CarpintariaReforma oficina Alison

Fórum exclusivo para assuntos relacionados a trabalhos de Carpintaria.
Avatar do usuário
alisondrefahl
GDMista
GDMista
Mensagens: 1549
Registrado em: 09 Dez 2013, 10:35
Cidade: Mafra - SC
Idade: 33

Re: Reforma oficina Alison

Mensagem por alisondrefahl » 27 Jan 2017, 16:08

exatamente, acima da manta ja esta a telha. No meu caso foi facil instalar porque meu telhado é fibrocimento, ai ele é fixado em caibros de 5x5 que é a exata altura da manta. Da pra ir colocando a manta a medida que instala o forro, ou colocar o forro e depois colocar a manta por cima do telhado, mas ai ja é trabalho de escravo. Tem uma manta que é ensacada, acho que vai ficar mais facil pra voce instalar.
http://www.isover.com.br/sites/isover.b ... llisol.pdf


Bacana seu ambiente, da pra fazer o forro acompanhando o telhado e utilizar o espaço acima dos caibros para instalar compressor de ar, aspiração e ainda guardar madeira. Voce pode fazer tipo uma casinha acustica para o compressor e aspirador no forro, vai ficar bacana. A parte da alvenaria é de aborrecer, um quebra quebra e sujeira que não termina, mas vale apena no final.
Avatar do usuário
mlxavier
Membro
Membro
Mensagens: 67
Registrado em: 30 Jan 2014, 23:00
Cidade: Campo Grande / MS
Idade: 39

Re: Reforma oficina Alison

Mensagem por mlxavier » 27 Jan 2017, 18:17

Estava pensando exatamente em fazer o forro acompanhando o telhado mas gostaria de faz o mais justo o possível (Qual o minimo de espaço q eu poderia deixar entre a telha e o forro? contando com a manta!) pois tenho um banheirinho ao lado q deixo o compressor e o aspirador e as mangueiras entram por um cano de 10cm d diâmetro entra a oficina e o banheirinho. Achei melhor assim ppis me preocupo com o aquecimento que o compressor e o aspeirador geram. O banheirinho chega a ficar bem quente quando utilizo esses 2 equipamentos, nem sei c isso é normal pois uso a marcenaria como hobby e ainda não entendo alguns probleminas do dia a dia. Esse calor é muito grande e olha q existe umas aberturas acima da porta(os 2 equipamentos são novos e tenho menos d 2 anos e faço manutenção constante). Enfim vou terminar de tirar o forro velho e ver a melhor solução. Alison obrigado pelas dicas nem faz ideia o quanto está me ajudando! Segue ai as fotos sem o forro... O ventilador vou remover outra hora!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
alisondrefahl
GDMista
GDMista
Mensagens: 1549
Registrado em: 09 Dez 2013, 10:35
Cidade: Mafra - SC
Idade: 33

Re: Reforma oficina Alison

Mensagem por alisondrefahl » 27 Jan 2017, 22:30

a manta pode ficar encostada no telhado, ela tem 5cm de espessura, é um material inerte, então nao vai embolorar nem absorver umidade teoricamente
Avatar do usuário
mlxavier
Membro
Membro
Mensagens: 67
Registrado em: 30 Jan 2014, 23:00
Cidade: Campo Grande / MS
Idade: 39

Re: Reforma oficina Alison

Mensagem por mlxavier » 29 Jan 2017, 21:14

Alison,

eu conseguiria colocar a manta entre as madeira q estou indicando na foto? Logo abaixo da manta eu poderia colocar o forro de madeira?
Outra pergunta é sobre o material do forro. Qual seria o melhor, madeira ou PVC?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Giulliano
GDMista
GDMista
Mensagens: 267
Registrado em: 19 Set 2014, 11:50
Cidade: VOLTA REDONDA-RJ
Idade: 52

Re: Reforma oficina Alison

Mensagem por Giulliano » 29 Jan 2017, 21:23

Alison, primeiramente meus parabéns por sua oficina e seu post.

Esse forro muito me interessa, pois minha oficina é no sótão que tem um pé direito de 3m e cai para 50cm.

Só uso 5m X ,5M e dividindo com a caixa d'água de 1000l e o calor chega aos 43ºC de pico e preciso de isolamento urgente.

Outra coisa, se aos 25 anos de idade eu descobrisse esse hobby, com certeza eu seria outra pessoa hoje aos 45.

Estou acompanhando aqui e torcendo pelo seu sucesso.

Abraço.
"A vida é muito simples, nós é que a complicamos."
"O que somos é consequência do que pensamos"
BUDA.

Att;
Giulliano.
Avatar do usuário
alisondrefahl
GDMista
GDMista
Mensagens: 1549
Registrado em: 09 Dez 2013, 10:35
Cidade: Mafra - SC
Idade: 33

Re: Reforma oficina Alison

Mensagem por alisondrefahl » 30 Jan 2017, 11:35

mlxavier escreveu:Alison,

eu conseguiria colocar a manta entre as madeira q estou indicando na foto? Logo abaixo da manta eu poderia colocar o forro de madeira?
Outra pergunta é sobre o material do forro. Qual seria o melhor, madeira ou PVC?
Da pra colocar sim, mas vai colocar de cima pra baixo entre o caibros,a manta é 1,20 de largura, seus caibros devem ter 0,60 de distancia entre eles, é só cortar no meio e grampear nas ripas do telhado. Acho melhor forro de madeira por causa de impactos, as vezes voce vai trabalhar com uma tabua grande e na hora de manobrar acerta no forro, o de pvc não aguenta. Coloquei de pvc porque me custou menos da metade do preço do forro de madeira.

Código: Selecionar todos

Esse forro muito me interessa, pois minha oficina é no sótão que tem um pé direito de 3m e cai para 50cm.

Só uso 5m X ,5M e dividindo com a caixa d'água de 1000l e o calor chega aos 43ºC de pico e preciso de isolamento urgente.

Outra coisa, se aos 25 anos de idade eu descobrisse esse hobby, com certeza eu seria outra pessoa hoje aos 45.
Jesus, com 43º ja é tortura. Eu tenho alergia ao meu propio suor, então sai mais barato previnir do que remediar, a oficina agora é a parte mais fresca da minha casa, uma hora dessas eu meço a diferença e posto ai. A manta me saiu R$140 os 15m² (deu bem certinho no tamanho da minha oficina), tem algumas soluções mais baratas, me ofereceram lã de pet, mas como não conhecia não quis arriscar.

Tem gente que faz ioga, outras pilates, mas pra mim a melhor terapira é a marcenaria, só assim pra tirar o stress do dia a dia.
Avatar do usuário
mlxavier
Membro
Membro
Mensagens: 67
Registrado em: 30 Jan 2014, 23:00
Cidade: Campo Grande / MS
Idade: 39

Re: Reforma oficina Alison

Mensagem por mlxavier » 30 Jan 2017, 12:30

Legal Alisson vou fazer desse jeito, será que a manta não vai ficar muito colada na telha e dar sei la... bolor... mofo ou coisa do gênero? Não tinha levado em consideração o grampeamento da manta... foi bom vc ter mencionado... ehehhehe... Então... estou pensando em colocar forro de madeira... mas fico preocupado com cupim ainda mais q vai estar colado com a manta e a telha, no meu caso e não queria colocar forro de madeira tratado por questões de saúde...vou ter q ver se existe forro de uma madeira imune ao cupim... tipo forro de maçaranduba... se é que existe e se existir dever ser bem cara, mas pelo tamanho da oficina deve compensar né?!?!?!
Editado pela última vez por mlxavier em 31 Jan 2017, 08:22, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
alisondrefahl
GDMista
GDMista
Mensagens: 1549
Registrado em: 09 Dez 2013, 10:35
Cidade: Mafra - SC
Idade: 33

Re: Reforma oficina Alison

Mensagem por alisondrefahl » 30 Jan 2017, 14:04

usa a manta ensacada, ai ela não vai pegar umidade. Pois é forro de pinus nem pensar, pinheiro tambem não da e o cedro quando cotei estava 34 o m². Eu ia fazer o forro com OSB mas ai tinha que comprar de outra cidade, pagar frete, ai acabei desistindo, ainda mais que a chapa é pesada e sozinho fica dificil de manejar.
Avatar do usuário
mlxavier
Membro
Membro
Mensagens: 67
Registrado em: 30 Jan 2014, 23:00
Cidade: Campo Grande / MS
Idade: 39

Re: Reforma oficina Alison

Mensagem por mlxavier » 30 Jan 2017, 15:59

mas o forro de cedrinho é melhor? mesmo assim tem que estar tratado com cupinicida certo?
Avatar do usuário
alisondrefahl
GDMista
GDMista
Mensagens: 1549
Registrado em: 09 Dez 2013, 10:35
Cidade: Mafra - SC
Idade: 33

Re: Reforma oficina Alison

Mensagem por alisondrefahl » 30 Jan 2017, 16:43

O de cedro é um pouco mais resistente contra cupim, é sempre bom pincelar cupinicida antes de dar acabamento no forro.
Avatar do usuário
mlxavier
Membro
Membro
Mensagens: 67
Registrado em: 30 Jan 2014, 23:00
Cidade: Campo Grande / MS
Idade: 39

Re: Reforma oficina Alison

Mensagem por mlxavier » 02 Fev 2017, 08:47

O pessoal que entende um pouco de cupins, após tirar o forro da minha pequena oficina, notei que a parede(que estava acima do forro) no cimento puro possui uma casca em algumas áreas(acredito que foram feitas por cupins). Conforme conversei com o Alison, estarei colocando o forro com a manta termoacústica próximo a telha e essa parede q está bem feia ficara visível. Claro que não ligo para aparência mas seria bom deixar essa parede de um jeito bom pra receber uma tinta ou um cimento queimado(ainda não decidi). Alguém sabe uma forma eficiente de fazer isso? Segue as fotos pra ter uma base da situação.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
alisondrefahl
GDMista
GDMista
Mensagens: 1549
Registrado em: 09 Dez 2013, 10:35
Cidade: Mafra - SC
Idade: 33

Re: Reforma oficina Alison

Mensagem por alisondrefahl » 10 Fev 2020, 17:48

Atualização hoje no post inicial.
Avatar do usuário
AdminGDM
Administrador
Administrador
Mensagens: 2795
Registrado em: 24 Ago 2003, 21:56
Cidade: Belo Horizonte
UF: MG
Idade: 58

Re: Reforma oficina Alison

Mensagem por AdminGDM » 10 Fev 2020, 21:29

Eitaaaa :D

Finalmente!
Agora sim, Alisson, da até mais gosto de trabalhar :D

Abração
Sidney
DICAS PARA INICIANTES | MANUAIS DIVERSOS | ARTIGOS SOBRE MADEIRAS
Colabore com o GDM, Clique AQUI e saiba como.
Avatar do usuário
Tudor
GDMista
GDMista
Mensagens: 215
Registrado em: 07 Ago 2019, 10:29
Cidade: Porto Alegre
UF: RS

Re: Reforma oficina Alison

Mensagem por Tudor » 13 Fev 2020, 15:33

Parabéns pelo empenho, Alisson. Foi uma transformação incrível nessa oficina.

Vejo muito conteúdo norte-americano de marcenaria, mas quem eu admiro de verdade são os marceneiros brasileiros. Temos recursos limitados, pagamos caro por eles, e temos que dar duro, desde a obtenção dos equipamentos até a matéria-prima. O que conseguimos é à base da força de vontade e muita pesquisa. Então, eu admiro os brasileiros mesmo.

Além das dificuldades inerentes em montar uma oficina, organizar espaço, etc., pelo que vi os vizinhos andam também incomodando... olha, lamentável... Mas não dá pra desanimar. Parabéns novamente.
Responder