campinas
UF: SP
Idade: 59

Re: Aprender o básico

Mensagem por Nelson Filho » 06 Set 2017, 23:38

Ok Henrique

Todo produto parte de uma idéia, o amadurecimento da mesma é que se concretiza em uma ação.

Existe serralheria sem solda, e existe também "serralheiro profissional" que não sabe disso, rsrsrsrs, nem é preciso ter maquina de solda para executar um serviço de serralheria, mas dá um pouco de trabalho e exige também um pouco mais de conhecimento. Dá para fazer uma estrutura de churrasqueira cortando espigas na ponta e rebatendo dentro de furos ou furando e parafusando, obviamente mais trabalho que soldar, mas era assim que se fazia no passado.

Uma churrasqueira de aço e bloquetes/plaqueta é bem funcional e executável, cada plaqueta pesa 1,400g tendo 22x11cm. Montei uma para um cliente de 68 x 34 x 25 (de altura da grelha) não me lembro bem mas acho q foram 27 plaquetas com um peso aproximado de 50Kg com a estrutura...Fiz a estrutura e montei no local as plaquetas. Assa carne com grande capacidade em pouquíssimo tempo.

Não difícil basta estudar e começar a rabiscar... precisando de ajuda dá um grito, abraço!
"Seja humilde para admitir seus erros, inteligente para aprender com eles e maduro para corrigi-los."
Responder