GDM chegando ao fim!

Prezados amigos GDMistas e visitantes,
dentro de alguns dias, o GDM será tirado do ar por um período indeterminado.
Infelizmente não será possível manter o GDM no ar por mais tempo. Não temos tido recursos para tal.
Deixamos aqui nossos agradecimentos a todos que colaboraram conosco e nos prestigiaram durante estes quase 25 anos do Guia do Marceneiro, principalmente a esta comunidade que sempre nos deu inspiração.
Aqui fizemos grandes amigos, os quais jamais esqueceremos.
Em nossa memória ficarão os grandes momentos que compartilhamos.

Um grande abraço e sucesso a todos!
AdminGDM

CarpintariaEscada

Fórum exclusivo para assuntos relacionados a trabalhos de Carpintaria.
mutley
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Abr 2012, 17:21
Cidade: Belo Horizonte
Idade: 60

Escada

Mensagem por mutley » 19 Fev 2015, 19:42

Pessoal,

Quero revestir a escada aqui de casa que já é revestida com piso cerâmico, com madeira.
Não tenho noção de como poderia fazer isso e qual madeira usar, teria que retirar a cerâmica do piso e colocar a madeira no concreto?
Como fixaria os blocos de madeira, alguém já fez, poderia me dar uma luz? Não achei nenhum carpinteiro aqui em BH.
Já vi um tópico sobre isso aqui no fórum, mas já estava antigo e quem sabe alguém já possa ter feito algo parecido.
Agradeço.

Sandra
Avatar do usuário
jackson1
GDMista
GDMista
Mensagens: 1234
Registrado em: 29 Mar 2012, 00:45
Cidade: Florianópolis/ SC
Idade: 70

Escada

Mensagem por jackson1 » 19 Fev 2015, 20:10

Sandra, a coisa não é tão feia quanto parece, o maior problema é encontrar madeira quarteada para evitar o empenamento, o resto é resto, arranque a cerâmica faça um rebaixo no degrau para colar um taco onde será presa a taboa do degrau tamponar os parafusos e dar acabamento simples assim.

Madeira quarteada, veja o video abaixo

Muito bom trabalhar a madeira.
Avatar do usuário
HPVendruscolo
Membro
Membro
Mensagens: 137
Registrado em: 23 Out 2014, 09:41
Cidade: Dourados/MS
Idade: 33

Escada

Mensagem por HPVendruscolo » 19 Fev 2015, 23:16

Não entendi sobre essa madeira quarteada. Aqui em casa usamos madeira (Ipê) normal.. têm uns 14 anos e estão bem conservadas, veja (desculpe pela pouca iluminação..):

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Foram fixadas com parafusos e buchas (6 para cada degrau)...

Quanto à manutenção, elas nunca viram água diretamente. No máximo um pano úmido, com um pouco de querosene..
Avatar do usuário
RicardoDF
GDMista
GDMista
Mensagens: 2108
Registrado em: 07 Mai 2014, 18:15
Cidade: Santa Maria / DF
Idade: 46

Escada

Mensagem por RicardoDF » 20 Fev 2015, 01:31

Boa noite,

Podem me chamar de preguiçoso, mas se a cerâmica estiver bem nivelada eu nem arrancaria...rs

Seria apenas o trabalho de medir e cortar as tábuas com o tamanho de cada degrau que pode variar um pouco e, em seguida fixar com um adesivo tipo prego liquido por exemplo e usar 4 a 6 parafusos para finalizar a fixação.

Para tampar os furos, cavilhas feitas da mesma madeira.

Tendo em vista que não entendo muito sobre os tipos de madeira mais adequados, acompanho a sugestão do HPVendruscolo que já tem o Ipê em uso nas escadas a um bom tempo.

Sobre a elevação dos degraus, esse problema vai ficar apenas no ultimo degrau para quem está descendo a escada. Para resolver isso é só colocar uma tábua no fim da escada com a mesma espessura das demais.

Imagem Imagem

Aqui um exemplo um pouco diferente mas que vai explicar melhor que quaisquer palavras a questão do ultimo degrau:
Imagem

É possível ver que a plataforma no final foi para compensar o aumento nos demais degraus. O ultimo degrau ficaria muito alto se não fosse a plataforma.

É isso...No mais boa sorte!
Avatar do usuário
C_B_S
GDMista
GDMista
Mensagens: 1115
Registrado em: 15 Ago 2005, 09:26
Cidade: Niterói/RJ
Idade: 57

Escada

Mensagem por C_B_S » 20 Fev 2015, 10:04

Sandra, eu projetei e construí a escada da casa de minha mãe e a revseti inteiramente com ipê e mçaranduba, mas para poder te ajudar preciso de mais algumas informações:

1) Você vai revestir o espelho também ou só a soleira da escada ?
2) No segundo andar, no final na escada, hoje tem apenas piso ou tem uma soleira de granito ?
3) A escada já tem corrimão ou você irá fazer uma de madeira também ?

Tire fotos da escada, fica mais fácil.
mutley
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Abr 2012, 17:21
Cidade: Belo Horizonte
Idade: 60

Escada

Mensagem por mutley » 23 Fev 2015, 15:13

Tem soleira no andar de cima.
Não decidi acerca do espelho
Ainda não tem corrimão
O lance dessa escada é que ela tem os degraus altos demais e quero diminuir isso revestindo apesar de saber que devo ganhar uns 2 degraus a mais, porém não tem problema porque aí adoto a ideía da foto que tem a plataforma. Imagem
Imagem
MarceloMachado
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Abr 2016, 21:45
Cidade: Terra Santa
Idade: 39

Re: Escada

Mensagem por MarceloMachado » 18 Nov 2016, 22:57

gostei da ideia...to precisando fazer a minha tbm. assim q começar posto fotos
Marcelo Machado
diogoqo
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 10 Out 2013, 11:48
Cidade: Campinas
Idade: 36

Re: Escada

Mensagem por diogoqo » 02 Dez 2016, 08:54

:D :D Achei muito interessante essa ideia.
Deu vontade de fazer em casa até. Hehe.
alvorada5
GDMista
GDMista
Mensagens: 198
Registrado em: 11 Set 2015, 12:39
Cidade: Palmas
UF: TO
Idade: 55

Re: Escada

Mensagem por alvorada5 » 02 Dez 2016, 11:11

Sandra, se está querendo revestir porque os degraus são altos, acho que isso não vai resolver o problema, pois a altura entre os degraus vai permanecer a mesma. A única diferença vai ser no primeiro (vai ficar mais alto) e no último (vai ficar mais baixo) degraus.
Acredito que no seu caso só uma escada nova mesmo. É bem mais caro e trabalhoso, mas degraus fora de padrão são muito desagradáveis (o usual é 17 a 18 cm de altura e em torno de 30 cm de largura - altura acima disso é desconfortável).
Provavelmente para resolver o problema você terá que alterar a inclinação da escada e consequentemente aumentar um ou dois degraus.

Leão
Yunes_7
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Mai 2016, 20:52
Cidade: São OPaulo
Idade: 36

Re: Escada

Mensagem por Yunes_7 » 04 Dez 2016, 22:22

Vale a pena revestir de madeira. Mas lembre de comprar uma madeira de qualidade para não ficar deformada com o tempo.
Avatar do usuário
Hobbista
GDMista
GDMista
Mensagens: 988
Registrado em: 13 Ago 2014, 21:47
Cidade: Joinville/SC
Idade: 41

Re: Escada

Mensagem por Hobbista » 08 Dez 2016, 14:55

Vão me bater com o que vou falar kkkkkk
Aqui na nossa casa era pra ser escada revestida de madeira maciça também, mas acabamos optando por usar porcelanato que imita madeira. Compramos um da Portobello Ibirapuera Mix, que tem uma grande variação de tons. E vou falar, surpreendeu, foi a melhor escolha que fizemos.
Pra limpar é a melhor coisa, pois dá p/ usar produtos bem agressivos que não mancha.

Só achei um colocador aqui na cidade que faz escada com porcelanato.
Ele faz junções em 45º, e usa cola plástica (mesma usada p/ colar granitos). Fica mega resistente.

Abaixo uma foto de como ficou. Está beeeeem sujo, mas serve pra ter ideia.
Os rodapés encontrei de outra marca, custou R$ 8,00 a peça de 1m, e ficou exatamente na mesma cor (na foto parece mais escura, mas ao vivo não é tão escuro assim).
IMG_6360.JPG
Cada peça de porcelanato acho que tem 100x20cm. Foram colocados com transpasse de 20%.

Fizemos uma escada interna, outra escada externa (mas com o piso pra área externa, mais áspero), e também fizemos mais duas áreas externas. Ficou lindão! :lol:
IMG_5922.JPG
---------------------------------------
Daniel - Joinville/SC
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Responder