CarpintariaTelhado Aparente

Fórum exclusivo para assuntos relacionados a trabalhos de Carpintaria.
Romefe
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 30 Ago 2015, 14:54
Cidade: Itajubá/MG
Idade: 69

Telhado Aparente

Mensagem por Romefe » 25 Set 2016, 11:29

Olá pessoal, preciso de ajuda para a construção da estrutura de um telhado: A cobertura ficará aparente e para dar um toque bastante rústico, pretendo não aparelhar a madeira que ficará visível abaixo do forro que serão peças de 6x12 de garapeira ou maçaranduba, a intenção é também de abaixar custos já que são 180 m2 de telhado e o aparelhamento onera o custo da madeira em 30%, sei que será mais trabalhoso o verniz nessas peças, mas, o volume maior de verniz, por outro lado, será no forro, onde a madeira já vem preparada. Gostaria da opinião de vocês.
Romefe
Avatar do usuário
C_B_S
GDMista
GDMista
Mensagens: 1115
Registrado em: 15 Ago 2005, 09:26
Cidade: Niterói/RJ
Idade: 57

Telhado Aparente

Mensagem por C_B_S » 25 Set 2016, 12:45

Romefe,

Telhado ?
Que tipo ?
Com telhas coloniais(barro) ou onduladas ?
largura e comprimento dos dos vãos ?
6x12 é em mm, cm ou polegadas ?

Já viu que tem muitas variáveis, não é ?

Não conheço suas habilidades, mas acho arriscado construir um telhado de 180 m2, sem aparentemente ter os conhecimentos necessários.
Isso requer muita técnica/prática, já que é necessário entender de inclinação, espaçamento de ripas, técnicas de furação e noções de peso versus vão, para dimensionar vigas e caibros.

Acho que tem que ser um telhado muito simples para se enveredar numa empreitada dessas... mesmo porque, é você que vai ficar embaixo dele :)

Quanto ao "aparelhamento", compre um plaina elétrica simples (Stanley ou B&D) e faça você mesmo, pois a madeira bruta junta muita poeira.
Eu tenho uma plaina BOSCH Hobby e já aparelhei muita maçaranduba com ela. :)
'Perfeito' não é o suficiente.
aburguez
GDMista
GDMista
Mensagens: 239
Registrado em: 04 Mai 2004, 22:30
Cidade: Rio Grande do Sul
UF: RS
Idade: 54

Telhado Aparente

Mensagem por aburguez » 25 Set 2016, 13:06

Buenas!!


Recentemente fiz uma empreitada dessas e passei por este problema de aparelhar a madeira. Na época comprei a madeira bruta, conforme tu está planejando, e aproveitei a diferença para comprar uma plaina...por ignorância, o meu erro foi comprar o desengrosso da makita (inverti a ordem dos fatores). Deveria ter comprado uma plaina desempenadeira usada que normalmente sai até mais barato que o desengrosso.
Se tu for usar sem aparelhar ao menos vais ter que lixar toda essa madeira...é serviço para presidiário, ainda mais com essas madeiras duras pra dedeu. :huhu :huhu :huhu
Também por a madeira não vir padronizada nas dimensões tu vai ter que analisar encaixe por encaixe diferente dela estar aparelhada corretamente.

Segue algumas imagens:


Imagem
Imagem
Imagem


Abração!!!
Joaobz
Avatar do usuário
alisondrefahl
GDMista
GDMista
Mensagens: 1549
Registrado em: 09 Dez 2013, 10:35
Cidade: Mafra - SC
Idade: 33

Telhado Aparente

Mensagem por alisondrefahl » 26 Set 2016, 10:27

não da pra encarar uma plaina dessas?
http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... mma-g680br
O custo da plaina não é tão alto, e depois voce ainda tem a ferramenta para trabalhar e nos mostrar varios outros projetos. É rapidinho para aplainar os caibros, é bom ter um ajudante nos mais compridos.

Da pra fazer a limpeza das peças com uma plaina manual como o cbs comentou. Da um pouco de trabalho, o resultado fica bom, ficam algumas marcas na madeira e se voce for perfeccionista poderá lixa-las.

Garapeira é muito bonita mas sem aparelhar não fica tão bonita.
Responder