Metais e SoldasMestre do metal - You Tube

Fórum destinado à assuntos relacionados com trabalhos em metais e soldagem.
Avatar do usuário
Andrade Mendes
GDMista
GDMista
Mensagens: 2879
Registrado em: 16 Dez 2013, 11:10
Cidade: São Paulo
UF: SP
Idade: 79

Mestre do metal - You Tube

Mensagem por Andrade Mendes » 09 Jun 2017, 09:43

Olá meus amigos,


Solda é com este cara, faz coisas incríveis, começou a vida como serralheiro.

Abração

Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Mestre do metal - You Tube

Mensagem por Gerald » 09 Jun 2017, 21:23

Prezado Andrade Mendes,
Os americanos não tem medo de "por a mão na massa". Os EUA tem uma cultura técnica e tecnológica muito forte. Foram justamente os pais, avós, bisavós de pessoas como o cara do vídeo que construíram a indústria do aço, as máquinas e ferramentas que fizeram dos EUA uma potência técnica e econômica. O rapaz do vídeo está apenas levando para a frente o legado das gerações anteriores. Praticamente tudo o que os americanos usam hoje na indústria foram inventados por eles, desde a broca helicoidal até as máquinas de controle numérico. E nós pobres brasileiros, o que fizemos para ter o direito de usar ferramentas modernas, boas e baratas? :frown: :frown: :frown:

Ah, lembrei de uma ferramenta brasileira boa! Enxadas e enxadões Bellota são exportadas para os EUA! :brasil:
Imagem

Confira aqui: http://www.easydigging.com/tools/bellotto.html

Mas, espere um pouco... Bellota é um empresa criada pelo espanhol Patricio Echeverría Elorza em 1904! Não é brasileira de origem:
http://www.bellota.com/BR/pt/grupo-corp ... a-historia

(suspiro) ... nem enxada sabemos fazer direito... :frown: :frown: :frown:
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Avatar do usuário
Andrade Mendes
GDMista
GDMista
Mensagens: 2879
Registrado em: 16 Dez 2013, 11:10
Cidade: São Paulo
UF: SP
Idade: 79

Re: Mestre do metal - You Tube

Mensagem por Andrade Mendes » 10 Jun 2017, 00:27

Caro Gerald,

Aqui no Bréjil, estes utensilios e outros, tiveram seus primórdios na Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema, 1810 / 1826, localizada em Iperó , próxima a Sorocaba, hoje, um local ótimo para se visitar, construções muito interessantes.

Abração
http://www.abmbrasil.com.br/quem-somos/ ... as-usinas/

Imagens:
https://www.google.com.br/search?q=faze ... 79&bih=622
Avatar do usuário
Grego1
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 4410
Registrado em: 05 Ago 2012, 21:32
Cidade: sao paulo
UF: SP
Idade: 48

Re: Mestre do metal - You Tube

Mensagem por Grego1 » 10 Jun 2017, 11:25

Muito legal o trabalho dele,faz o Diresta parecer hobbista iniciante rsssrr


Abraço
Criar e sonhar e sem limites!
Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você.

Imagem
(sou Grego, meu português e melhor do que teu grego! abraço)
Avatar do usuário
Nelson Filho
GDMista
GDMista
Mensagens: 409
Registrado em: 03 Fev 2017, 14:58
Cidade: Campinas
UF: SP
Idade: 59

Re: Mestre do metal - You Tube

Mensagem por Nelson Filho » 10 Jun 2017, 15:18

Nós brasileiros poderíamos fazer coisas em aço ou transformações tão boas ou até superiores aos que os gringos fazem, mas aí vem a pergunta: Pra que?
Sempre customizei e modifiquei carros e motocicletas paralelamente a minha empresa de serralheria industrial em que eu fabricava trailers e estruturas. Alguns anos anos atrás eu montei alguns chassis para replicas de Lotus Seven. Pois bem, respondendo a questão que eu mesmo levantei dou a resposta: Pra nada, para ter que desmontar todo o trabalho, vender as peças e reaproveitar o que dava.
Infelizmente o Brasil é um pais extremamente contraditório, tem leis bastantes rígidas e burocráticas que não funcionam, que só servem para atrapalhar o cidadão bem intencionado.
O brasileiro tem vontade de fazer coisas, o q ele não tem é meios. Não tem recursos financeiros, tecnologia, ferramentas, apoio de leis e regulamentos que o incentivem a criar, pelo contrário; cada dia que passa tudo fica mais difícil para quem quer produzir.
Por que vou gastar minha grana escassa, meu tempo num projeto que não será aprovado? que não irá rodar? É complicado ser brasileiro...

Independente do gosto de cada um, mas apenas para exemplificar, hoje vc não consegue nem modificar um fusca e documentar como baja buggy. A quantidade de documentos, vistorias, inspeções e taxas tornam inviável fazer qualquer modificação mesmo que seja para melhor.
Ai vem o cidadão diretor do órgão de transito dizer que tudo que se exige “evita acidentes fatais nas ruas brasileiras” Como se fosse o veiculo que matasse e não quem está atrás do volante.
Uns 2000 anos atrás um certo galileu disse: “Coam se mosquitos e engole se o camelo.”

Cada dia que passa aumentam se as exigências para a produção de protótipos, hoje vc não consegue montar um sem ABS e airbag entre outras coisas, como se estes equipamentos evitassem os acidentes.
Se vc prestar atenção aos graves acidentes que passam na TV verá que os carros que matam, destroem postes, pontos de ônibus, atropelam pessoas, são carros potentes, modernos nas mãos de pessoas inconseqüentes.
Faz tempo que eu não vejo um antiquado opala, fusca ou uma Kombi envolvido em um acidente grave, e os mesmo não possuem os equipamentos exigidos por lei para homologação de uma licença especial de protótipos.
Eu trabalhava em desembaraço alfandegário para uma empresa prestava serviços para uma grande montadora de veículos nacional, havia um lobby para aprovação de mudanças na legislação de inclusão de tecnologia de fabrica; isso já existia nos anos 80 e existirá para que grandes conglomerados monopolizem cada vez mais esse mercado. Alguns modelos chineses, ainda não estão aptos a entrar em nosso mercado porque ainda na se adequaram a nossa legislação. Imagina então para nós mortais construirmos nossos protótipos?

Como eu disse antes, complicado viver nesse país. Poderíamos estar lá em cima, no topo pois vontade, determinação, inteligência e criatividade não nos faltam, nos faltam novos políticos com novas cabeças comandando esse pais.
Dê nos 50% das facilidades que tem os americanos e a eles 50% de nossas dificuldades, e vc verá em pouco tempo quem que se sobressai.
Obviamente os americanos tem uma cultura forte em relação construção industrial, mas isso não é tudo, eles tem os meios que nós e muitos outros países não tem.

Como bem disse o Gerald, não inventamos ou produzimos quase nada em inovação, mas também não houve desejo que produzíssemos coisa alguma; nunca houve dos governos incentivo, educação e desejo que fôssemos totalmente independentes e criássemos nossa própria tecnologia.
Existe uma piada inglesa que diz que o americano nada mais é que um "inglês de segunda categoria". Se isso é verdade; nós somos "um português de segunda categoria", o que é pior ainda, guardando se as ressalvas de alguns portugueses rsrsrsrsrsrs (calma, sou descendente direto de portugueses, rsrsrsrs).
Ao contrario dos ingleses que foram colonizar a América, ao Brasil vieram as caravelas com os caras querendo fugir ou explorar, explorar e explorar, a "segunda categoria" de um cidadão deste naipe e com essa mentalidade, perpetuando essa ideia por séculos deu no que deu, rsrsrsrsrs

O Brasil devidamente desburocratizado, educado e incentivado a produzir poderia ser uma potencia... Quem sabe para as gerações futuras isso mude, mas não a curto prazo.
Meu filho de 12 anos que me viu picar meu ultimo chassis para aproveitar o metalon, já sabe e compreendeu as dificuldades que é viver aqui e tentar produzir algo sem as bênçãos da legislação. E disse: "Pai quero morar em outro país"...É isso, estamos criando uma geração de desiludidos.
Sonhamos porque vivemos, nunca deixemos de sonhar porque isso prova estamos vivos, mas dura tarefa é levantar da cama, rsrsrsrsrs

De certa forma, para quem gosta de construção, customização e inovação; esse programas do Discovery turbo e outros da franquia, só nos fazem sentir indignação, não por sermos quem somos, mas por vivermos onde vivemos.
Se o próprio Gurgel, o "Tucker brasileiro", a quem eu admiro profundamente teve um sucesso apenas relativo, irremediavelmente destruído pela burocracia, lobby de empresas e governo corrupto, imagine nós ou as nossas próximas gerações o que nos aguarda.

Quero dizer aos amigos que não sou pessimista, pelo contrário, ainda tenho alguns projetos. Só que como andam as coisas, não sei haverá tempo na minha finita vida para conclui los.

Brx a todos
"Seja humilde para admitir seus erros, inteligente para aprender com eles e maduro para corrigi-los."
Editado pela última vez por Nelson Filho em 10 Jun 2017, 19:10, em um total de 3 vezes.
Avatar do usuário
Andrade Mendes
GDMista
GDMista
Mensagens: 2879
Registrado em: 16 Dez 2013, 11:10
Cidade: São Paulo
UF: SP
Idade: 79

Re: Mestre do metal - You Tube

Mensagem por Andrade Mendes » 10 Jun 2017, 18:16

Caro Nelson,

Estamos num país em que um tribunal, que por si só já é uma excrescência, absolve réus por excesso de provas.

Aqui, as administrações públicas de qualquer instância, só existem para achacar os contribuintes.

Meu filho, disse o mesmo e foi embora, esta no Canadá, é formado em administração de empresas pela PUC, tem pós feita lá, trabalha como peão, não volta mais, já esta fora há treis anos.

Abração
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Mestre do metal - You Tube

Mensagem por Gerald » 10 Jun 2017, 21:51

Andrade Mendes escreveu:Aqui no Bréjil, estes utensilios e outros, tiveram seus primórdios na Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema, 1810 / 1826, localizada em Iperó , próxima a Sorocaba, hoje, um local ótimo para se visitar, construções muito interessantes.
Prezado Andrade Mendes,

Excelentes referências históricas.
Eu ainda tenho alguns parentes em Sorocaba. Meu pai chegou a construir uma casa em Sorocaba, mas nunca nos mudamos para lá. Um tio de Sorocaba trabalhou como soldador na Estrada de Ferro Sorocabana. Quando era jovem, depois da Segunda Guerra, ele ganhou um bom dinheiro montando rádios, que comprava em forma de kit na Rua Santa Ifigênia em São Paulo.

Antigamente, havia dois tipos de ferramentas: as boas e as ruins. As boas eram importadas da Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos. As ruins eram fabricadas localmente. Então quando alguém dizia, por exemplo: "Esta tesoura é nacional", tudo mundo entendia que a tesoura era de baixa qualidade. Meu tio, o soldador da Sorocabana, gostava de dizer quando uma ferramenta era muito, muito ruim: essa ferramenta é "nacional brasileira". :>:

Nelson Filho escreveu: nunca houve dos governos incentivo, educação e desejo que fôssemos totalmente independentes e criássemos nossa própria tecnologia.
Na verdade, por um bom tempo o Brasil tentou promover a industrialização e criar a sua própria tecnologia através do fechamento das importações. Esse período começa com a política de substituição de importações do governo Vargas e vai até a abertura do mercado nacional no governo Collor. Na fase mais recente desse período, o Brasil criou:
  • 1) o Sistema Telebrás para desenvolver as telecomunicações
    2) a reserva de Infomática para desenvolver computadores
    3) a Zona Franca de Manaus para desenvolver eletrônica de consumo
    4) a Embraer para desenvolver aviões
    5) etc.
Com se diz "de boas intenções o inferno está cheio". Algumas dessas medidas foram um desastre, em particular o sistema Telebrás e a reserva de Informática, que tiveram que ser demolidos às pressas para destravar o país.

O problema atual do Brasil é a falta de produtividade da economia. A infraestrutura está sucateada. Um bom exemplo são os correios que levam 15 dias para entregar um produto. Mas a culpa não é só do governo; a cultura do trabalho está em crise. As pessoas não querem mais trabalhar. Basta ver o que acontece quando ocorre um feriado na terça ou na quinta-feira. A mentalidade de "emendar feriado" virou uma coisa tão natural... :roll:
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Avatar do usuário
Nelson Filho
GDMista
GDMista
Mensagens: 409
Registrado em: 03 Fev 2017, 14:58
Cidade: Campinas
UF: SP
Idade: 59

Re: Mestre do metal - You Tube

Mensagem por Nelson Filho » 11 Jun 2017, 18:07

Andrade Mendes

Sim é uma vergonha o que presenciamos essa semana. Tratam a sociedade brasileira como se fôssemos verdadeiros palhaços e não ficam nem com a cara vermelha pelas atitudes indecentes que tomam.

Certo fez seu filho e com certeza farei de tudo para que o faça o mesmo.

Seu fosse uns 20 anos mais novo com certeza faria a mesma coisa. Quando eu estava pensando em ir embora do Brasil com 26 anos, conheci minha esposa, ai foi tudo pro brejo, rsrsrsrsrs

_________________________________________________

Gerald

No passado, o Brasil nunca “teve sorte” de ter um governo que realmente se preocupasse em conduzir seus caminhos para o progresso... Desde que era uma colônia proibida de produzir por Portugal, até uma fase mais recente como na republica das oligarquias com a clara vocação ao agronegócio, nosso país é conduzido e governado apenas para minorias e seu interesses específicos, no caso era o café. Diferentemente de outros países onde governaram para o bem da nação e crescimento, o Brasil governou para os latifundiários e minorias. (vide JBS) Realmente houve uma época que as commodities nos fizeram grande e não se sentia falta da industrialização tal como na Europa, tanto que o fluxo de imigração no final do século 19 só foi menor do que nos EUA. Só que o tempo passou e ficamos parados vivendo de vender as nossas riquezas ao invés de produzi las através da industrialização. (vide nióbio)

A culpa sempre foi de nossos governantes, Getúlio até conseguiu algum sucesso mas começamos muito tarde, com quase 200 anos de atraso.
O que me preocupa é que existe uma divergência ideológica tão grande no Brasil de hoje, que parece quase impossível que algum futuro governante ou governo consiga unanimidade em políticas que possam nos levar ao crescimento como todos gostariam e merecemos.

Quanto a questão de trabalharmos pouco concordo com vc, mas faço uma observação:
O Japão tem a carga laboral mais elevada do mundo, pessoas literalmente morrem lá de tanto trabalhar, privando se do sono. Mesmo tendo essa imensa carga de trabalho, entre os países do G7 é o país menos eficiente em produtividade.
Isso prova que a carga maior de trabalho, efetivamente não se traduz em eficiência.

O pobre brasileiro, se lhe fosse solicitado que trabalhasse sem férias e combinado sem 13º, a maior parte trabalharia de bom grado, o coitado nem trabalho tem. Eu mesmo trabalhei anos sem férias e não morri, pois não havia quem pudesse me substituir, recebi muito bem por isso é verdade, mas eu trabalhei de comum acordo contrariando a lei vigente. Nos EUA não tem “as leis que nós protegem”, mesmo assim todo mundo quer ir pra lá, por que será?
Sou da seguinte opinião, a reforma trabalhista tem que sair, o 13° deveria ser cortado, não trabalha não deve receber, foi instituído em outra época e perdeu o sentido. Sem ele e com ajustes corretos entre patrões e empregados (sem intervenção dos sindicatos) a fila de desempregados cairia em milhões.
A pergunta é; o governo vai aguentar a pressão dos sindicatos, terá força para resistir?
Para finalizar, sobre os Correios; Minha empresa prestou serviços diretamente a atividade fim dos Correios de 1994 a 2002, nessa época tínhamos um dos melhores Correios do mundo, vc recebia uma carta registrada da Alemanha em apenas 4 dias.
Em 2002 qdo entrou o PT, tudo mudou; começou o sucateamento imediatamente. Encerraram contratos com quase todos os prestadores (inclusive eu) e baixaram a qualidade sucateando tudo...Isso ocorreu até recentemente qdo mudou de Dilma para Temer. Pra ser bem sincero, senti uma leve melhora no serviço nos 2 últimos meses, mas converso bastante com os entregadores, nem eles acreditam que irá melhorar e estão com medo de perderem seus empregos. Creio que agora não haja mais recuperação que não seja a privatização, o próprio Guilherme Campos já disse isto. É uma pena infelizmente.

Brx
"Seja humilde para admitir seus erros, inteligente para aprender com eles e maduro para corrigi-los."
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Mestre do metal - You Tube

Mensagem por Gerald » 12 Jun 2017, 11:36

Nelson,
Os problemas do Brasil são imensos e complexos. O povo não deveria esperar tanto do governo. Nos países mais desenvolvidos, em especial nos EUA, o povo não enxerga o governo como um "pai" que vai resolver todos os problemas das pessoas. Em particular, por lá ninguém quer um governo que se sente no direito de interferir em todos os aspectos da vida das pessoas.

No Brasil de hoje, até as "elites" estão desnorteadas. Basta ver que os três poderes da República estão se agredindo como se fosse uma briga de quadrilhas. E o povo assiste perplexo de longe...

Voltando ao que interessa, apesar dessa turbulência política e estagnação econômica, nunca as pessoas tiveram acesso a tanta variedade de ferramentas e máquinas de qualidade e preço razoável. Não faz muito tempo, ter uma furadeira elétrica com controle de velocidade era "um luxo". Hoje, quem quiser trabalhar com madeira e metal tem, pelo menos, acesso a ferramentas apropriadas. O que os profissionais precisam agora é aprender a fabricar produtos de qualidade e baixo preço. Para isso, as palavras chaves são: criatividade, qualidade e produtividade. As ferramentas fornecem a produtividade, mas a criatividade e a qualidade vêm do esforço e da inteligência do profissional.
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Re: Mestre do metal - You Tube

Mensagem por rocco » 12 Jun 2017, 15:25

hiii, sês falaram tudo, só me resta dizer, tão malhando em ferro frio.

e olha que nu me considero pessimista, apenas realista.


rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Mestre do metal - You Tube

Mensagem por Gerald » 12 Jun 2017, 22:03

rocco escreveu: hiii, sês falaram tudo, só me resta dizer, tão malhando em ferro frio.
rocco, há dois tipos de ferreiros:

1) o pessimista:
Imagem

2) o otimista
Imagem

chope: chope: chope:
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Re: Mestre do metal - You Tube

Mensagem por rocco » 12 Jun 2017, 23:09

Gerald, tem de se por a caricatura do pessimista, gordo, barbudo, puxando pra antipatia
e o palhaço do otimista tudo ao contrario, se v~e a injustiça, o preconceito, ja começa ai.

mas me considero otimista, até quando vou pescar uso anzol sem isca, pego menos, mas de vez em quando pego um.


rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Mestre do metal - You Tube

Mensagem por Gerald » 13 Jun 2017, 11:59

Sobre o otimista e o pessimista
Os parágrafos finais do livro de David S. Landes(*) são muito interessantes:

"Estamos vivendo, sem dúvida, numa época de sobremesa. Queremos que as coisas sejam doces; muitos de nós trabalhamos para viver e vivemos para ser felizes. Nada há de errado nisso; só que isso não promove uma alta produtividade. Queremos alta produtividade? Então devemos viver para trabalhar e obter a felicidade como um subproduto.

Não é fácil. As pessoas que vivem para trabalhar são uma pequena e afortunada elite. Mas é uma elite aberta aos recém-chegados, aos auto-selecionados, a espécie de gente que destaca e enaltece o positivo. Neste mundo, os otimistas vencem, não porque estejam sempre certos, mas porque são positivos. Mesmo quando erram, são positivos, e esse é o caminho da realização, correção, aperfeiçoamento e sucesso. O otimista educado, de olhos abertos, compensa; o pessimismo só pode oferecer a consolação vazia de estar certo.

A única lição que se destaca é a necessidade de continuar sempre tentando. Nada de milagres. Nada de perfeição. Nenhum
milênio. Nenhum apocalipse. Devemos cultivar uma fé cética, evitar dogmas, ouvir e observar bem, procurar e esclarecer metas, os melhores escolhem o meio.

    • Eu vos propus a vida e a morte, a bênção e a maldição.
      Escolhe a vida, para que vivas, tu e a tua posteridade
      • Deuteronômio, XXX:19"


----------------------------------------------------------------


(*) "Riqueza e a Pobreza das Nações - Porque algumas nações são tão ricas e outras tão pobres" do historiador David S. Landes.
É um livro grande, 760 paginas, mas de fácil leitura. No Google books, versão truncada em português:
https://books.google.com.br/books?id=aa ... es&f=false

Versão PDF completa em inglês:
https://tsu.ge/data/file_db/faculty_hum ... ations.pdf
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Avatar do usuário
rocco
GDMista
GDMista
Mensagens: 6134
Registrado em: 28 Mai 2009, 11:38
Cidade: RIBEIRAO PRETO/SP
Idade: 75

Re: Mestre do metal - You Tube

Mensagem por rocco » 13 Jun 2017, 12:18

Gerald

boa citação, mas num quer dizer que é a verdade geral, é a dele e de quem aceita.

mas continuo otimista, sei que no final vai dar tudo certo,

agora o que gosto no pessimista é que ele amarra com arame, igual o otimista, mas por via das duvidas
põe um parafuso passante e uns dois pingos de solda.+


rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser, gente, na vida.
Responder