GDM chegando ao fim!

Prezados amigos GDMistas e visitantes,
dentro de alguns dias, o GDM será tirado do ar por um período indeterminado.
Infelizmente não será possível manter o GDM no ar por mais tempo. Não temos tido recursos para tal.
Deixamos aqui nossos agradecimentos a todos que colaboraram conosco e nos prestigiaram durante estes quase 25 anos do Guia do Marceneiro, principalmente a esta comunidade que sempre nos deu inspiração.
Aqui fizemos grandes amigos, os quais jamais esqueceremos.
Em nossa memória ficarão os grandes momentos que compartilhamos.

Um grande abraço e sucesso a todos!
AdminGDM

Metais e SoldasCurso Senai - Soldador de Manutenção.

Fórum destinado à assuntos relacionados com trabalhos em metais e soldagem.
Kobayashi
Membro
Membro
Mensagens: 127
Registrado em: 05 Out 2014, 18:12
Cidade: São Paulo
Idade: 63

Curso Senai - Soldador de Manutenção.

Mensagem por Kobayashi » 29 Mai 2017, 11:59

Olá Pessoal,

Para não atrapalhar o tópico da melhor máquina de solda que está excelente ... conforme comentei lá, está nos meus planos adquirir uma inversora. Agora para usar, queria saber se algum de vocês fez o curso de soldador de Manutenção que tem no SENAI..?

Sei que o conteúdo passa por processos TIG, MIG além do eletrodo revestido.

Opniões e comentários serão super bem vindo.

Grato,
WK
Avatar do usuário
Andrade Mendes
GDMista
GDMista
Mensagens: 2879
Registrado em: 16 Dez 2013, 11:10
Cidade: São Paulo
UF: SP
Idade: 79

Re: Curso Senai - Soldador de Manutenção.

Mensagem por Andrade Mendes » 29 Mai 2017, 12:55

Caro Kobayaschi,

No Senai Roberto Simonsen, tem curso de solda, não sei te dizer qual, quando íamos para a aula prática de marcenaria passávamos ao lado, no mesmo andar, era uma área bem pequena, este de solda de manutenção existe na unidade localizada em Alumínio- SP.

Abração
Editado pela última vez por Andrade Mendes em 29 Mai 2017, 23:49, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
lc--gdm
GDMista
GDMista
Mensagens: 1350
Registrado em: 29 Dez 2011, 02:24
Cidade: nova friburgo
UF: RJ
Idade: 64

Re: Curso Senai - Soldador de Manutenção.

Mensagem por lc--gdm » 29 Mai 2017, 13:34

no passado distante a CEFET era o melhor. em segundo lugar SENAI. acredito que ainda seja bom

de qualquer forma, tem muita coisa boa disponivel no youtube
tem muita porcaria tambem - lamentavelmente tem video com o insane usando um caco de vidro escuro como mascara de solda :(

tendo tempo para procurar e entendendo ingles, é tudo gratis
dependendo do que e para que voce deseja soldar acredito que ajude bastante - inclusive para depois fazer um curso e nao comecar do zero

eu aprendi muito cedo na vida e esqueci. depois de velho, dois soldadores profissionais me ajudaram- muitas e muitas perguntas depois consigo fazer o que desejo nesta area. nao sao grandes coisas mas sao o que preciso fazer

tem muitas apostilas tambem: g00gle apostila de soldagem

aparentemente voce tem o que eu considero fundamental. a curiosidade ou o desejo de aprender - com perseverança vai em frente
Avatar do usuário
Zzéff
GDMista
GDMista
Mensagens: 3113
Registrado em: 14 Out 2014, 20:59
Cidade: Sao Jose dos Campos
Idade: 74

Re: Curso Senai - Soldador de Manutenção.

Mensagem por Zzéff » 29 Mai 2017, 19:56

Estimado kobayashi,
Eu comprei uma inversora Bambozzi 140ED e não tinha a menor ideia de como fazer uma solda. Como eu já fui Instrutor de Treinamento no Senai eu solicitei ajuda para um amigo instrutor de solda do Senai que amavelmente passou uma tarde comigo dando valiosas dicas. De vez em quando dou uns pontinhos de solda mas com certeza o que vai ensinar mesmo vai ser no dia a dia, acertando e errando.
Os cursos do Senai são de alto nível e realmente preparam os aprendizes para a vida profissional. Se você tiver oportunidade de fazer um desses cursos certamente vai fazer diferença em toda a sua vida.
abraços
zzeff
Avatar do usuário
Nelson Filho
GDMista
GDMista
Mensagens: 409
Registrado em: 03 Fev 2017, 14:58
Cidade: Campinas
UF: SP
Idade: 59

Re: Curso Senai - Soldador de Manutenção.

Mensagem por Nelson Filho » 30 Mai 2017, 00:52

Zzeff

Tudo bem? Vc foi instrutor de qual especialidade no Senai?

Eu tive o privilégio nos anos 80 de fazer o curso de Soldador Eclético em periodo integral diurno no Senai. Na época segundo eles mesmos, era o melhor curso de solda da America Latina. Formava soldadores da Replan, metalurgicas dava treinamento para estudantes de engenharia e técnicos de todas as áreas.
Foi um dis melhores cursos q eu fiz na vida...

Brx
"Seja humilde para admitir seus erros, inteligente para aprender com eles e maduro para corrigi-los."
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Curso Senai - Soldador de Manutenção.

Mensagem por Gerald » 30 Mai 2017, 09:17

lc--gdm escreveu: tendo tempo para procurar e entendendo ingles, é tudo gratis
dependendo do que e para que voce deseja soldar acredito que ajude bastante - inclusive para depois fazer um curso e nao comecar do zero
Concordo totalmente. Na Internet tem muita coisa interessante, principalmente em inglês. A solda elétrica foi uma revolução na indústria. A GE foi uma grande promotora da solda elétrica AC, que tem algumas vantagens sobre DC, principalmente quando se usa alta corrente. O arco AC é praticamente insensível ao campo magnético, enquanto o arco DC sofre uma deflexão considerável. O filme abaixo de 1944 feito pela GE mostra justamente isso:



É interessante notar que os equipamentos de solda eletrônicos, chamados de "inversores" produzem corrente DC na saída. O nome "inversor" não deixa de ser uma contradição. Na verdade, os inversores trabalham assim:

AC 60 Hz --> DC --> AC HF --> DC

AC HF = AC de alta frequência, acima de 10 kHz

Seria possível gerar AC de 60 Hz na saída, mas o preço do equipamento iria aumentar bastante.
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Avatar do usuário
Zzéff
GDMista
GDMista
Mensagens: 3113
Registrado em: 14 Out 2014, 20:59
Cidade: Sao Jose dos Campos
Idade: 74

Re: Curso Senai - Soldador de Manutenção.

Mensagem por Zzéff » 30 Mai 2017, 10:00

Estimado Nelson,
Eu tenho uma historia bastante longa de relações com o Senai tanto como cliente e também como parceiro. Fui instrutor para Formação de Instrutores de Treinamento e TWI - Training Within Industry.

abraços

zzeff
Kobayashi
Membro
Membro
Mensagens: 127
Registrado em: 05 Out 2014, 18:12
Cidade: São Paulo
Idade: 63

Re: Curso Senai - Soldador de Manutenção.

Mensagem por Kobayashi » 30 Mai 2017, 12:33

Andrade,

Tambem fiz o curso de Construtor de Moveis e sempre olhava com curiosidade o pessoal soldando. Não me passava naquela época, doido para conhecer tecnicas de Marcenaria que um dia, estaria pensando em adquirir uma inversora e até mesmo fazer um novo curso no Senai.
O curso lá é "Soldagem de Manutenção" com carga horaria de 80 horas.

lc--gdm ,

Voce foi ao ponto que é a minha duvida... Tendo vasto material no Youtube e internet sobre soldagem, com videos, tecnicas.. etc e etc...u
Uma opção é comprar uma inversora e sair praticando para conseguir um cordão de solda com formato profissional..? Ou será que vale a pena faser um curso, investir tempo e din-din para fazer soldagem com eletrodo revestido..?
Opa.. Fazendo um parentesis aqui:.... importante salientar, que o objetivo é apenas Hobby... ou seja, soldar metalon, fazer manutenção e quem sabe alguma peça no esquadro e com solda bem feita. Não me refiro aqui aos que aprenderam ou cursaram soldagem e fazem ou fizeram uso profissional.. neste caso, tenho certeza que o conhecimento tecnico passa não por um, mas inumeros cursos de aperfeiçoamento e certificações.

Voltando ao tema, este é uma duvida que tenho..

Prezado Zzéff
Pois é.. estou quase fazendo o mesmo... a diferença é que não vou ter para quem perguntar ao vivo.... :lol: mas temos os amigos do GDM para compartilhar as duvidas.
Minha unica experiencia foi com solda oxi-acetilenica.. meu pai tinha uma oficina e quando ele ia lá no domingo, aproveitava, para fazer arte..rsrs
Obrigado mesmo pela dica..! Abração proce tambem.

Gerald,
Estou começando a explorar o material que tem na net sobre soldagem..vamos ver quanto consigo aprender. e bem, lembrado o significado de Inversor.
Aqui no serviço, não consigo ver o video, mas estou muito curioso...


A todos:
Meu muito obrigado pelos valorosos comentários. E vamos em frente.

Sds,
WK
Avatar do usuário
Nelson Filho
GDMista
GDMista
Mensagens: 409
Registrado em: 03 Fev 2017, 14:58
Cidade: Campinas
UF: SP
Idade: 59

Re: Curso Senai - Soldador de Manutenção.

Mensagem por Nelson Filho » 30 Mai 2017, 16:43

Zzeff

Entendi, obrigado pela resposta!
Brx

*******************************************

Gerald,

Compensaria ($) usar uma ponte para retificar pequenos (150A) transformadores ? Se sim; acharia com facilidade diodos comerciais?

Brx
"Seja humilde para admitir seus erros, inteligente para aprender com eles e maduro para corrigi-los."
wfischer
Membro
Membro
Mensagens: 120
Registrado em: 22 Jan 2014, 13:51
Cidade: Balsa Nova
UF: PR
Idade: 62

Re: Curso Senai - Soldador de Manutenção.

Mensagem por wfischer » 30 Mai 2017, 17:46

Aproveitando para pedir uma dica, que luva devo usar para trabalhar com solda?


Vou comprar umas coisas na loja do mecânico, se alguém puder me ajudar agradeço...
Avatar do usuário
Zzéff
GDMista
GDMista
Mensagens: 3113
Registrado em: 14 Out 2014, 20:59
Cidade: Sao Jose dos Campos
Idade: 74

Re: Curso Senai - Soldador de Manutenção.

Mensagem por Zzéff » 30 Mai 2017, 18:16

Estimado Fisher,

O correto (e para você realmente estar protegido) é você comprar o kit completo de couro tipo raspa:
Avental
Perneira
Luvas de raspa cano longo
Capuz
Mangote
Uma boa botina de segurança.

A gente nunca sabe onde poderá haver um respingo e a proteção total é recomendada. Também, prefira roupas de algodão e evite tecidos sintéticos. É esse o tipo de vestimenta que os profissionais da indústria usam.

Abraços

zzeff
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Curso Senai - Soldador de Manutenção.

Mensagem por Gerald » 30 Mai 2017, 20:22

Nelson Filho escreveu: Compensaria ($) usar uma ponte para retificar pequenos (150A) transformadores ? Se sim; acharia com facilidade diodos comerciais?
Nelson,

Nesses dias eu estava pensando justamente nisso! Eu tenho um transformador de solda ESAB Super Bantam para 250A, mas do modelo clássico antigo. Comprei há mais de 25 anos atrás:
ESAB-Super-Bantam.jpg
Na semana passada chegou a mascara de solda ESAB Warrior que eu havia comprado de uma loja do Rio de Janeiro. Aproveitei para fazer uma revisão do Super Bantam, pois o núcleo móvel estava precisando de uma lubrificação. Aproveitei para pesar a "criança": 55 kg! Não foi fácil colocar e tirar da bancada. Os enrolamentos são de alumínio, tanto o primário como o secundário. Atualmente ESAB vende o transformador de solda Bantam 250 que pesa 23 kg. Imagino que comprometeram bastante o projeto para ter uma redução de peso tão grande.

Bem, depois dessa longa introdução, vamos falar dos diodos. Pelas minhas pesquisas os chamados retificadores de solda que se usava antigamente para aplicações industriais eram todos trifásicos. Com uma ponte de 6 diodos, a retificação da tensão AC trifásica gera uma tensão DC de alta qualidade com pouco "ripple" (ondulação). Se o transformador for monofásico, como é o caso do meu Super Bantam, a retificação produz uma tensão DC pulsante que, creio não seja boa para manter o arco com certos tipos de eletrodo. Para uma retificação monofásica de qualidade precisaria usar capacitores de alta capacitância mais um indutor grande em série. Foi aí que perdi um pouco a vontade de retificar a saída do meu transformador. Mas talvez você, que é um soldador experiente, saiba mais do que eu.

Por que você está pensando em retificar a saída do seu transformador de solda? Você como soldador profissional, acha que soldar com AC ou DC faz muita diferença? Na minha (limitada) experiência, o eletrodo 6013 vai muito bem com AC. Não tenho experiência com DC. Quando eu não obtenho bons resultados, eu sei que foi por falta de habilidade do operador (eu, no caso).

Se você quiser comprar diodos retificadores, o melhor lugar em termos de preço é o eBay. Por uns R$ 25,00 você compra uma ponte de diodos de 150 A que serve tanto para transformadores monofásicos como trifásicos. No Mercado Livre tem uns ladrõezinhos endendo os mesmos diodos por uns R$ 150,00. Na Rua Santa Ifigênia em São Paulo você deve encontrar por um preço melhor que o do ML. O comércio de componentes eletrônicos de Campinas é bem ruinzinho, mas talvez você encontre alguma coisa na Brasitone, Cinestec, etc.

wfischer escreveu: Aproveitando para pedir uma dica, que luva devo usar para trabalhar com solda?
Eu comprei na semana passada uma luva Volk Premium da Astro Distribuidora, uma loja de Santa Catarina. Excelente experiência, tanto com a luva como com a loja.

http://www.astrodistribuidora.com/luva- ... k-ca-17034
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Nelson Filho
GDMista
GDMista
Mensagens: 409
Registrado em: 03 Fev 2017, 14:58
Cidade: Campinas
UF: SP
Idade: 59

Re: Curso Senai - Soldador de Manutenção.

Mensagem por Nelson Filho » 30 Mai 2017, 20:58

Gerald,
Na verdade eu não preciso retificar a saída da minha maquina porque já tenho inversora, e vc sendo engenheiro com toda certeza sabe bem mais do q eu a respeito do funcionamento destas máquinas. Minha experiência eh apenas operacional, mas eu gosto de inventar.

Acontece q eu tenho um dispositivo antigo dos anos 80 chamado Kel Arc body welder, existem outros de outras marcas mas o meu especificamente eh esse.
Imagem
Pois bem , pelo que eu sei e me lembro, (posso estar enganado) esse dispositivo possui diodos no seu interior, que ligado a um transformador AC retifica a saída em meia onda gerando pulsos, ou deixando passar uma parte da corrente, ele diminui o calor gerado sobre a chapa permitindo que ele solde chapas finas com eletrodo revestido. Ele só funciona em AC, e faz um movimento vibratório ( não me pergunte porque)
Eu tinha o folder que explicava o funcionamento dele, mas não sei onde está depois de tanto tempo

Vendo seu post me perguntei se não poderia fazer algo parecido em um, ou em qualquer transformador AC deixando o apto a soldar chapas finas e pelo que eu entendi de seu post esse meu dispositivo faz exatamente o que não é desejado, é isso? saberia me explicar algo sobre o funcionamento?
Não sei se vc me entendeu...

Brx
"Seja humilde para admitir seus erros, inteligente para aprender com eles e maduro para corrigi-los."
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Curso Senai - Soldador de Manutenção.

Mensagem por Gerald » 30 Mai 2017, 21:34

Interessante, Nelson. Alguém estava vendendo no eBay esse dispositivo:
http://www.ebay.com/itm/EASTWOOD-Compan ... 7675.l2557

Lá tem uma descrição bem detalhada. São duas funções separadas. O diodo em série corta um dos semi-ciclos de modo a reduzir a corrente efetiva pela metade. A idéia, como você falou, é reduzir a corrente para permitir soldagem de chapas finas. Um transformador de solda com núcleo variável permite correntes tão baixas como 30 A mas a tensão em aberto cai, o que dificulta a abertura do arco, principalmente se o soldador não for experiente.

Com o retificador de meia-onda, a corrente é reduzida à metade mas a tensão em aberto permanece a mesma, de modo que a abertura do arco é relativamente fácil. Por falar nisso, pelo que andei vendo nas especificações dos inversorores, a tensão em aberto é da ordem de 80V, de modo que a abertura do arco é uma "barbada" mesmo para soldadores inexperientes. No meu ESAB Super Bantam, a tensão em aberto é da ordem de 50~60V, dependendo do ajuste de corrrente.

A explicação da função vibratória está um pouco confusa... Parece que o solenoide no porta-eletrodo faz com que a ponta eletrodo se aproxime e se afaste continuamente da poça de solda, a uma razão centenas de vezes por segundo, "criando assim um arco interrompido". Para saber se essa explicação está correta, precisaria saber duas coisas:

1) O eletrodo vibra mesmo no sentido longitudinal?
2) De quantos mm é a amplitude de vibração?

Na prática, o movimento vibracional do eletrodo serviria para reduzir a corrente efetiva.
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Avatar do usuário
Nelson Filho
GDMista
GDMista
Mensagens: 409
Registrado em: 03 Fev 2017, 14:58
Cidade: Campinas
UF: SP
Idade: 59

Re: Curso Senai - Soldador de Manutenção.

Mensagem por Nelson Filho » 30 Mai 2017, 22:28

Eu tentei usar isso uma única vez muitos anos atrás e desisti justamente porque o eletrodo vibra, rsrsrsrsrsrs, quantos mm eu não sei..

Realmente não entendi o processo, não insisti na época, também porque no Brasil não existe eletrodo 6013 de 1.6mm, acabei guardando o bicho... agora estava pensando em colocar para funcionar e ver o que acontece, vou escavar no meu quartinho para ver se encontro o dispositivo ....achei aqui uma cópia do funcionamento se te interessar, (está no Flicker de trás para frente)

https://www.flickr.com/photos/45765419@ ... ed-public/

Minha maquina tem 55v em aberto e essas maquinas inversoras tem mais de 78v que é justamente para poder soldar o 7018 e alguns tipos de eletrodo especiais, de que adiantaria uma maquina DC que não dá para usar o 7018 ?

Realmente é mais fácil abrir o arco, que também é mais estável porém a qualidade da solda depende do operador, muitos navio da 2 guerra mundial e anteriores foram feitos com maquinas totalmente e eletrodos AC, o homem viveu muito tempo sem isso.
"Seja humilde para admitir seus erros, inteligente para aprender com eles e maduro para corrigi-los."
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Curso Senai - Soldador de Manutenção.

Mensagem por Gerald » 30 Mai 2017, 22:46

Nelson, vou dar uma lida no manual com calma amanhã e depois comento.
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
wfischer
Membro
Membro
Mensagens: 120
Registrado em: 22 Jan 2014, 13:51
Cidade: Balsa Nova
UF: PR
Idade: 62

Re: Curso Senai - Soldador de Manutenção.

Mensagem por wfischer » 30 Mai 2017, 23:01

Zzéff - Obrigado pela resposta...

Vou dar pitaco na conversar dos diodos.. Gerald ---

Se não me engano o diodo corta o semiciclo mas reduz pela metade a tensão e não a corrente, em uma fonte normal com diodos a corrente quem comanda é a carga, se colocar uma carga maior que a fonte supre não vai dar certo, ou seja a fonte é projetada para fornecer uma certa corrente, vamos dizer 20 A - assim podemos alimenta qualquer coisa até 20 A. sendo que a tensão será fixa e estabilizada na saída, passando primeiro pelos diodos.

Se colocarmos um diodo em uma fase ele vai cortar e a tensão cai pela metade, a corrente é livre...

Se eu estiver errado me corrijam por favor

-- Terça-feira, 30 Mai 2017 23:27 PM --

Nelson, percebo no que você fala uma certa resistência nas coisas novas, não estou lhe criticando ok!

Só conversando, costumo analisar os comportamentos e aprender, minha percepção é de que nós quando temos que mudar resistimos, zona de conforto, passamos anos
nos dedicando e cada dia melhor e de repente algo novo aparece e todos dizem que é melhor, realmente isso incomoda, exemplo comigo, meu primeiro carro foi um Opala,
ainda adoro e quero ter outro um dia, tem vezes que penso nessa parafernália eletrônica e programada nos carros e morro de vontade de ter um Corcel 76.

Quando temos domínio sobre algo pelo tempo de uso e vivência não é fácil mudar, nos sentimos de certa forma inseguros, as novidades parecem brinquedos de criança comparado aos equipamentos antigos, chega a dar sensação de estar sendo enganado, lembro quando os carros passaram a ter a lata bem mais fina, o quanto isso gerou de críticas, ninguém nem imaginava que isso poderia ser melhor na segurança do que um bom e velho Opala cheio de lata e peso.

Zona de conforto... é isso, a mudança nos faz ter que sair dela... isso em tudo, uns tem mais outros menos, e também tem o lado de que tudo aquilo fica para trás...

Abraço
Avatar do usuário
Nelson Filho
GDMista
GDMista
Mensagens: 409
Registrado em: 03 Fev 2017, 14:58
Cidade: Campinas
UF: SP
Idade: 59

Re: Curso Senai - Soldador de Manutenção.

Mensagem por Nelson Filho » 31 Mai 2017, 01:11

Wfischer

Beleza??
É uma impressão errada , mas justificada, pode parecer que eu seja avesso a novas tecnologias e vou explicar porque;
Basicamente eu sou um "maker" a grosso modo, alguém que faz tudo que pode sem depender de outros.
Antes entrar para o mundo da metalurgia, eu estudei processamento de dados, que precedeu a atual ciência da computação, trabalhei para IBM, VW antes de descobrir o q realmente eu gostava de fazer. Então alguém que estudou computação não pode ser avesso a novas idéias, ou se manter numa zona de conforto, concorda?
Fiz cursos desde computação/programação, soldagem, serralheria, ajustagem, desenho, mecânica de auto,pintura, eletrônica, elétrica, motos até refrigeração, e por ai vai. Não fiz de marcenaria porque aqui em Campinas qdo tinha o curso no Senai eu já fazia serralheria, depois extinguiram o curso não deu para fazer .... Fiquei bom em todos cursos que fiz ? Claro que não, o objetivo nem era esse, mas abri minha mente e adquiri conhecimento mesmo que básico sobre um leque de coisas que me permitiram fazer muitas outras coisas. Por exemplo, eu já construi desde um chassis tubular de uma réplica e Lotus Seven até o serviço de pedreiro da minha área de churrasqueira. Eu busco fazer coisas sem depender de outras pessoas, ser pratico.

Como entendo muito pouco de marcenaria, entrei nessa comunidade porque quero aprender pois pretendo eu mesmo refazer a cozinha de minha esposa, mais uma vez, sem depender de marceneiro.

O que acontece é que além de ser pratico eu não gosto de ser refém de uma situação, um mecânico ou de uma tecnologia que eu não domino ou que eu não tenha equipamento para consertar se for o caso. Minha Ranger ou Fiat Flex eu tinha scanner pra eles, dava problema eu mesmo arrumava, não dependia de ninguém. Agora imagina isso; O scanner não ta funcionando direito, não dá pra arrumar, é descartável, rsrsrsrsrs, tá me entendendo???

Isso não é ser avesso a novas ideias, tecnologias, ou que eu não deseje sair da zona de conforto isso é ser pragmático, objetivo, prático.

Nunca fiquei sem um pc funcionando porque eu não dependo de ninguém para manter funcionando, se quebra eu arrumo e configuro, eu busquei conhecimento, não dependo de um técnico, dá pau eu conserto. Por isso todos os meu pcs são montados. Comprei Dell pro meu filho, deu problema e o Dell tem peças que só servem nele, a fonte era quase o preço de uma CPU completa, felizmente eu consegui adaptar uma fonte ATX nele. Mas qdo buscava uma solução eu vi a quantidade de gente q sofre com um pc destes, descartado depois de um tempo porque o reparo é altíssimo, esse tipo de coisa pra mim é inaceitável.

Vc falou de carros antigos, pois bem; eu tenho um fusca 1961 uma CB750 four 1972 e um Adamo CRX que comprei para restaurar, comprei porque isso me dá prazer, porque é possível e principalmente porque não é descartável é totalmente restaurável. Não tem preço vc andar com um fusca de 56 anos e que pode durar mais 50.

Meu vizinho trabalha no ramo automotivo, tem uma oficina grande e trabalha com carros novos, ele estava me falando que tudo num feito num carro hoje é voltado para que vc dependa da concessionária. Se vc instalar um par de farol de milha num carro GM, num Cruise , ou trocar a correia dentada vc precisa comunicar ao módulo que fez a troca ou a instalação através de um scanner que somente a concessionária tem, te pergunto, compensa essa tecnologia? Ele recentemente vendeu a Mitsubishi dele para comprar um Uno Flex 2006, rsrsrsrsrs.

Na Europa, existem movimentos e grupos de pessoas que estão dizendo não aos produtos descartáveis. Estão comprando somente o que pode ser reparado e reparando, consertando o que é possível.
Infelizmente vc queira ou não o “tecnológico” de hoje é o descartável de amanha, e é com isso que eu não concordo. Existem produtos tecnológicos que são impossíveis de consertar simplesmente para que o consumismo seja incentivado, para vender outro em substituição.
Isso é uma roda viva sem fim, trabalho, compro,quebra, trabalho compro, quebra,compro e por ai vai...
Bom, esse é um debate que iria muito longe, mas só pra concluir, tenho 2 maquinas de solda modernas e itens de informática, motherboards de fliperama que eu gosto demais mas que se queimarem infelizmente serão descartados, e é isso que mais me incomoda...
Por isso vou repetir, colocando todos os fatores na balança, eficiência, peso, consumo, durabilidade, etc, etc,etc, se eu tivesse que optar e ter apenas uma maquina de solda; seria uma transformadora, se fosse um carro seria um fusca ou um opala; porque eu escaparia deste consumismo desordenado.
É possível fazer um carro eficiente, tecnológico, confortável e até acessível, porém não é possível juntar tudo isso num pacote que não seja descartável...as indústrias no geral vivem de vender, e se não quebra ou não se descarta, elas não vendem.

Um grande abraço
"Seja humilde para admitir seus erros, inteligente para aprender com eles e maduro para corrigi-los."
Editado pela última vez por Nelson Filho em 31 Mai 2017, 17:06, em um total de 1 vez.
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Curso Senai - Soldador de Manutenção.

Mensagem por Gerald » 31 Mai 2017, 12:29

wfischer escreveu:
Vou dar pitaco na conversar dos diodos.. Gerald ---

Se não me engano o diodo corta o semiciclo mas reduz pela metade a tensão e não a corrente, em uma fonte normal com diodos a corrente quem comanda é a carga, se colocar uma carga maior que a fonte supre não vai dar certo, ou seja a fonte é projetada para fornecer uma certa corrente, vamos dizer 20 A - assim podemos alimenta qualquer coisa até 20 A. sendo que a tensão será fixa e estabilizada na saída, passando primeiro pelos diodos.

Se colocarmos um diodo em uma fase ele vai cortar e a tensão cai pela metade, a corrente é livre...

Se eu estiver errado me corrijam por favor
wfischer,

Um diodo é um dispositivo eletrônico que funciona como um curto-circuito quando a corrente circula num certo sentido, e como um circuito aberto quando a corrente tenta passar no sentido contrário. Você pode entender o diodo como uma espécie de catraca eletrônica. Você deve conhecer a catraca de uma bicicleta. Se pedalar no sentido certo, a catraca transmite o movimento para as rodas. Se pedalar no sentido contrário, a catraca patina e não transmite o movimento. Os diagramas abaixo dão uma ideia de como é a corrente numa carga RL quando conectada numa fonte AC:
half wave rectifier.png
A corrente na carga será pulsada, à base de 60 pulsos por segundo, para uma fonte AC de 60 Hz.
Durante meio ciclo a corrente circula como se o diodo fosse uma conexão direta (curto-circuito). No outro meio ciclo, a corrente para de circular. O efeito do diodo na soldagem é como se estivesse usando metade da corrente, já que a potência MÉDIA do arco cai pela metade.
Nelson Filho escreveu: Eu tentei usar isso uma única vez muitos anos atrás e desisti justamente porque o eletrodo vibra, rsrsrsrsrsrs, quantos mm eu não sei..
Parece que a amplitude de vibração é de 1 a 2 mm. Não sei se isso afeta muito a potência do arco. Você sabe, o soldador pode deixar o arco mais curto ou mais longo, mas qual é o efeito de uma vibração de 2mm? Só experimentando na prática.

Soldar chapas finas ou metalon é meio complicado. Você começa bem, mas conforme o cordão vai se formando, a peça vai esquentando, esquentando, esquentando... e FURA! Um soldador experiente pode usar a técnica de interromper periodicamente a formação do cordão: solda e para, solda e para... Mas é difícil pegar a manha da coisa.

Fiquei pensando se não valeria a pena projetar um circuito eletrônico que interrompesse periodicamente o arco, sem depender da habilidade do soldador. Seria mais ou menos assim: a corrente circula por X segundos, interrompe por Y segundos, circula por X segundos, interrompe por Y segundos,... O tempo X e Y seriam regulados previamente pelo operador. Num controle mais sofisticado, talvez X e Y pudessem ir variando com a progressão da solda: X1, Y1, X2, Y2, X3, Y3... Usando um microcontrolador daria pra fazer um circuito de controle bem interessante. Tenho aqui alguns microcontroladores da Microchip e triacs de 25 A. Teria que usar uns 5 ou 6 triacs em paralelo para controlar correntes da ordem de 100A. Vou pensar na idéia.
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
wfischer
Membro
Membro
Mensagens: 120
Registrado em: 22 Jan 2014, 13:51
Cidade: Balsa Nova
UF: PR
Idade: 62

Re: Curso Senai - Soldador de Manutenção.

Mensagem por wfischer » 31 Mai 2017, 13:14

Geral, vou passar isso para um amigo engenheiro, ainda acho que tem algo errado, não é a corrente e sim a tensão, quando ele me responder eu posto aqui, não sei se ele vai falar do resto, vamos ver.
Avatar do usuário
Nelson Filho
GDMista
GDMista
Mensagens: 409
Registrado em: 03 Fev 2017, 14:58
Cidade: Campinas
UF: SP
Idade: 59

Re: Curso Senai - Soldador de Manutenção.

Mensagem por Nelson Filho » 31 Mai 2017, 13:27

Gerald


Sim, pode regular a distancia do arco na peça, mas a vibração atrapalhava um pouco por isso eu deixei de lado, mas é claro falta de pratica no dispositivo...
Agora de manhã achei ele e o comprimento da vibração sem carga é de 1.8mm aproximadamente.
Para soldar metalon de 1,2mm até 0.9mm somente com baixa amperagem, pontos rápidos de um segundo e com algum descanso, usando somente o 6013 de 2 .0mm pois outros eletrodos tem maior penetração e fica impossível soldar. Se for uma maquina de regulagem tap, nem pensar ou é 50A ou é 90,100A... Soldar corrido somente acima de parede com 1,5mm, ai já começa a melhorar.



Fiquei pensando se não valeria a pena projetar um circuito eletrônico que interrompesse periodicamente o arco, sem depender da habilidade do soldador. Seria mais ou menos assim: a corrente circula por X segundos, interrompe por Y segundos, circula por X segundos, interrompe por Y segundos,... O tempo X e Y seriam regulados previamente pelo operador.


Respondendo de primeira acho que se pudesse ser feito, seria uma coisa poderia dar certo, (?) iria depender de como o arco se comportaria no retorno, mas se vc tem o ajuste de tempo de corte, poderia ajustar melhor maneira de manter o arco constante, seria mais ou menos como o ajuste de time tig, mas só que em um eletrodo revestido. Isso faria o q esse dispositivo faz (?) creio que seria uma coisa inédita e poderia soldar chapas finas.

Não entendi a parte como seria microcontrolado, vc conhece ou tem familiaridade com arduino?

Gostei da idéia no geral!
"Seja humilde para admitir seus erros, inteligente para aprender com eles e maduro para corrigi-los."
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Curso Senai - Soldador de Manutenção.

Mensagem por Gerald » 31 Mai 2017, 21:07

Nelson,
A idéia de pulsar a corrente tem alguma semelhança com o que se faz na soldagem TIG. Eu andei lendo um pouco sobre o assunto, mas não tenho experiência prática com TIG. Pelo que entendo, na produção industrial o que se usa mesmo é a solda MIG, principalmente para soldagem de chapas finas.

A solda com eletrodo revestido pode ser excelente, e como você comentou num post anterior, toda a indústria naval e metalúrgica dependiam completamente deste tipo de solda até depois da 2ª Grande Guerra.

Este vídeo é antigo, mas mostra como a solda elétrica revolucionou a indústria americana. A solda elétrica permitiu a substituição das peças de ferro fundido por peças de aço soldadas. Note como os engenheiros da época ficaram maravilhados com a "nova" tecnologia. Vale a pena dar uma olhada:


(Nota: quando aparecer a mensagem no vídeo, clique no ícone do YouTube para assistir diretamente no site do YouTube)

Por falar em solda elétrica, a ESAB está fazendo uma campanha chamada "É HORA DE EVOLUIR, E NA ESAB, O SEU TRANSFORMADOR VALE DINHEIRO". A idéia é que o pessoal descarte os transformadores de solda e compre um inversor ESAB. Aqui pra vocês! (mostrando uma banana! :lol:)

http://www.esab.com.br/br/pt/transformador/index.cfm

Sobre o Arduino, eu conheço, sim, mas não tenho familiaridade. Acho que serviria para fazer um controlador de solda. No caso de querer implementar a idéia que eu citei, teria que usar dois potenciômetros para controlar os tempos X e Y. Teria que fazer também uma interface para os triacs e programar, programar, programar. O ADC do microcontrolador poderia ser usado para medir a corrente e a tensão do arco. Uma idéia interessado é usar um controle acionado pelo pé para iniciar a sequencia de soldagem, igual ao usado em maquinas de costura, para controlar a corrente ou algum outro parâmetro.

Muitas máquinas modernas de solda TIG e MIG têm controles sofisticados, mas a solda com eletrodo revestido está sendo relegada hoje a um uso não industrial, mais amador. Por isso, os fabricantes não investem muito na tecnologia dos inverters inteligentes.

Sobre os microcontroladores, trabalhei um pouco com o PIC18F4550 e o PIC10F320. Usei este último para fazer um adaptador de lentes antigas para camaras Sony Alpha. O chip serve para comunicar à câmara fotográfica a distância focal da lente. A programação foi feita em Assembly.
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Avatar do usuário
Nelson Filho
GDMista
GDMista
Mensagens: 409
Registrado em: 03 Fev 2017, 14:58
Cidade: Campinas
UF: SP
Idade: 59

Re: Curso Senai - Soldador de Manutenção.

Mensagem por Nelson Filho » 01 Jun 2017, 10:17

Gerald

A grosso modo, solda MIG usa se em processo industrial de larga escala,(um chassis de ônibus, trator, etc) a TIG em processos industriais mais delicados e específicos, alumínio, (um quadro de bike) inox (cubas, reservatórios) e outros tipos de metais.

O eletrodo revestido, realmente foi relegado a um segundo plano quando se trata de uso em produção industrial, ficou mais para área de manutenção e soldagens especificas de ferros fundidos e ligas... Tem coisas que um processo MIG não pode fazer, então o eletrodo ainda permanecerá um bom tempo ainda. Não dá para usar TIG ou MIG em campo aberto sem devida proteção do tempo, então nisso ele também é imbatível.
Apesar do uso de outros processos de soldagem a produção industrial de eletrodos é gigantescas; em qualquer oficina fundo de quintal do mundo se encontra uma maquina de solda para uso com eletrodo revestido.

Tenho contato com 4 oficinas de serralheria, delas apenas uma usa o processo MIG, simplesmente porque é muito mais caro e acaba não compensando o uso em aplicações de baixa produção.

Existia uma fabrica de transformadores aqui próximo a Campinas/ Monte mor, (me foge o nome agora) que até algum tempo, uns 8 anos atrás, eles fechavam seus transformadores com eletrodos, não compensava MIG pela produção que tinham.

Pensando a respeito do que falamos, percebo que seria uma viração de lâmpada montar um equipamento retificado a partir de uma solda transformadora, realmente acho que não compensa a não ser que fosse por satisfação pessoal ou para ter total controle do equipamento.

Nesse mundo que estamos construindo para as novas gerações onde não existe mais bem durável, fica cada vez mais difícil encontrar alguma coisa que vc tenha controle. As empresas te entregam um produto tecnologicamente avançado, em um preço "relativamente baixo", porém vc não tem controle sobre a manutenção e sobre a possibilidade de ter que descartar a médio prazo. A saída realmente seria montar seu equipamento mas envolve várias dificuldades que nem sempre podemos ou estamos dispostos a administrar tais como; projeto, tempo, dinheiro e por ai vai.

Pra encerrar; essa da Esab é piada, né?
Os caras te oferecem uma maquina inversora falando que é a “oitava maravilha do mundo,” (com 2 anos de garantia) melhor que qualquer transformadora; em troca de um desconto para entregar a sua ultrapassadíssima maquina transformadora? (que eles ainda fabricam, vendem, falam bem e consta de seu catalogo)
Brincadeira né? Se eles ainda tivessem tirado a Super Bantam do catalogo vá lá, rsrsrsrsrsrs... Mas o negócio é esse; vender, vender e vender a qualquer custo!

Brx
"Seja humilde para admitir seus erros, inteligente para aprender com eles e maduro para corrigi-los."
Gerald
Banido
Banido
Mensagens: 2789
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:28
Cidade: Campinas
UF: SP

Re: Curso Senai - Soldador de Manutenção.

Mensagem por Gerald » 01 Jun 2017, 22:06

Nelson,
A mentalidade das pessoas está realmente mudando. Muita gente está mais preocupada com o consumismo que com a durabilidade. Isso é especialmente preocupante na área técnica. Na área da soldagem a arco muita gente está jogando fora os transformadores para comprar inversores. Sem dúvida os inversores foram um grande avanço em vários aspectos, principalmente na conveniência. Mas a durabilidade, ó :{tamal

A tecnologia dos inversores de solda é exatamente igual a das fontes de computadores. Infelizmente, os circuitos eletrônicos usados nos inversores utilizam dezenas de capacitores eletrolíticos úmidos, cujo funcionamento é baseado em propriedades químicas, como as baterias. Capacitores com eletrólito úmido são bombas-relógio que dificilmente duram mais que 5 ou 10 anos. Fico pensando onde estarão em poucos anos esses inversores chineses baratos cheios de capacitores eletrolíticos de baixa qualidade.

A indústria automobilística demorou décadas até ganhar confiança para usar circuitos eletrônicos nos carros. Começou com a ignição eletrônica, depois retificadores nos alternadores, os reguladores eletrônicos de tensão, controle de injeção de combustível, etc. São todos circuitos sem capacitores eletrolíticos úmidos. Por isso a eletrônica dos automóveis costuma durar mais que o automóvel propriamente dito.

Voltando a falar em soldagem com eletrodos, não estou encontrando mais os eletrodos de 1.6mm. Não sei o que está acontecendo no Brasil. Há uns anos atrás conseguia comprar com facilidade esses eletrodos em lojas de Campinas. Agora, a Esab nem a Gerdau nem ninguém vendem/fabricam eletrodos de 1.6mm. Mesmo eletrodos de 2 mm só com a Esab, ou marcas sem prestígio. Os eletrodos da Gerdau começam em 2.5mm.

O Brasil está virando um deserto técnico. Um outro exemplo, antigamente a Makita fornecia a vista explodida das peças das ferramentas. Até carvão sobressalente a Makita enviava com a ferramente. A Dewalt e Bosch nunca forneceram nada pelo que sei. Agora, se você quiser saber quais são as peças de uma ferramenta, só olhando nos sites estrangeiros.
Aviso da administração:
Usuário Banido por desrespeitar os Itens 1 e 2 das Condições de Uso, em diversas ocasiões e contra diversos usuários.
O usuário banido em questão, foi alertado tanto em particular quanto em público, mas ignorou nossos alertas e advertências, demonstrando total falta de consideração, não só com a comunidade num todo, mas também com a própria administração.
Avatar do usuário
AdminGDM
Administrador
Administrador
Mensagens: 2795
Registrado em: 24 Ago 2003, 21:56
Cidade: Belo Horizonte
UF: MG
Idade: 58

Re: Curso Senai - Soldador de Manutenção.

Mensagem por AdminGDM » 02 Jun 2017, 00:06

Oi pessoal.

Nelson, tenho o mesmo defeito (ou virtude) que você, mania de querer fazer tudo e consertar o que tem pra não ficar sem :huhu
Gerald, tenho um transformador da mesma época que o seu (só não esta tão bem conservado e o meu é de 150A), mas deixei emprestado com um amigo serralheiro por um tempo e ele o queimou. Não uma, mas duas vezes e agora ele não consegue mais fazer cordão continuo, fica repicando no meio do caminho. Depois vou mandar consertar direito, porque realmente vale apena.
A inversora, além de muito econômica e pesar apenas 5kg, é muito prática para serviços que não exijam muito da maquina. Tenho a minha Esab 140i faz uns quatro anos. Ela já derreteu mais de 30 kg de eletrodos de 1.6 até 3.2 e tá como nova. Se cuidar dura, se abusar, já era.
Uns quatro anos atrás eu comprei eletrodos de 1.6 da Esab para soldar telas de arames de 1/8". Não sabia que tinham parado de fabricar :roll:
Ainda tenho alguns eletrodos de 1.6 na oficina. Apesar de velhos, ainda estão bons. Ontem mesmo soldei umas pecinhas com eles.

Abração
Sidney
DICAS PARA INICIANTES | MANUAIS DIVERSOS | ARTIGOS SOBRE MADEIRAS
Colabore com o GDM, Clique AQUI e saiba como.
Responder