Matérias PrimasCarnaúba,Parafina e Cera de Abelha

Fórum exclusivo para discussões sobre as matérias primas utilizadas em marcenaria. Ex:Ferragens em geral.
Avatar do usuário
Helioos
GDMista
GDMista
Mensagens: 281
Registrado em: 30 Jan 2013, 23:10
Cidade: Cascavel PR
UF: PR
Idade: 63

Carnaúba,Parafina e Cera de Abelha

Mensagem por Helioos » 20 Jan 2014, 20:55

Boa Noite

Amigos hoje comprei cera de carnaúba e parafina, cera de abelha eu já tinha. Minha duvida é como preparar a cera para dar acabamento na madeira. Lembro de já ter lido algo a respeito aqui no fórum mais não consegui achar novamente. Peço ajuda caso alguém saiba a receita de como preparar a cera.

Obrigado

Hélio
Avatar do usuário
JWilberger
GDMista
GDMista
Mensagens: 299
Registrado em: 24 Ago 2013, 14:55
Cidade: São José do Rio Preto/SP
Idade: 63

Carnaúba,Parafina e Cera de Abelha

Mensagem por JWilberger » 20 Jan 2014, 21:39

Boa noite, amigo Hélio

O nosso colega Pedro Netuno postou algo sobre o tema (mais de uma vez), mas não consegui encontrar o tópico. E o abestado (euzinho) não anotou a receita também.
Ele passando por aqui, com certeza deixará a receita dele.

De minha parte, tenho feito algumas coisinhas com a receita de um português que achei no youtube há algum tempo atrás - tem a vantagem de você deixar a cera com a consistência que melhor te atenda.
Veja lá:



Água raz mineral ou terebentina, por fazer pequenas quantidades, tenho usado daquelas encontráveis em papelarias e lojas de artesanato - da acrilex, por exemplo, mas tem outras marcas com valor menor.
Maiores quantidades já vale a pena buscar outras soluções, como a IronFittings, por exemplo (se é assim que se escreve...).

Cuidado na preparação que a coisa é altamente inflamável. Uso um velho ferro de passar roupas para o aquecimento e me posiciono sempre em local bem ventilado.

Abração do Jão

editando: aqui tem alguma coisa também, mas não experimentei http://www.guiadomarceneiro.com/?dir=ve ... iz_ou_cera
Avatar do usuário
Helioos
GDMista
GDMista
Mensagens: 281
Registrado em: 30 Jan 2013, 23:10
Cidade: Cascavel PR
UF: PR
Idade: 63

Carnaúba,Parafina e Cera de Abelha

Mensagem por Helioos » 20 Jan 2014, 22:44

Jão obrigado por responder. Vou ficar no aguardo para ver se aparece mais alguma informação e tentar pesquisar mais alguma coisa sobre o assunto.

abraço

Hélio
neptuno
GDMista
GDMista
Mensagens: 2962
Registrado em: 12 Out 2008, 18:11
Cidade: Embu/SP
Idade: 79

Carnaúba,Parafina e Cera de Abelha

Mensagem por neptuno » 21 Jan 2014, 11:56

Helio

Derreta as ceras em baixa temperatura, num fogareiro elétrico e acrescente o solvente. A proporção depende da dureza que você precise: Cera de Abelha amolece, e Carnauba endurece. A parafina não entendo bem o que faz, mas coloco porque está na fórmula inglesa que tenho há anos. Eu uso terebentina, mas já me disseram, nos EEUU, que é jogar dinheiro fora porque o efeito de uma boa agua raz é o mesmo. O problema é que botam muita querosene an água Ráz, que deveria ser feita de nafta pura. Quando quero um solvente alifático de melhor qualidade, compro redutor de verniz vendido pela Montana ou SayerLack. Mas talvez custe a mesma coisa do que terebintina vegetal ou cítrica.

Pedro
Avatar do usuário
manoel varella
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens: 454
Registrado em: 26 Dez 2003, 23:10
Cidade: Cotia - SP
Idade: 89

Carnaúba,Parafina e Cera de Abelha

Mensagem por manoel varella » 21 Jan 2014, 12:05

Helio,

Tenho feito cera com receita do meu amigo, professor de marcenaria Piero Caló. Tem dado bom resultado.

140 g cera de abelha
140 g cera de carnauba
300 g de parafina
100 ml de silicone líquido incolor
500 ml de agua raz ou terebentina

As ceras e parafina devem ser previamente derretidas em banho maria ou em micro ondas.
Com tudo derretido, acrescente o silicone e a agua raz ou terebentina

Manoel
neptuno
GDMista
GDMista
Mensagens: 2962
Registrado em: 12 Out 2008, 18:11
Cidade: Embu/SP
Idade: 79

Carnaúba,Parafina e Cera de Abelha

Mensagem por neptuno » 21 Jan 2014, 15:04

Mestre Manoel

Permito-me apontar para o fato de que, uma vez colocado silicone em contato com a madeira, qualquer outro acabamento está condenado pois esse material reage mal com qualquer outra coisa que se coloque, causando "casca de ovo".

Pedro
Avatar do usuário
Helioos
GDMista
GDMista
Mensagens: 281
Registrado em: 30 Jan 2013, 23:10
Cidade: Cascavel PR
UF: PR
Idade: 63

Carnaúba,Parafina e Cera de Abelha

Mensagem por Helioos » 21 Jan 2014, 18:19

Caro Pedro e Manoel agradeço as indicações que me passaram.
Pedro pelo que vi no Blog "Marceneiro em Casa" a parafina é para dar mais brilho caso o polimento seja feito a mão enfim segue parte do texto copiado do Blog


"O padrao, como mencionado, e' utilizar o mesmo peso das tres ceras. Um pouco mais de parafina, se desejado um pouco mais de brilho com polimento manual; mais cera de carnauba se for ser usada politriz eletrica (a cera de carnauba da um brilho excelente e duradouro, mas e' dura demais para ser polida `a mao). A quantidade de solvente para atingir-se a desejada consistencia vem da experiencia. Se ficar muito mole, e' deixar aberta e ir mexendo para o solvente evaporar; se muito espessa, e' adicionar um pouco mais de solvente e mexer."


No momento não tenho terebentina nem água raz assim que comprar vou fazer minhas experiencias (só assim é que se aprende)

Obrigado e um forte abraço

Hélio
Avatar do usuário
manoel varella
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens: 454
Registrado em: 26 Dez 2003, 23:10
Cidade: Cotia - SP
Idade: 89

Carnaúba,Parafina e Cera de Abelha

Mensagem por manoel varella » 21 Jan 2014, 20:24

Neptuno,

Obrigado pela informação. Não tinha conhecimento desse fato.
Quando usei a cera com silicone, não observei essa reação, mas vou ficar atento.

Manoel
Avatar do usuário
Helioos
GDMista
GDMista
Mensagens: 281
Registrado em: 30 Jan 2013, 23:10
Cidade: Cascavel PR
UF: PR
Idade: 63

Carnaúba,Parafina e Cera de Abelha

Mensagem por Helioos » 29 Jan 2014, 23:33

Prezados Mestres Jão, Neptuno e Manoel

Pelo que percebi em alguns lugares que procurei sobre o assunto percebi que não existe uma medida exata na formulação da cera e como acho que só se aprende fazendo resolvi tentar então segue o processo:

- Acender o fogo (fiz no fogão a lenha por não ter chama direta)
Imagem


- Ai vai uma sequencia de como foi ficando as ceras com o passar dos minutos de banho maria
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Como nunca fiz isso antes não sei se era para ficar com esta aparência. Depois do ponto da ultima foto deixei mais um tempinho no fogo ai tirei e a medida que foi esfriando fui acrescentado água raz até o ponto em que ficou bastante pastosa (isso ontem). Hoje quando fui verificar percebi que ela ficou um pouco endurecida então pergunto:
-Mesmo depois de um dia posso acrescentar mais água raz para deixar mais pastosa ficando mais fácil a aplicação?

Prezados como pretendo viajar este final de semana só retornando no final de fevereiro acho que o teste final da cera ira demorar um pouco.

Fórmula usada:
300 gr. cera de abelha
200 gr. carnaúba
250 gr. parafina
Água raz acredito que em torno de 500 ml talvez um pouco mais.

Para descontrair, como fiz a cera na churrasqueira lembrei de alguns colegas que sempre se alegram quando encontram este tipo de imagem em alguma foto postada ai resolvi
homenageá-los
Imagem

Abraço

hélio
claudiocarvalho
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Jan 2013, 14:44
Cidade: rio de janeiro
Idade: 57

Carnaúba,Parafina e Cera de Abelha

Mensagem por claudiocarvalho » 08 Dez 2015, 20:49

Pessoal, para derreter a cera estou usando um soprador térmico, fica a dica
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

Re: Carnaúba,Parafina e Cera de Abelha

Mensagem por Ari » 08 Dez 2015, 21:49

neptuno escreveu:Mestre Manoel

Permito-me apontar para o fato de que, uma vez colocado silicone em contato com a madeira, qualquer outro acabamento está condenado pois esse material reage mal com qualquer outra coisa que se coloque, causando "casca de ovo".

Pedro

Muito bem lembrou o Neptuno. O silicone é uma praga em qualquer tipo de acabamento. Depois de contaminada, a madeira não recebe mais nenhum outro tipo de acabamento.

Numa oficina de repintura automotiva, se alguém soprar um spray de silicoe a 100 metros da cabine de pintura, pode parar tudo e esperar que o silicone em suspensão no ar seja dissipado.

Mantenha silicone longe de sua oficina!!

:D :D :D
Avatar do usuário
Marcelo Amorim
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3440
Registrado em: 25 Mai 2006, 16:14
Cidade: Nova Iguaçu
UF: RJ
Idade: 57

Re: Carnaúba,Parafina e Cera de Abelha

Mensagem por Marcelo Amorim » 24 Dez 2015, 09:02

Já que foi revivido este tópico ... fui dar uma olhada ,
e vi que tinha uma coisa que também tenho dúvida , como o Helio ...
Helioos escreveu:...então pergunto:
-Mesmo depois de um dia posso acrescentar mais água raz para deixar mais pastosa ficando mais fácil a aplicação?
Feliz Natal pessoall...
Pessoal , ajude a manter o GDM. Seja um colaborador...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
http://www.guiadomarceneiro.com/forum/v ... 12&t=42254

Saudações,Marcelo Amorim
Avatar do usuário
jadermf
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 16 Mai 2017, 14:09
Cidade: slz
UF: MA
Idade: 39

Re: Carnaúba,Parafina e Cera de Abelha

Mensagem por jadermf » 21 Jul 2017, 09:13

Olá, sei que o tópico é antigo mas vou tentar :)

Seria possível fazer uma cera funcional utilizando apenas cera de carnaúba e aguaraz (ou outro reagente)? Não encontrei ainda cera de abelha e parafina.
Abraços
Avatar do usuário
guerreiro_sp
GDMista
GDMista
Mensagens: 652
Registrado em: 22 Abr 2013, 16:46
Cidade: São Paulo-SP
UF: SP
Idade: 62

Re: Carnaúba,Parafina e Cera de Abelha

Mensagem por guerreiro_sp » 21 Jul 2017, 11:30

Jader,

Veja nesse endereço, são fornecedores de vários materiais...

www.gmceras.com.br

tamara@gmceras.com.br
Muié feia é igual muié bonita... Só que feia!
Avatar do usuário
Mauricio Fóz
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 2496
Registrado em: 04 Mar 2009, 17:42
Cidade: São Caetano do Sul
UF: SP
Idade: 65

Re: Carnaúba,Parafina e Cera de Abelha

Mensagem por Mauricio Fóz » 22 Jul 2017, 01:13

Acho que para a Parafina, qualquer vela branca serve, para a Cera de Abelha, use o Mercado Livre, eu comprei lá.
Mauricio Fóz

"Melhor lidar com pessoas ácidas e honestas do que com pessoas doces e hipócritas."

O que nós temos que aprender a fazer, nós aprendemos fazendo.
"Aristóteles"
Avatar do usuário
jadermf
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 16 Mai 2017, 14:09
Cidade: slz
UF: MA
Idade: 39

Re: Carnaúba,Parafina e Cera de Abelha

Mensagem por jadermf » 22 Jul 2017, 19:39

Obrigado guerreiro_sp e Mauricio Fóz.
Gostaria de encontrar na minha cidade... mas vou ter comprar online mesmo. Vou pesquisar nas duas fontes!
Grande abraço
Responder