CarpintariaForro de compensado sarrrafeado.. pode?

Fórum exclusivo para assuntos relacionados a trabalhos de Carpintaria.
Zancanaro
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Out 2016, 00:57
Cidade: São Bento do sul
Idade: 41

Forro de compensado sarrrafeado.. pode?

Mensagem por Zancanaro » 29 Out 2016, 18:09

E aí pessoal, firmeza?

Trabalho com design já fazem uns 10 ou 12 anos e sou aspirante a marceneiro. Estou envolvido em um projeto arquitetônico de uma casa contemporânea (a minha casa hehehe..) e estou especificando os materiais para o carpinteiro.

Eu gostaria de um forro de compensado pois não queria o aspecto das réguas de madeira e sim aquela cara de madeira laminada no teto por cima dos caibros à vista. Minha dúvida é:

Posso usar um compensado sarrafeado com pinus e lâmina de virola para este forro ainda que ele avance até a ponta do beira (o que indica que ficará em uma área externa coberta)?

Ou...

Seria melhor um compensado laminado naval que é mais resistente à água?

Para facilitar o entendimento, segue uma imagem..

Imagem

Sobre a forma construtiva, será assim:

Caibro de macaranduba com espaçamento de 120 cm + chapa de compensado (a dita chapa) + umas terças de 1 em 1 metro + lá de rocha entre as terças (pode ser que não coloque) + telha sanduíche termo acústica.

Como podem ver na imagem, a cobertura acima dos caibros é bem fina e essa é a identidade do projeto..

Agradeço se alguém puder me ajudar com pros e contras dos materiais..
Avatar do usuário
lcjorge
GDMista
GDMista
Mensagens: 166
Registrado em: 03 Nov 2012, 18:57
Cidade: Botucatu-SP
Idade: 68

Forro de compensado sarrrafeado.. pode?

Mensagem por lcjorge » 29 Out 2016, 20:33

Não esqueça dos cupins!!! Jogar um armário fora é uma coisa, agora trocar a cobertura de uma casa não é mole!

Se optar mesmo pelo compensado, faça um bom tratamento contra cupins.
Zancanaro
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Out 2016, 00:57
Cidade: São Bento do sul
Idade: 41

Forro de compensado sarrrafeado.. pode?

Mensagem por Zancanaro » 30 Out 2016, 10:35

Bom dia..

Bem lembrado meu amigo..

Aqui é uma região úmida porém bem fria. Alguns picos de calor no verão, mas predominantemente frio. Existe alguma ressalva ou espécie de cupim específico que ataca nesse tipo de clima? Obrigado..
Zancanaro
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Out 2016, 00:57
Cidade: São Bento do sul
Idade: 41

Forro de compensado sarrrafeado.. pode?

Mensagem por Zancanaro » 30 Out 2016, 11:12

Bom dia..

Bem lembrado meu amigo..

Aqui é uma região úmida porém bem fria. Alguns picos de calor no verão, mas predominantemente frio. Existe alguma ressalva ou espécie de cupim específico que ataca nesse tipo de clima? Obrigado..
Avatar do usuário
Marcao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7946
Registrado em: 04 Ago 2005, 23:03
Cidade: Santo Andre - São Paulo
UF: SP
Idade: 61

Forro de compensado sarrrafeado.. pode?

Mensagem por Marcao » 30 Out 2016, 17:26

Meu filho.... compensado sarrafeado voce tem 85% de chance de "pegar" cupim, ja laminado a probabilidade é menor porque? Porque o laminado sao varias camada de laminas e é colocado mais cola... o sarrafeado é feito de sarrafos de madeira se um desses sarrafos tiver cupim.... ja era..... a menos que voce faça um tratamento muito bom conforme ja foi dito....



Marcao
Pessoal , ajude o GDM a não fechar ...
Clique no tópico de Ajuda ao GDM
viewtopic.php?f=12&t=42254
Zancanaro
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Out 2016, 00:57
Cidade: São Bento do sul
Idade: 41

Forro de compensado sarrrafeado.. pode?

Mensagem por Zancanaro » 30 Out 2016, 22:22

Oi Marcão, Blz? A probabilidade de cupins seria a mesma de um foro de madeira maciça, certo?.. quer dizer, teria que usar o mesmo tratamento em um forro tipo lambril?

Outra pergunta é referente à resistência às intempéries.... vai ser uma parte coberta, um beiral.. mas de qualquer forma é uma área externa, o sarrafeado pode resistir nestas condições?

Obrigado pelas repostas pessoal...
Zancanaro
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Out 2016, 00:57
Cidade: São Bento do sul
Idade: 41

Forro de compensado sarrrafeado.. pode?

Mensagem por Zancanaro » 30 Out 2016, 22:50

Oi Marcão, Blz? A probabilidade de cupins seria a mesma de um foro de madeira maciça, certo?.. quer dizer, teria que usar o mesmo tratamento em um forro tipo lambril?

Outra pergunta é referente à resistência às intempéries.... vai ser uma parte coberta, um beiral.. mas de qualquer forma é uma área externa, o sarrafeado pode resistir nestas condições?

Obrigado pelas repostas pessoal...
Lutz
Membro
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 05 Out 2016, 23:18
Cidade: Canoas RS
Idade: 51

Forro de compensado sarrrafeado.. pode?

Mensagem por Lutz » 31 Out 2016, 21:51

Olá meu amigo!!

Bom, eu iria certamente de compensado laminado naval, leva impregnação de produtos que o sarrafeado não, pode até ser mais resistente que o sarrafeado, que por serrem sarrafos existem frestas entre eles o que permite a entrada mais fácil do cupim.
Quanto a resistência a intempéries e cupins, certamente as madeira nobres levam mais vantagem...
Mas vendo o resultado que buscas, acredito que o laminado vai te atender bem, protege ele com stain, tinta...principalmente os topos...
Espero ter contribuído!!
Abraço!!!
Zancanaro
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Out 2016, 00:57
Cidade: São Bento do sul
Idade: 41

Forro de compensado sarrrafeado.. pode?

Mensagem por Zancanaro » 01 Nov 2016, 19:42

Opaaaa.... obrigado pessoal.. optei por naval mesmo apesar da lâmina não ser tão bonita quanto à do sarrafeado (que tinha uma lâmina decorativa). Mesmo assim vai ficar bem bacana.. vou mandar umas fotos quando estiver em progresso... obrigadao..

Só pra u saber, estou pagando 115 reais na chapa de 2500 por 1600 com 12 mm de espessura. Este preço está de acordo? Estou comprando 90 chapas..
Lutz
Membro
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 05 Out 2016, 23:18
Cidade: Canoas RS
Idade: 51

Forro de compensado sarrrafeado.. pode?

Mensagem por Lutz » 01 Nov 2016, 22:08

Opa!!
O preço está bom, a minha dúvida é que espaçamento você vai prender a mesma, pois 12mm é relativamente fina, e se estiver muito espaçado pode empenar!!!
Abraço!!
Zancanaro
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Out 2016, 00:57
Cidade: São Bento do sul
Idade: 41

Forro de compensado sarrrafeado.. pode?

Mensagem por Zancanaro » 01 Nov 2016, 23:49

Oi Lutz.... Blz? Vou montar um esquema aqui para mostrar a minha ideia.. e aí você me diz o que acha.. mas basicamente ela vai ser apoiada sobre os caibros aparentes (1200mm de distância entre caibros) e parafusada no meio, na ripa da telha (que ficará por cima). Isso resulta um espaço livre de uns 500 a 550mm
Lutz
Membro
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 05 Out 2016, 23:18
Cidade: Canoas RS
Idade: 51

Forro de compensado sarrrafeado.. pode?

Mensagem por Lutz » 02 Nov 2016, 12:06

Blz Zancanaro!!!

Bom, nesse esquema pode fazer que vai ficar bem estruturado e não terás problemas nesse espaçamento...
Abraço amigo!!

ps. me pediram R$ 150,00 na naval de 15mm e diferentemente de outros países, aqui o povo se puxa pra por as lâminas externas bem feias...kkkk
yankleber
GDMista
GDMista
Mensagens: 234
Registrado em: 28 Mai 2012, 14:11
Cidade: Campos do Jordão, SP
Idade: 57

Re: Forro de compensado sarrrafeado.. pode?

Mensagem por yankleber » 13 Jan 2017, 14:34

O que me passou pela cabeça quando vi a foto é que deixar um compensado exposto ao tempo, invariavelmente a umidade irá fazer as folhas descolarem e abrirem como um "leque". Não acho que seja muito boa ideia não. Porque não usar OSB ao invés de compensado?
Timmy!
Responder