Metais e Soldasmaquina a transformador - alteracao

Fórum destinado à assuntos relacionados com trabalhos em metais e soldagem.
Avatar do usuário
lc--gdm
GDMista
GDMista
Mensagens: 1350
Registrado em: 29 Dez 2011, 02:24
Cidade: nova friburgo
UF: RJ
Idade: 64

maquina a transformador - alteracao

Mensagem por lc--gdm » 02 Jun 2017, 19:20

aviso antecipadamente que eu considero fazer isto abaixo errado
mas eu fiz na minha e ate hoje nao morri - entao deu certo

problema:
maquina de solda a transformador pesa bastante e os cabos terra e para o porta eletrodo normalmente sao curtos
para mim, fica inviavel usar uma extensao em 220V e subir com ela para soldar algo no telhado ou ate no mezanino
seria o correto mas nao da. estou velho e se a maquina cair vai dar muito problema

minha solucao:
extender os cabos terra e de eletrodo - saiu caro mas resolveu
usei 5 metros de cabo PP 16mm (nao garanto porque nao lembro direito mas foi muito caro!) continuo desde dentro da maquina ate o porta eletrodo
acredito que com PP de 10mm funcione - custa bem menos
somente uso eletrodos de 2.5mm entao a corrente nao precisa ser muito alta

peguei os cabos originais que tem uns 2 metros e soldei um no outro fazendo um terra mais longo com aproximadamente 4m
eu deveria ter trocado os 2 cabos, mas a carteira nao concordou

usei solda 60estanho x40chumbo (nao inverta isto senao a solda nao presta) no macarico porque com meu ferro de solda nao vai

agora a maquina fica no chao (e do chao nao passa) e eu posso subir a vontade com apenas o fio com porta eletrodo

ideias melhores para resolver o problema sem comprar uma inversora?
Avatar do usuário
Nelson Filho
GDMista
GDMista
Mensagens: 409
Registrado em: 03 Fev 2017, 14:58
Cidade: Campinas
UF: SP
Idade: 59

Re: maquina a transformador - alteracao

Mensagem por Nelson Filho » 02 Jun 2017, 22:05

Lc--gdm

Isso em solda de campo eh mais comum q vc pensa. O que pode acontecer eh a maquina perder a eficiência e aquecer o cabo, mas sinceramente esse cabo q vc utilizou ultrapassa com folga o recomendado.
Na minha maquina de "rua" eu uso um cabo de extensão de 20 metros aprox, nos polos eles tinham cerca de 3m para que eu pudesse ter acessos a telhados, tive que cortar porque meu cachorro comeu um pedaço, rsrsrsrs. Se vc já sabe se virar com uma maquina AC e nao pretende usar 7018 , uma opção durável aos grandes transformadores são os pequenos transformadores pesando entre 11 e 14kg

Brx
"Seja humilde para admitir seus erros, inteligente para aprender com eles e maduro para corrigi-los."
Avatar do usuário
lc--gdm
GDMista
GDMista
Mensagens: 1350
Registrado em: 29 Dez 2011, 02:24
Cidade: nova friburgo
UF: RJ
Idade: 64

Re: maquina a transformador - alteracao

Mensagem por lc--gdm » 02 Jun 2017, 23:02

eu imaginei que eu nao tinha inventado a roda mas quem sabe serve para outros que nao conhecam a opcao
apenas acho a ideia errada conceitualmente mas razoavel de fazer - e ajuda bastante!

***

cachorro apesar de serem os melhores amigos as vezes sao crueis - e muito persistentes
um dos meus conseguiu arrombar um portao que eu fiz porque sismou de ir no lado da casa que nao tem que ir
o portao era apenas para impedir eles - nada reforcado mas era de ferro - nao deu certo. sao impossiveis
agora depois de varios reforços quero ver ele conseguir novamente :D
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: maquina a transformador - alteracao

Mensagem por Gerald » 03 Jun 2017, 10:42

lc--gdm,

Como Nelson já comentou, a sua solução é perfeitamente adequada. Não há problema técnico em fazer extensão no circuito secundário do transformador de solda, desde que os cabos tenham capacidade adequada. Com cabos suficientemente grossos, seria possível estender os cabos de saída por dezenas ou até centenas de metros. Vou dar uma idéia de como dimensionar os cabos. Para isso, é necessário conhecer a resistências dos cabos de cobre, que podem ser encontradas numa tabela como esta:
Copper-cable-resistance.jpg
Exemplo de projeto (muito simplificado)
Especificações: corrente de 100 A, cabos de saída de 16 mm2

Um transformador de solda produz uma tensão em aberto da ordem de 60V. O cabo irá produzir uma queda de tensão, que depende da corrente circulante e da resistência do cabo. Um cabo de 16 mm2 tem resistência de 1.15 Ω/km, ou seja 1.15 mΩ/m.

Suponha que seja tolerável uma queda de tensão de no máximo 10% da tensão em aberto, ou seja 6V. Para uma corrente de 100 A, a resistência do cabo de saída deve ser menor ou igual a:

R = 6V / 100A = 60 mΩ
O comprimento do cabo será dado por:

L = 60mΩ / 1.15mΩ/m = 52 m

Como são usados dois cabos, um "vivo" e um "terra", o comprimento efetivo será metade do calculado acima, ou seja:

l = 26 m

Outro ponto importante a ser calculado é a potência perdida no cabo que pode levar a um aquecimento excessivo. A potência disspadada numa resistência é dada por P = I2 x R. A potência dissipada por metro de cabo será portanto igua a:

P = 100 2 x 1.15mΩ =11.5 W/m

Esse nível de potência produz um aquecimento desprezível em um cabo de 16 mm2.

CONCLUSÃO: Um cabo de 16 mm2 pode ser usado sem problema no circuito secundário do transformador de solda para distâncias acima de 20m. A pequena queda de tensão pode ser compensada com um reajuste da corrente do transformador de solda.

CURIOSIDADE:
Muita gente não sabe, mas o eletrodo - que é feito de ferro, um material com resistividade muito maior que o cobre - pode produzir queda de tensão não desprezível. Por exemplo, um eletrodo de 2.5 mm, comprimento de 30 cm e corrente de 100A produz uma queda de tensão da ordem de 2V.
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Responder