GDM chegando ao fim!

Prezados amigos GDMistas e visitantes,
dentro de alguns dias, o GDM será tirado do ar por um período indeterminado.
Infelizmente não será possível manter o GDM no ar por mais tempo. Não temos tido recursos para tal.
Deixamos aqui nossos agradecimentos a todos que colaboraram conosco e nos prestigiaram durante estes quase 25 anos do Guia do Marceneiro, principalmente a esta comunidade que sempre nos deu inspiração.
Aqui fizemos grandes amigos, os quais jamais esqueceremos.
Em nossa memória ficarão os grandes momentos que compartilhamos.

Um grande abraço e sucesso a todos!
AdminGDM

MarchetariaPrimeiro trabalho: Desenhos isometricos

Fórum exclusivo para discussões sobre a Arte da Marchetaria e afins.
Avatar do usuário
ELJOE
GDMista
GDMista
Mensagens: 554
Registrado em: 20 Mai 2008, 13:03
Cidade: Campo Grande
UF: MS
Idade: 54

Primeiro trabalho: Desenhos isometricos

Mensagem por ELJOE » 14 Mai 2014, 19:48

Pessoal,

Semana passada fiz uma bandeja com acabamento em marchetaria como parte do curso de marcenaria que estou fazendo. Cometi muitos erros nos detalhes de junção das peças, mas pra um primeiro trabalho fiquei satisfeito com o resultado.
casimages.com.br/i/140515125221429499.j ... 9.jpg.html

casimages.com.br/i/140515125223257626.j ... 6.jpg.html

Como gostei pretendo fazer outras peças, mas tenho algumas (ou muitas) dúvidas:
Sobre as laminas de "radica":
1) Lá no curso me falaram que esse material é radica, mas não sentí muita firmeza. Também li numa postagem aqui no GDM que a radica não é uma lamina uniforme, então fiquei em dúvida se esse material é realmente rádica.
2) Onde eu compro radica (ou outro nome)? Na minha cidade as unicas laminas que encontrei foram de freijó e umas outras "comunzinhas". Aparentemente ninguem trabalha com radica. Temos opções de lojas online?
3) O meu professor me disse que essas laminas são MUITO caras. Poderiam me informar uma base de preço das laminas de rádica?
4) Ainda no quesito preço, o pessoal comercializa somente a lamina inteira ou é possível comprar rádica por em pedaço?

Sobre ferramentas de corte:
1) Ví que o pessoal usa bisturi pra corte das laminas de rádica. Tem algum modelo ou marca recomendada?
2) As laminas (de bisturi) não cegam muito rapidamente? Pra fazer uma peça como a bandeja que eu postei acima eu gastaria mais de uma lamina?
3) Quais modelos de lamina (de bisturi) voces recomendam, considerando que pretendo fazer apenas cortes retos?
Você ajudou alguém hoje? Ainda há tempo!
Avatar do usuário
ELJOE
GDMista
GDMista
Mensagens: 554
Registrado em: 20 Mai 2008, 13:03
Cidade: Campo Grande
UF: MS
Idade: 54

Primeiro trabalho: Desenhos isometricos

Mensagem por ELJOE » 14 Mai 2014, 19:59

Pessoal,

Todos os questionamento que fiz a respeito de ferramenta de corte já foram respondidos neste tópico: para-quem-precisa-estudar-a-marchetaria-t15587-20.html

Prometo que da próxima vez irei pesquisar melhor (já prometi isso antes).

Abraços,
Você ajudou alguém hoje? Ainda há tempo!
Avatar do usuário
Gilson Ricardo
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 2088
Registrado em: 18 Jan 2013, 10:52
Cidade: Curitiba
UF: PR
Idade: 56

Primeiro trabalho: Desenhos isometricos

Mensagem por Gilson Ricardo » 14 Mai 2014, 20:15

El Joe, o único defeito que vi nesta bandeja é que ela não está aqui em casa... Ta lindona, meus parabéns.

abraços

Gilson
Na vida existem duas coisas perigosas... beijo de mulher casada e beliscão de tábua rachada.
Avatar do usuário
marcos leitao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 7749
Registrado em: 26 Set 2011, 21:13
Cidade: Niteroi
UF: RJ
Idade: 59

Primeiro trabalho: Desenhos isometricos

Mensagem por marcos leitao » 14 Mai 2014, 21:15

El Joe.

Parabéns.

Muito bonita essa bandeja.
"Yo no creo en brushless pero que las hay, las hay."

"Nenhuma ferramenta me faz tão feliz, como esta que acabei de comprar"
"Nada me dá tanta angústia, do que esperar o carro do SEDEX!"
"Poucos sons são tão bonitos, quanto o do estilete abrindo uma caixa que acabou de chegar"

http://www.tapelink.com.br
neptuno
GDMista
GDMista
Mensagens: 2962
Registrado em: 12 Out 2008, 18:11
Cidade: Embu/SP
Idade: 79

Primeiro trabalho: Desenhos isometricos

Mensagem por neptuno » 15 Mai 2014, 11:30

Madeireira Bernauer, ligue lá, eles tem rácicas lindíssimas. Algumas são baratas, como o Laurel chileno (R$ 150/m2), uma beleza de lamina. As lâminas de rádica, como na verdade são cortadas de uma espécie de verruga, um defeito de crescimento nas arvores, são sempre pequenas.

O seu desenho da bandeja entretanto, que conhecemos com "Cubos do Luis", porque foi inventado pelo rei Luis XV da França, não precisa de rádicas para um bom efeito, eu já fiz com folhas comuns de 3 madeiras distintas.

Eu costumo cortar rádica com bisturi, porque a serra é meio bruta e as laminas são delicadas. Comece bem devagar com um primeiro corte suave e vá aumentando a pressão nos cortes subsequentes. A melhor lâmina é a numero 10 ou 10A. Nunca use a #11, porque a ponta sendo muito fina, tende a quebrar e lançar um pedaço que pode atingir o olho. Mas isso não é uma regra absoluta, muita gente corta com um estilete comum desses tipo Olfa. Para boa precisão em que certificar-se de que o Chanfro encoste na régua, e não o lado maior; então temos que inclinar o bisturi ou estilete para fora dessa guia e conseguir que o chanfro fique paralelo a ela.

Outra coisa: procure adquirir uma base para corte auto-cicatrizante, é muito melhor do que madeira ou MDF porque não cria sulcos que podem querer desviar a faca.

Pedro
Avatar do usuário
ELJOE
GDMista
GDMista
Mensagens: 554
Registrado em: 20 Mai 2008, 13:03
Cidade: Campo Grande
UF: MS
Idade: 54

Primeiro trabalho: Desenhos isometricos

Mensagem por ELJOE » 15 Mai 2014, 21:28

Pedro,

Obrigado pelas dicas.

Vou comprar um bisturi mesmo, e também a borracha para os cortes.

Abraços,
Você ajudou alguém hoje? Ainda há tempo!
Responder