Matérias PrimasCola coqueiro para colar folha de madeira

Fórum exclusivo para discussões sobre as matérias primas utilizadas em marcenaria. Ex:Ferragens em geral.
zeno_m
Membro
Membro
Mensagens: 73
Registrado em: 02 Mai 2015, 17:47
Cidade: sao paulo
Idade: 39

Cola coqueiro para colar folha de madeira

Mensagem por zeno_m » 23 Ago 2017, 23:52

Boa noite,

Gostaria de experimentar a cola coqueiro para colar folha de madeira. Alguém conhece em SP um fornecedor para este tipo de cola? Outra coisa, eu vi que precisa ter um coleiro eletrico tipo uma panela banho maria para aquecer a cola a uma temperatura em torno de 60 graus.

Abraços,

Zeno
Avatar do usuário
fernandoocn
Membro
Membro
Mensagens: 48
Registrado em: 18 Set 2006, 16:57
Cidade: Macaé
UF: RJ
Idade: 40

Re: Cola coqueiro para colar folha de madeira

Mensagem por fernandoocn » 24 Ago 2017, 00:08

Zeno, eu tenho usado aqui para certos trabalhos. Vê no site do General Iron Fittings, comprei o meu lá. Para colar folha você vai querer uma cola mais fraca, com Bloom 150, mas é mais fácil achar de 192. Mais forte que isso me parece que não é recomendado porque tem um tempo de trabalho mais curto.

Quanto ao tal pote, eu tenho usado com sucesso aquecedor de cera de depilação. Monitoro a temperatura com um termômetro digital de cozinha, daqueles de esperar em carne. O bom é que tem alarme quando passa de uma certa temperatura, então ponho em 70°C, e quando toca o alarme eu diminuo a regulagem do pote. Comprei o meu pote semi novo no mercado livre, paguei 60 reais já com o frete.

Por coincidência estava assistindo esse vídeo aqui hoje mais cedo:

http://www.pbs.org/video/woodwrights-sh ... er-veneer/

Boa sorte com a cola, faz uns testes antes de aplicar na peça final.
Fernando Mattos
——-----------------——

Ô doido :baila:
zeno_m
Membro
Membro
Mensagens: 73
Registrado em: 02 Mai 2015, 17:47
Cidade: sao paulo
Idade: 39

Re: Cola coqueiro para colar folha de madeira

Mensagem por zeno_m » 24 Ago 2017, 20:13

Oi Fernando,

Achei no ironfittings somente cola bloom 300. Voce sabe qual a proporção agua/cola para colar folha de madeira?

Abraços,

Zeno
Avatar do usuário
RicardoDF
GDMista
GDMista
Mensagens: 2108
Registrado em: 07 Mai 2014, 18:15
Cidade: Santa Maria / DF
Idade: 46

Re: Cola coqueiro para colar folha de madeira

Mensagem por RicardoDF » 25 Ago 2017, 00:09

Boa noite,

Já trabalhei com essa cola e quando fui fazer a hidratação, usei mais ou menos a quantidade de duas partes de água a uma parte da cola.

Segui mais ou menos o que vi nesse vídeo:


Esse outro vídeo mostra o preparo e o uso da mesma cola só que na versão em tabletes:


Boa sorte!
:D
Senhor,
Concede-me a serenidade necessária para aceitar aquilo que não posso mudar e a coragem para mudar o que estiver ao meu alcance;
Dá-me sabedoria e discernimento para que eu possa ver a diferença entre estas coisas e permita que eu viva um dia de cada vez, vendo nas dificuldades um caminho para a evolução e aperfeiçoamento de minha paz interior;
Permita-me a todo o instante ver o mundo com clareza, da forma que ele é e não da forma que eu gostaria que fosse;
Fortalece a minha fé para que, confiando em teus perfeitos planos eu possa ser feliz nesta vida e além dela.

Amém.
Avatar do usuário
fernandoocn
Membro
Membro
Mensagens: 48
Registrado em: 18 Set 2006, 16:57
Cidade: Macaé
UF: RJ
Idade: 40

Re: Cola coqueiro para colar folha de madeira

Mensagem por fernandoocn » 28 Ago 2017, 12:49

Zeno, é mais ou menos pelo que o que o Ricardo postou. Para cola 300blomm, o recomendado é 1 parte de cola e 2,5 de água, em peso. A viscosidade pode ser ajustada, depois que a cola estabilizar na temperatura certa, adicionando água. Depois do uso, o que restar pode ser guardado na geladeira por algumas semanas, mas para colagens críticas parece que o melhor é preparar uma nova.

Depois conta aí se deu certo.

Valeu
Fernando Mattos
——-----------------——

Ô doido :baila:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem