CarpintariaConserto de Sofá

Fórum exclusivo para assuntos relacionados a trabalhos de Carpintaria.
MasgBr
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 28 Mai 2015, 17:47
Cidade: campins
Idade: 42

Conserto de Sofá

Mensagem por MasgBr » 05 Abr 2017, 08:58

Bom dia a todos!

O sofá de casa quebrou, já faz um bom tempo que ele está na Família!

Eu até cheguei passar cola e prende-lo com sargento, mas visualmente parece que não aguentará parafusar novamente.

Gostaria de saber se estou correto, se tem algo que eu possa fazer para recuperar essa madeira ou se não tem jeito e terei que substitui-la.

Se substitui-la qual madeira eu devo usar?

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
RicardoDF
GDMista
GDMista
Mensagens: 2108
Registrado em: 07 Mai 2014, 18:15
Cidade: Santa Maria / DF
Idade: 46

Re: Conserto de Sofá

Mensagem por RicardoDF » 05 Abr 2017, 10:47

Bom da, tudo blz?

O melhor seria substituir toda a peça...A madeira pode ser eucalipto que é razoável e mais em conta.

Outra coisa que pode ser feita é um enxerto aliado a reforços com chapas de metal e parafusos.

Vc marca uma área um pouco maior do que a danificada, recorta o pedaço e, em seguida, providencia uma peça para encaixar.

Inicialmente a peça é colada, e prensada. Depois é feito o nivelamento com uma plaina manual e, posteriormente, é feito o reforço com chapa metálica e parafusos para assegurar que o enxerto não vai se desprender.

Lembrando que é muito importante observar a parte estética do trabalho...Por isso é bom encontrar uma forma de fazer isso da maneira mais discreta possível.

:D
Senhor,
Concede-me a serenidade necessária para aceitar aquilo que não posso mudar e a coragem para mudar o que estiver ao meu alcance;
Dá-me sabedoria e discernimento para que eu possa ver a diferença entre estas coisas e permita que eu viva um dia de cada vez, vendo nas dificuldades um caminho para a evolução e aperfeiçoamento de minha paz interior;
Permita-me a todo o instante ver o mundo com clareza, da forma que ele é e não da forma que eu gostaria que fosse;
Fortalece a minha fé para que, confiando em teus perfeitos planos eu possa ser feliz nesta vida e além dela.

Amém.
MasgBr
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 28 Mai 2015, 17:47
Cidade: campins
Idade: 42

Re: Conserto de Sofá

Mensagem por MasgBr » 05 Abr 2017, 11:58

Entendi, a respeito da estetica, esta parte fica atrás e embaixo, é difícil de se ver.

Eu conheço pouco sobre madeiras... o eucalipto é uma madeira forte/resistente? Ou tem outra a aconselhar?

Obrigado pela resposta!!!
Avatar do usuário
RicardoDF
GDMista
GDMista
Mensagens: 2108
Registrado em: 07 Mai 2014, 18:15
Cidade: Santa Maria / DF
Idade: 46

Re: Conserto de Sofá

Mensagem por RicardoDF » 06 Abr 2017, 18:09

Boa noite meu caro, tudo blz?

Sugeri eucalipto por ela ser mais em conta e também por que me faltou conhecimento a respeito de outro material que seja mais adequado...rs

Agora o amigo Tomazelli certamente saberá lhe responder de forma mais adequada.

Manda uma mensagem para ele.

:D
Senhor,
Concede-me a serenidade necessária para aceitar aquilo que não posso mudar e a coragem para mudar o que estiver ao meu alcance;
Dá-me sabedoria e discernimento para que eu possa ver a diferença entre estas coisas e permita que eu viva um dia de cada vez, vendo nas dificuldades um caminho para a evolução e aperfeiçoamento de minha paz interior;
Permita-me a todo o instante ver o mundo com clareza, da forma que ele é e não da forma que eu gostaria que fosse;
Fortalece a minha fé para que, confiando em teus perfeitos planos eu possa ser feliz nesta vida e além dela.

Amém.
Avatar do usuário
Zzéff
GDMista
GDMista
Mensagens: 3113
Registrado em: 14 Out 2014, 20:59
Cidade: Sao Jose dos Campos
Idade: 74

Re: Conserto de Sofá

Mensagem por Zzéff » 06 Abr 2017, 18:53

Estimado Masgbr,

Outro dia vi um vídeo que pode esclarecer muitas de suas dúvidas em relação a madeiras:



abraços

zzeff
MasgBr
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 28 Mai 2015, 17:47
Cidade: campins
Idade: 42

Re: Conserto de Sofá

Mensagem por MasgBr » 07 Abr 2017, 18:42

Zzéff!, muito bacana este vídeo!!!
Avatar do usuário
Nelson Filho
GDMista
GDMista
Mensagens: 409
Registrado em: 03 Fev 2017, 14:58
Cidade: Campinas
UF: SP
Idade: 59

Re: Conserto de Sofá

Mensagem por Nelson Filho » 10 Abr 2017, 19:04

Olá,
Vc também é de Campinas?
Dependendo da largura da peça se não for colar, vc pode usar Cupiúba, madeira bonita, avermelhada, resistente, barata, aqui em Campinas é fácil de achar tem lugar que até te entrega a peça a aparelhada...fiz uma cobertura com ela ficou show!

Brx
"Seja humilde para admitir seus erros, inteligente para aprender com eles e maduro para corrigi-los."
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem