Segurança no TrabalhoKickBack - Acidente

Fórum exclusivo para assuntos que tratam sobre Segurança no Trabalho.
Avatar do usuário
Celestino
GDMista
GDMista
Mensagens: 359
Registrado em: 10 Mai 2004, 09:59
Cidade: Petropolis - RJ
Idade: 58

KickBack - Acidente

Mensagem por Celestino » 19 Mar 2005, 19:16

Amigos,

Primeiro - Fora o susto e o hematoma estou bem.

Hoje contando OSB tive meu primeiro acidente com a serra de bancada. Estava cortando umas placas de 50x30 em OSB, as primeiras foram muito bem sem problema nenhum, porem quando fui cortar a quintas placa o acidente aconteceu. A placa voltou para cima da serra rodou em cima dela e voltou com toda a foça, me acertou na cintura, uma pancada violenta, graças a Deus nada mais serio aconteceu, um baita susto, um bonito hematoma.

Depois do acidente fazendo uma analise do que aconteceu chequei as seguintes conclusões:

- Minha serra não tem nenhum recurso para evitar este tipo de acidente (culpa minha)
- Quando estava cortando, tirei a mão da peça para me posicionar melhor (Culpa minha)
- Se estivesse utilizando um jig não teria necessidade de me reposicionar ( Novamente culpa minha)
- Por alguns segundo tirei os olhos do trabalho para me posicionar ( culpa minha)

Em resumo a culpa foi minha. Aprendi e espero estar ensinando.

E novamente fora o susto e o hematoma aparentemente estou bem, dolorido, mais bem.

Quem quizer dar bronca sinta-se a vontade pois já recebi uma bem dada de minha esposa, e mereço quantas mais vierem. :cry:
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

KickBack - Acidente

Mensagem por Ari » 19 Mar 2005, 20:34

Ô Celestino!!

Que pena meu amigo. Que bom que você está bem!

Eu estou com muito medo de usar a serra sem os dentes anti-kickback por causa disso.

Obrigado por contar pra gente. Assim dá pra ficar mais esperto na hora de trabalhar.

Melhoras!

Bração

Ari
Avatar do usuário
Edilson
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1394
Registrado em: 09 Jan 2004, 10:49
Cidade: Umuarama/PR
Idade: 62

KickBack - Acidente

Mensagem por Edilson » 20 Mar 2005, 02:34

Celestino, estimo melhoras. Peça para a Dona Patroa fazer uma massagem...

Anti kickback (anti coice) é um dispositivo para evitar que a lâmina empurre a madeira para trás. Exemplo:

http://www.mikestools.com/detail.asp?product_id=B78-961

A peça serrilhada levanta quando a madeira passa após o corte, e os pequenos dentes evitam a madeira voltar.

O anti kickback é um dispositivo muito bom. Mas devem-se tomar alguns cuidados no seu uso. Abaixo o link para o relato de um acidente:

http://www.llnl.gov/es_and_h/lessons/e_ ... pdate.html

Um marceneiro, ao tirar a madeira depois de cortada, encostou-a no anti kickback. O anti kickback se desprendeu do parafuso de fixação e caiu sobre a lâmina. Além de a lâmina arremessar o anti kickback (que bateu no peito do marceneiro), também soltou três dentes e alguns fragmentos feriram seu pescoço. Felizmente, ele sofreu ferimentos leves.

No link, há fotos e conclusão da razão do acidente. Caso haja dificuldade para tradução, avisem que eu traduzo. Afinal, esse é um assunto sério e todos devemos estar cientes dos perigos e precauções.

Outro dispositivo importante é a guarda da lâmina (blade guard). É uma capa que vai sobre a serra, algumas feitas de acrílico ou plástico (como na serra do Ari). Pode ter também abertura para acoplar um aspirador de pó. A função é proteger a mão, caso se aproxime da serra. Também evita que fragmentos da serra (dentes) atinjam o operador. Nesse caso, não sei se o plástico é tão eficiente assim. Abaixo um exemplo:

http://www.guiadomarceneiro.com/img_gdm ... c148ab.jpg

Feather board são peças cujo formato lembra uma pena, pois tem vários cortes inclinados. A madeira tem passagem livre em direção à lâmina, mas quando volta, é presa pela peça, como abaixo:

http://www.schsons.com/kits/images/larg ... _board.jpg

Aqui, como fazer feather board:

http://www.woodshopdemos.com/sstat-15.htm


Um abraço,

Edilson Tiradentes
Avatar do usuário
Celestino
GDMista
GDMista
Mensagens: 359
Registrado em: 10 Mai 2004, 09:59
Cidade: Petropolis - RJ
Idade: 58

KickBack - Acidente

Mensagem por Celestino » 20 Mar 2005, 20:47

Amigos,

Que madeira usar para fazer um "feather board"???

P.S.: Estou bem com algumas dores.
Avatar do usuário
AdminGDM
Administrador
Administrador
Mensagens: 2795
Registrado em: 24 Ago 2003, 21:56
Cidade: Belo Horizonte
UF: MG
Idade: 58

KickBack - Acidente

Mensagem por AdminGDM » 20 Mar 2005, 21:31

Grande e dolorido Celestino, lamento muito pelo acidente.

Também já tomei um coice destes. No meu caso foi porque deixei a lâmina muito baixa e a chapa subiu, retornando direto no meu peito.
No meu caso tive muita sorte porque a peça não bateu de quina no meu peito, se não, o estrago teria sido maior. Felizmente fiquei apenas com um vermelhão e uma ralada na pele.

Você pode usar uma madeira mais flexível para fazer o feather board.
Tente conseguir um pedaço de Pau Marfim, Pinus ou Goiabão para fazer o pente. A madeira deve ser macia e flexível (mas não muito como o pinho). Madeiras muito duras deslizam mais.
Outra forma de evitar que a madeira suba na serra é simplesmente prender um sarrafo com grampos no batente da serra, deixando que fique apenas 1 mm mais alto que a madeira (ou chapa).
DICAS PARA INICIANTES | MANUAIS DIVERSOS | ARTIGOS SOBRE MADEIRAS
Colabore com o GDM, Clique AQUI e saiba como.
Avatar do usuário
Celestino
GDMista
GDMista
Mensagens: 359
Registrado em: 10 Mai 2004, 09:59
Cidade: Petropolis - RJ
Idade: 58

KickBack - Acidente

Mensagem por Celestino » 20 Mar 2005, 22:07

Sidney,

Agora que voce falou,
No meu caso foi porque deixei a lâmina muito baixa e a chapa subiu,
Eu tambem baixei um pouco a lamina, pode ter sido este meu principal erro :( . O importante e que aprendi a lição, e vou tomar todos os cuidados daqui para frente.

Brigadão
Alexandre Tarcitano
Membro
Membro
Mensagens: 32
Registrado em: 28 Fev 2005, 22:33
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 68

KickBack - Acidente

Mensagem por Alexandre Tarcitano » 20 Mar 2005, 23:49

Fico feliz em saber que o amigo Celestino está bem sem maiores consequências. Tenho lido várias publicações lá de fora, especialmente Popular Woodworking e Wood Magazine e em todos os artigos sempre há a preocupação de alertar sobre como usar as ferramentas sem acidentes. A serra de mesa e a serra portátil são campeãs em provocar situações perigosas e não podemos nos distrair ao usá-las.
Os dispositivos antikickback ( kickback pawls) e as feather boards são úteis e infelizmente desconhecidas para a maioria de nós. Ajudam muito a reduzir situações perigosas. Mas além disso há o posicionamento do operador ao cortar madeiras. Não se deve ficar em linha reta com o pedaço que está entre a serra e a guia, ele é mais sujeito a retornar em cima de você. Use sempre o protetor de serra e proteção visual ( óculos ou máscara). E para pedaços pequenos, use um empurrador. Ainda não temos por aqui um dispositivo que vi nos EUA e que param a serra imediatamente quando sentem a presença da pele muito próximo da mesma.

Um abraço

Alexandre
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

KickBack - Acidente

Mensagem por Ari » 21 Mar 2005, 02:13

Uma pergunta de marceneiro de internet:

O batente (fence) da serra de mesa está alinhado com o disco de serra em 100%. O que acontece se na saída do corte ou seja, na parte de traz do batente ele estiver 1mm mais folgado? Diminui a possibilidade de acidente? E a precisão do corte, fica prejudicada?

Bração

Ari
Avatar do usuário
AdminGDM
Administrador
Administrador
Mensagens: 2795
Registrado em: 24 Ago 2003, 21:56
Cidade: Belo Horizonte
UF: MG
Idade: 58

KickBack - Acidente

Mensagem por AdminGDM » 21 Mar 2005, 02:42

Oi Ari!

Até onde sei, nenhum batente é alinhado 100%.
Deve existir uma folga de mais ou menos 0.5 mm (meio milímetro) a frente da serra para evitar travamentos.
Alguns fabricantes ajustam esta folga em 0.3 mm (três décimos de milímetro).
Esta folga não prejudica em nada o corte desde que o operador tenha um pouco de experiência no posicionamento de corte, ou seja, na forma que segura a madeira contra o batente. O importante é que o alinhamento inicial do corte esteja perfeito. Estando a madeira bem encostada e alinhada ao batente antes da lâmina da serra, o corte sairá perfeito. O corte só saira ruim se a madeira desalinhar ou desencostar do batente antes da lâmina da serra.
Por outro lado, se a folga for muito grande, então sim, o corte sera prejudicado e ai adeus precisão.
DICAS PARA INICIANTES | MANUAIS DIVERSOS | ARTIGOS SOBRE MADEIRAS
Colabore com o GDM, Clique AQUI e saiba como.
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

KickBack - Acidente

Mensagem por Ari » 21 Mar 2005, 09:22

Obrigado Guru!

Eu acho que ajustei 100% e sem folga. Ainda bem que me passou isso pela cabeça agora e você acaba de confirmar o que devo fazer.

Vou ajustar e falo depois como ficou.

Bração Tio!

Ari
Alexandre Tarcitano
Membro
Membro
Mensagens: 32
Registrado em: 28 Fev 2005, 22:33
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 68

KickBack - Acidente

Mensagem por Alexandre Tarcitano » 21 Mar 2005, 22:58

Edilson, cuidado com o kickback nos "países baixos". Assim você vai prejudicar a sua descendência...... :obestao
Alexandre Tarcitano
Membro
Membro
Mensagens: 32
Registrado em: 28 Fev 2005, 22:33
Cidade: Rio de Janeiro
Idade: 68

KickBack - Acidente

Mensagem por Alexandre Tarcitano » 21 Mar 2005, 23:06

Me lembrei de mais uma coisa que pode causar o kick back. Li em uma revista que, mesmo se tomando todas as precauções com ajustes da guia, a própria madeira pode liberar pressões internas ao ser cortada. No caso das serras estacionárias existe a guia de saída onde é apoiada a tampa de proteção. Quem usa serra elétrica manual sabe do que estou falando. Às vezes a fenda fecha durante o corte e trava a serra em cortes compridos. Apesar de existir a guia nas máquinas estacionárias, muitas vezes a madeira fecha um pouco a linha de corte e a madeira volta em cima do operador.
Alexandre
aburguez
GDMista
GDMista
Mensagens: 239
Registrado em: 04 Mai 2004, 22:30
Cidade: Rio Grande do Sul
UF: RS
Idade: 54

KickBack - Acidente

Mensagem por aburguez » 23 Mar 2005, 00:45

Boa noite pessoal!


Talvez eu esteja sendo redundante, porém para a minha serra eu fiz um tampo móvel aonde na parte inferior eu coloquei um pequeno sarrafo de que serve de guia. Esta guia desliza dentro de uma rasgo na tampa fixa. Para pequenos pedaços ( com largura em torno de 60 cm) eu tenho tranquilidade durante o corte, pois o tampo móvel possui um batente que serve de encosto para a madeira e ainda me garante um corte no esquadro e até mesmo com auxílio de gabaritos o ângulo que eu desejar.

Um abraço a todos.

Aburguez
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

KickBack - Acidente

Mensagem por Ari » 27 Mar 2005, 07:45

Grande Aburguez!

Você poderia publicar uma foto do tampo móvel?

Bração

Ari
aburguez
GDMista
GDMista
Mensagens: 239
Registrado em: 04 Mai 2004, 22:30
Cidade: Rio Grande do Sul
UF: RS
Idade: 54

KickBack - Acidente

Mensagem por aburguez » 27 Mar 2005, 23:48

Boa noite pessoal!!!

Ari,

te mandei um e-mail com as imagens para que sejam postadas.

Um abraço.
Joaobz
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

KickBack - Acidente

Mensagem por Ari » 28 Mar 2005, 05:10

Pessoal!


Aqui estão as fotos mandadas pelo Aburguez!


[img]http://www.cunha.pro.br/ari/madeira/mar27257.jpg[/img]

[img]http://www.cunha.pro.br/ari/madeira/mar27259.jpg[/img]

[img]http://www.cunha.pro.br/ari/madeira/mar27261.jpg[/img]

E muito obrigado

Ari
Avatar do usuário
Celestino
GDMista
GDMista
Mensagens: 359
Registrado em: 10 Mai 2004, 09:59
Cidade: Petropolis - RJ
Idade: 58

KickBack - Acidente

Mensagem por Celestino » 28 Mar 2005, 23:00

marciobg
Banido
Banido
Mensagens: 437
Registrado em: 29 Abr 2006, 10:20
Cidade: Contagem / MG

KickBack - Acidente

Mensagem por marciobg » 02 Mai 2006, 11:02

Fui vítima três vezes do tal kick back, duas por inexperiência, uma por desatenção. Fui serrar uma peça de osb (30X50cm). Assim que serrei a peça, a parte seccionada começou a "dançar" na mesa, por causa da trepidação do motor. A serra jogou o osb para trás e... Foi um rebote daqueles. O osb me acertou na altura da barriga. Resultado: ematoma e esfolado. O pior de tudo foi o susto.
No caso, o acidente ocorreu porque eu estava usando o paralelo. O osb ficou expremido entre a lâmina e o paralelo. O resultado não poderia ser outro...
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

KickBack - Acidente

Mensagem por Ari » 02 Mai 2006, 11:09

Grande Marcio!

Lamento o ocorrido, fico feliz que você esteja bem. Obrigado por compartilhar conosco sua experiência.

Acho que a gente poderia discutir este assunto tecnicamente e procurar uma solução para que acidentes como estes não aconteçam mais. Aqui no GDM, as máquinas feitas em casa estão aumentando de número e com um pouco de criatividade e ajuda dos mais experientes, poderemos criar dispositivos que aumentem a segurança dos usuários.

Bração do

Ari
marciobg
Banido
Banido
Mensagens: 437
Registrado em: 29 Abr 2006, 10:20
Cidade: Contagem / MG

KickBack - Acidente

Mensagem por marciobg » 02 Mai 2006, 18:59

Ari, você acertou! Fui eu que construi a minha serra circular de bancada. Considero ser a principal máquina de uma marcenaria, porém é também a mais perigosa. As pessoas pensam que o perigo está em pôr a mão na serra (o que é verdadeiro), no entanto referida máquina sempre reserva uma ingrata surpreza para o operador.
Avatar do usuário
henrique_rs
Membro
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 09 Mar 2006, 14:20
Cidade: Triunfo-Rio grande do Sul
Idade: 44

KickBack - Acidente

Mensagem por henrique_rs » 02 Mai 2006, 21:23

Olá.
Lamento muito pelo acidente.

Como estou disposto a construir uma serra circular, então tenho grande interesse neste assunto e não tenho idéia de como executar as proteções.

Como disse o Ari, não poderíamos aproveitar este post para discutir formas de proteção para este tipo de equipamento?
Ou quem sabe resumir as diversas informações sobre isto do fórum e criar um novo tópico, fixo talvez, como o de "Materiais de Segurança”, com dicas de proteções, fotos de como fazer, regras de segurança no uso de maquinas.

Notei que este assunto é extensamente comentado no fórum e poderia ser reunido em um só lugar de fácil localização, pois quem chega e não conhece nada (por experiência própria) quase sempre dá uma passada nos tópicos fixos.

São só idéias, mas gostaria que mais pessoas viessem a engrandecer esta discussão.
Henrique Milk
---------------
Um forte quebra-costelas!

"O computador surgiu para resolver problemas que antes não existiam"
Avatar do usuário
Ari
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 17467
Registrado em: 07 Jun 2004, 21:18
Cidade: Brasília
UF: DF
Idade: 71

KickBack - Acidente

Mensagem por Ari » 03 Mai 2006, 05:28

Grande Henrique!

É uma boa idéia abrir um post sobre o assunto e vou fazê-lo mais tarde. Eu preciso pegar o manual da minha máquina pra ver uns macetes que tem lá sobre como evitar o kickback. Vou dar uma lida no assunto e volto pra postar.

Bração

Ari
Avatar do usuário
Celestino
GDMista
GDMista
Mensagens: 359
Registrado em: 10 Mai 2004, 09:59
Cidade: Petropolis - RJ
Idade: 58

KickBack - Acidente

Mensagem por Celestino » 03 Mai 2006, 08:34

Marcio,

O meu acidente também foi com uma peça de OSB de 50x30.

Temos então que tomar cuidado com esta combinação OSB 50X30. Deve existir alguma combinação de forças que geram uma energia de retorno da peça ao seu dono, e como esta energia e grande a peça volta com violência, com saudades do seu dono. :-D :-D :-D

Fora à brincadeira e muita coincidência vc não acha.

Bom meu amigo melhoras e vamos trabalhar para que isso não aconteça com mais ninguém do fórum

Eu consegui evitar novos acidentes utilizando guia igual a do Aburgues para peças grandes e a guia paralela só para ripas e peças pequenas
marciobg
Banido
Banido
Mensagens: 437
Registrado em: 29 Abr 2006, 10:20
Cidade: Contagem / MG

KickBack - Acidente

Mensagem por marciobg » 03 Mai 2006, 09:10

Celestino, na minha serra circular eu instalei um guia parecido ao do Aburgues. No caso, a circular se transformou numa pequena serra esquadrejadeira. Serve para cortes transversais. kick back não ocorre porque o pedaço seccionado fica solto (sem o paralelo). Em regra, o rebote ocorre porque o sarrafo seccionado tende a "dançar" sobre a mesa, por causa da vibração do motor; se você estiver utilizando o paralelo, o sarrafo envieza e fica exprimido entre a serra e o paralelo. O resultado é um tiro.
Avatar do usuário
Edilson
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1394
Registrado em: 09 Jan 2004, 10:49
Cidade: Umuarama/PR
Idade: 62

KickBack - Acidente

Mensagem por Edilson » 04 Mai 2006, 03:09

Olá pessoal.

Tenho estudado o problema da segurança nos equipamentos, principalmente nas máquinas estacionárias. Fiz alguns testes, provocando o coice da madeira ("kickback"), em uma esquadrejadeira. Com um motor de 3HP a pancada é bem forte. O fato do motor trepidar pode favorecer a que a madeira pule para cima da serra, sendo lançada por esta. O que ocorre com o coice é como o efeito de uma catapulta. A madeira é arremessada pela serra, toda vez que os dentes sofrem uma resistência do material, quando não o penetra. O uso do batente galgador paralelo deve ser feito juntamente com um empurrador, empurrando a madeira do lado do batente e a serra. Quando se corta a madeira em pequenos sarrafos, no sentido longitudinal (ripamento) as fibras da madeira tendem a fazerem fechar a fenda, logo atrás da serra. Os dois lados da fenda (corte) prensam a serra, que joga a madeira de volta ao operador.

Em se tratando de serra circular de bancada ou esquadrejadeira, alguns dispositivos e cuidados devem ser observados, na medida do possível:

1 - Mantenha a mão a mais de 30 cm de distância da serra, se ela estiver sem proteção (capa);

2 - Utilize uma capa de proteção transparente sobre a lâmina, se possível com um sistema de aspiração de pó;

3 - Quando utilizar o batente galgador paralelo, use pentes de madeira sobre o material a ser cortado;

4 - Instale uma cunha separadora atrás da lâmina da serra. Ela é considerada a melhor maneira de evitar-se o coice;

5 - Nunca fique na direção da madeira, para evitar que o coice a jogue contra você;

6 - Use avental de raspa de couro e protetor facial para proteger o rosto. O uso dos óculos protege os olhos, mas não evita uma pancada na boca, por exemplo (tratamento dentário está caro!);

7 - Cuidado ao utilizar madeira usada. Os pregos escondidos fazem um grande estrago (para o bolso e para a saúde).

Já fiz uma capa protetora de Lexan (policarbonato) para a lâmina, juntamente com um sistema de aspiração de pó. A idéia é proteger-me de possíveis estilhaços de madeira ou dentes da lâmina, se houver um acidente. Segundo me informaram, o Lexan agüenta até tiro de 38! Também estou fazendo uma cunha separadora de metal, já que a utilizada atualmente é de compensado. Vou incorporar à cunha duas lâminas serrilhadas (spawls), para melhorar o sistema anti-coice. Assim que tiver terminado, posto aqui as imagens.

Caso haja dúvida sobre os dispositivos explicados, informem que tentarei postar imagens, embora eu já tenha falado nisso em alguns tópicos aqui no fórum. Aconselho, também, que dêem uma olhada no tópico sobre prevenção de acidentes, também postado nesse fórum.

Só para facilitar, aqui vai um link sobre o assunto. Observo que não está em Português. O inglês chama a cunha separadora de "riving knife", enquanto o americano chama de "splitter".

http://www.hse.gov.uk/pubns/wis16.pdf

Um abraço a todos e lembrem-se: trabalhem com segurança.

Edilson Tiradentes
Responder